Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MARÇO
Basílio Horta visita o Porto de Leixões
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta, vai visitar o Porto de Leixões (APDL) esta segunda-feira, dia 21, pelas 11 horas, com o objectivo de conhecer os últimos resultados do maior porto exportador do país.
![]() |
Fórum do Mar e Arco Ribeirinho Sul apresentam projecto para nova Marina de Almada
O Fórum Empresarial da Economia do Mar e o Arco Ribeirinho Sul apresentaram o projecto para a nova Marina de Almada, cujo investimento será feito em regime de concessão e integralmente suportado por capitais privados. Nos antigos estaleiros da Lisnave vai nascer aquela que será a primeira marina localizada na Margem Sul do Tejo.
![]() |
«Queen Elizabeth» vem a Leixões este ano
Em Novembro, o “Queen Elizabeth”, o navio-almirante da Cunard, escalará o porto de Leixões. Uma estreia só possível com o novo cais de cruzeiros. A pouco mais de um mês da inauguração do novo cais de cruzeiros do porto de Leixões, a APDL promove uma primeira conferência sobre as perspectivas para o turismo na área metropolitana e na região Norte.
![]() |
Traficantes usam portos brasileiros para movimentação de drogas
Quatro toneladas de drogas apreendidas em portos brasileiros com destino à Europa, em 2010, apontam para a expansão do tráfico usando infra-estruturas brasileiras, com a presença crescente no país de máfias italianas, indicam investigações da Polícia Federal.
![]() |
RIO DE JANEIRO
Indústria naval gera 10.300 novos empregos
Um dos principais pólos da indústria naval brasileira, o Estado do Rio de Janeiro, prepara-se para uma nova expansão do sector. De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Económico, Energia, Indústria e Serviços, nos próximos dois anos serão geradas 10.300 vagas em cinco estaleiros na capital, na Região Metropolitana e em cidades do interior.
![]() |
JAPÃO
Três portos suspendem serviços
Com a situação caótica provocada pelo terramoto que atingiu o Japão, três portos do país têm as suas atividades suspensas. Outros seis complexos portuários, no entanto, continuam as suas operações, ainda que de maneira limitada. Os portos de Sendai, Onaham e Hachinohe estão fechados porque os terminais sofreram danos provocados pelos tsunamis.
![]() |
APSS requalifica a zona de Stª Catarina
A APSS procedeu à requalificação da zona portuária de Stª Catarina através da demolição das antigas instalações da SALMEX, situadas junto à EN 10.4. A empreitada constituiu na identificação prévia e rigorosa dos diversos elementos construtivos componentes do edifício, ou seja os futuros resíduos, escolha do destino a dar-lhes, trituração dos materiais seleccionados para este tipo de tratamento, e regularização dos terrenos envolventes, com recurso à incorporação da maior quantidade possível de materiais triturados.
![]() |
PCP Açores quer delegação do IPTM no arquipélago
O PCP Açores quer que seja criada uma delegação do IPTM nos Açores, dotada dos necessários meios técnicos e humanos, mas sobretudo, dotada da autonomia gestionária para que processos simples, que deviam ser rápidos e pouco onerosos, não dependam de decisões demoradas tomadas em Lisboa.
![]() |
Comissão Arco Atlântico reúne-se em Sines
Durante dois dias a Mesa Política da Comissão Arco Atlântico esteve reunida nas instalações da Administração do Porto de Sines, nos dias 10 e 11 de Março, num encontro dedicado à estratégia europeia para esta zona geográfica que reúne 27 regiões, desde a Andaluzia à Escócia, que cooperam em diversos temas.
![]() |
SEGUNDO O MINISTRO DA AGRICULTURA
Capacidade piscatória aumenta mesmo com menos embarcações
O ministro da Agricultura subscreve a política da União Europeia sobre a preservação das espécies marinhas. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, António Serrano indica que “a sustentabilidade das reservas piscatórias é a grande tese da União Europeia”. Para a sustentar, a Europa dos 27 conta com os pescadores, “os principais aliados para a preservação dos stocks”, destaca o membro do Governo.
![]() |
MAIS DE 951 MIL VISITANTES EM 2010
Oceanário de Lisboa aumenta lucro em 34%
O Oceanário de Lisboa, que faz parte do grupo Parque Expo, fechou 2010 com um resultado líquido de 1,36 milhões de euros, mais 34% que no ano anterior, de acordo com um comunicado hoje divulgado. Este foi o melhor resultado de sempre da empresa que explora o Oceanário de Lisboa, a qual acumulou nos últimos três anos ganhos superiores a 3 milhões de euros.
