Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portugal e Líbia vão assinar memorando para formação militar e construção naval

Portugal vai assinar um memorando de entendimento com a Líbia para a construção naval e formação militar.
O ministro da Defesa, Aguiar-Branco defendeu na Mauritânia a necessidade de restaurar" a cooperação com aquele país. "É muito importante, nesta nova fase, restaurar os laços de cooperação com a Líbia", disse acrescentando que o memorando "visa a formação de líbios em Portugal na área militar e também nas indústrias navais, ao nível da construção naval".

Exportações crescem 15,2% e importações caem 0,8%

As exportações aumentaram 15,2% no trimestre terminado em outubro, face ao período homólogo do ano passado, enquanto as importações diminuíram 0,8%, desagravando o défice da balança comercial em €1.492 milhões.

Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês

A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José Manuel Coentrão.

Governo quer legislar sobre alterações laborais à estiva

O Governo vai ouvir «todas as partes interessadas» nas alterações laborais ao trabalho portuário que constam do Memorando da troika, incluindo as comunidades portuárias, assegurou este domingo à Lusa fonte oficial do Ministério da Economia.
Refira-se que esta medida levanta algum receio dos presidentes das comunidades portuárias de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines, que manifestaram o desejo de serem ouvidos pelo Governo no processo de alterações ao quadro legal do trabalho portuário, receando que as alterações originem protestos dos trabalhadores, que levem a uma situação de «ruptura» nos portos.

Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal bate recorde em 2011

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, prepara-se para superar, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de toneladas movimentadas, prevendo-se que atinja, no final de 2011, um recorde absoluto de cerca de 1,2 milhões de toneladas, contra as 864 mil toneladas verificadas em 2010.

Bruxelas e Noruega chegam a acordo sobre captura de bacalhau

A União Europeia e a Noruega chegaram esta segunda-feira a um acordo de pescas nas águas do Mar do Norte, Skagerrak e Kattegat, nomeadamente sobre os totais admissíveis de capturas (TAC) de bacalhau. O acordo entre Bruxelas e Oslo fixou em 26.475 toneladas o TAC de bacalhau para as águas territoriais da Noruega, e em 3783 toneladas para Skagerrak.
Ainda este mês será decidida, em Conselho de Ministros das Pescas, a distribuição por quotas pelos Estados-membros, incluindo Portugal.

ATÉ SETEMBRO DE 2011

Grupo Portucel Soporcel é um dos três maiores exportadores nacionais

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), reunidos no estudo “50 maiores empresas exportadoras”, revelam que o grupo Portucel Soporcel se mantém entre os três maiores exportadores do País, considerando os resultados dos primeiros nove meses de 2011.
Neste período, as exportações do grupo Portucel Soporcel representaram 2,9% do total das exportações nacionais de bens com incorporação de um elevado coeficiente de Valor Acrescentado Nacional.

DOURO

Sistemática insinuação do risco é má para o turismo

O presidente da Turismo do Douro afirmou esta quarta-feira, 7 de Dezembro, que a sistemática insinuação do risco de uma desclassificação por parte da UNESCO "é má" para o destino Douro e salientou as "mais valias" que o reconhecimento trouxe ao território.

VIAGEM DE OITO MESES E MAIS DE 4000 QUILÓMETROS PELO ATLÂNTICO

Mensagem numa garrafa de um rapaz de Nova Iorque encontrada nos Açores

Curtis Kipple é um rapazinho de 10 anos que vive em Brockport, no estado de Nova Iorque. Ana Ponte é uma açoriana de 25 anos. Dois desconhecidos que o Atlântico pôs em contacto depois de a criança americana ter escrito uma mensagem lançada ao mar dentro de uma garrafa em Março passado.
Quando escreveu a carta, Curtis Kipple frequentava o quarto ano (agora já anda no quinto). Explicou nela o quanto gostava de videojogos e de jogar futebol com o pai.
Depois de escrita, a carta foi enrolada e enfiada numa garrafa de vidro verde. Em Março, a missiva foi lançada ao mar por pescadores dos Outer Banks, ao largo da Carolina do Norte.
 

Porto de Leixões apresenta-se a empresários de Chaves

O Porto de Leixões e a ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega promoveram no dia 6 de Dezembro uma Apresentação do Porto de Leixões nas instalações da ADRAT, em Chaves, que contou com uma participação alargada de empresários da região.
 

LISBON ATLANTIC CONFERENCE

Vídeos, fotos e apresentações na web

No site da "Lisbon Atlantic Conference", já se encontram disponíveis os vídeos, fotografias e apresentações powerpoint referentes ao evento realizado a 28 e 29 de Novembro. Recorde-se que a organização transmitiu em directo, via web, todo o desenrolar da conferência, prática ainda (e infelizmente!), muito pouco comum em Portugal.

