Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Lisboa foi palco de operação inédita do Grupo ETE com carga de projecto
O Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB) acolheu «uma operação inédita» que juntou várias empresas do Grupo ETE, «num esforço conjunto para atingir o mesmo objectivo – eficiência da operação portuária e qualidade de serviço prestado no Porto de Lisboa».
![]() |
Empresa de Navegação Madeirense (Grupo Sousa) fez proposta para a ligação marítima via ferry Madeira-Continente
Poderá estar mais perto de se materializar a ligação marítima, via ferry, entre a Madeira e o Continente: o processo, que tem conhecido avanços e recuos ao longo dos últimos meses, conheceu agora novos desenvolvimentos. Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira, adiantou que a Empresa de Navegação Madeirense apresentou uma proposta concreta.
![]() |
Governo Regional dos Açores pondera propor extensão do prazo das concessões portuárias
De acordo com a agência Lusa e o jornal ‘Diário de Notícias’, o Governo Regional dos Açores pondera seriamente propor, ao parlamento açoriano, a mudança do regime jurídico afecto à operação portuária nos Açores – este dado surge na sequência das novas informações relativas à concessão do terminal de transbordo de contentores do Porto da Praia da Vitória, divulgadas pelo Executivo Regional.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
«Port State Control» é fundamental para um shipping seguro, sustentável e competitivo
No seu discurso, Ana Paula Vitorino começou por declarar que Portugal «tem um duradouro compromisso para com as questões marítimas», e, portanto, a «protecção ambiental, a segurança e as condições laborais são de extrema importância para o desenvolvimento da segurança marítima», recordando que Portugal «é um dos 14 países que adoptou o Memorando de Entendimento referente ao ‘Port State Control’, em Janeiro de 1982».
![]() |
DGRM acolhe evento internacional de Port State Control
Portugal recebe de 7 a 11 de maio o encontro bianual do Memorando de Paris (ParisMoU), evento de referência mundial no âmbito do controlo de Estado do porto (Port State Control).
Pela primeira vez organizado pela Administração Marítima de Portugal, a DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Recursos Marítimos, a 51ª edição do Comité do ParisMOU realiza-se em Cascais, cuja sessão de abertura foi presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
![]() |
Conexão Sines-Caia «é estruturante» para o progresso de Portugal e Espanha, diz Pedro Marques
Pedro Marques considerou, durante a cerimónia de assinatura de um protocolo referente à criação da euro-cidade Elvas/Badajoz/Campo Maior (integrada no eixo Lisboa-Madrid-Barcelona), que a conexão ferroviária Sines-Caia é de cariz «estruturante» para o desenvolvimento de Portugal e Espanha, caracterizando esse passo como «o mais marcante» investimento do seu mandato.
![]() |
DE 8 A 10 DE MAIO
Fragata Hermione está em destaque nas comemorações do Dia da Europa em Portimão
A fragata Hermione, que vai estar ancorada em Portimão entre 8 e 10 de Maio, será um dos pontos centrais das comemorações no Algarve do Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio, quarta-feira. A embarcação francesa vai receber a bordo a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa, às 10h00, e as intervenções oficiais também estão marcadas para o Porto de Portimão.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
MINISTRA DO MAR PARTICIPA NA 52.ª SESSÃO DO PORT STATE CONTROL COMMITTEE, EM CASCAIS
Esta segunda-feira, dia 7 de maio, pelas 10h00, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir na cerimónia de abertura da 51.ª Sessão do "Port State Control Committee", do Paris MoU - Memorando de Paris, evento que este ano se realiza em Portugal, na Cidadela de Cascais.
![]() |
LIGAÇÃO ÉVORA-ELVAS
IP lançou concurso para a construção do sub-troço Alandroal - Linha do Leste
A Infra-estruturas de Portugal lançou, dia 30 de Abril, o concurso da empreitada para a construção do sub-troço da Linha de Évora, entre Alandroal e a Linha do Leste – a obra tem «um valor base de 195 milhões de euros» e consiste na «construção de nova plataforma ferroviária numa extensão de 38,5 quilómetros, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul».
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 7 a 11 de Maio
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 24 navios de mercadorias para o período de 7 a 11 de Maio. Por classificação: Porta-Contentores: 5 | Tanque: 2 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte Especial: 2
![]() |
CESE recomenda reciprocidade para a indústria marítima europeia face à Ásia
O Comité Económico e Social Europeu (CESE) apelou à Comissão Europeia (CE) para que adopte uma política forte de reciprocidade que garanta a sobrevivência da indústria marítima europeia face à concorrência dos estaleiros asiáticos.
