Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Aviso do Porto de Lisboa
A APL, dentro das suas atribuições, e no respeito pelo princípio de colaboração institucional, tem vindo a cooperar com o Município de Lisboa no sentido de criar condições adequadas ao desenvolvimento de políticas que contribuam para a valorização do Estuário do Tejo e para a Relação Porto-Cidade.
![]() |
Receitas turísticas cresceram 8,4% até Maio
Nos primeiros cinco meses do ano, os turistas estrangeiros foram responsáveis por receitas turísticas no valor de 2.590 milhões de euros, mais 200,7 milhões de euros do que no mesmo período do ano passado, segundo os dados agora divulgados pelo Banco de Portugal.
A subida das receitas do turismo até Maio representa um crescimento de 8,4% face aos primeiros cinco meses do ano passado, confirmando assim “a consolidação do crescimento do turismo em Portugal”, sublinha o Turismo de Portugal (TP) em comunicado.
![]() |
CSAV e MSC celebram acordo para quatro serviços regulares
A chilena CSAV Container Line e a MSC Mediterranean Shipping Company vão operar em conjunto quatro serviços regulares no âmbito de um novo acordo ditado pela necessidade de racionalização dos transportadores oceânicos face ao excesso de capacidade, a procura e a diminuição das taxas de frete.
![]() |
Instituto Português do Sangue vai à praia atrás do «dador-salvador»
Durante o mês de Agosto, o Instituto Português do Sangue vai estar em cinco praias nacionais a sensibilizar a população para a necessidade de dar sangue, sobretudo durante a época de veraneio, altura do ano em que se registam quebras nas recolhas.
As praias da Figueira da Foz, Póvoa do Varzim, Carcavelos, Monte Gordo e Quarteira fazem parte desta acção e vão ter, em permanência, uma unidade para colheita de sangue.
![]() |
Porto de Roterdão quer significativas melhorias na rede europeia de hubs até 2030
O porto de Roterdão espera que em 2030 a Europa já tenha uma rede interna de hubs logísticos desenvolvida, pelo que considera essencial que as diferentes partes envolvidas na cadeia logística unam esforços para melhorar as acessibilidades e as ligações.
Na Holanda e no noroeste da Europa, a rede de hubs logísticos ligados a Roterdão, por rodovia, ferrovia e via marítima precisam ainda de ser desenvolvidas, de forma a transportar a carga de forma mais rápida e eficiente.
![]() |
APS e CP Carga assinam protocolo de colaboração
A CP Carga S.A. e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo de colaboração com o objectivo de desenvolver soluções logísticas de base marítimo-ferroviária, que possam potenciar a competitividade do porto.
Esta colaboração permite expandir as oportunidades de negócio, com a criação de novas soluções logísticas integradas, promovendo a expansão da área geográfica do mercado ao espaço internacional, com particular relevância à escala Ibérica.
![]() |
MANUEL PINTO DE ABREU, SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR:
Governo exige «melhorias» na reforma da política de pescas
O Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto Abreu, indica que o abate de embarcações, proposto agora por Bruxelas, "não é prioritário" para Portugal. A proposta de reforma da Política Comum das Pescas apresentada em Bruxelas pela Comissão Europeia "pode ser melhorada quanto à dimensão social, à governança e regionalização, ao desenvolvimento da aquicultura", avalia o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto Abreu, em declarações ao Diário Económico.
![]() |
Concessões portuárias renderam 59 milhões em 2010
As 32 concessões do sector portuário renderam ao Estado, no ano passado, 58,6 milhões de euros, sensivelmente o mesmo que em 2009. Sozinha, a TCL pagou 13,4 milhões de euros, o equivalente a 23% do total.
Os dados constam do relatório da Direcção-Geral de Tesouro e Finanças sobre as PPP e concessões, agora divulgado. Pouco ou muito, todas as concessões no sector portuário renderam dinheiro ao Estado no ano findo. E o previsto era que rendessem ainda mais: 62,2 milhões de euros.
![]() |
Itália autoriza guardas armados a bordo
Na passada quarta-feira a Itália intensificou as suas medidas contra a pirataria, autorizando os navios comerciais que navegam em águas perigosas a utilizar guardas armados privados ou soldados para protecção. O Ministério da Defesa "concordou com armadores privados quanto aos meios de proteger os navios que arvoram a bandeira italiana", disse um membro do governo. "Soldados ou guardas de segurança privada poderão ser embarcados sob pedido e a custo dos armadores", em "áreas marítimas internacionais, onde há um risco de pirataria", acrescentou.
![]() |
Volcán de Tinamar já pode operar na Madeira
A Naviera Armas já recebeu a autorização do IPTM para operar o Volcán de Tinamar na ligação entre Portimão e o Funchal, confirmou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS junto do presidente daquele organismo. A autorização foi concedida “após termos recebido o parecer da APRAM e termos realizado, na passada sexta-feira, a inspecção ao navio”, acrescentou João Carvalho. A inspecção aconteceu nas Canárias, onde o Volcán de Tinamar aguardou também a certificação pelas autoridades espanholas.
