Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




LEIXÕES ASSINALA RECORDE HISTÓRICO COM CERIMÓNIA DE COMEMORAÇÃO

Porto de Leixões celebra 600 mil teu’s movimentados num único ano

Pela primeira vez na sua história, o Porto de Leixões vai atingir nos próximos dias os 600 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional de quantificação de carga contentorizada, equivalente ao volume de um contentor de 20 pés) movimentados num único ano de actividade. Para assinalar a data, o Porto de Leixões realiza às 11h30 de segunda-feira, dia 17 de Dezembro, uma cerimónia comemorativa deste recorde histórico.

Greve dos estivadores causou quebra de 61% na actividade do Porto de Lisboa, diz administração

A administração do Porto de Lisboa responsabiliza a greve dos estivadores pela quebra de 61% na atividade deste porto em novembro, em relação ao mesmo mês de 2011. "A redução do número de contentores no Porto de Lisboa no mês de novembro, por comparação com idêntico mês de 2011, foi de 61%, o que corresponde exclusivamente aos efeitos da greve dos estivadores neste período", diz a administração do porto num comunicado de imprensa.

Estivadores prolongam greve até 7 de Janeiro

Os estivadores da Frente Comum estenderam as paralisações nos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz do dia 31 de Dezembro até ao dia 7 de Janeiro através de um novo pré-aviso de greve, emitido na quinta-feira. Ao PÚBLICO o presidente do sindicato dos estivadores do Centro e Sul rejeita a notícia que tem sido avançada pela Lusa, que afirma que no novo pré-aviso de greve surge pela primeira vez a recusa dos estivadores da Frente Comum em transportar qualquer mercadoria que tenha como origem ou destino o porto de Leixões.

EUROPA

Tráfego de contentores para exportação cai pela primeira vez no ano

Segundo dados do Container Trades Statistics, no mês de outubro, o tráfego de contentores para exportação nos portos europeus registou uma quebra homóloga, algo que sucede pela primeira vez no corrente ano. Contudo, o mês de outubro perfilou-se como o segundo melhor mês no que a movimentação de TEU's diz respeito.

ASSUNÇÃO CRISTAS:

Agro-alimentar representa 21% das exportações de bens transaccionáveis

O agro-alimentar não é um sector menor na economia portuguesa". A convicção foi deixada pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas, durante a conferências do ciclo "Diálogos de Internacionalização AICEP" - subordinado ao tema "Agro-alimentar: governança, competitividade e internacionalização" - que se realizou no Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa.

Empresas têm de se coordenar para atacar os mercados externos

As empresas do sector agro-alimentar acreditam que para crescer no mercado externo é preciso ganhar dimensão. É nesta óptica que a directora executiva da Portugal Foods, que nasceu com a missão de trabalhar na inovação, competitividade e internacionalização do sector, Ondina Afonso, defende que é "necessário que seja criada uma plataforma única de apoio à internacionalização do sector agro-alimentar".

POR CAUSA DA GREVE DOS ESTIVADORES

Armadores aplicam taxa de 100 euros por contentor transportado para os Açores

O presidente do Núcleo Empresarial de São Jorge, João Paulo Oliveira, contesta a aplicação de uma taxa adicional por contentor, que as transportadoras estão a praticar nas viagens para os Açores, alegadamente por causa da greve dos estivadores.
Numa nota informtiva, o empresário explicou que a nova taxa, que varia entre 50 euros por contentor de 20 pés, e de 100 euros por contentor de 40 pés, aplica-se apenas à carga movimentada em Lisboa, um dos portos paralisados pela greve nacional dos estivadores.

Central de Cervejas já perdeu 10,5 milhões com a greve dos portos

A greve dos estivadores já custou 10,5 milhões de euros à Sociedade Central de Cervejas (SCC). O valor corresponde às perdas acumuladas desde o começo da paralisação nos portos, no início de Setembro. De acordo com a estimativa de Nuno Pinto de Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da SCC, aos custos do desvio dos contentores do Porto de Lisboa para o Porto de Leixões somam-se as perdas relativas às vendas que deixaram de realizar-se nos mercados de exportação.

Estivadores estudam contra-proposta ao acordo de compromisso

Os sindicatos dos estivadores que se encontram por trás da vaga de greves nos portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz estão a ponderar a entrega de uma contra-proposta ao Acordo Compromissório que receberam na passada segunda-feira, numa reunião com a Secretaria de Estado dos Transportes.

IBM vai ajudar Faro a potenciar a Economia do Mar no concelho e região

Faro vai ser a primeira cidade portuguesa a entrar no restrito grupo de cidades do Smarter Cities Challeng da IBM, que procura potenciar o desenvolvimento sustentável de núcleos urbanos em todo o mundo.
Um projeto ligado à economia do mar apresentado pelo município algarvio mereceu a confiança da multinacional, que vai trazer especialistas em diversas áreas à região para ajudar a dinamizar projetos públicos e empresariais neste setor, anunciaram a autarquia farense e a IBM Portugal.

