Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MARINA FERREIRA:
«Barreiro será expansão natural do Porto de Lisboa»
Marina Ferreira afirmou ao Diário Económico que o Barreiro é já hoje uma zona de terminais portuários da APL (Tanquipor e Atlanport). Se for decidido que o novo terminal seja no Barreiro, resultará numa expansão natural do porto de Lisboa. Revelou também que, além de outras vantagens, o Barreiro tem a possibilidade de dispor de uma zona logística e tecnológica associada, propriedade do Estado através da Parpública e da Baía do Tejo.
![]() |
Porto de Setúbal atingiu 34% de quota na ferrovia
O Porto de Setúbal alcançou, em 2014, uma quota de mercado de 34% do número de comboios de mercadorias realizados nos portos nacionais, com 5,5 mil comboios anuais. É o segundo porto nacional em número de comboios. Foi ainda o que obteve o maior aumento na utilização do modo ferroviário em 2014, face a 2013, com uma taxa de crescimento de 33%. Os comboios realizados no Porto de Setúbal incluem o movimento de ferros, cimento, contentores de Portugal e Espanha, concentrado de cobre, madeiras e clínquer.
![]() |
JOÃO AGUIAR MACHADO:
Portugal pode ter financiamento de Bruxelas a 75% nos portos e ferrovia
Portugal poderá vir a beneficiar de financiamento até 75 por cento nos projetos submetidos a apoios comunitários, nomeadamente nos referentes aos portos e à ferrovia, considerados como prioritários pela Comissão Europeia. Em declarações à Transportes em Revista, o Diretor da DG Move, João Aguiar Machado, afirmou que o Mecanismo Interligar a Europa (Conecting Europe Facility) irá disponibilizar 26 milhões de euros para os projetos da Rede Transeuropeia de Transportes e que, «dentro desse envelope de 26 mil milhões, temos 12 mil milhões reservados para os países da coesão», como é o caso de Portugal, o que «quer dizer que esses países da coesão podem ter financiamento até aos 70 por cento ou até mesmo aos 75 por cento, enquanto que para os países “não coesão” o máximo será 40 por cento».
![]() |
VÍTOR CALDEIRINHA:
Porto de Setúbal satisfeito por entrar no «radar das soluções»
Esta quinta-feira, 29 de Janeiro, a APSS promove uma palestra sobre o crescimento sustentado no porto de Setúbal, espelhado nos oito milhões de toneladas movimentadas no ano de 2014, o melhor ano de sempre para o porto sadino. A CARGO falou com Vitor Caldeirinha que fez um balanço positivo de 2014 e mostrou-se optimista para o novo ano.
![]() |
PORTO DE LISBOA
Crescimento de 17% na movimentação em dezembro
No último mês de 2014, o porto de Lisboa registou um crescimento de 17% na movimentação de mercadorias face ao mesmo mês de 2013, um aumento corresponde a mais 160.345 toneladas movimentadas. Para este resultado muito contribuiu a performance positiva nos granéis sólidos, com um crescimento de 34%, ou seja, mais 146.657 toneladas.
![]() |
Exportações no Porto da Figueira da Foz aumentaram 10% em 2014
O Porto da Figueira da Foz registou um aumento de cerca de 10% nas exportações em 2014 face a 2013, representando estas 60% do tráfego total. As exportações atingiram 1,3 milhões de toneladas, tendo registado um crescimento de 9,6% em comparação com 2013 e de 22,1% face a 2012.
![]() |
A 29 DE JANEIRO
APSS realiza palestra «O crescimento sustentado do Porto de Setúbal»
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra vai realizar, no dia 29, uma palestra subordinada ao tema "O crescimento sustentado do porto de Setúbal", tendo como pano de fundo as oito milhões de toneladas alcançadas em 2014.
![]() |
VÍTOR CALDEIRINHA, PRESIDENTE DA APP:
Portos não deviam pagar IRC nem dividendos
"Só com os investimentos do PETI é que se vão reduzir drasticamente os custos", diz Vítor Caldeirinha. Na opinião do presidente da Associação dos Portos de Portugal, são precisas medidas já aplicadas noutros portos europeus, como a criação de zonas de tráfego livre.
![]() |
Porto de Sines regista em 2014 melhor ano de sempre
Com uma movimentação global de 1.227.694 TEU nos contentores e de 37,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas em 2014, o Porto de Sines registou o seu melhor ano de sempre.
