Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
CRUZEIROS
Fim de semana em cheio no Porto do Funchal
Este sábado promete ser um dia bastante movimentado no porto da capital madeirense, com três embarcações a fazer escala. Às 7 horas, chegam os navios Saga Sapphire e Oceana, que têm capacidade total para 4 mil passageiros e tripulantes. À tarde, chega o navio The World, que tem a particularidade de ser um navio residencial, uma espécie de 'condomínio' que dá a volta ao mundo. Irá permanecer na ilha por dois dias.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 17 a 23 de Novembro
Prevêem-se 22 escalas de navios de mercadorias para o período de 17 a 23 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 porta-contentores, 6 carga geral single deck, 4 mistos – carga geral/contentores 3 tanques e 1 graneleiro.
![]() |
APDL promoveu Leixões e Viana do Castelo na 8.ª edição do «Business2Sea : Fórum do Mar»
A 8.ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar (que arrancou dia 14 e terminou esta sexta-feira), contou com a presença da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
![]() |
Ministra do Mar encerrou a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, encerrou a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018, organizada pelo Ministério do Mar no auditório do IPMA, esta quinta-feira.
A sessão contou com diversas apresentações, nomeadamente duas novidades tecnológicas. A de maior impacto foi a apresentação do novo portal BMar (Balcão Eletrónico do Mar - www.bmar.pt), uma nova plataforma online da DGRM que facilita, agiliza e desmaterializa diferentes procedimentos para os cidadãos e empresas.
![]() |
BUSINESS2SEA - FÓRUM DO MAR 2018
Porto de Aveiro e CPA marcam presença
Integrados no Stand da Região de Aveiro, o Porto de Aveiro, em conjunto com a Comunidade Portuária , marcam presença na Business2Sea - Fórum do Mar 2018.
O certame, que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, termina esta sexta-feira.
![]() |
Flash Fiscal da pwc sobre a «Tonnage Tax»
O Decreto-Lei n.º 92/2018, que define um novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional, explicado pela pwc.
![]() |
Governo dos Açores abre novo concurso para construção de navio de passageiros e carga
O Governo dos Açores vai abrir um novo concurso para a construção de um navio para o transporte marítimo de pessoas, viaturas e carga rodada no arquipélago.
O navio a construir, com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, segundo a resolução do executivo açoriano publicada em Jornal Oficial dos Açores, terá uma despesa até ao máximo de 48 milhões euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
![]() |
«Tonnage Tax»
Publicado o Decreto-Lei que cria novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional
Foi publicado esta terça-feira, dia 13 de novembro, o Decreto-Lei n.º 92/2018, que define um novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional, um tema definido como prioritário pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com o objetivo de reforçar a competitividade da bandeira portuguesa.
![]() |
Dragagem no Porto do Funchal custa 700 mil euros
Depois do anúncio do investimento de cinco milhões de euros para reforçar o manto de protecção da Pontinha, a APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira vai investir mais de 700 mil euros, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor, para a dragagem entre o cais número seis e o cais número oito.
![]() |
Secretário de Estado do Ambiente defende dragagens no Sado e Tejo
O Secretário de Estado do Ambiente está convencido de que as novas tecnologias e a capacidade da engenharia portuguesa vão permitir minimizar os impactes ambientais das dragagens previstas para os rios Sado e Tejo.
“Hoje em dia as tecnologias disponíveis permitem fazer esse trabalho” e lidar com “a problemática do risco”, disse Carlos Martins, acrescentando que “os engenheiros portugueses tem mostrado, ao longo dos anos, que tem capacidade para fazer obras de grande envergadura, de as fazer bem, e acautelando os valores ambientais que estão em jogo”.
![]() |
Uma cidade com 5000 americanos está no meio do Tejo
Porta-aviões USS Harry S. Truman está em Lisboa para a tripulação descansar dos exercícios Trident Juncture da NATO no mar do Norte.
"Adoramos a nossa rotina no mar, e todo o trabalho de equipa, mas agora, depois de uma missão exigente, a tripulação agradece ao povo de Lisboa a oportunidade de conhecer a cultura e história de Portugal", diz o capitão Nick Dienna, comandante do porta-aviões nuclear, um dos dez que os Estados Unidos têm e que lhes dá uma projeção de força única no mundo (a China tem dois porta-aviões, a Rússia só um).
