Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA SEXTA, 26 DE OUTUBRO

Última hipótese de acordo entre operadores dos portos e estivadores

Os operadores portuários e o sindicato dos estivadores deverão ter esta sexta-feira a última oportunidade para chegar a um entendimento sobre o que consideram ser os serviços mínimos durante os períodos de greve já convocados até 7 de Novembro. Depois das propostas apresentadas ontem pelas administrações das diversas empresas de estiva, o Sindicato dos Estivadores do Porto de Lisboa e Centro de Portugal ficou encarregue de apresentar hoje uma contraproposta, que será debatida durante nova reunião entre as duas partes, a decorrer dia 26.

VIANA DO CASTELO

José Manuel Fernandes escolhido para chefiar fiscalização da reprivatização dos Estaleiros

Francisco van Zeller vai ser substituído pelo presidente do grupo Frezite, José Manuel Fernandes, na presidência da comissão que fiscaliza a reprivatização dos Estaleiros de Viana do Castelo. O prazo de entrega de propostas para a venda da empresa foi prolongado até 5 de Novembro.

EU E O MAR - Fernando Ribeiro e Castro, secretário-geral do FEEM

Agilizar processos

Fernando Ribeiro e Castro sabe que o mar tem imenso potencial, mas lamenta que para se realizarem projetos nas zonas marítimas seja necessário esperar muito tempo.
"É um autêntico inferno obter-se autorização para o que quer que seja no mar". Diz ser importante agilizar os processos de obtenção de licenças, e convém "aumentar o prazo das concessões, que são investimentos grandes e os prazos têm que ser de 20 ou 25 anos no mínimo, para que os investidores possam obter todo o seu investimento".

Porque é que é melhor comer sardinha do que salmão?

Que o peixe faz bem, sobretudo os mais ricos em ómega 3, é uma mensagem que já interiorizámos. Mas há um outro lado, menos falado: os riscos. E estes prendem-se essencialmente com os contaminantes (como, por exemplo, o metilmercúrio). O que temos de fazer de cada vez que comemos peixe é, dizem os especialistas, encontrar o equilíbrio entre estes riscos e os benefícios.

APS e Autoridade do Canal de Panamá assinam protocolo de colaboração

A Autoridade do Canal de Panamá e a Administração do Porto de Sines S.A. assinaram um protocolo com o objetivo de estabelecerem uma relação de parceria e cooperação para desenvolver o comércio internacional e incrementar as suas atividades de negócio, promovendo a rota marítima entre a Europa e a Costa Oeste da América do Sul através do Canal do Panamá.

Portucel prevê impacto negativo da greve dos portos

A Portucel prevê que a greve nos portos – em vigor desde Setembro e que entra agora numa nova fase tenha impacto, no curto prazo, no seu negócio de venda de pasta e papel. A empresa - que no dia 22 apresentou lucros até Setembro de 160 milhões de euros, mais 11,2% que no mesmo período do ano anterior - refere, em comunicado, que "a actividade poderá, a curto prazo, ser afectada pelas perturbações laborais que se têm registado no sector portuário português, que têm tido consequências muito negativas nas empresas nacionais, limitando as suas exportações ou obrigando a soluções logísticas mais onerosas".

GREVES

Governo chama patrões e trabalhadores dos portos para definir serviços mínimos

Representantes das administrações portuárias, dos trabalhadores e estivadores vão reunir-se esta quarta-feira, 24 de Outubro, com a Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). De acordo com fonte governamental, o encontro destina-se a definir novos serviços mínimos nos portos.

SEGUNDO O IPTM:

Greves nos portos são «uma irresponsabilidade»

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) considera «uma irresponsabilidade» as greves nos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, sublinhando que assentam «em falsos argumentos» e comprometem as exportações portuguesas.
«Os portos nacionais têm ultimamente registado uma série inaudita de greves que muito têm afetado a economia nacional e, especialmente, o seu potencial de exportação num momento particularmente delicado para a economia nacional», lê-se no comunicado do IPTM citado pela Lusa.

EXPRESSO

200 estivadores paralisam exportações

A onda de greves nos portos nacionais, que já vai na terceira semana, está a prejudicar as exportações portuguesas e a obrigar algumas empresas a recorrerem a vários portos espanhóis. Vigo, Santander ou Valência vão certamente agradecer o aumento das mercadorias oriundas de Portugal.

Francisco Van Zeller demite-se da Comissão de Acompanhamento da Reprivatização dos ENVC

Francisco Van Zeller, presidente da Comissão de Acompanhamento da Reprivatização dos Estaleiros de Viana do Castelo, pediu a demissão do cargo, tendo esta sido já aceite pelo governo.

