Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 8 a 12 de Janeiro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 21 navios de mercadorias para o período de 8 a 12 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 4 | Ro-Ro: 1 | Graneleiro: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 2 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 2
![]() |
Portos britânicos criticam subestimação dos impactos do Brexit por parte do Executivo
O ‘Brexit‘ continua a estar no topo da agenda da comunidade portuária britânica: em nova reacção ao turbulento e incerto processo de divórcio, a Associação de Portos Britânicos (British Ports Association) declarou que as análises sectoriais levadas a cabo pelo Executivo do Reino Unido subestimam os desafios que Brexit acarretará para o sector dos portos britânicos.
![]() |
Governo vai lançar obras de 3,3 milhões para o Porto da Ericeira
O Governo deverá lançar este mês o concurso público de 3,3 milhões de euros para obras de requalificação do Porto da Ericeira, em Mafra.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 6 a 12 de janeiro
Prevêem-se 32 escalas de navios de mercadorias para o período de 6 a 12 de janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 13 navios porta-contentores, 6 navios carga geral multi deck, 5 tanques, 5 navios mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 frigorifico.
![]() |
Póvoa/Vila do Conde. Investimento de 1,4 milhões nos portos
As barras e portos de pesca da Póvoa de Varzim e Vila do Conde vão receber, este ano, um investimento estatal para dragagens de 1,4 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira, em comunicado, o Ministério do Mar.
Em Vila do Conde, as operações de dragagem, a supervisionar pela Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vão incidir na barra do rio Ave, estando previsto que comecem já neste mês de janeiro.
![]() |
DGRM abre concurso para admissão de Técnicos Superiores na Administração Marítima
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) acaba de abrir um concurso externo para o recrutamento de Técnicos Superiores para a Direcção de Serviços de Administração Marítima.
![]() |
Governo cria grupo de trabalho que vai elaborar Plano de Ordenamento do Porto e Cais Comercial de Faro
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, publicou terça-feira, 2 de Janeiro, o despacho de criação de um grupo de trabalho que deverá elaborar e apresentar o Plano de Ordenamento do Espaço afecto ao Porto Comercial de Faro e ao Cais Comercial.
Esta decisão é justificada por se entender que "a requalificação, a reabilitação e a dinamização das actividades ligadas ao mar do Cais Comercial de Faro assumem-se como um objectivo para criação de uma maior proximidade entre aquele e o restante espaço urbano da cidade de Faro".
![]() |
Competição de Ideias e Startups da Economia do Mar
A Mermaid Investments acaba de lançar a competição «Splash! by Mermaid» com prémios no valor de 100 mil euros, dirigida a encontrar novas ideias e startups com potencial de criação de propriedade intelectual, orientadas para a sustentabilidade e com elevado potencial de crescimento.
![]() |
Antiga capitania de Aveiro passa de vez para as mãos da Câmara
A Câmara de Aveiro acertou a celebração de um memorando de entendimento com a Capitania do Porto de Aveiro de forma a conseguir um desfecho para processos antigos, nomeadamente relativos à posse do edifício da antiga capitania, no centro da cidade, onde actualmente funciona a Assembleia Municipal.
![]() |
Madeira avança com concurso público para ligações marítimas regulares com o continente
O Governo Regional da Madeira autorizou no dia 28 a abertura do concurso público para a concessão de serviços de transporte marítimo regular de passageiros e carga através de navio ferry entre a Madeira e o continente português.
