Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Empresa de Gestão Portuária da Coreia do Sul visita o Porto de Lisboa
A Administração do Porto de Lisboa recebeu no dia 2 de fevereiro, nas suas instalações, a visita de uma delegação composta por dezassete representantes da empresa responsável pela gestão portuária de Gwangyang, (GFEZ - Gwangyang Free Economic Zone), zona franca da Coreia do Sul.
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Terminal de contentores no Barreiro é cada vez mais «irreversível»
Rui Lopo, vereador do Planeamento e Ordenamento do Território da Câmara do Barreiro, considera que a localização do novo terminal de contentores no concelho é cada vez mais um processo "irreversível" e que existem vários investidores interessados.
"Vários investidores internacionais e grupos económicos interessados neste investimento estão a posicionar-se, o que, na nossa opinião, confere um carácter de irreversibilidade ao processo, particularmente sobre a sua localização no Barreiro", numa reunião do executivo autárquico.
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Porto de Setúbal lidera crescimento na carga expedida
O Porto de Setúbal foi o que mais cresceu, entre os portos nacionais, em 2014, em volume de carga embarcada, que engloba a carga exportada e a carga que saiu para portos nacionais, com um aumento de 23,4%, segundo dados do IMT-Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Lidera ainda o grupo dos quatro portos portugueses que registaram um volume de carga embarcada superior à carga desembarcada, com 67,2% do total movimentado no porto.
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Porto de Setúbal celebrou 8 milhões de toneladas e 100 mil TEU
O Porto de Setúbal celebrou o recorde de 8 milhões de toneladas de carga e 100 Mil TEU, ultrapassados em 2014, com a Palestra “O Crescimento Sustentado no Porto de Setúbal”, que decorreu, dia 29 de janeiro, no Auditório do Edifício Sede da APSS. Um evento que, para além comemorar os recordes da atualidade, relembrou o passado e lançou desafios para o futuro.
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Porto de Setúbal com novo Provedor do Cliente
O Porto de Setúbal passou a ter, como novo Provedor do Cliente, o Dr. João de Almeida, que exercerá funções como Provedor do Cliente do Transporte Marítimo dos Portos de Setúbal e Sesimbra, por três anos, com efeitos a 1 de dezembro de 2014. O Provedor do Cliente do transporte Marítimo dos Portos de Setúbal e Sesimbra é um órgão autónomo cuja missão é a defesa dos clientes do porto, zelando pelos interesses e salvaguarda dos direitos que, legalmente, lhes assistem. Constitui um importante contributo para a transparência da atividades portuária no Porto de Setúbal e é mais uma ferramenta para a melhoria do seu desempenho.
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Portos portugueses. Quatro anos a bater recordes (e há mais um)
Três portos - Setúbal, Aveiro e Leixões - são responsáveis pelo aumento da carga portuária movimentada em Portugal no ano passado, no qual foi batido um recorde absoluto de toneladas operadas. Sines movimenta quase metade da carga nacional.
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PORTO DE SINES
MSC regista o primeiro record de 2015 com 4 846 TEUs movimentados
A MSC Portugal continua a superar-se na movimentação de TEUs tendo registado o seu primeiro recorde deste ano ao movimentar 4 846 TEUs com o navio MSC Beryl na escala que fez no Terminal XXI do Porto de Sines a 21 de janeiro. Ao alcançar esta movimentação, o MSC Beryl bateu o anterior recorde do navio MSC Katie, registado a 14 de junho 2014 e que movimentou 4 617 TEUs neste mesmo terminal do porto de Sines, primeira paragem europeia do Lion Service.
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MARINA FERREIRA:
«Barreiro será expansão natural do Porto de Lisboa»
Marina Ferreira afirmou ao Diário Económico que o Barreiro é já hoje uma zona de terminais portuários da APL (Tanquipor e Atlanport). Se for decidido que o novo terminal seja no Barreiro, resultará numa expansão natural do porto de Lisboa. Revelou também que, além de outras vantagens, o Barreiro tem a possibilidade de dispor de uma zona logística e tecnológica associada, propriedade do Estado através da Parpública e da Baía do Tejo.
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Porto de Setúbal atingiu 34% de quota na ferrovia
O Porto de Setúbal alcançou, em 2014, uma quota de mercado de 34% do número de comboios de mercadorias realizados nos portos nacionais, com 5,5 mil comboios anuais. É o segundo porto nacional em número de comboios. Foi ainda o que obteve o maior aumento na utilização do modo ferroviário em 2014, face a 2013, com uma taxa de crescimento de 33%. Os comboios realizados no Porto de Setúbal incluem o movimento de ferros, cimento, contentores de Portugal e Espanha, concentrado de cobre, madeiras e clínquer.
