Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Investigadores de Peniche preparam hambúrguer de peixe
nvestigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, estão a estudar a preparação de um inovador hambúrguer de peixe, que será comercializado ainda este ano. O incentivo ao consumo de peixe é um dos objetivos do novo produto e o grupo de investigadores já testou a aplicação de diferentes espécies de peixe ao hambúrguer, desde pescada, tintureira e paloco, espécies às quais se pretende acrescentar maior valor comercial.
![]() |
Porto de Sines inicia 2013 com melhor mês de sempre nos contentores
Em Janeiro de 2013 o Porto de Sines estabeleceu um novo máximo histórico mensal na movimentação de carga contentorizada, com um total de 66.359 TEU, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012. Comparativamente, a movimentação de contentores nas cargas cresceu 40% e nas descargas cresceu 35%, o que representa um aumento mais significativo nas exportações.
![]() |
Visitas ao Porto de Lisboa podem ser marcadas no Facebook
A Administraçao do Porto de Lisboa convida a uma visita que lhe dará a conhecer o património histórico e cultural do Porto de Lisboa e a importância da sua actividade para o desenvolvimento sócio económico da cidade e do país. As visitas podem agora ser marcadas através do Facebook. AQUI
![]() |
Países de fora da Europa valeram 87% do crescimento das exportações
As empresas a operar em Portugal exportaram mais 2,5 mil milhões de euros de mercadorias em 2012 face ao ano anterior, uma subida de 5,8% explicada pelas vendas para países fora da União Europeia (UE), mostram dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A estagnação dos mercados tradicionais europeus – ou contracção nos casos de Espanha e da Alemanha, os dois principais destinos – foi mais do que compensada pelos clientes extra-comunitários, que compraram mais 20% do que em 2011 e valeram 87,6% do ritmo de crescimento das exportações.
![]() |
Abrandamento nas exportações cria apreensão para o futuro
Desilusão por causa das expectativas criadas no início do ano passado e apreensão em relação ao que irá acontecer no futuro: só assim é que, depois de um ano globalmente positivo para as exportações nacionais, podem ser recebidos os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Principalmente tendo em conta que a economia portuguesa tem nas exportações a sua grande (senão única) esperança de retoma.
![]() |
VIANA DO CASTELO
Estaleiros sem dinheiro somam processos em tribunal
Os prejuízos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo acumulam-se ao ritmo do número de processos que dão entrada em tribunal contra a empresa. Desta vez, quatro ex-colaboradores querem que um juiz anule o seu despedimento, que consideram discriminatório. Entre eles está o homem que assinava os cheques.
![]() |
LEIXÕES
TCL soma mais 11.148 TEU
Mais uma semana cumprida, e mais 11.148 TEU a acrescentar à conta do TCL no arranque de 2013.
Na semana n.º 4, cumprida entre 21 e 27 de janeiro, inclusive, o TCL recebeu e operou 25 navios, tendo movimentado 7.256 contentores, equivalentes a 11.148 TEU.
![]() |
Exportações crescem 5,8% em 2012, mas acentuam sinais negativos no final do ano
A tendência negativa que se verifica nos últimos meses nas exportações de bens portugueses acentuou-se em Dezembro. Ainda assim, na totalidade do ano, as vendas registadas ao estrangeiro subiram 5,8%, contribuindo, em conjunto com uma queda das importações, para uma melhoria do saldo comercial português de bens em 2012.
![]() |
Lisnave reparou 101 navios em 2012
A Lisnave manteve o volume de atividade em 2012, comparativamente com 2011, tendo reparado 101 navios, de 60 clientes oriundos de 23 países, o que comprova o resultado do esforço de dinamização da atividade efetuado pelo estaleiro português a nível internacional, revelou a empresa ao Expresso.
![]() |
Baleias abalroam barco de pesca no México e canoa no Havai
As baleias estão a enlouquecer? Parece que sim! Esta semana foram noticiados dois acidentes com este tipo de mamíferos.
