Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MAR motiva criação de agência de contratação de tripulantes

Marítimos Manning Portugal. Assim se chama a nova agência de manning, de contratação de tripulantes, criada no âmbito do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) por um grupo de parceiros internacionais com navios no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). O objetivo visa estabelecer a ligação entre os armadores internacionais do MAR e os marítimos e jovens formados em Portugal.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 23 a 29 de Junho

Prevêem-se 28 escalas de navios de mercadorias para o período de 23 a 29 de Junho. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios de contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 2 graneleiros, 2 carga geral multi deck, 1 misto – carga geral/contentores e 1 transporte de gado.

Be a Seafarer: iniciativa que está a recrutar jovens

Na sequência da falta de marítimos prevista para os próximos anos no Canadá – uma perda de 20%, devido à reforma dos profissionais num segmento que ali se caracteriza por um envelhecimento -, o The Seafarers Training Institute lançou uma iniciativa, denominada Be a Seafarer, para recrutar jovens, segundo comunicado oficial.

Portos do Reno visitaram Porto de Leixões e Via Navegável do Douro

A Via Navegável do Douro e o Porto de Leixões receberam recentemente a visita de uma delegação de representantes de portos do rio Reno, localizados na Alemanha e na Suíça, revelou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). Segundo a APDL, delegação foi composta por elementos dos portos de Estugarda, Mannheim e Kehl, da Alemanha, e do porto de Basileia, na Suíça.

Dragar Porto Santo vai custar 650 mil

A APRAM - Administração dos Portos da Madeira - já abriu o concurso público para a dragagem do porto do Porto Santo. Uma intervenção que tem sido reivindicada, em especial, pelo operador do Lobo Marinho.
O concurso público decorre durante 14 dias e tem definido como valor base, o máximo que a APRAM se predispôs a pagar pelos trabalhos, 644 mil euros. Mas, como o único critério de avaliação é o custo a apresentar pelos eventuais concorrentes, é provável que consiga um preço mais baixo.
 

19 DE JUNHO

Dia do Porto de Sines

O Dia do Porto de Sines foi estabelecido pela APS, S.A., com o objetivo de abrir o porto e a sua componente operacional à sociedade envolvente, com particular incidência sobre as escolas. O evento tem lugar anualmente no dia 19 de junho, o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que foi o início de todo o processo.

Pretende-se que este seja um dia diferente, em que os participantes podem aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo possível conhecer o quotidiano de uma infraestrutura portuária de cariz internacional, como o Porto de Sines. O programa inclui a visita aos terminais portuários e a várias salas de comando e controlo, passeio marítimo e muito mais...

Este é um evento aberto a toda a comunidade, que tem como objetivo aproximar o porto e as empresas das pessoas.

Associando-se à efeméride, difundimos esta newsletter temática com algumas das notícias publicadas sobre o Porto de Sines nos últimos meses.
 

DGRM melhora capacidade de resposta através da criação do Sistema Nacional de Embarcação e Marítimos

A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos é responsável pela implementação e gestão do Sistema Nacional de Embarcação e Marítimos e do Balcão Eletrónico do Mar que permitirá que os pedidos dos utilizadores, incluindo os atos de registo e inscrição, bem como toda a tramitação sejam futuramente efetuados de forma desmaterializada através do BMar.

ESTA QUARTA-FEIRA

Aicep leva seminário Em Foco China - E-Commerce ao Porto de Leixões

A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal realiza o seminário Em Foco China, sobre E-Commerce – WeChat Shops, esta quarta-feira, dia 20 de Junho, no auditório da APDL – Administração dos Portos de Leixões, no Porto.

Esta sessão será assegurada pelo EU SME Centre, visando dar a conhecer às empresas portuguesas um dos canais de vendas electrónicas disponíveis na China, que permite, entre outras vantagens, vender directamente ao mercado chinês a partir de Portugal.

PORTO DE LISBOA

Abertos vários procedimentos concursais

Estão abertos vários Procedimentos Concursais para atribuição de licenças de utilização privativa referente à ocupação de parcelas do domínio público hídrico no Edifício 78, Nave 6, em Santos; no Edifício Gonçalves Zarco e no Armazém 15, na Doca de Santo Amaro, ambas em Alcântara, e no arruamento de acesso ao molhe jusante da Doca de Belém.

20 E 21 DE JUNHO

Santarém recebe maiores especialistas mundiais em logística

A revista Supply Chain Magazine organiza em Santarém a “SCM Conference”, nos dias 20 e 21 de junho, no CNEMA. Está prevista a participação de mais de 1500 profissionais de logística e cerca de 80 oradores, entre os quais alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais em cadeias de abastecimento, como IKEA, INESC-Tec, Bosch Car Mulmedia, CTT, Cross Logistics Consulting, Mub-cargo, VW-Autoeuropa, Sonae MC ou Luz Saúde.

NRP Tejo em missão nos Açores

O Navio da República Portuguesa (NRP) Tejo atracou dia 12 no Porto de Ponta Delgada para a sua primeira missão nos Açores, com uma duração prevista de um mês e meio.

