Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Ordem dos Engenheiros visita Porto de Sines
A 1 de Junho, uma delegação da Secção de Hidráulica e Recursos Hídricos da Ordem dos Engenheiros visitou o Porto de Sines, tendo-se inteirado das condições operacionais de excelência oferecidas pelos vários terminais portuários, que em parte se devem ao abrigo proporcionado pelas duas principais infra-estruturas marítimas de protecção – o Molhe Oeste com 1.600 metros e o Molhe Leste que, após as obras em curso, ficará com 2.600 metros de comprimento.
![]() |
Secretário de Estado do Mar celebrou Dia do Pescador em Olhão
Em Olhão, as celebrações do Dia do Pescador, que contaram com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, serviram para o presidente da Câmara Francisco Leal deixar as suas preocupações sobre os problemas que afectam o sector no concelho. O Município também distinguiu pescadores e inaugurou uma exposição sobre a Orla Marítima em Olhão.
![]() |
Nadadores-Salvadores preocupados com menos vigilância em Junho
A Federação Portuguesa dos Nadadores-Salvadores alerta para algumas dificuldades no arranque da época balnear, uma vez que a maioria dos 4000 elementos que vão assegurar a vigilância das praias só inicia as funções em Julho.
“O arranque da época balnear é sempre difícil. Nunca se sabe se vamos ter o número suficiente de nadadores-salvadores, porque muitos são universitários e só assumem as funções depois dos exames, em Julho”, revela o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), Alexandre Tedeia.
![]() |
Estaleiros de Viana vão continuar parados devido à reprogramação dos asfalteiros
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) comunicaram que a empresa continuará mais três meses parada, após conhecida a nova reprogramação na construção dos dois asfalteiros para a Venezuela, uma vez que continua a não existir aço necessário para a sua construção.
![]() |
EQUACIONADO ESCOAMENTO A PARTIR DE AVEIRO, LEIXÕES OU SINES
O maior investimento estrangeiro de sempre em Portugal pode nascer nas minas de Moncorvo
O essencial das negociações entre o Governo e a multinacional anglo-australiana Rio Tinto, para a exploração de ferro nas minas de Moncorvo, no Nordeste do país, está concluída e a assinatura do contrato está prevista para a semana entre 11 e 15 de Junho.
O PÚBLICO apurou que o contrato a assinar, que deverá representar o maior investimento estrangeiro alguma vez realizado em Portugal, assumirá a forma de "concessão experimental". Tecnicamente, a concessão experimental é uma fase intermédia até ao contrato de exploração final, e visa aprofundar o conhecimento do jazigo, que se admite ser um dos maiores da Europa.
![]() |
TSF
Autoridades algarvias denunciam falta de armas legais para punir banhistas
Com a abertura oficial da época balnear, o estado das arribas em muitas praias volta a estar em destaque. A ministra do Ambiente quer uma monitorização mais rigorosa da orla costeira para prevenir os riscos nas arribas instáveis. Quanto à possibilidade de punir quem desafie os alertas de perigo, as autoridades algarvias dizem que faltam armas legais.
![]() |
Nadadores-salvadores com mais poderes e figura da «desobediência» são novidades neste Verão
Os nadadores-salvadores vão contar com poderes de vigilância «reforçados em terra» já nesta época balnear e será criada a figura da «desobediência» para os casos dos banhistas que se recusem a abandonar locais considerados de risco.
A garantia foi avançada pelo secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, o qual assegurou que o novo diploma, já concluído, terá um «objectivo duplo», entre a dissuasão e a actuação.
![]() |
COMEÇA HOJE A EXPO.TUR 2012
Associação Naval Sarilhense marca presença
A participação da Associação Naval Sarilhense (ANS) neste certame visa mostrar aos participantes uma das riquezas culturais e patrimoniais de Portugal, isto é, o património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo, em particular as embarcações tradicionais e cultura ribeirinha que lhe está intrínseca. Esta participação, que resulta de uma parceria com a TuriPortugal, contará com uma exposição dedicada a este património, incluindo a embarcação viva Catraio “Vela Latina”.
![]() |
Megacarrier «MSC DEILA» escala Sines na viagem inaugural
O navio porta-contentores “MSC DEILA” atracou no Terminal XXI do Porto de Sines na sua viagem inaugural. Este gigante dos mares apresenta um comprimento fora-a-fora de 365,8 metros, boca de 51,2 metros, capacidade para transportar 14.000 TEU e exige um calado máximo de 16 metros.
![]() |
Cluster marítimo espanhol aposta na inovação tecnológica
O sector marítimo espanhol está a desenvolver grandes esforços para "promover o seu desenvolvimento através da inovação e aplicação de novas tecnologias", anunciou esta quarta-feira o presidente do Cluster Marítimo espanhol, CME, Federico Jaquotot Esteve, falando aos jornalistas num pequeno-almoço organizado pela instituição que dirige.
![]() |
Porto de Aveiro teve 1,5 milhões de euros de lucros em 2011
A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) registou um aumento dos lucros no ano passado, encerrando o ano com um resultado líquido positivo de 1,5 milhões de euros, mais do dobro do ano anterior.