Em concreto, o CESE recomendou que todos os serviços da CE redobrassem esforços “no sentido de assumir a responsabilidade pela conclusão da estratégia LeaderSHIP 2020 (LS 2020) e pela preparação e execução da nova estratégia para o sector – LeaderSHIP 2030 –, em colaboração com as partes interessadas”, conforme se lê num parecer daquela entidade.
![]() |
MINISTRA DO MAR REUNIU COM A UGT E COM A FNSTP
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reuniu esta sexta-feira, 4 de Maio, pelas 10h00, com membros da direção da União Geral de Trabalhadores (UGT), nas instalações do Ministério do Mar.
Pelas 11h30 recebeu uma delegação da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP).
![]() |
SUSANA BROCO (GALP)
«Há uma série de serviços que podem trazer mais navios aos portos nacionais»
Em entrevista à Revista Cargo, Susana Broco, responsável pela área de novos negócios da Galp, fez um balanço da actividade da empresa no fornecimento de combustível a navios. Não se mostrou convencida numa rápida mudança de paradigma energético mas garante que a Galp está atenta e a posicionar-se para continuar a ser referência nas bancas. E mostra-se convicta do potencial de Portugal e dos portos nacionais.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 5 a 11 de Maio
Prevêem-se 26 escalas de navios de mercadorias para o período de 5 a 11 de Maio. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios de contentores, 5 carga geral single deck, 4 tanques, 2 mistos – carga geral / contentores e 1 frigorífico.
![]() |
Governo aprova criação de Centro de Defesa do Atlântico
Foi aprovada em Conselho de Ministros a resolução que autoriza a criação do Centro para a Defesa do Atlântico (CeDA) na Ilha Terceira, nos Açores, refere o Governo em comunicado. O CeDA “ficará instalado na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, focando-se no domínio da segurança marítima, mas igualmente com um alcance nos domínios terrestre, aéreo e da ciberdefesa”, refere o comunicado.
![]() |
Projectos de investimento no Porto de Setúbal incidem nas acessibilidades
A APSS está a maximizar a operacionalidade das infraestruturas portuárias, a proceder ao aprofundamento do canal da barra e a aperfeiçoar os sistemas de informação através da Janela Única Logística. Em causa está a evolução, a médio prazo, do setor marítimo português.
![]() |
Ministra do Mar presidiu à assinatura do Contrato de Construção do Molhe de Angeiras
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu à cerimónia de assinatura do contrato de Empreitada de construção da obra marítima de abrigo na zona piscatória de Angeiras (Quebra-Mar de Angeiras) que decorreu no Ministério do Mar.
A obra, com um tempo de vida útil de 50 anos e um investimento de cerca de 4 Milhões de euros, tem como objetivo proporcionar melhores condições de abrigo no Portinho de Angeiras, em relação à agitação marítima durante a navegação de aproximação e partida para a pesca, e reforçar as condições de exercício da atividade da pesca de uma comunidade que vive exclusivamente desta arte.
![]() |
EMBAIXADOR DE PORTUGAL NA CHINA
Portugal quer o Porto de Sines no projecto chinês «Uma Faixa, Uma Rota»
O embaixador de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte, reiterou na terça-feira que Portugal tem a ambição de incluir o Porto de Sines no projeto chinês "Uma Faixa, Uma Rota".
"Portugal tem um interesse inequívoco em ficar conectado, com esta iniciativa, do ponto de vista económico", afirmou o embaixador, durante uma conversa com os jornalistas, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong.
Para José Augusto Duarte este projecto pode ajudar bastante a economia portuguesa já que o país tem "uma posição estratégica única na Europa, de facilidade de ligação ao continente americano e ao continente africano [por mar] e por terra a toda esta massa continental euro-asiática".
![]() |
Marinha dá 3 voltas ao mundo em 3 meses
Nos primeiros três meses do ano 2018 a Marinha Portuguesa percorreu 73.285,19 milhas náuticas, o equivalente a 3, 4 voltas ao mundo (sobre a linha do Equador) realizando mais de 8000 mil horas de navegação.
![]() |
Meta dos 3 mil TEU diários é feito «cada vez mais frequente» na Yilport Leixões
Abril com produtividade a mil – com este provérbio adaptado poderíamos descrever facilmente o trajecto da concessionária Yilport Leixões no que toca à movimentação de contentores no porto nortenho: a empresa voltou, pela segunda vez num espaço de escassos dias, a roçar a marca dos 3 mil TEU diários.