A missão tem como objectivo prioritário a vigilância e patrulha dos espaços marítimos do arquipélago dos Açores, tendo em vista o exercício da autoridade do Estado no mar, e ainda, a presença junto das diversas comunidades das Ilhas que constituem o arquipélago, bem como realização de ações de busca e salvamento marítimo.

SINES

APS participou na Feira do Mar 2018

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve participou na Feira do Mar 2018, que se realizou entre os dias 15 e 17 de junho, em Sines. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Sines e pelo Sines Tecnopolo em parceria com a APS, englobou uma conferência que teve lugar no auditório do Porto de Sines, concertos e ainda uma mostra profissional, entre outras atividades.

SINES

Produtores de vinho mergulham garrafas na água do mar

Quatro produtores da Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana decidiram mergulhar cerca de 450 garrafas no Porto de Sines. Foram eles a Companhia Agrícola da Barrosinha, A Serenada, Herdade do Portocarro e Pêgo da Moura. As garrafas foram colocadas por um barco de pesca junto a um dos molhes (da parte interior, claro) do Porto de Sines e vão aí ficar até, previsivelmente, até ao dia de São Martinho, dia 11 de Novembro.

Figueira da Foz vai ter navios maiores e quer mais operações ferroviárias

Se em 2005 as dragagens efectuadas no porto da Figueira da Foz para aumentar de 5,5 para 6,5 metros o calado dos navios permitiu a duplicação da carga movimentada, há boas razões para crer que novas obras para aceitar embarcações de oito metros levem a um ainda maior aumento da procura.

E não se trata só de crer. A Comunidade Portuária do Porto da Figueira da Foz, que é composta pelos principais empresas que ali operam, tem estudos de mercado que demonstram que basta um investimento de 16 milhões de euros para reposicionar aquela infra-estrutura no mapa dos portos marítimos nacionais.

Nogar expande-se em Portugal com estiva e transportadora no Porto de Viana do Castelo

O Grupo Nogar não demorou até dar novo passo no seu processo de expansão em Portugal – depois ter expandido a sua presença por terras lusas com a compra da Europac Logística (filial do Grupo Europac que opera no Porto de Viana do Castelo), há pouco mais de um ano, o grupo espanhol (através da sua subsidiária Servinoga) junta agora ao seu portefólio luso a totalidade de uma empresa de estiva e uma transportadora marítima.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 18 a 22 de Junho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 30 navios de mercadorias para o período de 18 a 22 de Junho. Por classificação: Ro-Ro: 1 | Porta-Contentores: 4 | Tanque: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 6 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 1 | Navio Submersível: 2

Estudo antecipa futuro do transporte marítimo por contentores

A seguradora TT Club e a consultora McKinsey produziram um relatório denominado «Brave new world? – Container transport in 2043», que resume o que os principais responsáveis da indústria do transporte marítimo pensam sobre o que será o transporte por contentores nos próximos 25 anos.

INÍCIO ESTA SEGUNDA-FEIRA

Maior exercício naval em Portugal envolve mais de 2 mil militares

A Marinha realiza, de 18 a 28 de junho, o exercício naval SWORDFISH 18, na costa Ocidental Portuguesa, que tem como objetivo principal preparar a esquadra para dar resposta em cenários de crise.

Participam neste exercício um total de nove navios nacionais, dois navios espanhóis, um navio francês, um navio italiano, um navio inglês, Forças de Mergulhadores e Fuzileiros Nacionais e Espanholas, e ainda aeronaves da Força Aérea Portuguesa e Espanhola, englobando um total de 2300 militares.

MINISTRA DO MAR ABRIU REUNIÃO MINISTERIAL DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO) NO DIA MARÍTIMO MUNDIAL

No âmbito da Conferência do Dia Marítimo Mundial, organizada pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), com a colaboração do Governo da Polónia, foi concedido à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o papel de liderança da Mesa Redonda sobre o tema Green Shipping.
No evento, que decorreu na cidade polaca de Szczecin até sexta-feira, dia 15 de Junho, Ana Paula Vitorino foi escolhida pela IMO para abrir a sessão e liderar a Mesa Redonda que discutiu o tema Green Shipping. Na sua intervenção, a governante lembrou os grandes desafios que a indústria do transporte marítimo global enfrenta a nível de sustentabilidade e aproveitou para destacar o trabalho e ambição de Portugal em matéria de descarbonização do sector.

ACTUALIZAÇÃO DO TARIFÁRIO DOS PORTOS E MARINAS SOB A JURISDIÇÃO DA PORTOS DOS AÇORES, S.A.

Tendo em conta a conjuntura económica e financeira de então, aliada à necessidade de garantir, durante esse período, alguma estabilidade nos preços dos bens aos cidadãos e às empresas regionais, o tarifário portuário no arquipélago tem-se mantido inalterado desde o ano de 2009.

Presentemente, perante um contexto completamente diferente, a economia dos Açores tem vindo a registar um crescimento relevante e consistente.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 [139] 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299