Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CLdN expande rede ibérica devido à «procura consistente nas rotas espanhola e portuguesa»
A CLdN expandiu a sua rede ibérica – a efectuar escalas em Santander (desde Setembro de 2016) e Leixões (desde 2013), a companhia foi sensível à «contínua procura positiva e consistente denotada nas rotas espanhola e portuguesa», procedendo assim à «expansão de sua rede» com o intuito de «incluir duas chamadas directas Zeebrugge/Santander por semana», a serem introduzidas em Setembro de 2018.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 9 a 13 de Julho
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 50 navios de mercadorias para o período de 9 a 13 de Julho. Por classificação: Ro-Ro: 7 | Porta-Contentores: 9 | Tanque: 5 | Petroleiro: 4 | Graneleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 15 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 2 | Transporte de Cimento: 2
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 13 de Julho
Prevêem-se 20 escalas de navios de mercadorias até 13 de Julho. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 11 navios de contentores, 3 carga geral single deck, 3 graneleiros, , 2 mistos – carga geral/contentores e 1 carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “FWN BONAFIDE”, navio classificado como carga geral multi deck, agenciado pela Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, S.A.. Proveniente do porto espanhol de Palma de Maiorca, o navio tem 7.767 t. de GT, 145.63 metros de comprimento, 7.2 metros de calado, 13 tripulantes a bordo e bandeira holandesa.
![]() |
Embaixador dos EUA acredita que GNL em Sines pode tornar Portugal «na Singapura da Europa Ocidental»
«Portugal tem a oportunidade de ser a Singapura da Europa Ocidental, de ser o ponto de entrada para esse produto», começou por afirmar Glass. No final do presente mês, Lisboa acolherá «uma cimeira de gás entre Portugal, Espanha e França» que visará a criação do mercado europeu de gás natural, com a ligação das redes ibéricas ao resto da Europa, explicou, aos microfones da Lusa. A solução prevê uma ligação via Pirenéus e permitirá abastecer a Europa através de Sines e da Argélia – uma alternativa ao gás proveniente da Rússia.
![]() |
DGRM, APRAM e IMT representam Portugal na reunião, em Bruxelas, do projecto «eManifest»
Portugal foi representado pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM), pela Direcção Geral de Recursos Naturais, Seguranças e Serviços Marítimos (DGRM) e pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na última reunião do projecto-piloto ‘eManifest’, ocorrida na cidade de Bruxelas.
![]() |
Portos do Mediterrâneo unem forças para reivindicar papel central na Nova Rota da Seda
Vinte dos principais portos e agências estatais do Mediterrâneo formaram a associação MED Ports, cujos principais objectivos são a promoção da colaboração entre os portos do Mediterrâneo e destaque da centralidade do Mediterrâneo nos novos fluxos comerciais globais. Com este passo concertado, os portos envolvidos esperam enfrentar, de modo unificado, os novos desafios do comércio internacional e da logística.
![]() |
ANA PAULA VITORINO EM MOÇAMBIQUE
Ministra do Mar assina protocolo e Plano de Implementação com Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique
A Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Alberto Mesquita, assinaram quinta-feira, dia 5 de julho, no âmbito da III Cimeira Luso-Moçambicana, um Protocolo de Cooperação no domínio dos Transportes Marítimos e dos Portos, para além do Plano de Implementação do Acordo de Cooperação assinado em 2017 por ambos os governantes.
![]() |
Marinha com mais mulheres ao Comando
Quase 12 anos depois de se tornar a primeira mulher piloto da Marinha, a capitão-tenente Mónica Martins faz de novo história tornando-se a primeira comandante piloto de um novo navio.
![]() |
Governo aprova acordo com Moçambique sobre transportes marítimos
"Foi aprovado o acordo de cooperação no domínio dos transportes marítimos e dos portos entre a República Portuguesa e a República de Moçambique", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros. O acordo em causa tem em vista "a promoção e desenvolvimento da navegação marítima", fortalecendo as relações dos respetivos setores marítimo-portuários.
![]() |
Porto de Lisboa recebe primeira escala de serviço da THE Alliance esta sexta-feira
A transportadora marítima Hapag-Lloyd revelou que o Porto de Lisboa receberá, já esta sexta-feira, dia 6 de Julho, a primeira escala de um serviço levado a cabo pela THE Alliance, o AL6, que faz a conexão entre o Mediterrâneo à América do Norte.
Depois de efectuar escalas nos portos italianos de Salerno, Livorno, La Spezia, Génova e no porto francês de Marseille-Fos Port, a embarcação MV Bilbao Bridge atingirá o porto da capital lusa. Posteriormente, tomará o rumo atlântico em direcção a Halifax, Nova Iorque, Norfolk e Savannah.
