Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
HASTA PÚBLICA POR LICITAÇÃO VERBAL A 18 DE FEVEREIRO
Porto de Aveiro vende 100 mil toneladas de inertes
O Porto de Aveiro realiza, a 18 de Fevereiro, pelas 11:30, na sede da empresam, uma hasta pública por licitação verbal para a venda de 100 mil toneladas de inertes.
![]() |
Barco de pesca encalhado junto ao Porto de Peniche foi removido
O barco de pesca que estava encalhado desde quinta-feira à entrada da barra do Porto de Peniche foi removido às 03:30 de ontem, adiantou à agência Lusa o comandante do porto. "O barco foi removido às 03:30. Com a subida da maré, a embarcação conseguiu desencalhar-se pelos próprios meios", disse o comandante da Capitania de Peniche, Pedro Vinhas Silva, acrescentando que a operação decorreu dentro da normalidade, sem incidentes.
![]() |
MAIOR VALOR ANUAL DE SEMPRE
Portos continentais com balanço positivo em 2012
O movimento de mercadorias nos 7 principais portos continentais atingiu quase 70 milhões de toneladas em 2012, mais 1,7% que no ano anterior. Os dados revelados pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos revelam que apenas em dois portos, Lisboa e Setúbal, se registou um decréscimo.
João Carvalho, presidente do Instituto Portuário, ouvido pela Antena1, lembra a greve dos estivadores para afirmar que os resultados podiam ter sido ainda melhores.
![]() |
FUNCHAL
Quatro navios militares dos EUA num só mês
A fragata USS Nicholas foi o navio da marinha dos Estados Unidos a solicitar resguardo às autoridades marítimas madeirenses este mês. O navio da armada norte-americana chegou ao porto do Funchal pelas 12h00 de terça-feira e permaneceu atracado até às 17h00.
![]() |
CHERBOURG
Cargueiro suspeito no «Caso Camarate»
Foi um antigo agente da CIA, Oswald Le Winter, quem chamou a atenção para os movimentos de um cargueiro em portos portugueses, como consta do histórico do caso Camarate. Terça-feira, na 10.ª comissão parlamentar de inquérito, foi retomada a pista que vai dar origem a uma das primeiras diligências dos deputados.
Em análise vão estar os movimentos do Cherbourg no porto de Setúbal, entre 9 de Dezembro de 1980 e 22 de Janeiro de 1981, com carregamento de armas para o Irão. Os parlamentares vão pedir a ajuda das autoridades marítimas para comprovar dados relativos aos manifestos de carga daquele navio.
![]() |
MOVIMENTO PELA FERROVIA DISPAROU EM 2012 – AUMENTO DE 402%
Porto de Aveiro cresce 10% nas exportações
O Porto de Aveiro registou, em 2012, um crescimento de 10% nas exportações, subida de 0,3% no movimento global de mercadorias e um aumento exponencial no tráfego gerado por via ferroviária. Valores registados num ano em que, como é do conhecimento geral, se sentiram bastante os efeitos das greves portuárias, paralisações que totalizaram 142 dias em 2012, ou seja, 39% do ano.
![]() |
ÍNDICE PWC
Economia do Mar em Portugal caiu ligeiramente em 2011
O índice integrado de 2011 da PWC, referente à Economia do Mar em Portugal, manteve-se relativamente estável (96,3), sofrendo apenas uma ligeira redução quando comparado com o valor registado em 2010 (96,8). No que diz respeito ao sector dos "Transportes Marítimos, Portos, Logística e Expedição", olhando aos movimentos médios mensais de mercadorias e de contentores, a evolução global deste subsetor, durante 2011, foi positiva. Mantém-se a tendência de crescimento da contentorização, uma vez que garante uma maior segurança e menores custos de transporte. Já quanto à construção naval, essa continuou a cair, fruto da crise económica que continua instalada nos países desenvolvidos.
![]() |
União Europeia apresenta nova política portuária no Verão
A Comissão Europeia confirmou que vai apresentar a sua nova proposta de política portuária no Verão de 2013.
![]() |
EMPORDEF encomenda estudo sobre alternativas à venda dos Estaleiros de Viana
A Empordef, holding pública que detém a totalidade do capital dos ENVC, encomendou um estudo onde compara alternativas à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), com o objectivo de o apresentar a Bruxelas.
![]() |
Barcaça de 190 metros entra no Porto de Setúbal
Deu entrada no Porto de Setúbal, no dia 17 de janeiro, a barcaça “S44” do armador SAIPEM s.p.a., Grupo ENI s.p.a., agenciada pela Afonso H. O’Neill & CA, Lda, com destino aos estaleiros da Lisnave, para reparação.
