Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CP Carga prevê reforçar ligações entre portos portugueses e Espanha
O serviço IBERIANLink, lançado em 2009 e que resulta de uma parceria entre a CP Carga e a espanhola Renfe, assegura o transporte ferroviário de carga entre três portos portugueses - Lisboa, Leixões e Sines - e Espanha. O serviço conta actualmente com três frequências semanais nos dois sentidos, mas fonte da CP Carga disse à Lusa que "a perspectiva futura é aumentar a frequência do comboio pelo menos em uma vez mais por semana, passando a quatro por semana".
![]() |
AMANHÃ, 26 DE NOVEMBRO
Exercício/simulacro «PROSEG PORTO DE AVEIRO 2011»
Esta sexta-feira, 26 de Novembro, a partir das 09:40, a Administração do Porto de Aveiro vai realizar no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), um exercício de acidente simulado (simulacro com a componente combate a incêndios e combate à poluição) para teste do seu Plano de Emergência Interno.
![]() |
Pescadores exigem dragagem do porto de Vila do Conde
A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar exige a dragagem urgente do porto de Vila do Conde, sob pena de a qualquer momento poder acontecer um acidente com vítimas mortais. Em conferência de imprensa, o presidente da organização disse que já apresentou a reivindicação à Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, numa reunião em que também esteve presente o Secretário de Estado do Mar.
![]() |
Delegação de Angola visita o Porto de Sines
Uma delegação da Unidade Marítima da Polícia Fiscal e Aduaneira do Ministério do Interior de Angola visitou o Porto de Sines, em 23 de Novembro, com o objectivo de conhecer melhor a realidade portuária nacional, nomeadamente ao nível dos procedimentos das autoridades no controlo de pessoas e mercadorias.
A visita teve uma focalização directa sobre a actuação da Autoridade Portuária, Autoridade de Fronteira e Autoridade Aduaneira no tratamento dos processos de navios e de mercadorias, tendo merecido uma especial atenção as ferramentas informáticas que são utilizadas para o exercício das competências destas autoridades.
![]() |
Aqui não se conserva só peixe, conserva-se a marca
Cresceu entre cheiro a peixe e processos de conservação que se foram alterando ao longo de mais de um século. Descendente de uma das únicas famílias donas de uma fábrica de conservas em Portugal antes da I Grande Guerra, José Nero decidiu no ano passado recuperar o negócio. De novo trouxe o peixe espada em conserva. De trás fez renascer produtos de sucesso como o atum "Catraio". Revivalismo, qualidade, ou ambos, o negócio vai de vento em popa.
![]() |
Noruega vai atribuir 58 milhões de euros a Portugal para o mar e saúde
A Noruega, em parceria com a Islândia e o Lichtenstein, vai atribuir a Portugal 58 milhões de euros até 2014, sobretudo para os sectores do mar e saúde, após a assinatura de um memorando com o governo português, prevista para Janeiro.
"Os sectores marítimo, seguido pelo da saúde, vão receber a maioria dos fundos", disse durante um encontro com jornalistas, o embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, em Lisboa. Questionado sobre a aplicação dessas verbas em projectos específicos, o responsável não adiantou pormenores, justificando que o memorando de entendimento com o Governo português ainda não foi assinado, o que deverá acontecer na segunda metade de Janeiro.
![]() |
PROSSEGUE A SAGA
«Atlântida» pode interessar a investidores brasileiros
A delegação brasileira de promotores financeiros que esteve nos Estaleiros de Viana do Castelo para estudar possíveis negócios mostrou interesse no ferryboat “Atlântida”, que se encontra ancorado no Arsenal do Alfeite e foi rejeitado pelo Governo Regional dos Açores e pelo Governo venezuelano. Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita e reunião com a Administração dos Estaleiros Navais, o porta-voz do grupo, o presidente do Instituto Max Weber, considerou o “Atlântida” uma «embarcação muito interessante» que poderá despertar o interesse de investidores no Brasil.
![]() |
Exercício ISPS 2011 decorreu com sucesso no Porto do Funchal
O exercício ISPS 2011 que decorreu desde sábado terminou esta segunda-feira no cais norte do Porto do Funchal, com a colaboração activa do comandante e da equipa de protecção do navio AidaSol que atracou ao fim da tarde de domingo naquele cais.
O exercício de simulação baseou-se no caso de um clandestino a bordo e no desembarque extemporâneo de 50 pessoas, aplicando-se as medidas necessárias à mitigação dos incidentes imaginados para este tipo de cenário.
![]() |
HOJE E AMANHÃ, NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Encontro do Mar Português - Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento
Por ocasião do Dia Nacional do Mar, este Encontro de reflexão pretende contribuir para recolocar o tema no debate público e político, abrindo caminho a um processo de reflexão e à tomada de iniciativas da universidade e da comunidade científica e técnica que sustentem e reforcem o Oceano como componente fundamental do desenvolvimento nacional.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Linha da Grimaldi comemora 25 anos
A Grimaldi comemorou, a 11 de Novembro, o 25º aniversário da Linha regular que liga o Porto de Lisboa a Angola, tornando o transportador italiano num dos armadores com um historial mais antigo no porto lisboeta.
Recorde-se que a Grimaldi inaugurou uma linha regular de passageiros para o continente Americano pouco depois do fim da II Guerra Mundial e mantendo essa ligação durante perto de duas décadas.