![]() |
ENTRE JANEIRO E MAIO
Terminais da COSCO movimentaram 39M de contentores
A COSCO Shipping movimentou mais de 39 milhões de contentores nos seus 34 terminais em todo o mundo – entre janeiro e maio – mais 13,7% do que em igual período do ano passado. Só fora do território chinês, a COSCO movimentou – em 11 terminais – mais de dez milhões de contentores, 1,46 milhões dos quais da Noatum Port Holdings.
Recorde-se que a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve na China em junho, em visita oficial, onde se encontrou com representantes da COSCO e da SIPG - Shanghai International Port Group, empresa estatal chinesa que detém o Porto de Xangai. Segundo o Ministério do Mar, estes encontros permitiram "perceber o potencial interesse" das duas companhias em "marcar uma presença mais forte em Portugal, em particular no Porto de Sines, que poderá ganhar com este parceiro uma maior projeção internacional, posicionando-o no topo da tabela dos principais portos europeus". Recorde-se que até final do ano deve ser lançado o concurso para a concessão do Terminal Vasco da Gama, em Sines.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Olinto Ravara assume a presidência da APA
Olinto Ravara acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e, por inerência, a presidência do Conselho de Administração da APFF, S.A, na sequência da renúncia de João Borges. A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais.
![]() |
Direcção de Faróis celebra o 94º aniversário
Realizou-se, recentemente, a cerimónia de comemoração do 94.º aniversário da Direcção de Faróis, nas suas instalações em Paço de Arcos. A cerimónia foi presidida pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Sousa Pereira, e contou com a presença do Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2º Comandante-geral da Polícia Marítima, Comodoro Ferreira Seuanes, do Contra-almirante Ventura Soares, entre outros oficiais e convidados, bem como antigos funcionários da Direção de Faróis.
![]() |
Ministra do Mar prorroga prazo de discussão pública sobre Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorina, decidiu prorrogar o prazo de consulta pública do Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM), por via do Despacho n.º 6/2018, de 29 de junho de 2018.
Deste modo, procede-se ao alargamento do período de discussão pública do projeto PSOEM (com excepção da zona do espaço marítimo nacional adjacente aos arquipélagos da Madeira e dos Açores), até 31 de julho de 2018.
![]() |
MILTON LOURENÇO | BRASIL
Portos: o exemplo de Portugal
Portugal está na moda. E não só atrai os milhares de turistas de várias nacionalidades que lotam as ruas e os cafés e restaurantes do Bairro Alto e de Belém em Lisboa, como também investidores de todos os quadrantes do mundo. Desta vez, são os chineses que descobriram bons negócios no setor de infraestrutura de Portugal, especialmente portos, linhas ferroviárias e hospitais.
![]() |
THREE RIVERS
Maior navio de sempre no Porto de Aveiro
Deu entrada esta terça-feira, dia 3 de Julho, o maior navio de sempre a escalar no Porto de Aveiro. O Three Rivers tem 190 metros e foi agenciado pela Navex - Empresa Portuguesa de Navegação, S.A.
O navio vem descarregar cerca de 27.000 toneladas de cereais, sendo o operador portuário responsável pela movimentação da carga a Aveiport-Sociedade Operadora Portuária de Aveiro.
![]() |
APDL recebe visita de delegação da Namíbia, que revela interesse no Porto de Leixões
O Conselho de Administração da APDL recebeu a visita de uma delegação da Namíbia, no Porto de Leixões. Esta visita visou colocar em cima da mesa eventuais parcerias entre o segundo maior porto de Portugal e as infra-estruturas portuárias do país africano.
![]() |
Deputada do PCP visita o Porto de Aveiro
Esta segunda-feira, dia 2 de julho, o Conselho de Administração da APA recebeu no Porto de Aveiro a visita da Deputada Diana Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, acompanhada por membros da Direção Regional PCP de Aveiro.
A visita teve como intuito conhecer o Porto de Aveiro, na sua vertente empresarial e de motor de desenvolvimento económico de toda a região.
Após uma apresentação do Porto de Aveiro a comitiva teve oportunidade de visitar alguns dos principais terminais portuários.
![]() |
Sines quer apanhar a onda crescente do gás norte-americano
Os Estados Unidos da América chegaram à liderança na produção de gás natural, mas estão de costas viradas à China. Portugal pode ser a porta de entrada para a Europa.
![]() |
Grupo de trabalho da JUL avança para primeiro porto-piloto em parceria com os Portos da Madeira
A equipa de trabalho da Janela Única Logística, JUL esteve reunida, durante dois dias, na Gare Marítima da Madeira para se debruçar sobre o «conjunto de procedimentos mais importantes» relativos à «construção do primeiro porto-piloto do projecto que são os portos da Madeira no seu conjunto», comunicou a APRAM – Portos da Madeira.