Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
FILIPINAS
Três desaparecidos na sequência de naufrágio de barco turístico
Dez turistas foram resgatados pelas autoridades das Filipinas, mas três tripulantes de um barco que se voltou ao largo da popular ilha de Boracay na quinta-feira continuam desaparecidos, informou a polícia. A bordo seguiam sete britânicos, um australiano, dois chineses, bem como três filipinos, membros da tripulação da embarcação que se voltou ao final do dia de quinta-feira, de acordo com um comunicado emitida pela polícia nacional, com sede na capital, Manila.
![]() |
VÍDEO
Peniche manda ferryboat desmontado para Moçambique
São sete as embarcações que os estaleiros de Peniche estão a construir para o Governo de Moçambique. Por estes dias segue um ferryboat, desmontado, até ao Lago Niassa, na fronteira com o Malawi.
![]() |
Autoeuropa envia carros para a China
ENTRE 900 e 1100 automóveis construídos na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, embarcaram dia 20 no navio Gaia Leader, com destino ao mercado chinês.
“Estamos a fazer estes navios desde 29 de novembro, de duas em duas semanas", disse à Lusa Antonio Oliveira, responsável ad Volkswagen Logistics em Portugal, que assistiu à operação de embarque no terminal da Autoeuropa, no Porto de Setúbal.
![]() |
Sines cresce 25% na tonelagem por contentor e reforça posição de liderança nas exportações
O Porto de Sines fechou o ano de 2011 com um novo recorde no movimento de contentores ao atingir 447.495 TEU, correspondendo a um crescimento de 17% nesta unidade de carga e a um crescimento de 25% na tonelagem de mercadorias movimentadas por contentor face a 2010, totalizando 5,5 milhões de toneladas.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Prolongamento do molhe norte prossegue a bom ritmo
As obras de prolongamento do molhe norte do porto de Aveiro prosseguem a bom ritmo e a contestação ao concurso em tribunal não interrompeu o arranque dos trabalhos, confirmou José Luís Cacho à Rádio Terranova.
“É uma obra considerada prioritária para o futuro da acessibilidade marítima. Trata-se de um investimento de 26 milhões de euros nas obras de dragagem e prolongamento do molhe norte com fundos da Administração do Porto de Aveiro e fundos comunitários”, referiu o presidente do porto.
![]() |
ATRAVÉS DO PORTO DE VIANA DO CASTELO
Enercon exportou 76,8 mil toneladas no segundo semestre
A multinacional alemã Enercon, que funciona em Viana do Castelo com cinco fábricas de componentes e geradores eólicos, garantiu no segundo semestre de 2011 quase 77 mil toneladas de exportações a partir do porto local.
![]() |
Logistel promoveu debate sobre o Plano Estratégico dos Transportes
O Hotel Cascais Miragem recebeu, esta terça-feira, uma sessão de trabalho subordinada ao tema "Plano Estratégico dos Transportes 2011-2015", numa organização da Logistel que promoveu um debate e uma análise crítica construtiva do Plano e dos problemas postos pela sua aplicação através da opinião de vários especistas do sector. A CARGO marcou presença e apresenta, no seu portal, de forma resumida, os principais pontos de destaque nas intervenções dos nove oradores convidados.
![]() |
32 empresas do Estado cumprem princípios de bom governo a 100%
Em três anos quase que duplicaram as empresas com elevado grau de cumprimento dos princípios de bom governo, estando-se "mesmo perto de atingir os 100%", refere a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) no relatório em que avalia o cumprimento de medidas de boa governação pelas 97 empresas que no final de 2010 integravam a carteira de participações estratégicas do Estado.
![]() |
HOJE, 24 DE JANEIRO
Plano Estratégico de Transportes de Portugal, 2011-2015, em debate na Logistel
Hoje, 24 de Janeiro de 2012, realiza-se uma sessão de trabalho na Logistel, SA subordinada ao tema "Plano Estratégico de Transportes de Portugal, 2011-2015".
Proceder-se-á a um debate sobre o Plano: análise crítica construtiva e problemas postos pela sua aplicação.
A sessão de trabalhos, que terá lugar no Hotel Cascais Miragem, das 9:00 às 12:30, será presidida por José Luís Brandão, Administrador do Grupo Barraqueiro, Presidente do Metro Transportes do Sul e Administrador da Logistel, SA e será moderada por Luís Filipe Pereira, ex-membro de vários Governos de Portugal, ex-Presidente Executivo da EFACEC e, actualmente, Administrador de várias empresas, entre as quais a Logistel, SA.
![]() |
AÇORES
Sete missões de busca, resgate e evacuação desde 4ª feira
A Força Aérea Portuguesa realizou desde quarta-feira sete missões no arquipélago dos Açores, incluindo busca e salvamento, evacuações médicas e resgate em navios, num total superior a 46 horas de voo, foi hoje anunciado.
A mais recente missão decorreu no sábado e envolveu o resgate de um tripulante colombiano que sofreu um acidente vascular cerebral a bordo de um navio porta-contentores que se encontra a oeste da ilha das Flores. O marinheiro foi retirado do navio por um helicóptero EH101 Merlin e, depois, transferido para um avião C295M, que o transportou para a Terceira, onde deu entrada no hospital.
