Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
17 A 21 DE SETEMBRO, EM LISBOA
Portugal Shipping Week
A ‘Portugal Shipping Week’ tem por objetivo mostrar Portugal como um centro marítimo global de transporte e logística. Esta iniciativa será constituída por vários eventos, geridos por diferentes organizações especializadas no sector do transporte marítimo, bem como por patrocinadores”.
O evento será presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e realiza-se em Lisboa, de 17 a 21 de setembro.
![]() |
A 28 DE AGOSTO
INvertebrateIT
O consórcio do INvertebrateIT está a organizar um evento de Brokerage, a realizar no dia 28 de agosto, em Montpellier, França, durante o AQUA18. O objetivo é mobilizar stakeholders e estabelecer parcerias que complementarão o apoio aos três vencedores do concurso realizado no âmbito do projeto: EntoGreen, IPATAC, MUSFLOUR.
![]() |
CASCAIS, 2 A 4 DE OUTUBRO
BioMarine Business Convention 2018
"BioMarine Business Convention 2018": Para que se possa avaliar a magnitude da iniciativa, desde a primeira edição em 2008 até à que se realizou em 2016, a organização estima que tenham sido realizados negócios durante o evento no valor de 155 milhões de euros.
![]() |
CANDIDATURAS ATÉ 19 DE AGOSTO
Blue Bio Value
Promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, o Blue Bio Value é um programa internacional de aceleração de projetos e startups ligadas à bioeconomia azul.
O programa terá uma duração de 8 semanas, entre setembro e novembro de 2018, sendo que o prazo para submissão de candidaturas termina no dia 19 de agosto.
![]() |
China e Croácia vão cooperar na construção de portos
Os Primeiros-Ministros da Croácia e da China debateram a possibilidade de uma cooperação bilateral em projectos infra-estruturantes, incluindo portos, refere o Safety4Sea. O encontro entre os dois governantes decorreu no âmbito da iniciativa 16+1, que reúne a China e 16 Estados da Europa de Leste e Central nos sectores do investimento, transporte, finança, ciência, educação e cultura, no quadro do projecto chinês One Belt, One Road, que visa unir a Ásia à Europa e à África por vias marítimas e terrestres.
![]() |
AQUAEXCEL 2020
Com abertura de concursos a cada três meses, o AQUAEXCEL visa promover o desenvolvimento sustentável do setor da aquacultura. O período para apresentação de candidaturas termina no dia 10 de agosto.
![]() |
Abram alas para o Maersk Madrid: Porto de Sines com novo record no horizonte
Talhado que está para grandes navios, não será surpresa que o Porto de Sines, referência em termos de águas profundas em Portugal, seja escalado pelos gigantes dos mares de todo o mundo: depois de receber a visita do MSC Eloane, o porto alentejano prepara-se para receber, no dia 3 de Agosto, a visita do Maersk Madrid, aquele que foi, até há cerca de um ano, o maior porta-contentores do mundo.
![]() |
Encomendas de navios diminuíram no 1º trimestre
No primeiro trimestre deste ano, as encomendas de novos navios ascenderam a 8,5 mil milhões de euros, o valor mais baixo desde 2016, segundo a VesselsValue, prestadora de serviços e dados sobre o transporte marítimo.
De acordo com a VesselsValue, o maior volume de encomendas no princípio do ano incidiu nos mercados com promessas de melhores ganhos, ou seja, nos segmentos de graneleiros e transporte de gás natural liquefeito (GNL).
![]() |
IN 4.0 - Adaptation of Industry 4.0 model to the naval sector
A Fórum Oceano, enquanto parceira do projeto IN 4.0, acolheu o segundo Steering Committee Meeting do projeto. O primeiro dia do encontro começou com uma visita ao Porto de Leixões, guiada por Luís Marinho Dias e Jorge Cabral da APDL, associada da Fórum Oceano, seguindo-se uma passagem pelo novo Terminal de Cruzeiros.
![]() |
Nova Rota da Seda pode reduzir custos de transporte em 50%
Os custos do comércio internacional, designadamente de transporte, podem ser reduzidos a metade nos países envolvidos no projecto Belt and Road Initiative (BRI), também designado por Nova Rota da Seda, promovido pela China desde 2013 e que visa unir o Extremo Oriente e a Ásia à Europa, Médio Oriente e a África por vias terrestres e marítimas através da antiga Rota da Seda, revela um estudo recente da consultora financeira ING citado pelo Safety4Sea.
![]() |
Digitalização leva à disrupção da indústria do transporte da carga marítima
As novas soluções de digitalização, como a big data, blockchain, drones e a robótica, estão a permitir que a indústria de transporte de carga marítima possa introduzir soluções disruptivas que visam reduzir ou eliminar actividades sem valor acrescentado, segundo um novo estudo da ABI Research, consultora internacional na área das tecnologias.
Nos próximos cinco anos, os players que integram a cadeia de valor do sector marítimo, vão aumentar a adopção de soluções que permitam lidar com questões de segurança, excesso de capacidade e modelos que permitam calcular os custos de forma rigorosa.
