Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
APSS
Lançado concurso público para arranjos exteriores na Doca das Fontainhas
A APSS, SA lançou no passado dia 21 de Outubro um concurso público para a empreitada de “Arranjos Exteriores do Molhe Nascente da Doca de Recreio das Fontainhas”, que tem como objectivo requalificar o espaço tornando-o seguro e agradável aos seus utentes.
A obra consiste na colocação de pavimento novo, constituído por materiais provenientes de stock da APSS, calçada de vidraço branco e preto, assente sobre almofada de areia ou pó de pedra, sendo que o design será idêntico ao existente no molhe poente.
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Grupo italiano reforça lista de interessados nos ENVC
Embora o modelo de viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ainda não esteja definido, a Empordef mantém conversações com potenciais interessados. Os italianos da Fincantieri são um dos grupos interessados nos estaleiros. E, já esta semana, a empresa controlada a 100% pelo Estado italiano deverá visitar a empresa naval com a finalidade de conhecer as potencialidades dos ENVC.
Os italianos, contudo, não serão os únicos a deslocarem-se a Viana do Castelo esta semana: também a Armada Brasileira tem uma visita agendada aos Estaleiros. Fontes próximas ao processo garantem contudo que, neste caso concreto, "o que está em causa é tornarem-se clientes dos ENVC".
![]() |
Privados poderão comprar entre 35% e 65% dos Estaleiros de Viana
O Governo poderá privatizar uma posição entre 35% e 65% nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), num modelo semelhante ao que esteve na base da privatização da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em 2004. Esta é uma das propostas que a Empordef - ‘holding' das indústrias de defesa portuguesas que, entre várias participações, também controla a posição nos estaleiros de Viana - tem em cima da mesa e que deverá em breve apresentar ao ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.
![]() |
JOÃO CARVALHO, PRESIDENTE DO IPTM:
Os Açores devem adaptar-se para fornecerem novos combustíveis à navegação no Altântico Norte
João Carvalho afirmou que os Açores "têm excelentes condições" para abastecer no futuro os navios que navegam no Atlântico Norte com combustíveis mais limpos, como é o exemplo do gás liquido, por exigência de instituições internacionais. Portugal já aderiu a este projecto que deverá ser implementado entre os anos 2010 2020. O Presidente do IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, João Carvalho, foi um dos participantes no "Forum Economia do Mar", promovido pela Câmara do Comércio liderada por Mário Fortuna.
![]() |
Estaleiros de Viana sem liquidez para pagar totalidade dos ordenados
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram esta segunda-feira informados pela administração da empresa de que nem todos receberão ordenados atempadamente mas que, "se não chegar para todos, ficam de fora os ordenados mais altos", transmitiu à VISÃO António Barbosa, presidente da Comissão de Trabalhadores. As transferências costumam ocorrer por volta do dia 26 de cada mês, mas só ontem, dia 31, é que os funcionários tiveram conhecimento da situação.
![]() |
Venezuela perfila-se como potencial parceiro dos Estaleiros de Viana do Castelo
A Venezuela está a perfilar-se como um potencial parceiro estratégico dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), defendeu em Caracas o presidente da empresa, Jorge Camões.
Jorge Camões falava aos jornalistas, em Caracas, onde se deslocou integrado numa delegação empresarial, por ocasião da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.
![]() |
VITAL MORGADO, AICEP
O futuro está num Portugal Exportador
As nossas exportações de bens e serviços representam apenas 34% do PIB e estão concentradas na UE e nos EUA. Para aumentá-las e reduzir a dependência actual, as empresas portuguesas têm de procurar novos mercados onde o crescimento económico seja mais dinâmico, defende o Administrador da AICEP, Vital Morgado.
![]() |
HAMBURGO
Uma cidade que vive os navios
A cidade portuária de Hamburgo, uma das mais importantes da Alemanha, vive, como poucas, a sua vocação marítima. É impossível dissociar a vida da cidade do seu porto e dos navios que por lá passam e qualquer turista mais atento perceberá logo isso no primeiro contacto com esta cidade situada nas margens do Rio Elba, no norte do pais.
Um dos principais portos da Europa, a par de Roterdão e Antuérpia, no que diz respeito a movimentação de carga, a sua localização estratégica e a existência de importantes estaleiros de reparação e construção naval tem sido aproveitada pelas companhias operadoras de cruzeiros, que fazem assim cada vez mais escalas nesta cidade, principalmente nos meses de Maio a Setembro e também em Dezembro, altura em que partem dali alguns cruzeiros de volta ao mundo.
![]() |
Porto de Faro acolheu o maior navio de carga de 2011
Zarpou esta sexta-feira, ao início da manhã, do Porto de Faro, o navio Alfa Sky. Carregado com 5.370 tons de cimento, tornou-se o maior navio de carga a operar no Porto de Faro em 2011.