O Presidente do Conselho de Administração da APA, José Luís Cacho, atribuiu esta evolução positiva à redução dos custos fixos da empresa.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA
Presidente do Porto de Sines integra visita presidencial a Singapura
Lídia Sequeira, Presidente do Porto de Sines, integrou a comitiva presidencial que visitou Singapura, onde se localiza um dos portos mais importantes do mundo. A comitiva foi acompanhada por Fock Siew Wah, presidente da PSA - Port of Singapure Authority, que reforçou a vontade de investir em Portugal e que destacou as condições e a excelente localização de Sines, considerando-o um dos melhores portos europeus para fazer a ligação à Ásia e Europa.
![]() |
Movimento de carga nos portos nacionais cresceu 10% no primeiro trimestre
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de estatística (INE), o movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu 10% no primeiro trimestre de 2012.
O Porto de Sines foi o que mais cresceu (+22,8%). Leixões (+4,8%) e Lisboa (+0,1%), também registaram subidas entre Janeiro e Março deste ano. Já o Porto de Aveiro apresentou uma quebra de 7,3%. O Porto da Figueira da Foz melhorou o volume de mercadorias movimentadas (+25,8%), assim como Setúbal (+0,9%)
![]() |
Bruxelas quer ferrovia entre Sines e Madrid que suporte velocidade de 200 km/h
A Comissão Europeia enviou uma carta aos governos de Portugal e de Espanha a defender a construção de uma linha ferroviária, quanto antes, entre Sines, Lisboa e Madrid, que possa suportar velocidades de, pelo menos, 200 quilómetros por hora, segundo o jornal El Periódico de Extremadura.
O jornal refere que a carta, datada de 18 de Maio, foi enviada pelo coordenador de Transportes da Comissão Europeia, o italiano Carlo Sechhi, ao ministro português da Economia, Álvaro Santos Pereira, e à ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor.
![]() |
Costa portuguesa perde 55% de sardinha em dez anos
A quantidade de sardinha diminuiu mais de 50% na costa portuguesa nos últimos dez anos, sendo o Centro e o Sul do país as zonas mais afectadas, segundo dados do Ministério da Agricultura e das Pescas. O volume de sardinha nas águas portuguesas decresceu em média 55% entre 2002 e 2011, revelou à agência Lusa o ministério, com base nos dados das campanhas de investigação do Instituto de Investigação das Pescas e do Mar (IPIMAR).
![]() |
CONCRETIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS RÁPIDAS AO RESTO DA EUROPA
«Essencial para o desenvolvimento do porto de Sines», defende Cavaco Silva
O Presidente da República sublinhou esta segunda-feira, 28 de Maio, que a concretização das ligações ferroviárias rápidas ao resto da Europa é essencial para o desenvolvimento do porto de Sines. O ministro da Economia garante que Cavaco não se referia ao TGV.
Numa visita ao Porto de Singapura, Cavaco Silva encontrou-se com o presidente da PSA, Fock Siew Wah, empresa que gere este porto e um terminal de contentores do porto de Sines, acompanhado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pela presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira.
![]() |
ENVC
Portugal procura apoio do governo brasileiro para investimento nos Estaleiros de Viana
Investimentos nos estaleiros navais de Viana do Castelo, reforço da cooperação na área da Defesa e passagem em revista da situação internacional, com destaque para a Guiné Bissau e o papel da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estiveram no centro das conversações mantidas dia 24 em Brasília, pelo ministro da Defesa português, Aguiar Branco, com o homólogo brasileiro, Celso Amorim.
![]() |
APSS e Direcção Geral dos Serviços Prisionais cumprem protocolo
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, têm vindo a accionar um protocolo de cedência de detidos em regime de prisão aberta para a execução de algumas tarefas na empresa.
É uma acção que se enquadra no âmbito das obrigações de responsabilidade social da APSS, já que contribui para a reintegração destas pessoas na sociedade, às quais é atribuída uma remuneração que se encontra definida em lei específica para as empresas e entidades que se associam a este tipo de acção de relevante valor social.
![]() |
PORTO DE SESIMBRA
APSS lança concurso para prestação de serviço de «vai vem»
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA vai lançar um concurso público para contratar a prestação de serviços de “vai vem” motorizado no ancoradouro do Porto de Sesimbra, pelo prazo de três anos.
As condições de elaboração da proposta, incluindo a data limite para a sua apresentação, encontram-se patentes na sede da APSS.
![]() |
MADEIRA
Marcha pela Saúde leva muita gente ao Porto do Funchal
A Marcha pela Saúde promovida pela Administração dos Portos da Madeira juntou no fim da tarde desta sexta-feira muita gente no Porto do Funchal para uma caminhada do porto ao cais da cidade e regresso ao ponto de partida em prol não só da saúde, mas também da solidariedade. A participação nesta marcha custava uma rifa de um euro, com direito ao sorteio final de sete prémios.