Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Embaixador chinês confirma memorando sobre Faixa e Rota
O Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run, confirmou esta segunda-feira a intenção de Lisboa e Pequim subscreverem um entendimento no quadro da Iniciativa Faixa e Rota, a estratégia internacional de iniciativa chinesa para construção de infraestruturas em corredores de logística comercial.
O interesse em atrair a China para os portos portugueses tem vindo a ser manifestado em vários momentos pela Presidência da República e pelo governo português. Sines e o porto de águas profundas da Praia da Vitória, no Açores, são vistos como infraestruturas com capacidade de atração de empresas chinesas.
![]() |
Impulsionada pela geografia do país e pelas potencialidades do Porto de Sines
Tirar o máximo partido da confluência entre a linha terrestre da Rota da Seda e a sua linha marítima
O objectivo de Portugal é tirar o máximo partido da confluência entre a linha terrestre da Rota da Seda e a sua linha marítima, potenciada pela geografia do país e pelas potencialidades do porto de Sines, um dos raros portos de águas profundas europeus na confluência entre continentes (onde os grandes navios contentores podem acostar).
![]() |
SINES
Portugal anuncia acordo para integrar porto estratégico à nova Rota da Seda
Lisboa, 29 nov (EFE).- Portugal assinará um acordo com a China para ligar o Porto de Sines, no litoral atlântico, à nova "Rota da Seda", o mega projeto de integração comercial promovido por Pequim.
O acordo foi antecipado pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O pacto deve ser assinado durante a visita a Lisboa do presidente da China, Xi Jinping, entre os dias 4 e 5 de dezembro.
"Queremos assinar um memorando esta semana para a integração do Porto de Sines à Rota da Seda", anunciou Costa num encontro com correspondentes estrangeiros.
![]() |
FNSTP acusa Sindicato dos Estivadores (SEAL) de usar os trabalhadores portuários de Setúbal para criar um conflito
Segundo a federação sindical, os trabalhadores portuários de Setúbal foram para o SEAL “um instrumento, um pretexto para criar um conflito e formas de luta laboral, que leve as autoridades e os operadores portuários a discutir com o SEAL, não as condições do Porto de Setúbal, mas, sim, as dos portos de Sines e de Leixões”.
![]() |
Yilport Leixões cresce 1,8% até Setembro e reforça quota de mercado no sistema portuário nacional
Em comunicado, a Yilport Leixões, concessionário do terminal de contentores do porto nortenho, realça o facto do Porto de Leixões – e a Yilport Leixões – ter sido «o único a crescer na movimentação de contentores entre Janeiro e Setembro», segundo os dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 3 a 7 de Dezembro
Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 16 navios de mercadorias para o período de 3 a 7 de Dezembro. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Tanque: 1 | Transporte Especial: 4 | Transporte de Gás Liquefeito: 1 | Transporte de Cimento: 1 | Navio Frigorífico: 1
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Terminado com grande sucesso o primeiro embarque dos automóveis da Autoeuropa
O Porto de Leixões terminou na tarde de sexta-feira, 30 de novembro, pelas 17 horas, o primeiro embarque dos automóveis da Autoeuropa, operação que decorreu com grande sucesso.
“O sucesso desta operação revela que Leixões está, de facto, preparado para fazer parte das soluções e para responder às necessidades de movimentação e exportação de viaturas automóveis”, afirma a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.
![]() |
APDL nega existência de 150 trabalhadores eventuais no Porto de Leixões
Em comunicado divulgado sexta-feira, a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esclarece que não é verdade que existam 150 trabalhadores eventuais no Porto de Leixões, refutando assim a informação avançada pela RTP na terça-feira, dia 27 de Novembro.
![]() |
DGRM desmente noticias sobre TUPEM relativo a dragagens no Sado
A Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que não foi tomada qualquer decisão sobre nenhum TUPEM (título de utilização privativa de espaço marítimo) relativo a dragagens no rio Sado e desmente as notícias divulgadas sobre esta matéria. A DGRM reforça que todas as notícias vindas a público nesse sentido são completamente falsas.
![]() |
«Não foi possível chegar a acordo» com os estivadores do Porto de Setúbal
Após três dias de negociações no Ministério do Mar, a Operestiva anunciou que “não foi possível chegar a um acordo”. Num comunicado enviado às redacções, a empresa disse ainda que esta falha se deveu à “intransigência dos representantes sindicais quanto aos portos de Leixões e de Sines”. Já o Ministério do Mar acusa os representantes do sindicato dos estivadores de utilizarem os trabalhadores “como moeda de troca para uma luta de poder sindical”.
