Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DGRM

José Carlos Simão analisa a fundo o desafio global do «Green Shipping»

O transporte marítimo está a ser alvo de uma transformação sem precedentes no âmbito do designado Green Shipping. Quer na Organização Marítima Internacional (OMI), quer na Comissão Europeia ao nível da DGMOVE, esta evolução está no topo das prioridades e as metas são bastante ambiciosas.

Para compreender melhor esta dinâmica e os desafios que se colocam ao transporte marítimo e aos portos, responsáveis pelo movimento de 90% das mercadorias a nível mundial, nada melhor que entrevistar José Carlos Simão, Director-Geral da DGRM (Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos).

Cabo submarino transatlântico da EllaLink já ancorou em Sines

A EllaLink anunciou esta quarta-feira que o seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração já ancorou em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação à América Latina. Deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes e que chegará à Europa através de Portugal.

DOCUMENTÁRIO RTP

O Fabuloso Mar de Ouriços

O ouriço-do-mar é um produto que está a ser alvo de várias iniciativas de revitalização, principalmente na zona da Ericeira (é chamado de o "caviar" da Ericeira). A sua produção em cativeiro levanta desafios mas a investigação desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Leiria demonstra que é possível.
Este produto chega a atingir valores elevados (120 euros/kg) em mercados como o japonês, espanhol e francês.

PARA PROMOÇÃO DO AGRONEGÓCIO

CPLS celebra protocolo com a Câmara de Comércio Brasil Portugal - Centro Oeste

A CPLS - Comunidade Portuária e Logística de Sines celebrou um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio Brasil Portugal – Centro Oeste (CCBP-CO) com o objetivo de estudar e promover uma solução logística, eficaz e eficiente para a exportação de produtos agropecuários brasileiros pelos portos do país-irmão, preferencialmente os localizados no Arco Norte, com destino à Europa e ao Norte de África, através do Porto de Sines

Navio porta-contentores «Raquel S» passa a ostentar as cores da GS Lines

O Grupo Sousa revelou que o seu navio ‘Raquel S’, ao serviço da transportadora marítima GS Lines, passou a ostentar o logótipo deste armador.

O ‘Raquel S’ é o maior e mais moderno navio porta-contentores detido por armadores nacionais com bandeira portuguesa, com capacidade para 1.577 contentores (TEU), actualmente escalado para operar no serviço marítimo ‘West Africa Trade’, servindo linhas regulares internacionais entre Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau. O porta-contentores, anunciou o Grupo Sousa, passou a aplicar o logótipo da GS Lines na sua super-estrutura.

APLOG faz radiografia à logística em Portugal

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e a KPMG Portugal estão a realizar aquele que será o maior e mais completo estudo de sempre sobre o setor logístico, no nosso país.

Num contexto pandémico onde este sector tomou proporções e dimensões muito importantes, em termos da procura, este estudo pretende ser “a referência no mercado onde a informação sobre o setor é escassa e desagregada”, refere a APLOG.

Salvas 183 pessoas no mar em 2020

Em 2020, a Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Sub Centro do Funchal, coordenou 314 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 183 vidas salvas, sendo que 97 pessoas foram resgatadas durante a crise pandémica da COVID-19. Na última década foram salvas 6.281 pessoas o que representa uma taxa de eficácia do serviço de busca e salvamento marítimo de 100%.

Porto de Leixões reforça ligação a Inglaterra e Irlanda, estreando ligações directas

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de anunciar a estreia de duas novas ligações Roll-on/Roll-Off diretas a Dublin (Irlanda) e a Liverpool (Inglaterra), a partir do Porto de Leixões. As novas rotas pretendem dar resposta à efetivação da saída do Reino Unido da União Europeia, permitindo diminuir o tempo de trânsito e simplificar a burocracia envolvida no transporte de mercadorias.

A primeira rotunda subaquática no Oceano Atlântico já abriu!

Já abriu ao trânsito a primeira rotunda subaquática no Oceano Atlântico, integrada num túnel de 11 quilómetros, nas Ilhas Faroe

A construção começou em 2016: um túnel rodoviário de 11 quilómetros que liga duas ilhas das Ilhas Faroé, o pequeno arquipélago situado entre a Islândia, a Escócia e a Noruega; no final, antes dos veículos emergirem à superfície, encontra-se a primeira rotunda sob o Oceano Atlântico, a fazer lembrar uma medusa – ou um cogumelo. O centro é um rochedo, que foi aproveitado para reforçar a segurança da estrutura.

FUNCHAL

Águias dispersam gaivotas no porto por mais três anos

A empresa madeirense TFalcon renovou, por mais três anos, o contrato de prestação de serviço de higiene e controlo de gaivotas no Porto do Funchal com recurso à falcoaria, concretizando o objectivo de manter a área limpa de dejectos.