![]() |
Estaleiros Navais de Viana deverão conhecer futuro até final do mês
Segundo noticia o Diário Económico, o Governo continua a negociar com o único candidato interessado na compra dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), sendo que até ao final de Janeiro deverá haver uma decisão.
O Económico acrescenta que o fundamento para esta 'deadline' passa pelas palavras do ministro da Defesa, Aguiar Branco, que no início do mês confirmou existir "uma negociação em fase final", admitindo, porém, que "todos os cenários estão em cima da mesa".
![]() |
MENOS ATAQUES, MENOS REFÉNS, MAS PIRATAS ESTÃO MAIS AGRESSIVOS
Pirataria diminiu pela primeira vez em cinco anos
O flagelo da pirataria marítima abrandou ligeiramente em 2011, segundo revela um relatório da IMO. 439 ataques registados, 802 reféns. Em 2010 os registos evidenciam 445 casos reportados e 1181 reféns. Mas os piratas somalis estão mais agressivos.
![]() |
AÇORES
Transmaçor transportou em 2011 mais de 402 mil passageiros
A empresa de transporte marítimo de passageiros Transmaçor transportou no ano passado um recorde de 402.791 passageiros entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), nos Açores, revelou fonte da administração.
Na rota mais movimentada, entre as ilhas do Faial e do Pico, foram transportados 349.312 passageiros, o que representa um aumento de quatro por cento relativamente ao ano anterior.
![]() |
AÇORES
«Expresso do Triângulo» volta ao mar esta semana
A meados de Setembro de 2011, a administração da Transmaçor foi forçada a alterar os horários nas ligações entre o Faial, Pico e São Jorge, devido a uma reparação no "Expresso do Triângulo". A previsão inicial da empresa apontava para uma paralização do barco rápido de apenas duas semanas, tempo suficiente para reparar alguns componentes do motor, que tinham já provocado avarias temporárias.
Passados mais de quatro meses, o catamaran continua varado no porto da Horta, depois de terem sido efectuados melhoramentos que não estavam previstos inicialmente, nos propulsores e no isolamento do motor.
Uma fonte da administração da Transmaçor, contactada pela Antena 1/Açores, garante, no entanto, que o barco deverá estar operacional já na próxima semana.
![]() |
TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS
Portugal vai passar pelos Pirinéus todas as semanas
O dia 3 de Fevereiro de 2012 vai ficar marcado a ferros na História de Portugal: a primeira sexta-feira do mês é a data prevista para o arranque de uma ligação regular de transporte ferroviário de mercadorias a passar os Pirinéus, seguindo directamente para um país fora do território ibérico. Após duas viagens de teste, ligando Portugal e a Alemanha, a DB Schenker decidiu arrancar com um serviço semanal entre os dois países.
![]() |
APSS vende eletricidade à EDP
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA assinou com a EDP Comercial, SA no passado dia 15 de Dezembro, um contrato para a venda de energia elétrica produzida na cobertura do seu edifício sede, em Setúbal, por um conjunto de 78 painéis fotovoltaicos.
![]() |
Fórum «Maria Scientia» aberto para discussão
No dia 19 de Janeiro foi formalmente aberto o Fórum de Discussão Online sobre Assuntos do Mar da Linha de Investigação em Assuntos do Mar (LIAM) do IEP-UCP.
O primeiro tema do Fórum, aberto à discussão até final de Fevereiro, é "Avaliação de Políticas e Programas para o Mar", e conta com moderação do Professor Gonçalo Carneiro, investigador e consultor na área de políticas marítimas, actualmente radicado na Suécia.
![]() |
TURQUIA
Colisão de cargueiros no Estreito do Bósforo
Um cargueiro colidiu esta sexta-feira, no Estreito de Bósforo, na Turquia, contra outros dois que estavam ancorados. A embarcação está em risco de se afundar e de derramar combustível.O cargueiro, com pavilhão da Serra Leoa, embateu contra dois porta-contentores durante a madrugada no mar de Marmara, à entrada do estreito do Bósforo, quando tentava manobrar para lançar a âncora, disse à agência Anatolia uma fonte da segurança costeira.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES A REMAR CONTRA A MARÉ
2011 foi o melhor ano de sempre
O Norte exportador olha-se ao espelho do Porto de Leixões e recebe uma imagem muito lisonjeira. 2011, o ano zero da grande e terrível crise que ninguém sabe quando nem como acabará, foi o melhor ano de sempre daquela infraestrutura portuária. Até apetece citar o saudoso Fernando Pessa: "E esta, ein?!
![]() |
Pesca cresce nos portos de Setúbal e de Sesimbra
O volume de pescado transaccionado nos portos de Setúbal e de Sesimbra atingiu o total de 21,4 mil toneladas em 2011, uma marca 32% superior às 16 mil toneladas transaccionadas em 2010. A esta tonelagem de pescado correspondeu, em 2011, um valor de 26 milhões de euros, um crescimento de 5% face a 2010, ano em que o valor do pescado transaccionado se cifrou em 24,7 milhões de euros.
Deste volume, destaca-se a tonelagem de pescado transaccionada no Porto de Sesimbra, com um crescimento de 38% face a 2010, atingindo as 17,6 mil toneladas, sendo que, no Porto de Setúbal, se verificou um crescimento de 8%, com 3,8 mil toneladas.