Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Empresários coreanos visitam Sines

O Porto de Sines recebeu a visita de uma delegação coreana composta por elementos da embaixada em Lisboa e empresários daquele país asiático, com o objectivo de conhecer as infraestruturas portuárias e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
A delegação foi recebida pela Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, e pelo Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Nunes e Sá.

Governo avança com «Simplex» das exportações em Janeiro

Em Janeiro de 2013 entrará em vigor o novo regime simplificado de prova de exportação. O objectivo é reduzir os prazos médios de obtenção destes certificados comprovativos de exportação (CEE) de 42 dias para um prazo expectável de quatro dias, o que permitirá às empresas exportadoras apresentar os seus pedidos de reembolso de IVA mais cedo, ajudando desta forma as suas tesourarias. Trata-se de uma das medidas mais reivindicadas pelas empresas e que faz agora parte da agenda estrutural do Governo.

Exportações: A salvação da pátria?

Em 2011, Portugal arrecadou 62 mil milhões de euros vendendo ao estrangeiro os seus produtos e serviços. Este número corresponde a 36% do nosso Produto Interno Bruto. O Governo quer mais - diz que podemos chegar a 2020 exportando 50% do PIB. A meta é polémica e situa-se algures entre o possível e o totalmente irrealista. Como atingi-la? O que andamos nós a vender e a quem?
 

ESTA QUARTA-FEIRA, NO PORTO DE PONTA DELGADA

Simulacro testa ameaça terrorista a navio de cruzeiros

Esta quarta-feira, dia 5 de Dezembro, a Direção Geral dos Portos de São Miguel e Santa Maria (DGPSM) – Portos dos Açores - entre as 10 e as 12 horas, vai levar a efeito um simulacro no porto de Ponta Delgada tendo como motivo uma ameaça terrorista a um navio de passageiros atracado no Porto de Ponta Delgada. A DGPSM pretende testar a adequação dos procedimentos definidos nos Plano de Proteção das Instalações Portuárias e sua interligação com o Plano de Emergência Interno, para fazer face a uma situação de ataque a um navio de passageiros atracado no Porto.

PEDRO REIS, AICEP

Empresas «não aguentam» greve de estivadores por muito mais tempo

As empresas portuguesas "não podem nem aguentam o arrastamento da greve" dos estivadores "por muito mais tempo", afirma o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. "A situação, pelo país, pela economia, pelo oxigénio que as exportações significam neste momento para Portugal, não se pode arrastar", sublinhou Pedro Reis, numa altura em que "continuam a chegar sinais de alarme das empresas".

Estivadores pedem inconstitucionalidade da nova lei

O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul anunciou esta terça-feira que vai pedir a declaração de inconstitucionalidade do novo regime do trabalho portuário e vai apresentar uma denúncia junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

GOVERNO DEVIA USAR A «BOMBA ATÓMICA»

Empresas alertam para «impacto assassino» das greves nos portos e pedem requisição civil

Para António Marques, "o Governo tem na lei um instrumento que viabiliza uma solução para este problema, que é a requisição civil, e já deveria ter avançado há muito tempo". Na sua opinião, o Governo deveria usar "a bomba atómica da requisição civil e sentar-se à mesa com os sindicatos para chegarem a um acordo, com bom senso e humildade institucional".

GREVES DOS ESTIVADORES

Administradores dos portos e governo podem avançar para «medidas dramáticas»

Multiplicam-se os avisos de que a greve dos estivadores, agora prolongada até à véspera de Natal, está a prejudicar gravemente a economia e acabará por matar postos de trabalho nos portos portugueses. Avançar com despedimentos entre os grevistas pode ser o passo seguinte.

CIP defende «necessidade» de alterar a Lei da Greve

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) defendeu esta terça-feira "a necessidade" de uma alteração à Lei da Greve, a propósito das sucessivas greves nos portos, considerando que a própria Constituição dá margem para uma alteração legislativa.

A UMA MILHA DE LEÇA DA PALMEIRA

Pescadores resgatados de embarcação a naufragar

Durante a manhã desta terça-feira, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa) em coordenação com a Capitania do Porto de Leixões, conduziu a acção de salvamento dos dois tripulantes de uma embarcação de pesca em situação de naufrágio, junto à praia do "Cabo do Mundo" - Leça da Palmeira, anuncia a Marinha.