![]() |
2012
Contentores garantem record em Leixões
O forte crescimento da carga contentorizada – e, logo, da actividade do TCL – foi decisivo para o recorde conseguido por Leixões, em 2012, com um total de 16,6 milhões de toneladas movimentadas, lê-se do site da empresa.
Relativamente ao exercício de 2011, que já havia sido um recorde, o crescimento foi de 2%, ou cerca de 250 mil toneladas.
A carga contentorizada, por si só, cresceu 19%, tendo passado dos 5,4 milhões para os 6,5 milhões de toneladas.
![]() |
EM FEVEREIRO
Ministro quer esclarecer situação dos Estaleiros de Viana do Castelo
O ministro da Defesa disse que a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) tem de «estar clarificada» em fevereiro, mas alertou que avançar com a reprivatização depende da resposta de Bruxelas.
«O Governo está a prestar todos os esclarecimentos que permitam salvaguardar a reprivatização. Quero acreditar que em fevereiro esse esclarecimento seja possível», afirmou esta quinta-feira à noite o governante, numa entrevista à estação televisiva Porto Canal.
![]() |
HOJE, EM FARO
Cerimónia de entrega do cargo de Comandante da Zona Marítima do Sul
Hoje, 25 de Janeiro de 2013, pelas 16h30, decorre a cerimónia de entrega do cargo de Comandante da Zona Marítima do Sul e por inerência Chefe do Departamento Marítimo do Sul e Comandante Regional da Polícia Marítima do Sul, do Capitão-de-mar-e-guerra RES Guilherme Adelino Figueiredo Marques Ferreira para o Capitão-de-fragata Eduardo Jorge Malaquias Domingues.
![]() |
LEIXÕES
TCL movimenta mais de 2.500 TEU num só dia
A semana n.º 2 do TCL ficou marcada pelo excepcional resultado verificado logo na segunda-feira, 7 de Janeiro, quando foi superada a fasquia dos 2.500 TEU.
Nesse dia, o melhor da semana, foram operados seis navios, tendo sido descarregados/carregados 1.627 contentores, equivalentes a 2.504 TEU.
![]() |
Bruxelas suspeita de que o Estado financiou ilegalmente os Estaleiros de Viana
A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que está aberta uma “investigação aprofundada” a ajudas do Estado no valor de 180 milhões de euros aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENC).
![]() |
Porto de Setúbal Elimina Taxa sobre os Contentores
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) aprovou a eliminação da Taxa de Uso do Porto (TUP) que até agora era aplicada à movimentação de contentores no porto de Setúbal.
![]() |
FALTAM PROJECTOS ATRACTIVOS, DIZ A MINISTRA
Assunção Cristas quer captar investimento estrangeiro para o mar português
A ministra da Agricultura e do Mar quer atrair investimento estrangeiro para o mar português. Assunção Cristas disse numa conferência em Lisboa que não faltam verbas, mas projetos atrativos para explorar os recursos marítimos. A ministra deu como exemplo as áreas da pesca, do turismo, da energia e da biotecnologia, sublinhando a necessidade de a exploração se fazer de forma sustentável.
![]() |
Governo quer privatizar estaleiros de Viana até Fevereiro
O Governo espera concluir o processo de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo até Fevereiro. No Instituto Hidrográfico, o ministro da Defesa lembrou que a direcção de concorrência europeia pediu esclarecimentos ao Ministério das Finanças que já foram dados.
Aguiar-Branco revela agora que ao Governo português só resta esperar.
![]() |
Leixões assume-se como «o maior porto exportador de contentores do País»
O Porto de Leixões registou em 2012 um aumento de 1,5% no total de mercadorias movimentadas, encerrando o ano com um novo máximo histórico de 16,6 milhões de toneladas. Um crescimento sustentado pelo aumento no volume das exportações realizadas a partir do Porto de Leixões, que registou um crescimento de 23% face ao ano anterior.
![]() |
Exportações no porto de Sines crescem 27% e mercadorias 11%
O Porto de Sines fechou o ano de 2012 com um novo máximo histórico de movimentação de mercadorias, alcançando um total de 28,6 milhões de toneladas movimentadas. Representa um crescimento global homólogo de 11%, puxado pelos três principais segmentos de carga, os granéis sólidos, a carga geral e os graneis líquidos. De destacar ainda que os movimentos de carga tiveram um crescimento muito mais acentuado que os movimentos de descarga, com os primeiros a aumentarem 18% e os segundos a cresceram 8%.