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JOÃO AGUIAR MACHADO:
Portugal pode ter financiamento de Bruxelas a 75% nos portos e ferrovia
Portugal poderá vir a beneficiar de financiamento até 75 por cento nos projetos submetidos a apoios comunitários, nomeadamente nos referentes aos portos e à ferrovia, considerados como prioritários pela Comissão Europeia. Em declarações à Transportes em Revista, o Diretor da DG Move, João Aguiar Machado, afirmou que o Mecanismo Interligar a Europa (Conecting Europe Facility) irá disponibilizar 26 milhões de euros para os projetos da Rede Transeuropeia de Transportes e que, «dentro desse envelope de 26 mil milhões, temos 12 mil milhões reservados para os países da coesão», como é o caso de Portugal, o que «quer dizer que esses países da coesão podem ter financiamento até aos 70 por cento ou até mesmo aos 75 por cento, enquanto que para os países “não coesão” o máximo será 40 por cento».
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VÍTOR CALDEIRINHA:
Porto de Setúbal satisfeito por entrar no «radar das soluções»
Esta quinta-feira, 29 de Janeiro, a APSS promove uma palestra sobre o crescimento sustentado no porto de Setúbal, espelhado nos oito milhões de toneladas movimentadas no ano de 2014, o melhor ano de sempre para o porto sadino. A CARGO falou com Vitor Caldeirinha que fez um balanço positivo de 2014 e mostrou-se optimista para o novo ano.
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PORTO DE LISBOA
Crescimento de 17% na movimentação em dezembro
No último mês de 2014, o porto de Lisboa registou um crescimento de 17% na movimentação de mercadorias face ao mesmo mês de 2013, um aumento corresponde a mais 160.345 toneladas movimentadas. Para este resultado muito contribuiu a performance positiva nos granéis sólidos, com um crescimento de 34%, ou seja, mais 146.657 toneladas.
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Exportações no Porto da Figueira da Foz aumentaram 10% em 2014
O Porto da Figueira da Foz registou um aumento de cerca de 10% nas exportações em 2014 face a 2013, representando estas 60% do tráfego total. As exportações atingiram 1,3 milhões de toneladas, tendo registado um crescimento de 9,6% em comparação com 2013 e de 22,1% face a 2012.
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A 29 DE JANEIRO
APSS realiza palestra «O crescimento sustentado do Porto de Setúbal»
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra vai realizar, no dia 29, uma palestra subordinada ao tema "O crescimento sustentado do porto de Setúbal", tendo como pano de fundo as oito milhões de toneladas alcançadas em 2014.
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VÍTOR CALDEIRINHA, PRESIDENTE DA APP:
Portos não deviam pagar IRC nem dividendos
"Só com os investimentos do PETI é que se vão reduzir drasticamente os custos", diz Vítor Caldeirinha. Na opinião do presidente da Associação dos Portos de Portugal, são precisas medidas já aplicadas noutros portos europeus, como a criação de zonas de tráfego livre.
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Porto de Sines regista em 2014 melhor ano de sempre
Com uma movimentação global de 1.227.694 TEU nos contentores e de 37,6 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas em 2014, o Porto de Sines registou o seu melhor ano de sempre.
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Administração do Porto da Corunha visita o Porto de Leixões
Uma Delegação do Porto da Corunha, liderada pelo seu Presidente, Enrique Losada Rodriguez, e composta pelos responsáveis das principais áreas operacionais, visitou esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, o Porto de Leixões, com objectivo de avaliar áreas de interesse comum para o desenvolvimento de futuras acções de cooperação entre os dois portos.
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Porto de Setúbal com nova linha Ro-Ro semanal
O Porto de Setúbal conta, a partir de janeiro de 2015, com uma nova linha de serviço regular em cargas Ro-Ro denominada “West Med Trade” a cargo do armador belga, EML – Euro Marine Logistics. A frequência é semanal, com escala regular todas as 2ªfeiras. A linha irá distribuir os veículos de exportação da VW, mas também irá exportar e importar outras marcas de automóveis.
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PORTO DE LEIXÕES
TCL fechou o ano com recorde de 659 mil TEU's
Em 2014, o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) voltou a alcançar marca anual recorde, chegando aos 659 mil TEU's, apesar de um mês de dezembro aquém das expetativas, com pouco mais de 49 mil TEU's numa quebra de 13,3%. Face a 2013, o resultado do ano que agora terminal representa um crescimento de 6,1%.
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Porto de Setúbal lança concurso do Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, lançou o concurso público para a execução do “Projeto de Expansão do Terminal Roll-on Roll-off para Jusante”, a decorrer até final de janeiro de 2015. É um investimento de 3,5 milhões de euros incluído na lista dos projetos prioritários no PETI 3+, apresentado pelo Governo, em 2014.