Porto de Setúbal exporta concentrado de cobre da Almina

O Porto de Setúbal voltou a exportar concentrado de cobre da Almina – Minas do Alentejo, SA, numa operação que decorreu, de 21 a 26 de novembro, no Terminal Praias do Sado. Foram embarcadas cerca de cinco mil toneladas no navio “Beatrice”, agenciado pela Portmar e operado pela Navipor.

FIGUEIRA DA FOZ

Movimento cresce em Outubro apesar da greve

O movimento de cargas no Porto da Figueira da Foz cresceu em outubro, cerca de quatro por cento, face ao mês de setembro, que foi um “mês fraco”. Este crescimento surge numa altura em que a greve de estivadores afeta alguns portos portugueses, entre ou quais o local. No entanto, no cômputo geral, registou-se uma descida, no trimestre setembro/ outubro/novembro, para a qual terão contribuído a greve e o abrandamento da atividade económica e das exportações.

GONÇALO VIEIRA NA CONFERÊNCIA DA ADFERSIT:

É fundamental desenvolver a ferrovia a nível interno

A ADFERSIT realizou, esta terça-feira, uma Conferência subordinada ao tema "Transporte Internacional de Mercadorias", a segunda inserida no Ciclo de Conferências "Conectividade e Competitividade". A representar a Portucel Soporcel, Gonçalo Vieira procedeu a uma apresentação centrada no mar de oportunidades que a complementaridade à rodovia representa para o grupo, com agulha apontada para os modos marítimo e ferroviário.

RÁDIO RENASCENÇA

Maioria dos empresários da ACEGE defende a alteração da lei da greve

A grande maioria dos empresários e gestores associados da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) defende a alteração da lei da greve, para travar as sucessivas paralisações nos portos. É uma das conclusões do barómetro deste mês, feito em parceria com a Renascença, o OJE e a NETSONDA.
Uma esmagadora maioria (85%) apoia a alteração da lei da greve, como resposta às sucessivas paralisações nos portos. Só 11% rejeita a medida.

Exportações para principais mercados caem há dois meses

O agravar da crise na zona euro e a greve nos portos estão a provocar uma forte desaceleração no ritmo das exportações. As vendas para os principais parceiros europeus já estão em queda há dois meses consecutivos. É o mercado extracomunitário que está a puxar pelas exportações portuguesas.

Portos mantêm subida apesar da longa greve

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) é claro, na análise mensal relativa a outubro do movimento de navios, mercadorias e contentores nos portos do continente: “O IPTM anuncia uma evolução positiva no mês de Outubro, na ordem de 3,6% em termos homólogos, na tonelagem global dos portos do continente. Para tal evolução contribuiu o comportamento positivo dos portos de Sines, Leixões, Figueira da Foz e Aveiro, que compensou o desempenho negativo dos restantes portos do sistema [Lisboa e Setúbal], devido em grande parte às greves”.

Estivadores prolongam paralisação até 31 de Dezembro

Os estivadores vão prolongar a greve até ao final do ano, mantém-se a paralisação de duas horas por turno nos portos do centro e sul do país. A greve estava prevista até ao Natal, mas é agora prolongada mais uma semana. O anúncio surge depois da aprovação do novo regime de trabalho portuário.

Estivadores antecipam novas formas de luta

O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul reuniu esta quinta-feira em plenário, acordando prosseguir a luta contra o novo regime do trabalho portuário, após a sua aprovação nesta sexta-feira, através da "via jurídica, política e sindical". Vítor Dias confirmou à Lusa que "a luta vai continuar", anunciando novas declarações para esta sexta-feira: "Não lhe respondo até amanhã [sexta-feira], que é o dia da aprovação. Depois da lei aprovada comunicaremos a estratégia que vamos adotar".

Bacalhaus destinados ao aquário do Museu de Ílhavo chegaram... congelados

Os trinta bacalhaus que partiram segunda-feira da Noruega - para uma longa viagem, de avião e de transporte rodoviário -, saíram de Alesund, passaram por Oslo, aterraram em Lisboa e seguiram daqui por estrada até à cidade de Ílhavo, onde, por esta hora, já deviam estar a nadar, nos tanques de quarentena. Destinavam-se ao primeiro aquário de bacalhaus do país. Mas chegaram mortos.

MINISTRO DA ECONOMIA:

Governo vai usar «todos os meios» para desbloquear greve dos portos

Álvaro Santos Pereira mostrou-se esta quarta-feira preocupado com o prolongamento da greve dos estivadores, e sublinhou a necessidade de desbloquear a situação.
“É fundamental desbloquear esta situação. Os prejuízos para a economia nacional são bastante avultados”, disse o ministro da Economia à margem de uma conferência sobre a crise europeia. “O governo entende que todos os meios devem ser usados para desbloquear esta situação”.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 [205] 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299