![]() |
«Naviera Armas» promove a Madeira em Kiel
Kieler Woche é um evento anual que acontece em Kiel durante 10 dias; trata-se do maior festival de Verão do Norte da Europa que inclui o maior evento de vela do mundo com a participação dos melhores atletas de vela da Alemanha e dos 4 continentes.
Na edição deste ano, a Madeira teve direito a representação condigna graças à “Naviera Armas”.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Estado recebe da APSS cerca de 3 milhões de euros
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA pagou ao Estado, referente ao exercício de 2010, cerca de 3 milhões de euros de dividendos, concretamente 2.995.691,68€ (tendo sido pago 2.351.617,97 euros de dividendo líquido e 644.073,71 euros a título de IRC), pela participação do Estado português no capital desta Administração Portuária.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Bons resultados do semestre em destaque na ANTENA 1
Os bons resultados do Porto da Figueira da Foz no primeiro semestre de 2011 estiveram em destaque na ANTENA 1. Recorde-se que o primeiro semestre de 2011 passou a constituir o melhor primeiro semestre de sempre da empresa, ultrapassando o anterior máximo registado em 2010.
![]() |
Estaleiros de Viana são discutidos hoje no Parlamento
A esquerda parlamentar quer suspender de imediato o plano que pode cortar metade da força de trabalho dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Dois projectos, do PCP e do BE são discutidos esta terça-feira na Assembleia da República. Uma hora antes, às 14h00, o PCP recebe a comissão de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
![]() |
AÇORES
Nova lancha de Pilotos «João Vaz Corte-Real» em testes de mar
A SafeHaven Marine lançou à água e efectuou os testes de mar da primeira de quatro lanchas de Pilotos encomendadas pela APTO, A.S., ao referido estaleiro irlandês. A primeira lancha ostenta o nome de "João Vaz Corte-Real" e é destinada ao porto da Velas, ilha de S. Jorge, sendo, tal como as restantes, um modelo "Genesis Interceptor 38".
![]() |
IUCN considera necessário atribuir protecção às espécies de atum
Um estudo recentemente publicado pela organização revela que mais de metade das espécies de atum estão classificadas como “Ameaçadas” ou “Quase Ameaçadas”, com a solução mais eficiente no caso do atum-rabilho e do seu parente do Sul a passar pela interrupção da sua exploração até que os stocks recuperem, em simultâneo com a aplicação de medidas que desencorajem a pesca ilegal.
![]() |
Agência de Execução da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T EA)
A Agência de Execução da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T EA) assegura a execução e a gestão dos aspectos técnicos e financeiros do programa da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T).
Criada em 2006, a agência foi instituída com um mandato que termina em 31 de Dezembro de 2015 e está encarregada da gestão de grandes projectos de infra-estruturas de transportes ao abrigo das perspectivas financeiras de 2000-2006 e 2007-2013. A agência trabalha em estreita colaboração com a Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes (DG MOVE) da Comissão Europeia. A DG MOVE é responsável pela política geral, bem como pela programação e avaliação do programa TEN-T.
![]() |
PORTO DE SINES CRESCE 23% NOS CONTENTORES, NO PRIMEIRO SEMESTRE
APSS paga 5.3 M€ de dividendos ao Estado
Dando cumprimento à deliberação da respectiva Assembleia Geral, a Administração do Porto de Sines procedeu à transferência de dividendos para o accionista Estado num montante 5,3 milhões de euros. A empresa apresentou um volume de negócios de 31 milhões de euros, livres de endividamento, e a sua autonomia financeira atingiu os 79%.
Do ponto de vista operacional, o Porto de Sines encerrou o 1.º Semestre de 2011 com um crescimento de 23% na movimentação de Carga Contentorizada, tendo conseguido um volume total de 203.389 TEU, face aos 164.992 TEU registados em período homólogo do ano transacto.
![]() |
Viaturas participantes no SATA Rallye Açores 2011 embarcadas no Porto de Setúbal
O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal foi, novamente, a plataforma escolhida pelos organizadores do SATA Rallye Açores, Grupo Desportivo Comercial, para o carregamento de viaturas da prova e de material de apoio para a ilha de S. Miguel. Material que embarcou, nos dias 7 e 8 Julho, no navio ro-ro “Aegean Glory”, agenciado pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda e operado pela Navipor - Operadora Portuária Geral, Lda.
![]() |
O MELHOR SEMESTRE DE SEMPRE NA HISTÓRIA DE LEIXÕES
Exportações por Leixões crescem 24%
O Porto de Leixões encerrou o primeiro semestre de 2011 com o melhor registo de movimentação de mercadorias de toda a sua história. O volume de mercadorias movimentadas no Porto de Leixões cresceu em quase todos os grupos, totalizando um valor recorde de mais de 8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12% face ao período homólogo de 2010.