Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Greve nos portos afecta exportações da Autoeuropa e da pêra rocha
A greve nos portos está a afectar as exportações de carros da Autoeuropa para países como a China e a saída de pêra rocha para outros mercados, como o Brasil. Os dois sectores estão a ter prejuízo com a greve parcial nos portos que dura há quase um mês.
![]() |
EU E O MAR
Francisco Andrade, velejador - Cuidar e preservar
Francisco Andrade, que brilhou nos Jogos Olímpicos de Londres na classe 49er ao lado de Bernardo Freitas, vê o potencial da costa portuguesa através da aliança entre a atividade física e o entretenimento.
![]() |
EU E O MAR
Filipe Albuquerque, piloto de automóveis - A missão de todos
Filipe Albuquerque destaca que todos têm de cumprir o seu papel na divulgação da costa portuguesa no estrangeiro.
![]() |
EU E O MAR
David Grachat, nadador paralímpico - Do surf ao turismo
Para David Grachat, "com o mar que nós temos, com a terra que nós temos, com montanha e tudo, podíamos ser dos países mais ricos, em termos de turismo, do mundo".
![]() |
GREVE DOS PORTOS CHEGA AO PARLAMENTO
Hélder Amaral desafia Bruno Dias a medirem forças com um contentor
O deputado do CDS, Hélder Amaral, desafiou esta quinta-feira, em plenário, o deputado do PCP, Bruno Dias, a acompanhá-lo na deslocação a um dos portos nacionais para saber qual dos dois é capaz de carregar um contentor. «Vou fazer-lhe um desafio, apelando à minha experiência profissional: Quando quiser, no sítio que lhe for mais conveniente, vamos os dois ver quem consegue carregar mais metros cúbicos de um contentor. Não me venha dar lições, que eu já passei por isso», disse Hélder Amaral, dirigindo-se a Bruno Dias, após uma discussão sobre as causas e consequências da greve dos trabalhadores portuários.
![]() |
GREVE NOS PORTOS
Governo rejeita «bomba atómica»
O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros diz que a hipótese da requisição civil no sector dos portos seria uma «bomba atómica» que, por enquanto, não deve ser admitida.
![]() |
Exportações aumentam 13,7% em agosto
As exportações nacionais aumentaram 13,7% em agosto face ao mês homólogo, suportadas pelo crescimento de 37,3% nas vendas para países fora da comunidade europeia, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). As importações aumentaram 5,5% face ao valor registado em agosto de 2011, sobretudo devido ao aumento das entradas de bens extracomunitários das categorias Combustíveis minerais e Veículos e outro material de transporte.
![]() |
Crise nas empresas aborta missão de Leixões a Luanda
A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e a sua comunidade portuária queriam voltar a um lugar onde já foram muito felizes e que se tornou, entretanto, no principal destino das suas exportações. Seis anos depois da primeira missão empresarial a Angola, que foi então considerada um êxito por todos os participantes, aAPDL vê-se agora obrigada a anular o regresso a este mercado.
![]() |
IPTM recebeu nova reunião no âmbito da Janela Única Marítima
A sede do IPTM, em Lisboa, recebeu no dia 2 de outubro mais uma reunião de representantes de diferentes Estados Membros e países EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) tendo em vista a preparação de um consórcio que irá apresentar a proposta de um estudo denominado ANNA (acrónimo de Advanced National Networks for Administrations) que tem como objetivo o desenvolvimento de um Master Plan para a implementação da Diretiva 2010/65/UE de 20 de outubro relativa às formalidades de declaração exigidas aos navios à chegada e/ou à partida dos portos dos Estados-Membros.
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Prazo para propostas de compra alargado até 25 de Outubro
O Governo decidiu alargar até 25 de outubro o prazo para apresentação de propostas vinculativas de compra do capital social dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) no âmbito do processo de reprivatização. Segundo um despacho dos ministros das Finanças e da Defesa Nacional, a que a agência Lusa teve acesso, "atendendo ao volume de informação a analisar pelos potenciais investidores de referência" e aos "pedidos pelos mesmos efetuados", foi estabelecido o "alargamento" da data limite para apresentação de propostas, que deveria terminar a 12 de outubro.
