Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
TERMINAL DE CONTENTORES DE LEIXÕES
Mais uma semana acima dos 11.500 TEU
Continua muito intenso o ritmo de actividade no Terminal de Contentores de Leixões. Na semana n.º 10, a primeira semana completa de Março (entre 5 e 11), o TCL movimentou 11.587 TEU, correspondentes a 7.579 contentores, num total de 35 navios.
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Privatização total até Julho
O Governo vai lançar, dentro de 45 dias, um concurso público internacional para a reprivatização total dos Estaleiros Navais Viana do Castelo (ENVC), disse esta segunda-feira, 19 de Março, à agência Lusa fonte do Ministério da Defesa. Esse processo, acrescentou a fonte, resulta de "vários contactos e reuniões" que se revelaram "suficientemente sólidos", com seis potenciais grupos interessados na compra dos ENVC.
![]() |
HOJE E AMANHÃ
Situação dos Estaleiros de Viana debatida no Parlamento
O ex-administrador da Empordef Luís Miguel Novais vai ser ouvido hoje, 20 de Março, na Comissão Parlamentar de Defesa, juntamente com o presidente daquela holding pública e o administrador dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
A confirmação foi feita à Agência Lusa pelo deputado José Matos Correia, presidente daquela comissão, adiantando que estas três audições serão realizadas a partir das 14h30, na Assembleia da República.
![]() |
ENVC
Trabalhadores receiam perda de soberania nacional com reprivatização da empresa
A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) disse esta segunda-feira, 19 de Março, recear que o património da empresa acabe nas mãos de grupos internacionais, tendo em conta o concurso público internacional para a reprivatização da empresa.
"Não vemos com bons olhos que o nosso património fique nas mãos de grupos estrangeiros, como aconteceu com outras empresas", disse à Agência Lusa António Barbosa, porta-voz da Comissão de Trabalhadores dos ENVC.
![]() |
Douro Azul e Martifer sem interesse nos Estaleiros de Viana
As empresas Douro Azul e Martifer garantiram esta segunda-feira que estão fora da corrida à privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
"Apresentámos uma proposta para a concessão da empresa, mostrando que podia ser viável e garantindo os postos de trabalho e os restantes compromissos. Uma semana depois, o Ministério da Defesa chamou-nos e informou-nos de que não estava interessado porque tinha propostas melhores", explicou à Lusa o presidente da Douro Azul.
![]() |
O «Bérrio», um navio singular
O NRP “Bérrio” é na realidade um navio singular; desde logo por ser o único reabastecedor de esquadra ao serviço, mas também pelas suas dimensões e tonelagem, as maiores de um navio da Marinha Portuguesa na actualidade.
![]() |
JOÃO FRANCO, PORTO DE SINES
«Pensamos atingir os 600 mil TEUs já este ano»
João Franco, membro da Administração do Porto de Sines (APS), esteve presente no 10.º Encontro de Utilizadores Esri Portugal, tendo abordado a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na actividade do porto alentejano, antecipando uma movimentação de contentores na ordem dos 600 mil TEU's já no corrente ano.
![]() |
APSS com ganhos de 5,3 milhões de euros em 2011
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA obteve um resultado líquido de 5,3 milhões de euros em 2011, um crescimento de 59% em relação a 2010, sendo que os resultados operacionais atingiram 7,2 milhões de euros, um aumento de 58% relativamente, também, a 2010.
![]() |
PORTO DE AVEIRO COM LIGAÇÃO SEMANAL A ESPANHA
IBERIAN LINK faz primeira escala em Cacia
Realizou-se esta terça-feira, dia 13 de Março, a primeira escala em Cacia do Iberian Link. Este serviço ferroviário passou a ligar regularmente o Porto de Aveiro a Madrid, Saragoça, Valência, Tarragona e Barcelona. O serviço tem a frequência de 3x/semana e os dias de saída/chegada são terça-feira, quinta-feira e sexta-feira. Na escala inaugural foram movimentadas as primeiras 10 UTI´s na plataforma de Cacia.
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Pás eólicas com destino à Alemanha
No final da semana transacta, no Porto da Figueira da Foz procedeu-se a carregamento de pás eólicas para aerogeradores de exportação com destino à Alemanha.
