Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
RUI LOURIDO, Presidente do Observatório da China:
«Esta rota marítima poderá dar a Portugal a centralidade que não tem há séculos»
"A nossa zona económica exclusiva é das maiores do mundo, devendo participar em todas as iniciativas internacionais, nomeadamente a da Rota da Seda Para isso, o Porto de Sines, de águas profundas, tem de ganhar escala e a ligação com a linha ferroviária europeia tem de ser feita - e o investimento chinês pode ser um grande auxílio para um país que não tem capacidade económica imediata".
![]() |
José Simão (DGRM) na apresentação do PSOEM:
«Portugal tem um grande mar»
«Trata-se de um plano extremamente importante para o país, porque, acima de tudo, temos um grande mar (4 milhões de km2), e é preciso que esteja ordenado. Se olharmos apenas para os mares europeus, somos o maior estado costeiro da União Europeia (UE). Temos cerca de 50% das massas de água da UE sob a nossa gestão: são números muito significativos», introduziu o Director-Geral da DGRM, frisando que «jogamos um papel importante no Atlântico, uma vez que 10% da bacia atlântica é gerido por Portugal».
![]() |
Entrevista na íntegra a Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar
Veja a entrevista completa a Ana Paula Vitorino, mMnistra do Mar, na Conversa Capital, do jornal "Negócios" e da "Antena 1".
![]() |
MINISTRA DO MAR:
Acordo permite ultrapassar precariedade e retomar crescimento
"Este acordo permite atingir dois dos grandes objetivos desta negociação: por um lado a eliminação da precariedade incompreensível, e com conceitos ultrapassados, que existia no porto; por outro, retomar a rota de crescimento e apoiar assim o desenvolvimento não só da economia local da península como também da economia nacional e, dessa forma, criar mais emprego no país", anunciou Ana Paula Vitorino, numa conferência de imprensa com estivadores e a operadora do Porto de Setúbal, a Operestiva, na qual foi confirmado o acordo para por fim à paralisação do porto de Setúbal, que se arrastava desde início de novembro.
![]() |
APS celebrou o 41.º aniversário
Esta sexta-feira, 14 de dezembro, a APS assinalou o seu 41.º aniversário, num encontro que reuniu os trabalhadores no ativo e aposentados, e em que participaram ainda alguns convidados da Comunidade Portuária. O evento deste ano pretendeu homenagear todos os que dedicam e dedicaram a sua vida profissional ao desenvolvimento do Porto de Sines, ajudando a consolidar esta infraestrutura portuária no panorama nacional e internacional.
![]() |
APDL avança com obra na fluvina do Cais de Bitetos
Os melhoramentos na fluvina do Cais de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão vão avançar. O contrato da empreitada, no valor de mais de 70 mil euros, foi assinado pela empresa que tutela o local, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL)
![]() |
FERNANDO CAÇOILO
Porto de Aveiro visto pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.
![]() |
Terminal de Contentores de Sines supera record de 2017
A duas semanas do fecho de 2018, o Terminal XXI ultrapassa o total movimentado em 2017, correspondendo a 58% da carga contentorizada movimentada em Portugal.
![]() |
Movimento de mercadorias na Madeira mantém crescimento
O movimento de mercadorias nos Portos da Madeira cresceu 2% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. No total, foram movimentadas 1 073 808 toneladas de mercadorias (1 048 172 toneladas, em 2017).
![]() |
FERNANDO CASTRO
Porto de Aveiro visto pelo Presidente da AIDA
(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.
![]() |
MINISTRA DO MAR APRESENTOU NOVA VERSÃO DO PSOEM, QUE ESTARÁ EM CONSULTA PÚBLICA ATÉ FINAL DE JANEIRO DE 2019
A Ministra Ana Paula Vitorino, presidiu esta quarta-feira, dia 12, à Sessão Pública de Apresentação da 2.ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.
A nova versão do PSOEM surge no seguimento de uma primeira consulta pública à primeira versão do Plano, que recebeu mais de 200 participações, muitas delas incorporadas agora na nova versão.
