Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Hotéis madeirenses lideram a nível nacional a taxa média de ocupação
A hotelaria madeirense registou um aumento de 21% nas dormidas no passado mês de Junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os números revelados pelo Instituto Nacional de Estatistica, INE.
Durante o mês de Junho foram vendidas 523.333 noites, mais 90.811 do que no mês homólogo do ano anterior, em que esse número ficou-se pelas 432.522 dormidas, um reflexo da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010.
![]() |
APL e Timestamp assinam acordo para comercialização conjunta de sistema de planeamento de acostagem de navios
A APL e a Timestamp SI celebraram um acordo para a comercialização conjunta do sistema informático DS-PLAN que suporta o planeamento e acostagem de navios no Porto de Lisboa. Este sistema de gestão está actualmente em exploração na APL e foi implementado pela Timestamp SI, no âmbito de um projecto de modernização portuária e tecnológica, sendo já um caso de sucesso internacional.
![]() |
Conceição Estudante recebida pelo Secretário de Estado do Mar
Manuel Pinto Abreu, Secretário de Estado do Mar, reuniu-se terça-feira, em Lisboa, com Conceição Estudante, Secretária Regional do Turismo e Transportes da Madeira, para discutir o trasnporte marítimo na Madeira, noticia o Diário de Notícias local.
![]() |
Derrame de substâncias químicas testado em simulacro no Porto de Aveiro
Para verificar o cumprimento das exigências legais em vigor aplicáveis ao seu tipo de actividade, a AVEIPORT - Sociedade Operadora Portuária de Aveiro, Lda organizou, terça-feira de manhã, nas suas instalações, no Terminal Norte do Porto de Aveiro, um simulacro, para o qual contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. O exercício consistiu no derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio.
![]() |
Barreira contra pó da estilha de Leixões próxima da conclusão
Apesar da conclusão do projecto estar prevista para 15 de Setembro, João Pedro Neves salvaguarda que a barreira “já é efectiva” nesta altura. A maior parte dos contentores já está pintada de vermelho vivo, mas falta ainda reparar e pintar os restantes. A pintura a vermelho já melhora bastante a aparência da barreira, mas esta será ainda embelezada com motivos gráficos alusivos à Ode Marítima, de Álvaro de Campos.
![]() |
VAGUEIRA
Dois contentores perdidos a 15 milhas da costa
A Capitania do Porto de Aveiro emitiu ontem, dia 9 de Agosto, um aviso a alertar a navegação para a existência de dois contentores perdidos no mar a cerca de 15 milhas da costa. De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Coelho Gil, os contentores estão vazios e pertenciam ao navio Wec Brueghel. Terão caído à água ao largo da Vagueira (Vagos), a cerca de 15 milhas da costa, pelo que constituem um perigo para a navegação.
![]() |
CONTENTORES
Por ano caem dez mil ao mar
Em média estima-se que caiam ao mar, todos os anos, dez mil contentores. Há quedas que não ficam na história mas outras que dão estórias engraçadas, como o navio que deixou cair ao mar um contentor com milhares de brinquedos de plástico para diversão das crianças no banho. Aconteceu em 1992, no Oceano Pacífico.
Uma tempestade esteve na origem da queda ao mar de outro contentor, este com 29 mil rãs verdes, tartarugas azuis, castores vermelhos, mais uns tantos patos. O navio havia saído de Hong Kong com destino a Tacoma, Washington.
![]() |
HOJE NO PORTO DE AVEIRO
Simulacro Aveiport 2011
No Terminal Norte do Porto de Aveiro vai realizar-se hoje um simulacro de derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio.
O início das operações está previsto para as dez da manhã, terminando duas horas mais tarde.
A AVEIPORT é a empresa responsável pela realização deste exercício, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
![]() |
TSF
A vida no farol do Cabo da Roca
No farol do cabo da Roca, na ponta mais ocidental da Europa, vivem três homens que cuidam do seu funcionamento e avisam os navegantes da proximidade da costa. A TSF conversou com o faroleiro João Amaral, que vive há sete anos neste cabo.
Reportagem de Ricardo de Oliveira Duarte com as declarações dee João Amaral sobre a vida no Cabo da Roca.
![]() |
Faroleiro Martins dixit
O farol é como o pneu suplente dos carros. Na primeira altura em que uma roda está vazia pensamos logo: “Eh pá! O pneu suplente…” e vamos procurá-lo. Com os faróis passa-se exactamente o mesmo; ao primeiro percalço a primeira coisa que procura quem anda no mar é um ponto em terra para se orientar: o farol mais próximo. E, tal como o pneu suplente, se não estiver a funcionar convenientemente pode ser muito complicado…
![]() |
VEJA O VÍDEO
Austrália afunda navio para formar recife artificial
Um navio desactivado da Marinha australiana foi afundado dia 13 deAbril na costa do país. A ideia é que ele forme a base de um recife artificial que atraia turistas e dividendos para o governo da Austrália. Centenas de pessoas na Praia de Avoca, no Estado de Nova Gales do Sul (sudeste da Austrália), acompanharam o evento, marcado por um espectáculo de fogo de artifício.