O carregamento foi efectuado pelo navio "NIKAR G", com pavilhão da Antigua e Barbuda, 83 m de comprimento total, e 2300 de GT. O navio descarregou primeiro cerca de 2.900 T de desperdício de vidro de importação, confirmando as interessantes possibilidades que o Porto da Figueira da Foz oferece aos armadores quanto a cargas de retorno.
![]() |
«Sagres» condecorada com a Ordem de Cristo
O Navio-Escola SAGRES recebeu na segunda-feira, 12 de Março de 2012, na Base Naval de Lisboa, Alfeite, a visita do Presidente da República. Na ocasião, o Comandante Supremo das Forças Armadas condecorou o Navio-Escola Sagres com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo, numa justa homenagem a um dos mais célebres navios portugueses de sempre por ocasião do duplo aniversário do navio: os 50 anos da sua aquisição por Portugal e os 75 anos da sua construção.
![]() |
Exportação portuguesa privilegia Europa
As exportações portuguesas voltaram a subir em Janeiro em termos homólogos acima dos dois dígitos e, no conjunto de 2011, a subida das exportações foi de 15,1% em face do ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Metade das exportações nacionais teve os destinos tradicionais: Espanha, Alemanha e França, enquanto a maior subida percentual aconteceu com as exportações para o Brasil, embora este país não represente mais do que 1,4% do total das vendas nacionais para o exterior.
![]() |
«SOUSELAS»
Maior navio de carga geral até à data em Aveiro
O Mv “SOUSELAS” com 157,9 m de comprimento fora-a-fora (LOA), escalou o Porto de Aveiro no dia 1 de Março com uma carga de 20.000 Toneladas de carvão (pet coke) destinada à CIMPOR.
Sendo o maior navio de carga geral até à data entrado no Porto de Aveiro, foi agenciado pela SEALINE, tendo as respectivas operações de descarga ficado a cargo da SOCARPOR (AVEIRO), S.A.
![]() |
Terminal intermodal do porto de Aveiro vai custar 5,7 milhões
No final de 2013 o Porto de Aveiro poderá ser escalado por navios até 200 metros de comprimento, e contará já com um terminal intermodal, custo estimado de 5,7 milhões de euros.
“O porto de Aveiro será em 2015 um dos mais dinâmicos e competitivos portos da faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial", refere Luís Cacho ao "Diário Económico".
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
ENVC lança concursos para bens e serviços
Os Estaleiros de Viana do Castelo (ENVC) lançaram, desde sexta-feira, quatro concursos públicos, por 2,975 milhões de euros, para aquisição de bens e serviços para dois anos, facto encarado pelos trabalhadores como um "bom sinal".
![]() |
BANGLADESH
Ferry naufragou com 200 pessoas a bordo
Pelo menos 31 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas na sequência do naufrágio de um barco com 200 passageiros durante a noite de segunda para terça-feira, num rio do Bangladesh. Há notícia de 35 sobreviventes. O chefe da polícia local, Shahidul Islam, indicou que 35 passageiros foram resgatados por outro ferry pouco depois do acidente ocorrido cerca das 2:30 (21: 30 em Lisboa).
![]() |
PROJECTO-PILOTO VAI ARRANCAR NA MOITA
Ostras estão de volta ao Tejo
O rio Tejo pode voltar a ter produção de ostras. Governo, Câmara Municipal da Moita e o empresário Samuel Pacheco assinaram um protocolo para o desenvolvimento de um projecto-piloto de investigação sobre a viabilidade de produção de ostras no Estuário do Tejo.
![]() |
Concessões de petróleo no Algarve deixam pescadores em terra
Trabalhos de aquisição sísmica, prévios à instalação de concessões de exploração de hidrocarbonetos ao largo do Algarve, vão limitar a pesca em quase todo o Sotavento algarvio, em três sectores em alternância, nos próximos três meses. O edital foi publicado pela Capitania do Porto de Faro.
![]() |
Barcos que viram casas
Há gostos para tudo; a reciclagem com sabor a mar não se fica pelos contentores, facto que parece estar na moda. Também há quem transforme barcos em casas de habitação ou com finalidades turísticas - em terra, claro. A Marine Insight apresenta-nos dez exemplos.
![]() |
Grupo Auchan visita Porto de Sines e ZILS
Uma delegação do Grupo Auchan visitou o Porto de Sines e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, no dia 1 de Março, com o objectivo de conhecer o funcionamento desta infra-estrutura portuária e as condições de excelência oferecidas pela maior zona industrial e logística da Península Ibérica.