![]() |
Há petróleo no Barreiro
A Direção Geral de Energia e Geologia acaba de assinar um contrato de prospeção e pesquisa de gás natural e petróleo em todo o distrito de Setúbal, com a empresa canadiana Oracle Energy Corporation.
![]() |
Transinsular com novos serviços para a Galiza e o norte da Europa
A Transinsular anunciou dois novo serviços. Um primeiro, denominado 'Central Line', com ligações semanais entre os portos de Lisboa e Leixões e o Norte da Europa (Roterdão e Antuérpia), incluindo o Báltico e a Escandinávia, que permitirá também ligações mais fáceis e diretas com outros mercados servidos pela Transinsular, reduzindo a burocracia e o tempo de trânsito.
![]() |
APSS requalifica espaço na área poente do Porto de Sesimbra
A APSS lançou, em janeiro, a empreitada de requalificação de espaço adjacente à EN 378, na área poente do Porto de Sesimbra. É uma intervenção que se insere no âmbito do plano de ordenamento e modernização do porto de Sesimbra, que se prevê estar concluída em junho de 2013, num investimento de 120 mil euros.
![]() |
Ameaça de encerramento dos Estaleiros de Viana deixa trabalhadores e deputados apreensivos
Os Estaleiros de Viana do Castelo têm viabilidade mesmo sem privatização. É pelo menos a vontade de um grupo de cinco trabalhadores recebido quarta-feira, à porta fechada, pela Comissão de Defesa, na Assembleia da República. Os deputados da maioria parlamentar afastaram ainda a hipótese de encerramento da empresa, notícia avançada pelo Jornal de Negócios.
![]() |
COM FALSOS NAUFRÁGIOS
Empresários de pesca enganaram seguradora
Ministério Público acusa duas empresas, respectivos sócio-gerentes e mestres das embarcações de “forjarem” naufrágios para serem indemnizados.
![]() |
Estaleiros de Viana podem mesmo fechar
Não é só a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que inquinou. A própria continuidade da empresa volta a estar em risco. Apesar de fonte governamental ter adiantado ao "Jornal de Negócios" que "o processo de privatização mantém-se, agora, com um candidato e é nesse cenário que estamos a trabalhar", fonte conhecedora do processo garantiu ao jornal que o Governo admite que o encerramento dos estaleiros poderá voltar, mais cedo que tarde, a ser um "cenário possível".
![]() |
TERMINAL XXI - PORTO DE SINES
MSC Portugal bate recorde ao movimentar 4.497 TEU numa escala
A Mediterranean Shipping Company (MSC) Portugal registou o seu primeiro recorde de 2013 ao movimentar 4.497 TEU num único navio, o MSC Paloma, na escala que fez no Terminal XXI a 16 de janeiro.
![]() |
APFF CONTINUA A SUBIR
Porto da Figueira da Foz com melhor ano de sempre
Movimento de 1.796.598 toneladas de mercadorias, 60% para exportação. Carga Geral Fraccionada sobe 16,5%. 471 navios, subida da arqueação bruta em 5,57%.
Estes são os números do melhor ano de sempre do Porto da Figueira da Foz
![]() |
EM 2012
Portos da Madeira movimentaram mais de um milhão de passageiros
Os Portos da Madeira movimentaram em 2012 cerca de um milhão e 102 mil passageiros, sendo que 592.936 foram turistas de cruzeiro e 253.520 da ligação entre o Funchal e o Porto Santo.
Neste número entram também os passageiros da Naviera Armas, cujo navio operou no Porto do Funchal até janeiro do ano passado, tendo transportado um total de 1387 passageiros só nesse mês.
![]() |
Nova lei dos portos já vigora
O novo regime do trabalho portuário, que fez parar durante quase seis meses os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz, entrou em vigor esta sexta-feira, com os Estivadores do Centro e Sul prestes a requerer a sua inconstitucionalidade. Vítor Dias, dirigente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, que liderou o protesto contra a nova lei, reiterou a intenção de requerer a inconstitucionalidade da lei e fazer uma denúncia junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).