![]() |
PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA
APSS com ganhos de 2,4 milhões de euros no 1º semestre
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA obteve um resultado líquido de 2,4 milhões de euros no 1º semestre de 2011, o que representa um crescimento de 71,6%, em relação a igual período de 2010 (19,5% acima do valor em orçamento) e com os resultados operacionais de 3,2 milhões de euros a corresponderem a um aumento de 66%.
![]() |
AFIRMA O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR
Mar: Investimento «traz retorno a longo prazo»
O Secretário de Estado do Mar destacou ontem no Porto de Leixões que o investimento no mar «traz retorno a um prazo relativamente longo» e não se limita às pescas.
«Algo que temos que ter consciência, e por vezes não há em Portugal, é que a actividade e o investimento no mar traz retorno a um prazo relativamente longo, mas temos de ser persistentes e determinados», afirmou Manuel Pinto de Abreu em visita ao Porto de Leixões, onde assinalou a adjudicação da construção do edifício do terminal de cruzeiros, orçado em 25 milhões de euros.
Sobre a empreitada, cuja conclusão está prevista para 2013, o responsável referiu que «pelo empenhamento de todos os envolvidos (da Administração dos Portos do Douro e Leixões, Universidade do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos) será um projecto vencedor».
![]() |
HOJE | ADJUDICAÇÃO DO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES E PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR
Cerimónia assinalada pelo Secretário de Estado do Mar
Às 12 horas de hoje, dia 5 de Agosto, o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, vai realizar a sua primeira visita oficial ao Porto de Leixões assinalando a adjudicação da construção do edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões e Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, uma obra orçada em 25 milhões de euros e co-financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte.
![]() |
MANUEL PINTO DE ABREU:
«Reforço da prospecção do mar custará até 15 milhões por ano»
Pela sua pertinência, também pelo facto do, ao tempo, responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, desempenhar actualmente as funções de Secretário de Estado do Mar, reproduzimos entrevista concedida por Manuel Pinto de Abreu ao "Diário Económico" em Maio de 2010.
![]() |
PORTO DE SESIMBRA
Sessão de apresentação da Ponte Cais nº 3
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA realizou, no dia 28 de Julho, no edifício da Delegação de Sesimbra, a sessão de apresentação da Ponte Cais nº 3 à comunidade. A cerimónia contou com as boas vindas a cargo do Presidente do Conselho de Administração da APSS, Eng.º Carlos Gouveia Lopes, e com as intervenções do Presidente da Câmara de Sesimbra, Arqt.º Augusto Pólvora, e do Director-Geral das Pescas e Aquicultura, Dr. José Apolinário, em representação do Secretário de Estado do Mar.
![]() |
Vocação africana dos Estaleiros de Peniche faz ganhar aposta na internacionalização
Senegal, Nigéria, Cabo Verde e Angola já têm embarcações construídas em Peniche. Agora, chegou a vez de Moçambique e Argélia, porque a Europa é muito proteccionista. Moçambique é, actualmente, o principal destino das exportações dos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), que têm em carteira encomendas de 19,5 milhões de euros para aquele país. Dois navios de carga, uma lancha de 29 metros e dois ferries para passageiros destinados ao lago Niassa e a Cahora Bassa fazem parte da lista.
![]() |
CONTENTORES
Capacidade global aumenta 10%
A capacidade mundial de contentores activos aumentou 10% nos últimos doze meses, ultrapassando a procura de cargas e colocando pressão nas taxas de frete e nos níveis de utilização dos navios numa temporada de pico com resultados medíocres. De acordo com os dados da Alphaliner, empresa analista da indústria marítima, as transportadoras aumentaram as suas capacidades em todas as rotas; na América do Sul e em África registou-se o maior aumento.
![]() |
MESSAGE IN A BOTTLE
Mulher recebe mensagem atirada ao mar pelo pai
Paul Pierce lançou uma garrafa ao mar com uma mensagem no interior há mais de 30 anos. Agora, a filha, Paula, recebeu-a.
"Devolver ao Ocean Boulevard, 419, e receber uma recompensa de 15 dólares de Tina, dona do [hotel] Beachcomer". É esta a mensagem que sobreviveu a várias décadas à deriva no oceano e que agora foi encontrada por um professor de inglês, Clint Buffington, a 3200 quilómetros a sul de New Hampshire, Estado norte-americano onde residia e reside a família Pierce.
![]() |
União Europeia altera o sistema das estatísticas turísticas
A União Europeia informou ter adoptado recentemente a nova regulamentação 692/2011 referente às estatísticas europeias sobre turismo, com o objectivo de fornecer informação de forma mais rápida e harmonizada comparativamente com a directiva 95/57.