![]() |
Administração do Porto da Corunha visita o Porto de Leixões
Uma Delegação do Porto da Corunha, liderada pelo seu Presidente, Enrique Losada Rodriguez, e composta pelos responsáveis das principais áreas operacionais, visitou esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, o Porto de Leixões, com objectivo de avaliar áreas de interesse comum para o desenvolvimento de futuras acções de cooperação entre os dois portos.
![]() |
Porto de Setúbal com nova linha Ro-Ro semanal
O Porto de Setúbal conta, a partir de janeiro de 2015, com uma nova linha de serviço regular em cargas Ro-Ro denominada “West Med Trade” a cargo do armador belga, EML – Euro Marine Logistics. A frequência é semanal, com escala regular todas as 2ªfeiras. A linha irá distribuir os veículos de exportação da VW, mas também irá exportar e importar outras marcas de automóveis.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
TCL fechou o ano com recorde de 659 mil TEU's
Em 2014, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) voltou a alcançar marca anual recorde, chegando aos 659 mil TEU's, apesar de um mês de dezembro aquém das expetativas, com pouco mais de 49 mil TEU's numa quebra de 13,3%. Face a 2013, o resultado do ano que agora terminal representa um crescimento de 6,1%.
![]() |
Porto de Setúbal lança concurso do Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, lançou o concurso público para a execução do “Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off para Jusante”, a decorrer até final de janeiro de 2015. É um investimento de 3,5 milhões de euros incluído na lista dos projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo, em 2014.
![]() |
LEIXÕES ATINGE NOVO MÁXIMO: 18 MILHÕES DE TONELADAS
Crescimento de 5,3% em 2014
O Porto de Leixões registou em 2014 um aumento de 5,3% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 18,1 milhões de toneladas. Este resultado só foi possível graças ao excelente desempenho e colaboração de toda a Comunidade Portuária de Leixões.
![]() |
NA SUA PRIMEIRA VIAGEM AO «PAÍS REAL» ENQUANTO PRESIDENTE DA EP REFER
António Ramalho considera o Porto de Aveiro como «uma das plataformas multimodais mais evidentes que temos em Portugal»
O administrador da REFER e da Estradas de Portugal considera que a sua primeira viagem ao “país real” tem na passagem pelo Porto de Aveiro uma marca forte por se tratar de um espaço que articula transporte marítimo, ferroviário e rodoviário. António Ramalho assumiu que se tratou de uma opção pensada.
![]() |
Porto de Setúbal exporta 67% da carga
O Porto de Setúbal exportou 5,2 milhões de toneladas de mercadorias em 2014, que correspondem a 67% do total movimentado relativamente à carga internacional, que atingiu 7,7 milhões de toneladas, depois de excluído o movimento de e para os portos nacionais.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Porto comercial mantém trajectória de crescimento no movimento de cargas
O Porto Comercial da Figueira da Foz terá fechado o ano de 2014 com um crescimento de 1,5 por cento, em relação ao ano anterior. Isto, segundo os dados preliminares avançados pela Comunidade Portuária do Porto da Figueira da Foz. Até ao final do mês, a administração portuária anuncia os resultados definitivos.
![]() |
Porto de Setúbal supera 100 mil TEU nos contentores
O movimento de contentores no Porto de Setúbal passou a barreira dos 100 mil TEU, em 2014. No total, foram movimentados mais de 103 mil TEU, um crescimento de perto de 47%, face a 2013. Registe-se que, nesta tipologia de carga, entre 2010 e 2014, foi possível duplicar o movimento em número de TEU.
![]() |
Governo rejeita portos na fusão entre Refer e EP
O Governo descarta que esteja a ponderar incluir as administrações portuárias na empresa que irá resultar do processo de fusão entre as gestoras das redes ferroviária (Refer) e rodoviárias nacionais (Estradas de Portugal). Contactado o gabinete do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, fonte oficial rejeitou "liminarmente a informação de que a empresa resultante da fusão entre a Refer e a EP alguma tivesse previsto a integração de quaisquer administrações ou gestões portuárias no seu perímetro".
![]() |
Almoço-debate conclui que terminal no Barreiro «é exequível»
Realizou-se quinta-feira, no Barreiro, um almoço-debate sobre o futuro terminal de contentores do Barreiro, que juntou personalidades como João Carvalho (IMT), José Laranjeira Anselmo (DG-MOVE), Carlos Humberto de Carvalho (presidente da CM Barreiro) e os vereadores Sofia Martins e Rui Lopo.