![]() |
Transporte marítimo de passageiros nos Açores cresce 5,4% nos primeiros 11 meses
A operadora marítima Atlânticoline, dos Açores, informa que entre janeiro e novembro o total de passageiros cresceu 5,4% relativamente ao período homólogo de 2016, o que equivale a um aumento de 29.004 de pessoas transportadas, para os 561.287. De acordo com a empresa pública, na ligação entre a Madalena do Pico e Horta, na ilha do Faial, a viagem diária das 11:30 permitiu ultrapassar a linha dos 500 mil passageiros transportados na operação regular do grupo central do arquipélago, que abrange as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 1 a 5 de Janeiro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 28 navios de mercadorias para o período de 1 a 5 de Janeiro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 4 | Ro-Ro: 3 | Graneleiro: 2 | Petroleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte Especial: 3 | Transporte Cimento: 1
![]() |
Noémia Freire, a primeira mulher admitida no curso de submarinista
Será a primeira mulher a frequentar um curso de submarinista em Portugal. Chama-se Noémie Freire, tem 29 anos e é da Freguesia de Vila Cã, em Pombal.
Noémie Freire concorreu à Marinha em 2006. Desde então, pelo currículo desta auxiliar de navegação passaram já várias missões nacionais e internacionais. Participou na missão de apoio à população madeirense, aquando do temporal que assolou a ilha em 2010, mas também já esteve mais distante, na Somália, em 2009 eem 2012, exemplifica a militar.
![]() |
Luz verde para novos comboios no Alentejo
A Infraestruturas de Portugal está autorizada, a partir de sexta-feira, 29 de Dezembro, a arrancar com os concursos de construção de uma linha ferroviária especializada no transporte de mercadorias do Porto de Sines para a Europa; é o troço entre Évora e Elvas e representa um investimento de 422 milhões de euros, dos quais 158 milhões são financiados por Bruxelas.
Este é o maior investimento ferroviário em Portugal para os próximos 4 anos. É o troço de linha que faltava para ligar Portugal à Europa.
![]() |
AÇORES
Entrada de mercadorias por via marítima é cinco vezes mais do que a exportada
A entrada de mercadorias (em toneladas) na Região Autónoma dos Açores, em 2016, correspondeu aproximadamente a cinco vezes o volume exportado, sendo o Coque e produtos petrolíferos refinados, os Produtos alimentares, bebidas e tabaco e Produtos da agricultura, da produção animal, da caça e da silvicultura; peixe e outros produtos da pesca responsáveis por 67,9% das entradas de mercadoria em 2016,
![]() |
Comandante Velho Gouveia é o novo director do Instituto de Socorros a Náufragos
Tomou posse como novo director do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) o Comandante Velho Gouveia, que sucede assim ao Comandante Sousa Costa no cargo.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 30 de Dezembro a 5 de Janeiro
Prevêem-se 26 escalas de navios de mercadorias para o período de 30 de Dezembro a 5 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa 12 navios porta-contentores, 4 navios carga geral single deck, 4 tanques, 3 graneleiros, 2 navios mistos – carga geral/contentores e 1 frigorifico.
![]() |
APSS realiza melhorias em infraestruturas e equipamentos do Porto de Setúbal
A APSS tem vindo a realizar, desde novembro, várias intervenções que visam a melhoria de diversos equipamentos e infraestruturas, a repavimentação do acesso ao Cais 2, já concluída, a pintura exterior do Edifício do Mercado de 2ª Venda do Porto de Setúbal, em curso, e pavimentação e pinturas na área de expansão a jusante do Terminal Ro-Ro Coelho da Mota, em curso.
![]() |
Ministra do Mar retira UTAP das renegociações dos contratos de concessão portuária
Numa decisão que reverte uma directiva estipulada pelo anterior secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro (em 2014), a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, resolveu afastar das negociações dos contratos de concessões portuárias – de Leixões, Aveiro, Lisboa e Setúbal – a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP).
![]() |
DGRM obtém certificação do Sistema de Gestão da Qualidade relativo às Atividades Operacionais do Estado de Bandeira
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, obteve no dia 22 de Dezembro a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade relativo às funções operacionais do Estado de Bandeira, no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2015. O sistema foi auditado pela “SGS Portugal” e contempla a componente de certificação de marítimos e de certificação de navios, quer nas novas construções quer nos navios em serviço e, ainda, a monitorização da frota dos Registos de Navios de Portugal.