![]() |
DIVULGAMOS O PROGRAMA
1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa e XIX Congresso Nacional
Divulgamos o programa do 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa e do XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros. O 1.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa conta com uma sessão paralela dedicada aos Portos.
Os congressos realizam-se a 18 de Outubro, no Centro Cultural de Belém.
![]() |
AGEPOR critica os que «teimam em continuar em greve»
Em comunicado, a AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal) critica "aqueles que teimam em continuar em greve, prejudicando com essa posição a economia nacional, mormente as exportações que, como todos sabem, são neste momento vitais para o País", lembrando que "esta é uma altura para trabalhar e não para parar".
![]() |
PSA Sines e Sindicato XXI estabelecem acordo que põe fim à greve às horas extraordinárias
A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), e o Sindicato XXI alcançaram um entendimento que permite um regresso à normal prestação de trabalho extraordinário sempre que o mesmo seja necessário, numa reunião que contou ainda com a participação do Conselho de Administração do Porto de Sines e que dita a suspensão da greve e o regresso à normalidade laboral.
![]() |
Quebra de 3,7% nos embarques das viagens por mar entre as ilhas açorianas
O número de passageiros embarcados nos portos dos açores para viagens entre as ilhas sofreu uma quebra de 3,7 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011.
Dados da Secretaria Regional da Economia a que a agência Lusa teve acesso indicam que entre Janeiro e Agosto tomaram o navio para deslocações entre as nove ilhas 353.600 passageiros, contra 367.176 nos primeiros oito meses de 2011.
![]() |
SÉRGIO SILVA MONTEIRO:
Greves já passaram todos os limites
Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, tem algumas das pastas mais pesadas e polémicas deste Governo. Na semana após a introdução de um desconto nas ex-SCUT, continua a renegociar as PPP, a trabalhar nas privatizações e a lidar com paralisações nos portos e nos transportes públicos.
![]() |
PORTOS
Sector vale cerca de 5,5% do PIB
Estudos realizados pelos portos de Leixões, Lisboa e Sines, citados esta terça-feira num seminário, no Porto, permitem estimar que atividade portuária - dos cinco portos nacionais - representa atualmente «cerca de 5,5%» do Produto Interno Bruto português.
Numa intervenção sobre «Os portos e a competitividade da economia portuguesa», no âmbito do Seminário «O mercado do Mar em Portugal e França», o diretor da Espírito Santo Research, Francisco Mendes Palma, considerou que este dado é «bastante significativo», principalmente para «sabermos o peso e o valor das medidas que sejam feitas para a dinâmica desta atividade».
![]() |
SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»
BERLENGA: Sentinela de luz na ilha das gaivotas
Na era do GPS e das comunicações móveis, os faróis ainda servem para alguma coisa? Tudo indica que sim, na mesma medida em que as calculadoras não devem substituir o conhecimento da tabuada. E há mais: o património, a história, a magia. Todos os faróis são sítios muito especiais. Mas o da Berlenga é um caso à parte.
![]() |
Greve nos portos torna exportações mais caras
Leixões e Sines, portos menos perturbados pela greve que dura há semanas, estão a atenuaro impacto económico da paralisação. As empresas exportadoras queixam-se de atrasos nos carregamentos, da subida dos custos de transporte e de matérias-primas presas nos portos.
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Trabalhadores consideram reprivatização «erro estratégico»
A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros de Viana considera que a resolução do impasse com a Petróleos da Venezuela só mostra que a «reprivatização é um erro estratégico». O porta-voz da Comissão de Trabalhadores afirma que o facto da administração dos Estaleiros de Viana do Castelo e a empresa de petróleos da Venezuela terem chegado a acordo para retomar a construção de dois navios asfalteiros mostra que a reprivatização «é um erro estratégico».
![]() |
SEGUNDO O PRESIDENTE DA ACL
Greve já causou prejuízos de 425 milhões de euros no Porto de Lisboa
As empresas exportadoras que utilizam o porto de Lisboa deverão sofrer um prejuízo de cerca de 425 milhões de euros durante o período de um mês em que os trabalhadores portuários decidiram fazer greve. As contas foram feitas por Bruno Bobone, presidente da Associação Comercial de Lisboa (ACL).