Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Administrações Portuárias destacam-se no Anuário do Sector Empresarial do Estado 2010

A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) apresentou recentemente o anuário do Sector Empresarial do Estado (SEE) 2010.
As administrações sobressaem nesta lista com valores bastante positivos.
 

Câmara da Nazaré reclama medidas de emergência para sector da pesca

A Câmara Municipal da Nazaré vai pedir ao Governo medidas de emergência para garantir a sustentabilidade do sector da pesca, na sequência das queixas de pescadores e armadores locais que dizem não conseguir pagar as contribuições mensais.

Lancha de Pilotos «João Vaz Corte-Real» capa da revista Maritime Journal

A prestigiada revista internacional Maritime Journal escolheu para capa uma foto da lancha de Pilotos "João Vaz Corte-Real" ( Velas), constando também no seu interior um artigo sobre as quatro lanchas que estão a ser construídas no estaleiro irlandês Safehaven Marine, lanchas destinadas aos portos de Velas, Horta, S. Roque e Flores.

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2011

Porto de Sines cresce 22 %

O Porto de Sines cresceu 22% no 3.º trimestre de 2011 face a igual período do ano anterior, atingindo as 7.516.337 toneladas de mercadorias movimentadas nestes três meses. Este crescimento teve essencialmente origem no comércio externo, com o movimento de mercadorias com portos de países terceiros (fora da EU) a crescer 26%, destacando-se as exportações que cresceram 24 % neste período.

Porto de Setúbal participa no Portugal Exportador

O Porto de Setúbal participou, integrado num stand da APP – Associação dos Portos de Portugal, na 6.ª Edição do Portugal Exportador, uma iniciativa conjunta da AIP - Feiras, Congressos e Eventos, BES - Banco Espírito Santo e AICEP Portugal Global, que decorreu, no dia 13 de Outubro, no Pavilhão Rio do Centro de Congressos de Lisboa.

China investe a pensar no pós-crise

Enquanto os países europeus e os Estados Unidos se preocupam com os reflexos da crise financeira internacional, a China concentra-se em preparar os seus complexos marítimos para a retoma da economia mundial. Essa estratégia pode ser observada em Shenzhen, o quarto porto do planeta em movimentação de contentores e o terceiro mais importante da nação asiática.

Alargamento do Canal do Panamá prossegue a bom ritmo

O Canal do Panamá celebrou na quarta-feira o início de uma nova etapa do seu projecto de ampliação: o enchimento do leito por onde passarão os navios post panamax, entre as novas eclusas do Pacífico e Corte Culebra.

CONHEÇA A VERSÃO INTEGRAL DO DOCUMENTO

Plano Estratégico dos Transportes - Mobilidade Sustentável

Divulgamos a versão integral do Plano Estratégico dos Transportes, da responsabilidade do actual governo, plano que surge sob a epígrafe "Mobilidade Sustentável - Horizonte 2011-2015". Documento com 90 páginas. Encontra a secção referente ao sector marítimo-portuário nas páginas 66-71.

Tarros Line escala Porto de Setúbal com o novo «Vento de Maestrale»

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, recebeu, no dia 14 de Outubro, a primeira escala do novo “Vento di Maestrale”, actualmente o maior navio de contentores da Tarros Line, que opera uma das Linhas de Serviço Regular no porto. O navio, de 166 metros de comprimento, tem 25 metros de largura, um calado máximo de 9,5 metros, navega a uma velocidade de 19 nós, tem uma capacidade até 975 contentores e possui 390 tomadas para contentores frigoríficos.

MINISTRO DA DEFESA:

«Não há milagres» nos Estaleiros de Viana

"O que estava em cima da mesa era um despedimento com encerramento. De Julho até agora recompôs-se os órgãos sociais, e os conselhos de administração da Empordef e dos Estaleiros têm procurado um parceiro estratégico, quer para o capital, quer para a carteira de clientes. Espero e desejo que até ao final deste mês me sejam apresentadas as hipóteses de continuidade da empresa".

COMISSÃO EUROPEIA

Bruxelas cria «eurobonds» para financiar transportes

O presidente Durão Barroso anunciou esta quarta-feira, 19 de Outubro, os planos da Comissão Europeia para criar obrigações europeias, ‘eurobonds', garantidas pelo orçamento comunitário, para financiar projectos de infra-estruturas. Não se trata do projecto de ‘eurobonds' em que muitos vêm a salvação para os problemas do euro. Aqui o objectivo é superar alguns estrangulamentos orçamentais e sobretudo retracção do investimento durante a crise que têm impedido iniciativas transfronteiriças de avançar. Porém, o Banco Central Europeu avisou que esta iniciativa, se não for bem conduzida, poderá potencialmente elevar a opacidade nas contas públicas europeias com a assunção de passivos.