Em meados dos anos 80, a Grimaldi iniciou estudos para incluir Portugal e Angola no seu serviço da Europa para África. No dia 11 de Novembro de 1986, pelas 19:00 horas, chegou a Lisboa o primeiro navio, fretado, "SEKI ROLETTE" a fim de carregar para Luanda.
![]() |
Novo Canal do Panamá será oportunidade para os portos portugueses
O Auditório do Porto de Sines recebeu esta segunda-feira a 1.ª Conferência da Comunidade Portuária de Sines, subordinada ao tema “O impacto do novo canal do Panamá nos Portos Portugueses”.
O evento contou com intervenções de vários oradores ligados ao sector marítimo-portuário e ainda com a participação de Carlos Pais Montes, professor do Instituto Universitário de Estudos Marítimos da Universidade da Corunha e de Federico Richa Humbert, Embaixador do Panamá.
![]() |
ALERTA TIAGO PITTA E CUNHA
Falta ser implementada Estratégia Nacional do Mar, aprovada há cinco anos
Portugal precisa de ter políticas que implementem a Estratégia Nacional do Mar, aprovada em 2006, para tornar a sua vertente marítima atractiva ao investimento estrangeiro, alerta o investigador Tiago Pitta e Cunha.
![]() |
Porto de Sines alarga molhe de abrigo de contentores para «oportunidades do novo Canal do Panamá»
Administração do Porto de Sines (APS) está a ampliar o seu molhe leste de abrigo do terminal de contentores dos actuais 1.100 para 1.500 metros, um investimento de 40 milhões de euros.
Lídia Sequeira, presidente da APS, que falava durante a conferência "O Impacto do Novo Canal do Panamá nos Portos Portugueses", em Sines, revelou ainda que o porto está a expandir o seu Terminal XXI, que terá uma capacidade para navios até 14 mil TEU, tudo isto para "fazer face ao aumento do tráfego transatlântico derivado do novo Canal do Panamá". O Terminal XXI passa assim a ter uma capacidade máxima de movimentação de 800 mil TEU por ano.
![]() |
FRANCISCO SÁ:
Portugal deve explorar o congestionamento dos portos do Norte da Europa
As novas oportunidades que surgem do alargamento do Canal do Panamá “realçam o papel de Sines como uma solução para a oferta de serviços a cadeias logísticas”, afirmou hoje o presidente executivo da AICEP Global Parques.
Francisco Sá referia-se a centros de distribuição ibéricos, zonas de consolidação e desconsolidação de cargas e ao ‘light postponement'. Por isso aquele responsável, que falava durante a conferência "O Impacto do Novo Canal do Panamá nos Portos Portugueses", em Sines, defende que Portugal "pode explorar o congestionamento dos portos do Norte da Europa".
![]() |
Porto de Viana dragado para ajudar Enercom a exportar mais
A administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) vai arrancar até ao final do mês com a dragagem de um canal de navegação, indo assim ao encontro da pretensão da alemã Enercon.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO, NA ILHA DO FAIAL
Dia Nacional do Mar celebrado nos Açores
A ilha do Faial acolhe esta quarta-feira, dia 16, a celebração do Dia Nacional do Mar. O evento é organizado pelo Governo Regional em parceria com a Universidade dos Açores, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pelos CTT, incidindo "num debate do papel da geologia como base do valor e da biologia do mar profundo no futuro da ciência e economia dos Açores”.
A iniciativa, que surge no seguimento de outras celebrações do “Open Days” da Comissão Europeia, envolve a realização de duas palestras de especialistas internacionais que têm lugar na Biblioteca Pública João José da Graça, na Horta.
![]() |
Projecto «Passaporte do Mar»
O “Passaporte do Mar” dá visibilidade a uma rede de entidades públicas e privadas, de âmbito local e nacional, directamente ligadas ao património natural e cultural marítimo português, quais museus e centros de conhecimento, monumentos, faróis, reservas, parques e monumentos naturais, entre outros.
![]() |
EXPORTAÇÕES
Empresas portuguesas estão presentes em 163 países
Portugal é uma economia pequena e com falta de competitividade à escala global, mas os empresários portugueses vendem os seus produtos praticamente para todo o mundo. O Diário Económico foi saber com quantos países as empresas portuguesas mantêm relações comerciais e chegou à conclusão que são 163. Um número impressionante, tendo em atenção que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece 193 países como independentes. Ou seja, as empresas portuguesas têm uma presença praticamente em todo o mundo ao exportar para 84% dos países.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA:
Canal do Panamá será «oportunidade única para portos da fachada Atlântica»
O 14.º Congresso da APLOG esteve este ano subordinado ao tema "Novos Paradigmas Logísticos", e contou com o Brasil como país convidado. Uma das sessões mais aguardadas teve como tema as "Infra-estruturas de Suporte à actividade logística", onde participaram personalidades ligadas ao sector portuário.
Lídia Sequeira destacou as potencialidades do mercado brasileiro que, na sua opinião, "não é um país emergente, é um país emergido", considerando "cada vez mais importante a ligação entre a Europa e a América Latina, sobretudo Brasil". Enalteceu ainda as mundanças no paradigma do comércio mundial, com destaque para a emergência das economias asiáticas (sobretudo a China), salientando que "o alargamento do Canal do Panamá irá potenciar este novo paradigma".
![]() |
Aprovada «candidatura de emergência» para praia de Moledo
O Secretário de Estado do Ambiente aprovou uma "candidatura de emergência" para a intervenção de reposição e reforço do cordão dunar em Moledo, Caminha, anunciou o presidente da Administração Regional Hidrográfica do Norte (ARHN).