![]() |
JÉRÔME STOLL - DIRECTOR COMERCIAL DA RENAULT
«CACIA será ainda mais importante com construção da fábrica da Nissan»
O mercado português não tem o maior peso nas vendas, mas é dos mais importantes na estratégia global da Renault, garante Jérôme Stoll, vice-presidente do grupo automóvel, responsável pelas vendas e marketing e pela região Europa da marca francesa. Em entrevista ao Diário Económico, o gestor realça a importância da fábrica de componentes CACIA, "uma das mais importantes dentro do sector mecânico para a Renault" e que, junto com a futura fábrica de baterias para carros eléctricos da Nissan, terá um papel vital nos planos da aliança automóvel.
![]() |
Visita do Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) ao Porto de Sines
Uma delegação do Instituto de Estudos Superiores Militares visitou o Porto de Sines, no passado dia 11 de Março, com o intuito de conhecer a realidade e as potencialidades deste porto, no âmbito do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG). Este curso faz parte do processo de formação complementar dos Oficiais superiores das Forças Armadas e tem por finalidade a preparação dos participantes para o exercício de cargos de comando e direcção.
![]() |
TERMINAIS EXPORTAM 7% DE TUDO O QUE O JAPÃO PRODUZ
Portos japoneses podem passar meses desactivados
O terramoto e os tsunamis que atingiram o Japão na última sexta-feira (11) causaram graves danos aos portos do país. Com uma economia baseada na exportação, portos fechados podem significar perdas elevadíssimas por dia para a economia japonesa, segundo a publicação do setor Lloyd’s Intelligence.
![]() |
Figueira da Foz licencia serviço de reboques
A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) acaba de lançar o procedimento para o licenciamento da prestação de serviços de reboque, em regime de não exclusividade, pelo prazo de um ano, prorrogável. O objectivo, de acordo com o aviso tornado público pelas APFF, é “adequar a prestação de serviços de reboque ao tráfego de navios existente e expectável” no porto figueirense.
![]() |
NO CANADÁ
Empresário cria restaurante dentro de contentor
Quando está fechado, o que se vê é um contentor colorido. Porém, basta abrir um dos lados para que o Muvbox vire um charmoso restaurante. Localizado no antigo porto de Montreal, no Canadá, o cardápio do Muvbox oferece lagostas, camarão, peixes e saladas. Tudo fresco e feito na hora.
![]() |
TCL «aluga» terminal Multiusos de Leixões
O TCL vai utilizar parte do terrapleno do Terminal Multiusos de Leixões para parquear contentores, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS. O acordo com a APDL prevê o pagamento de uma renda pela utilização do espaço igual à praticada no terminal de contentores.
![]() |
TCL vai instalar mais um pórtico de cais e outro de parque
O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) acaba de encomendar mais um pórtico de cais panamax e um pórtico de parque, num investimento global de 8,2 milhões de euros. Ambos os equipamentos serão instalados no Terminal de Contentores Sul, que assim passará a dispor de quatro pórticos de cais, três dos quais panamax.
![]() |
JAPÃO
O poder avassalador do tsunami
Não será habitual, nem tão pouco sabemos se se tratou de uma estreia na geolocalização de navios oferecida pelo marinetraffic.com. Um navio galgando o cais do porto de Kamaishi. É um registo fotográfico que atesta a força avassaladora do recente tsunami no Japão.
O “Asia Symphony”, de bandeira panamiana, tem de porte bruto GT 6175 toneladas (dimensões 97x17m).
As fotos são de 12 de Março de 2011.
![]() |
Novo contentor é dobrável e feito de plástico
Uma nova empresa, a Cargoshell oferece uma alternativa aos convencionais contentores de metal. Por ser feito de plástico reforçado com fibras, o Cargoshell é mais leve do que os contentores comuns. Por causa disso, os motores de camiões ou meios de transporte fazem esforço menor e, portanto, queimam menos combustível, o que resulta em uma menor emissão de CO2 na atmosfera. Além disso, o produto é dobrável e, quando vazio e dobrado, ocupa 75% menos espaço do que quando está aberto.