Greve nos portos do continente afecta Boxlines

Apenas um dos três armadores que operam entre os portos dos Açores e do continente admite que a greve dos estivadores dos portos de Lisboa e Setúbal está a prejudicar a operação para as ilhas.

Rajoy e Hollande reafirmam intenção de criar Auto-estrada do Mar Vigo-Nantes

Paris acolheu no dia 10 a XXII Cimeira Hispano-Francesa, que juntou o primeiro-ministro francês, François Hollande, e o seu congénere espanhol, Mariano Rajoy, num encontro que proporcionou avanços em matéria de transporte entre ambos os países, nomeadamente no que toca ao estabelecimento de novas conexões ferroviárias e marítimas.

Lisnave reparou 77 navios nos primeiros nove meses do ano

Nos primeiros nove meses de 2012, a Lisnave Estaleiros S.A. reparou 77 navios oriundos de 46 clientes de 17 países. Apesar da conjuntura mundial pouco favorável à atividade de reparação naval, a Lisnave conseguiu manter um interessante nível de trabalho.
Singapura, com 17 navios e Grécia, com 13, são os países com mais navios reparados nos estaleiros da Mitrena, entre Janeiro e Setembro de 2012. Chipre, com oito navios, o Japão com sete e a Alemanha com cinco, são outros países a destacar, bem como a Dinamarca, a Espanha e a Noruega, com quatro navios cada.

MSC Portugal com exportação recorde

Com o carregamento de 1.216 teus a bordo do navio porta-contentores MSC Luciana, a MSC Portugal bateu um recorde de exportação que já lhe pertencia. O feito, que supera também o recorde de movimentação da MSC Portugal com um único navio (2.604 teus), foi conseguido na terça-feira, no porto de Sines.

PROTOCOLO DE PARCERIA NA MOITA

«Valorizar a ligação ao rio e às tradições marítimas»

Na perspetiva de valorizar o que distingue e afirma o Município da Moita – a sua forte ligação ao rio – e dar continuidade ao trabalho que a Câmara Municipal da Moita tem vindo a desenvolver na recuperação e valorização da sua frente ribeirinha, foi assinado no dia 17 um protocolo que pretende firmar uma parceria para a valorização das potencialidades naturais e culturais do Estuário do Tejo.

PORTO DE SETÚBAL

APSS conclui recarga das retenções marginais do Terminal Ro-Ro

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA concluiu a empreitada de Recarga das Retenções Marginais do Terminal Ro-Ro, uma intervenção que teve um custo de cerca de 16,5 mil euros. Os trabalhos constituíram essencialmente na colocação de cerca de 400 toneladas de enrocamento, constituído por pedra com pesos desde os 0,5 a 5 kN distribuída pela retenção marginal nascente e poente, bem como, pelo terrapleno.

AGEPOR e CPL apelam à «defesa dos portos nacionais»

A AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal) e a CPL (Comunidade Portuária de Lisboa) emitiram um comunicado conjunto onde apelam ao fim do surto grevista nalguns portos nacionais. Segundo o comunicado, estas paralisações "prejudicam o País e fazem perigar as exportações nacionais, cuja importância é vital para Portugal poder ultrapassar a atual crise económica e financeira".

Greve nos portos faz cervejeiras perderem 80 milhões de euros

A Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, actualmente liderada por António Pires de Lima em representação da Unicer e vice-presidida pela Sociedade Central de Cervejas, estima que a “crise que afecta os portos nacionais, em particular Lisboa e Setúbal, desde meados de Agosto, representou já um custo extraordinário de meio milhão de euros nas operações de exportação do sector” nacional.

Shipperline

O Shipperline é um projecto liderado pela MAEIL Information Systems Engineering, Líder PME 2012, que visa apresentar uma solução na cloud para facilitar o transporte marítimo de mercadorias para os exportadores e importadores. Auxiliando ao longo de todo o processo desde a fase de cotações, booking, tracking até à facturação.

Porto de Sines dispara nas exportações

O Porto de Sines fechou o 3º trimestre de 2012 com um crescimento homólogo de 27% ao nível das exportações, refletindo uma vez mais o contributo e importância desta infraestrutura na dinâmica das exportações nacionais. O principal destino das exportações movimentadas pelo Porto de Sines continua a ser a União Europeia, que registou um crescimento global de 110% e teve como principais países destino a França, Itália e Bélgica.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 [212] 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299