O transporte de cimento em sacos empacotados oriundos da fábrica da Cimpor, em Loulé, tem como destino o porto argelino de Bejaia, vindo diversificar a exportação de cimento, iniciada em Junho deste ano, para oito portos de Cabo Verde.
![]() |
Indústria do turismo não pára de crescer e enfrenta desafio ambiental
Quase mil milhões de viajantes cruzaram fronteiras internacionais em 2010: o crescimento do turismo chama a atenção para o balanço ambiental de um sector cada vez mais importante para a economia mundial.
![]() |
Marinha apreende 1800 quilos de amêijoa pescada ilegalmente
A Marinha Portuguesa apreendeu sexta-feira mais de 1800 quilos de amêijoa e autuou 15 pessoas na sequência de uma operação de combate à captura ilegal de amêijoa.
Em comunicado, citado pela Lusa, a Marinha adianta que a operação foi levada a cabo pelo Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa e decorreu no estuário do rio Tejo, na zona da Físipe, no Barreiro.
![]() |
HOJE, 28 DE OUTUBRO
Secretário de Estado dos Transportes abre 11.º Congresso da ANTRAM
A ANTRAM organiza o seu 11º Congresso, dedicado ao tema “Transporte Rodoviário de Mercadorias - Novas Tendências. Que modelo de Desenvolvimento”. Ao longo de três dias, o Hotel Palace Monte Real em Leiria será palco de vários debates sobre o futuro de um setor fulcral para a economia portuguesa.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Economia do mar em debate em Ponta Delgada
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada organiza, a 28 de Outubro, o Fórum Economia do Mar. A iniciativa realizar-se-á, a partir das 14h00, no hotel Marina Atlântico, na maior cidade açoriana.
![]() |
AÇORES
Atlânticoline alterou especificações dos novos navios para o grupo Central
Os novos barcos que vão operar no Grupo Central dos Açores serão maiores do que o previsto, mas também terão motores mais lentos. O novo caderno de encargos reduz em dois nós a velocidade de serviço dos barcos e também a potência dos motores.
![]() |
Tavira espera que obra do porto de pesca esteja no PIDDAC 2012
A Câmara Municipal de Tavira aguarda com expectativa que a obra do porto de pesca da cidade esteja incluída no PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) para o próximo ano, com verba suficiente para que possa ser adjudicada a empreitada.
Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, diz ter «informações seguras» de que a obra está contemplada no PIDDAC, mas desconhece com que montante, uma vez que esse programa, parte integrante do Orçamento de Estado, ainda não foi divulgado pelo governo.
![]() |
A 2 DE NOVEMBRO, NO AUDITÓRIO DA GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA
Workshop «Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo»
A Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa organizam o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo”, a decorrer dia 2 de Novembro (Quarta-feira), a partir das 17h00, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Primeiro embarque directo da Autoeuropa para a China
Foi efectuada, no Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal, no dia 18 de Outubro, a primeira carga directa de veículos fabricados na Autoeuropa para a China. As viaturas foram embarcadas no ro-ro “NOCC Atlantic”, do armador norueguês Norvegian Car Carriers, agenciado pela Barwil Knudsen - Agentes de Navegação, Lda e operado pela Setefrete – Sociedade de Tráfego e Cargas, SA.
![]() |
Secretário de Estado do Mar no Porto de Sesimbra
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, na pessoa do Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Carlos Gouveia Lopes, teve a honra de receber, no dia 18 de Outubro, nas instalações do Porto de Sesimbra, o Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, acompanhado por elementos do seu gabinete, para uma reunião de trabalho.
![]() |
Investidores brasileiros visitam Porto de Sines
Um grupo de investidores brasileiros visitou o Porto de Sines com o objectivo de conhecer as potencialidades de desenvolvimento de novas infra-estruturas portuárias vocacionadas para a movimentação de contentores, assim como as áreas disponíveis para a instalação de unidades industriais e logísticas.
![]() |
A odisseia de Johnny Vasco, a tartaruga que quer voltar a casa
Johnny Vasco é uma tartaruga rara que atravessou o oceano Atlântico e as águas geladas do Mar do Norte. Dali foi reencaminhada para o Zoomarine, em Albufeira, onde aguarda um voo para regressar ao Golfo do México.
Johnny já vinha «baptizado» pela equipa holandesa, que cuidou da tartaruga enquanto esteve no zoo de Roterdão, mas em Portugal acrescentaram-lhe Vasco [numa referência ao descobridor português Vasco da Gama], em homenagem à grande travessia que empreendeu, do Golfo do México até ao norte da Europa.