![]() |
JOSÉ BATISTA
O primeiro trabalhador do Porto do Porto Santo
José Batista tinha acabado o 11.º ano, preparava-se para continuar a estudar, mas um convite nas férias de verão de 1979, mudou o que tinha planeado. Foi convidado para ser fiscal na obra de construção do Porto do Porto Santo, aceitou e até hoje não está “nada arrependido.” Passado algum tempo, passou para agente de exploração, função que desempenha até hoje.
![]() |
União Europeia e China parceiros na governação dos oceanos
A União Europeia (UE) e a China assinaram um acordo de parceria sobre os oceanos no âmbito da 20ª Cimeira entre ambas as partes, que se realizou em Pequim. As duas partes vão trabalhar e conjunto para melhorar a governação internacional dos oceanos, incluindo o combate à pesca ilegal e a promoção de uma economia azul sustentável.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 30 de Julho a 3 de Agosto
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 16 navios de mercadorias para o período de 30 de Julho a 3 de Agosto. Por classificação: Ro-Ro: 1 | Porta-Contentores: 4 | Tanque: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 2 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 1
![]() |
Secretário de Estado da Internacionalização visita Porto de Setúbal
O Porto de Setúbal recebeu no dia 26 o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, no âmbito de um conjunto de visitas à rede empresarial de Setúbal.
A Presidente da APSS, Lídia Sequeira, apresentou os projetos de investimento em curso no Porto de Setúbal, nomeadamente a intervenção de melhoria das acessibilidades marítimas prevista para 2018, que consiste no aprofundamento do canal da barra e do canal norte para -15m ZH e -13,5 ZH, respetivamente, contribuindo para uma maior qualidade e segurança das operações, dotando o porto de condições para receber navios com maior capacidade; a melhoria das acessibilidades ferroviárias, para a qual estão em curso os estudos técnicos de engenharia, e que inclui a eletrificação das vias até ao interior dos terminais, e a modernização dos sistemas de informação, VTS, JUP e JUL.
![]() |
Novo Estudo de Mercado da Comissão Europeia sobre as Energias Oceânicas
A Comissão Europeia publicou, recentemente, um novo estudo de mercado sobre as energias oceânicas, elaborado pelo WavEC Offshore Renewables e a empresa italiana COGEA.
Baseado no Roadmap Estratégico para a Construção do Setor de Energias Oceânicas, de 2016, publicado pelo Fórum de Energias Oceânicas, este novo estudo estima o potencial de desenvolvimento futuro na Europa segundo três cenários (otimista, médio e pessimista), o investimento necessário para alcançar esse potencial, e as lacunas, barreias e desafios relativos ao investimento privado. O estudo propõe, igualmente, recomendações para responder às ações propostas no Roadmap de 2016.
![]() |
CLEMENTE VITAL
Há 14 anos a chefiar o porto da «ilha dourada»
Clemente Vital, o responsável pelo Porto do Porto Santo conhece muito bem os subterrâneos do porto, sabe por onde passam os cabos de eletricidade, da água, sabe de cor tudo o que lá está e como está.
Começou a trabalhar em 1982 como agente de exploração, mas fez um pouco de tudo. Foi o primeiro funcionário a trabalhar na marina em 1986 até ter sido entregue aos privados. Depois, há poucos anos, voltou a recebê-la. Também esteve na agência dos barcos que ligavam o Porto Santo e a Madeira, esteve três ou quatro anos na secretaria e há 14 anos, ficou à frente do porto, cuja obra acompanhou atentamente.
![]() |
MADRID MAERSK CHEGA A 3 DE AGOSTO
Segundo maior cargueiro do mundo no Porto de Sines
Carros com 1500 cv de potência, aviões capazes de ultrapassar cinco vezes a velocidade do som e comboios com dois quilómetros de carruagens são máquinas impressionantes. E um navio cargueiro? Dito em voz alta talvez não, mas o segundo maior cargueiro do mundo vem a Portugal e é um espectáculo que merece ser visto. O Madrid Maersk já passou ao largo da costa portuguesa, na sua viagem inaugural, mas agora vai atracar pela primeira vez no nosso país, visitando o Porto de Sines.
![]() |
Três mulheres comandam os navios da Marinha em missão no Sul
A Marinha tem atualmente na Zona Marítima do Sul três navios em missão e que são comandados por três mulheres. O NRP Escorpião, o NRP Pégaso e o NRP Sagitário têm ao comando respetivamente as tenentes Joana Canas Costa, Raquel Monteiro Pinto e Catarina Matos Aresta.
![]() |
MÓNICA MARTINS
Uma piloto de helis ao comando do Navio Sines
Quase 12 anos depois de se tornar a primeira mulher-piloto da Marinha, a capitão-tenente Mónica Martins faz, de novo, história, tornando-se a primeira comandante-piloto de um novo navio.
A Comandante Mónica Martins tem 41 anos e é natural de Valdonas, Tomar, tendo ingressado na Marinha em 1994. Ao longo da sua carreira já realizou diversas missões nacionais e internacionais, como piloto dos hélis embarcada nos navios.