 

A 14 DE DEZEMBRO, NA ENIDH

APLOG - O congresso revisitado

Vai decorrer no próximo dia 14 de Dezembro, quarta-feira, às 14 horas, na ENIDH (auditório do IPTM), um evento organizado em conjunto pela APLOG e pela ENIDH. Trata-se de uma conferência onde se pretende efectuar um resumo do que foi o congresso da APLOG no passado mês de Outubro.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Sapec–Líquidos com o melhor ano de sempre

O Terminal Sapec-Líquidos deverá bater, em 2011, o recorde de movimentação de mercadorias, prevendo-se que atinja um total de 180 mil toneladas; em 2010, o total movimentado foi de 164 mil toneladas.
Trata-se de um bom desempenho deste terminal de uso privativo, que continua a registar um nível de actividade com um crescimento sustentado, que permitiu atingir, até Outubro, um total de 160 mil toneladas movimentadas, essencialmente constituídas por ácidos, soda cáustica e melaço.

 

INVESTIMENTO DE 300 MIL EUROS

Melhoria da acessibilidade marítima no Porto de Viana do Castelo

Tiveram início esta terça-feira, dia 6, os trabalhos de dragagem junto ao cais do Bugio e que vão abranger, também, o respectivo canal de acesso melhorando as condições de operação na área do anteporto de Viana do Castelo, junto aos E.N.V.C e à Enercon.
Os trabalhos prolongar-se-ão por oito semanas - assim o permitam as condições de tempo -, mas é objectivo da APVC que possam estar concluídos ainda antes de expirado o prazo acordado com a firma dragadora.

FIGUEIRA DA FOZ

Tribunal decreta fecho dos Estaleiros Navais do Mondego

O Tribunal Judicial da Figueira da Foz decretou esta segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011, o encerramento dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM), depois da empresa proprietária ter desistido do plano de viabilização apresentado em Julho.
A insolvência dos ENM foi pedida, em Abril, pela administração dos estaleiros, liderados pela firma espanhola Contsa, que os adquiriu em 2006 à Fundação Bissaya Barreto pelo preço simbólico de um euro, assumindo o passivo da companhia naval.

Evacuação médica de passageiro do navio mercante «QUEEN ISABELLA»

Em 02 de Dezembro de 2011, pelas 18h15, a Marinha, através do seu Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa), foi contactada pelo CODU-MAR Lisboa, a informar que o paquete “QUEEN ISABELLA”, a navegar a cerca de 28 milhas náuticas a Oeste do Porto de Lisboa, tinha um tripulante a bordo vítima de um AVC, de nacionalidade Alemã, com 68 anos de idade, que necessitava de evacuação médica.

PORTO DE SETÚBAL

Realizado primeiro embarque quinzenal da Autoeuropa para a China

Foi realizada com sucesso a primeira escala, com frequência quinzenal, do armador NYK Line no terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal para embarque de viaturas fabricadas pela Autoeuropa com destino à China. Nesta operação, que decorreu no dia 29 de Novembro, foram carregadas mais de mil viaturas no navio “Themis Leader”, agenciado pela Pinto Basto IV e operado pela Setefrete.

A PARTIR DE 13 DE DEZEMBRO

Lisboa acolhe ciclo de conferências «Transportes ao Serviço da Economia»

O Palácio da Independência (Lisboa) será palco de um ciclo de três conferências subordinado ao tema "Transportes ao Serviço da Economia", numa organização levada a cabo pela Revista CARGO, a Associação Seaborne Portugal e a ADFERSIT, e com o apoio do Grupo de Transportes do Instituto Superior Técnico (IST).

Porto de Lisboa recebe os 1.ºs Encontros Técnicos Franco-Portugueses no Sector portuário

No passado dia 22 de Novembro realizaram-se no Centro de Formação da Administração do Porto de Lisboa, na Gare Marítima da Rocha, os Primeiros Encontros Técnicos Franco-Portugueses no Sector portuário, promovidos pela Ubifrance Portugal - Mission Economique, com o apoio da Embaixada Francesa e da Administração do Porto de Lisboa.

Grupo ETE vence concurso para transporte fluvial de madeira no Uruguai

O Grupo ETE - Empresa de Tráfego e Estiva, venceu recentemente um concurso para o transporte fluvial de madeira no rio Uruguai, onde colaborará com duas empresas sul americanas (uma local e uma chilena) que tomaram a iniciativa de convidar o grupo português a participar no projetco, dado o seu 'know-how' no transporte fluvial.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 [243] 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299