![]() |
MINISTÉRIO DO MAR
COMUNICADO: «A PRECARIEDADE NO PORTO DE SETÚBAL PODIA TER ACABADO HOJE»
A precariedade no Porto de Setúbal podia ter acabado hoje. Essa era a vontade explícita deste governo e de todas as partes sentadas à mesa das negociações.
Nestes três dias todas as partes concordaram em alterar o regime laboral no porto de Setúbal acabando com a precariedade;
Todas as partes concordaram em fixar quadros permanentes e aceitaram as principais condições contratuais. Como concordaram e aceitaram a intervenção da Administração Portuária e do IMT. Conseguimos mesmo garantir que os operadores, publicamente, revissem as suas condições aumentando as vagas inicialmente oferecidas.
![]() |
Porto de Sines realiza simulacro de segurança
Decorreu esta sexta-feira, 30 de Novembro, um simulacro de segurança no Porto de Sines que teve como objetivo treinar a articulação e comunicação entre diversas autoridades e agentes económicos que operam nesta infraestrutura portuária.
![]() |
PORTO DE LISBOA
MV «STENA BLUE SKY» abastece bancas ao largo
O Porto de Lisboa recebeu o navio tanque gás liquefeito STENA BLUE SKY, agenciado pela Navex, para abastecimento de combustível ao largo (bancas). Este navio, que se encontra fundeado entre a Ponte 25 de Abril e Belém, possui 97.754 t. de GT, 285.4 metros de comprimento, 43.44 metros de boca, 11.8 metros de calado, 28 tripulantes e bandeira do Reino Unido.
![]() |
Embaixador Cai Run:
Portugal é importante para a «One Belt One Road»
Descrevendo a ideologia por detrás da obra literária ‘A Governança da China’, o embaixador Cai Run realçou a importância de Portugal no contexto da mega-iniciativa chinesa da One Belt One Road – «Portugal é importante para a One Belt One Road, o projecto chinês para incentivar o comércio e a prosperidade a nível global, inspirando-se na antiga rota da seda que ligava a Europa ao Extremo-Oriente», afirmou.
![]() |
Investimentos no Porto de Sines apontam para criação de 1600 novos empregos
Os investimentos previstos no Porto de Sines devem vir a criar, num futuro próximo, cerca de 1600 novos empregos e são tidos, pela dimensão que encerram em si, como principais destaques no âmbito do desenvolvimento económico da região e do país.
Quem o diz é Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, que salienta a importância da infra-estrutura portuária para este concelho do litoral alentejano.
![]() |
CONTENTORES
Sines (com quota nacional recorde de 58,2%) e Leixões forçam remontada
O relatório da AMT, que analisa os dados da movimentação de mercadorias nos portos do Continente, dá especial enfoque ao segmento da carga contentorizada: entre Janeiro e Setembro foram processados 1,4 milhões de unidades e 2,25 milhões de TEU, valores que indicam «uma recuperação» no movimento global de contentores.
Esta «relativa recuperação», como caracteriza a AMT no documento, «deve-se às variações positivas de Leixões e de Sines no que respeita ao número de contentores, onde Sines regista o valor mais elevado de sempre, e Leixões é o responsável pelo bom desempenho em volume de TEU», detalha a entidade.
![]() |
Dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim está em curso
O Ministério do Mar informou esta quinta-feira que tiveram início as operações de dragagem no porto de pesca da Póvoa de Varzim, numa intervenção orçada em 350 mil euros.
A empreitada, feita com caráter de urgência dado o problema de assoreamento na infraestrutura poveira, vai retirar 40 mil metros cúbicos de sedimentos na barra e canal de acesso ao porto de pesca.
![]() |
Leixões recebe automóveis da Autoeuropa
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) iniciou dia 26 a receção de 700 automóveis provenientes da Autoeuropa. Deste modo manifesta satisfação pela confiança depositada pela Autoeuropa na infraestrutura e nos operadores portuários.
![]() |
ESTIVADORES
Reunião «produtiva» mas negociações continuam
A Ministra do Mar garantiu esta segunda-feira, em Lisboa, haver abertura do sindicato, dos operadores e da administração dos portos para resolver o problema da precariedade em Setúbal. Ana Paula Vitorino considera que a reunião foi "produtiva", mas as negociações vão continuar.
![]() |
João Carvalho vai presidir ao Grupo Europeu de Reguladores da ferrovia
João Carvalho será o novo presidente do IRG – Rail – Grupo Europeu de Reguladores Independentes a partir de 1 de janeiro de 2019. A nomeação do presidente do conselho de administração da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes para esta organização europeia foi oficializada no decorrer da segunda reunião plenária anual do IRG-RAIL, que decorreu em Turim.