![]() |
Agepor denuncia paragem dos terminais de contentores do Porto de Setúbal
A Agepor denunciou esta segunda-feira a inexistência de trabalho portuário nos terminais de contentores de Setúbal, sem que esteja decretada uma greve ao trabalho em horário normal, e pediu a intervenção do Ministério Público.
![]() |
Ana Paula Vitorino descreve OE para 2019 como instrumento de «continuada aposta no Mar»
«A estratégia do Governo para o Mar tem como objectivos primordiais a protecção do oceano e da biodiversidade marinha e o crescimento da economia do mar», lembrou Ana Paula Vitorino, constatando que, até aos dias de hoje, foram comprometidos «63,2% do financiamento total do Mar 2020» e liquidados «24,9 % da componente comunitária», com um alavancamento que ultrapassou os 400 milhões de euros de investimento público e privado.
![]() |
Kuwait Petroleum prepara entrada em Portugal com aposta no Porto de Sines na equação
Segundo noticia o ‘Jornal Económico’, a empresa petrolífera kuwaitiana Kuwait Petroleum prepara-se para entrar no mercado português por via da aquisição de uma participação de 50% na rede de distribuição de combustíveis do grupo português Vapo.
Além de almejar a duplicação do número de postos de abastecimento, um dos grandes objectivos da empresa Kuwait Petroleum é deter abastecimento directo por intermédio do Porto de Sines. O negócio está avaliado em cerca de 20 milhões de euros.
![]() |
Acessos ao porto de mar de Viana do Castelo custam 5,3 milhões de euros
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a intenção de adjudicar a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar, por 5,3 milhões de euros, à empresa Construções Amândio Carvalho. A decisão do executivo municipal teve por base o relatório final do júri do concurso público, lançado em Maio, com um preço base de sete milhões de euros.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 12 a 16 de Novembro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 38 navios de mercadorias para o período de 12 a 16 de Novembro. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 4 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 1 | Carga Geral (single e multi deck): 15 | Tanque: 7 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 2 | Transporte de Cimento: 1
![]() |
Concursos do molhe de Leixões e Terminal do Barreiro lançados até ao fim do ano
Na audição na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa esta sexta-feira, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou que os concursos para a extensão do molhe e aprofundamento da bacia de rotação de Leixões, o terminal do Barreiro e a ampliação do molhe Leste de Sines deverão ser lançados até ao fim de 2018.
São as principais obras de um programa de 1,2 mil milhões de euros para melhorar a rede de portos nacionais.
![]() |
Após incidente com derrame de ácido fórmico
Análise de água em Leixões garante que não existem riscos para a saúde nem impacto no ecossistema
Na sequência de um pequeno derrame de ácido fórmico no Porto de Leixões a 5 de Novembro, a APDL solicitou uma análise da qualidade da água ao CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto. O estudo concluiu que não se verificam vestígios de ácido na água, pelo que não existiu qualquer impacto para o ecossistema nem risco para a saúde pública.
![]() |
Docapesca começou dragagens do Gilão
A Docapesca já começou a dragagem de manutenção de fundos do rio Gilão, em Tavira, para “garantir as cotas de fundo necessárias à salvaguarda das condições de segurança para a navegação, abastecimento e estacionamento nessa área”, refere a empresa em comunicado, sublinhando que a operação representa um investimento de 281.650 euros.
![]() |
Lídia Sequeira e a melhoria das acessibilidades marítimas em Setúbal:
«Foram seguidos todos os processos previstos legalmente»
Lídia Sequeira, com o auxílio dos especialistas presentes, respondeu às muitas perguntas colocadas pela plateia, dissipando algumas concepções erradas: «Este não é um novo porto em Setúbal, mas sim a modernização do porto. Hoje em dia, trata-se simplesmente de saber se queremos continuar a ter um novo porto em Setúbal ou não. O que significa um porto em Setúbal? O porto, numa região, seja em Setúbal ou qualquer outra cidade, significa a atracção e instalação de indústria. Acredito que haja quem não queira indústria em Setúbal; essa é uma outra visão de desenvolvimento económico», declarou.