SÉRGIO RODRIGUES

Navalrocha navegou 2020 com «desempenhos fortes e consistentes»

O estaleiro português Navalrocha encontra-se a «intensificar» o seu trabalho com enfoque em «mercados-alvo», nos quais se incluem incluindo os sectores de Sistemas de Tratamento de Águas de Lastro (BWTS), navios de pesquisa e de rebocadores . A empresa lisboeta frisa que conta já com «uma sólida lista de projectos reservados para 2021».

CRESCIMENTO DE 5% FACE A 2019

Porto da Figueira da Foz encerra 2020 com 2,020 Milhões de toneladas

Em pleno ano de pandemia, o Porto da Figueira da Foz superou a marca dos dois milhões de toneladas, crescendo 5% face a 2019, um desempenho que, no contexto atual, lhe permite encarar o futuro com otimismo.
Em 2020, 472 navios escalaram o porto, representando mais 3% face a 2019, destacando-se a dimensão média dos navios, que atingiu a segunda melhor marca de sempre, com um crescimento de 2%, face a 2019, fixando-se nos 100 metros de comprimento médio.

EXPANSÃO DO TERMINAL XXI

«Fase 3» arranca em Janeiro de 2021, adianta a PSA Sines

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou, através de comunicado, que arrancarão, já em Janeiro de 2021, as obras da primeira fase da expansão do Terminal de Contentores do porto alentejano – a designada ‘Fase 3’. Na visão da concessionária, este projecto reforça o estatuto competitivo do porto no contexto portuário do Sul da Europa.

Agência Portuguesa do Ambiente aprova terminal de contentores de Leixões

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já fez chegar ao executivo da Câmara de Matosinhos a Declaração de Impacte Ambiental que autoriza a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) a avançar com as obras de construção de um novo terminal de contentores do Porto de Leixões. A informação foi deixada pelo vereador António Correia Pinto, vereador eleito pelo PS, que em reunião do executivo comunicou ter recebido essa declaração terça-feira, dia 29.

Navio patrulha Douro em missão na Zona Marítima da Madeira

O navio patrulha Douro encontra-se na Zona Marítima da Madeira, onde irá permanecer durante um período de 3 meses.

Durante este período vai guarnecer o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira assegurando a autoridade do Estado no mar. A missão tem como objetivos garantir a busca e salvamento marítimo, apoiar os órgãos de proteção civil regionais, assegurar a patrulha e vigilância dos espaços marítimos no que concerne à atividade da pesca, e prestar apoio às comunidades na ilha da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.

Projeto SAFER premiado na quarta edição dos «Atlantic Project Awards 2020»

 

O Projeto SAFER, do qual a Fórum Oceano é parceira, foi distinguido na categoria "Atlantic Ports and Blue Economy" dos "Atlantic Project Awards 2020". O prémio, que visa distinguir histórias de sucesso alcançadas por projetos do Espaço Atlântico e que contribuem para implementação do Plano de Ação para o Atlântico, foi anunciado durante a "7th Atlantic Stakeholder Platform Conference".

 

Silopor Trafaria recebeu descarga record de milho

O terminal de Granéis Alimentares da Trafaria mostrou toda a sua capacidade operacional durante este mês de Dezembro – a infra-estrutura (que integra o Porto de Lisboa) concessionada à Silopor Trafaria recebeu uma descarga recorde de milho de 82.641 toneladas entre os dias 7 e 21.

Luís Miguel Sousa (Grupo Sousa):

«A condição de ilhéu está impregnada no nosso ADN»

O Grupo Sousa esteve em destaque durante a 31ª edição das 500 Maiores Empresas da Madeira, vencendo, pela quarta ocasião em seis edições, o prémio de ‘Melhor Consolidado’. O galardão foi atribuído à empresa Sousapar- Grupo Sousa Participações, SGPS, S.A., da qual o fundador, presidente, CEO e único sócio é Luís Miguel Sousa. Reagindo à distinção, o CEO enfatiza o ADN «ilhéu» do grupo, que faz com que haja uma percepção clara, distintiva da concorrência, sobre «os desafios que se colocam aos territórios insulares».

REGULAMENTO DE RECICLAGEM DE NAVIOS DA UE - INVENTÁRIO DE MATÉRIAS PERIGOSAS (IHM)

Medidas excepcionais e temporárias relativas ao COVID 19

Encontra-se disponível na página web da DGRM uma comunicação contendo as linhas de orientação para adoção de medidas extraordinárias face à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19, medidas adoptadas pelo Governo Português relativamente ao Regulamento de Reciclagem de Navios da UE - Inventário Matérias Perigosas (IHM).

Blue Bio Value Ideação Açores: conheça os três vencedores

A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Universidade dos Açores, anunciaram os vencedores da edição do programa Blue Bio Value Ideação realizada nos Açores.

Aquacultura sustentável de camarão, reciclagem de elementos de terras-raras a partir de algas e design de moda sustentável são as ideias vencedoras da 1ª edição do Blue Bio Value Ideação nos Açores.

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 [49] 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287