PSA Sines admite 46 novos operadores portuários

O Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, que este ano irá bater mais um record de movimentação de carga, vai admitir 46 novos trabalhadores para reforçar a sua área operacional. Com estas novas admissões, a PSA Sines criou no corrente ano mais de 100 novos postos de trabalho, em contraciclo com a conjuntura económica, contribuindo para o progresso da região e do País.

Estivadores prolongam greve nos portos até ao Natal

O sindicato emitiu outro pré-aviso de greve, entre 17 e 24 de Dezembro, para os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Segundo o documento a que o Diário Económico teve acesso, a paralisação para o porto da capital irá decorrer entre as 17 e as 20 horas e entre as 21 e as 24 horas do período de 17 a 21 de Dezembro. No porto de Setúbal, está prevista greve entre as 17 e as 20 horas e entre as 21 e as 01 horas do período entre 17 e 21-22 de Dezembro.

Grupo russo garante solução rápida para ferryboat «Atlântida»

A empresa russa RSI Trading, que concorre à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), garantiu esta segunda-feira poder vender "rapidamente" o ferryboat "Atlântida", caso venha a vencer aquele concurso.
"Neste momento, existem três a quatro possibilidades de colocação do navio 'Atlântida', caso a nossa proposta venha a ser selecionada", afirmou à agência Lusa Frederico Casal-Ribeiro, representante em Portugal do grupo russo.

Marinha promove campanha de recolha de alimentos

A Marinha, através da Direçcção de Apoio Social, está a realizar pelo quarto ano consecutivo nas suas unidades uma recolha de alimentos, que será entregue a uma Instituição de Solidariedade Social. “Um alimento no valor de um simples euro fará a diferença” é o mote desta campanha.

Novo colete salva-vidas reduz o número de vítimas mortais no mar

A Autoridade Marítima admite que o novo colete salva-vidas, que passou a ser usado desde meados de janeiro deste ano, já permitiu reduzir o número de vítimas mortais no mar. O uso do colete foi "fundamental para assegurar a sobrevivência até ao resgate" de um pescador que caiu ao mar na zona de Sagres e de outros dois pescadores de uma embarcação, que se virou este mês no Castelo do Neiva, revelou à agência Lusa a Autoridade Marítima.

Governo disponível para introduzir alterações ao regime do trabalho portuário

O Governo está disponível para introduzir alterações à proposta do novo regime do trabalho portuário, garantiu o Ministro da Economia, que elogiou o PS por votar a favor da alteração legislativa. Após a discussão da proposta de lei, na generalidade, o governante afirmou estar disponível "para introduzir alterações" ao diploma, convidando "os grupos parlamentares a apresentarem as suas propostas".

Navio de guerra em Leixões até terça-feira

Tem mísseis que podem alcançar cerca de 60 quilómetros e consegue ficai perto de duas semanas em alto mar sem abastecer. O aviso Premier Mâitre L'Her parte depois de amanhã para França do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, Matosinhos. A tripulação da Marinha Francesa escolheu atracar na zona do Porto por ter boas relações com Portugal, com quem tem parcerias estratégicas de defesa no âmbito da NATO.

DOSSIER DO «PÚBLICO»

Estivadores de Lisboa e Setúbal têm metade do salário em horas extra

De acordo com o secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, há estivadores que chegam a apresentar “até 2000 horas” de trabalho extraordinário por ano, um número que considera “desumano” e que, alega, será em alguns casos o produto de um aproveitamento dos Contratos Colectivos de Trabalho (CCT) em vigor, que permitem que o trabalhador registe as oito horas de um turno completo de trabalho extraordinário quando cumpre mais de duas horas ou três horas desse turno.

ESTIVADORES

Os que não fazem greve

A luta dos estivadores não é coesa: a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários diz que as greves e as manifestações não fazem sentido. E que só existem por causa da divisão política dos sindicatos. Segundo alguns relatos, há navios que chegam ao Porto de Leixões, e que passam por Lisboa, com ameaças escritas aos estivadores que não fazem greve.

Greve em Lisboa e Setúbal está a prejudicar os Açores

A greve dos estivadores está a provocar atrasos na chegada de mercadorias aos Açores, revelou à Lusa Lizuarte Machado, da OPERTRI, uma das empresas que gere as operações portuárias na região. Segundo o responsável, já se verificam vários atrasos.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 [206] 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299