![]() |
Porto de Aveiro vai crescer (ainda) mais com a ZALI
Apesar de ser "pequeno", Olinto Ravara garante que uma das vantagens do Porto de Aveiro é ter espaço para crescer. E vários são os investimentos no terreno e previstos para breve Nos últimos anos, o Porto de Aveiro tem vindo a sofrer modificações e a crescer, quer em unidades fabris como em infraestruturas que dão melhores condições a quem ali opera e, inclusivamente, mais competitividade a esta estrutura portuária aveirense.
Mas o crescimento e as alterações não se ficam por aqui.
![]() |
TERMINAL NORTE DO PORTO DE AVEIRO
Procedimentos Concursais para Atribuição das Licenças de Uso Privativo dos Armazéns n.º2 e n.º3
Divulgamos os Anúncios dos Procedimentos Concursais para Atribuição das Licenças de Uso Privativo dos Armazéns n.º2 e n.º3, sitos no Terminal Norte.
Os processos podem ser consultados em [A2] e [A3], bem como na sede da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA
MINISTRA DO MAR NA SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DA 2.ª VERSÃO DO PSOEM
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta quarta-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 11h00, na Sessão Pública de Apresentação da 2ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.
A Sessão decorrerá nas instalações do Ministério do Mar, em Algés.
![]() |
Portos asseguram 30% das exportações
Se todos os portos nacionais parassem, um terço das exportações portuguesas ficariam sem meio de transporte. De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2017, revelados há dias, perto de 31% dos bens vendidos ao estrangeiro foram transportados por via marítima. Tal percentagem significa que quase 17 mil milhões de euros de mercadoria passaram pelos portos portugueses, tendo sido esse valor superado apenas em 2013, quando 36% das mercadorias exportadas seguiram por via marítima.
![]() |
MAU TEMPO
Empresa Portos dos Açores avalia infraestruturas afectadas
A empresa Portos dos Açores vai fazer uma avaliação do estado dos mantos de proteção dos portos das Lajes das Flores e das Lajes do Pico, na sequência das tempestades que afectaram a região.
![]() |
RIBAU ESTEVES
Porto de Aveiro, crescimento sustentável, e ainda a Ferrovia
O futuro do Porto de Aveiro está devidamente estruturado com o crescimento da sua Região de Aveiro, tendo sido acautelada essa realidade com a devida compatibilidade em termos urbanos, ambientais e de acessibilidades, sendo, no entanto, necessário melhorar a compatibilização da sua gestão com a gestão da Ria de Aveiro e da linha de costa aveirense.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
«Já existe acordo» entre sindicato e empresas do Porto de Setúbal para aumentar efectivos
Em entrevista à Antena 1/Jornal de Negócios, a Ministra do Mar disse que "já existe acordo" entre sindicato e empresas privadas do porto de Setúbal "para aumentar substancialmente o número de pessoas" efetivas, adiantando que a próxima reunião será "para fechar um acordo".
![]() |
Porto de Sines apontado como «ponto crítico» para o sucesso da Rota da Seda
O Porto de Sines é considerado pelos grandes especialistas mundiais do sector como um elo fundamental no projeto de ligação comercial global lançado em 2013 pelo atual presidente da República Popular da China, em particular pela sua posição geoestratégica especial e privilegiada de ligação aos continentes de África e às Américas, do Norte e do Sul.
A mais recente versão do estudo ‘A Nova Rota da Seda torna-se a ponte terrestre mundial: um futuro compartilhado para a Humanidade”, que atualiza uma primeira versão de 2014, da autoria do Instituto Schiller (Alemanha) considera, assim, que o porto de Sines, é um dos dois “pontos críticos”, para o desenvolvimento deste projeto, pela sua vocação mais atlântica, a par do porto espanhol de Algeciras, com um pendor mais mediterrânico.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Operadores já não têm condições para incorporar 56 trabalhadores eventuais
Em declarações exclusivas à Revista Cargo, Diogo Marecos, presidente da Operestiva, adiantou em primeira mão que as condições existentes na passada semana, quando estava em cima da mesa a proposta de incorporação imediata de 56 estivadores eventuais no Porto de Setúbal, deixaram de ser uma realidade ao longo da actual semana, devido à já noticiada perda de actividade, com a saída de três armadores – MacAndrews, Arkas e Tarros -, representando uma perda de 70% nos tráfegos contentorizados. Perante esta nova realidade, Diogo Marecos acrescenta que neste momento não pode ser efectuada a «admissão imediata de 56 trabalhadores».