FUTURO DE PORTUGAL ESTÁ NO MAR?

«Coisa para entreter”, diz Miguel Beleza

Miguel Beleza manifestou ontem, no Congresso dos Economistas em Lisboa, a sua discordância em relação aos que consideram que o futuro do país está no mar: “Outra das inquietações tem a ver com a ideia ‘errada de se ir buscar um D. Sebastião cada vez que estamos em dificuldades, como aqueles que dizem que o futuro de Portugal é o mar", disse, acrescentando que são "coisas para entreter as pessoas e que não nos leva a lado nenhum".

«Multiusos» de Leixões «vira» terminal de contentores

O novo terminal de contentores que o Governo prevê implantar em Leixões deverá aproveitar o terminal Multiusos, originalmente concebido para o tráfego ro-ro e para as Auto-Estradas do Mar.
O terminal Multiusos, construído junto ao Molhe Sul do porto nortenho, é o único espaço actualmente disponível e com condições para permitir, depois de adaptado, a movimentação de contentores.

MINISTRO SANTOS PEREIRA:

«Bitola europeia melhorará competitividade da economia portuguesa»

Numa conferência subordinada ao tema "O Estado e a Competitividade da Economia Portuguesa", organizada em Lisboa pela Antena 1 e pelo Jornal de Negócios, Álvaro Santos Pereira voltou a destacar o "modelo de ferrovia de bitola europeia" que, na sua opinião, ajudará a "melhorar a competitividade da economia" portuguesa ao tornar as exportações mais baratas.

CONHEÇA A VERSÃO INTEGRAL DO DOCUMENTO

Linhas Orientadoras do Plano Estratégico dos Transportes

Divulgamos o documento com as Linhas Orientadoras do Plano Estratégico dos Transportes, aprovado a 14 de Outubro em Conselho de Ministros.

Administrador da CGD defende criação de fundo para apoiar iniciativas sobre economia do mar

Um administrador executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) propôs a criação de um fundo para financiamento de actividades do Mar e desafiou os empresários do sector a procurar o banco do Estado para se financiarem.
Nuno Fernandes Thomaz, que falava à agência Lusa à margem de uma conferência sobre economia do Mar na Universidade do Algarve, em Faro, considerou que a criação do fundo seria “uma belíssima ideia”, garantindo que, a concretizar-se, a CGD apoiará activamente a iniciativa.

Edifício Sede da APSS produz electricidade

A APSS instalou um conjunto de 78 painéis fotovoltaicos na cobertura do seu edifício-sede, em Setúbal, destinados à produção e venda de electricidade. A obra, a cargo de uma empresa da especialidade, importou em 14 869 euros (mais IVA). O sistema deverá produzir anualmente cerca de 6600 kWh, prevendo-se uma amortização do investimento em aproximadamente seis anos, cobrindo cerca de 5% dos custos totais com a energia do edifício.

Portos americanos dão sinais de fraqueza no consumo

Peças-chave da cadeia de fornecimento dos Estados Unidos têm notícias preocupantes: o tradicional pico de férias no transporte de cargas desapareceu.
Os portos de Los Angeles e de Long Beach, na Califórnia, que juntos respondem por mais de 40% das importações para os EUA, afirmam que o aumento nas remessas que geralmente começa em Julho e dura até o início do outono não aconteceu este ano.

Portinho de Vila Praia de Âncora vai ressurgir em 2012 virado para o lazer

Os problemas operacionais do portinho de Vila Praia de Âncora não impediram a segunda fase da obra de avançar. Apos vários avanços e recuos, em Julho do ano passado o IPTM lançava, por 5,7 milhões de euros, o arranjo da zona ribeirinha, área envolvente ao porto desta vila piscatória. Até 2012, a intervenção está a ser realizada na zona de pesca e área de lazer adjacente. Vai ser transformada a zona de estacionamento, a seco, das embarcações de pesca, para estendal das redes e deposição dos aprestos. Vários edifícios foram entretanto construídos.

TOP 3 dos maiores navios-tanque do mundo

Conheça os maiores navios-tanque do mundo, verdadeiros e impressionantes gigantes dos mares, num top da Marine Insight: Gasleys, Tembek e Frank A Shrontz.
 

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