Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Em curso a modernização do portinho de Castelo de Neiva

Decorrem a bom ritmo as obras de modernização do portinho de Castelo do Neiva, no concelho de Viana do Castelo, correspondentes a um investimento de 1,1 milhões de euros e com conclusão prevista para Junho de 2019.

Realizada no âmbito de protocolo entre a Sociedade Polis Litoral Norte, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Docapesca, a intervenção “abrange a beneficiação das redes de infra-estruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação, de estacionamento de embarcações e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, assim como a instalação de novo guincho na rampa-varadouro, a construção de novos armazéns de aprestos e de uma oficina para reparação de embarcações”, refere a empresa.

NRP Sines nos Açores para a sua primeira grande missão

O navio patrulha oceânico “Sines” está a cumprir uma missão de três meses nos Açores. Durante este período o navio tem como objetivos prioritários responder a pedidos de busca e salvamento marítimo no mar dos Açores, prestando assistência a pessoas e embarcações em perigo em caso de necessidade, bem como vigiar e patrulhar os espaços marítimos da Região Autónoma dos Açores.

Uma madeirense a presidir à Wista Portugal

Carla Olival, ao ar doce de miúda junta-se uma grande determinação e um currículo impressionante.

Advogada, com pós graduações em Gestão pela London Metropolitan University e em Direito Internacional pela National University of Singapore, a fundadora e Presidente da Wista Portugal, uma associação que reúne mulheres ligadas ao mar e ao shipping, é atualmente consultora jurídica da European Mar e responsável pelo escritório no Funchal, representando os armadores internacionais nos assuntos relacionados com o registo internacional de Navios da Madeira, MAR, entre outros cargos ligados a esta indústria como diretora da recém constituída Marítima Manning Portugal, uma empresa de agenciamento de tripulantes que presta serviços a armadores e gestores de navios.

Wojciech Sopinski:

«Porto de Lisboa pode ser um potencial contribuidor do Motorways of the Sea»

«O MoS dá primazia a alguns tipos de projectos – o Porto de Lisboa pode ser um potencial contribuidor do MoS: o upgrade de ligações marítimas, o teste de novas tecnologias, o desenvolvimento de infra-estruturas ligadas a alternativas energéticas e acções horizontais que possam ser replicadas na Europa, fomentando o crescimento do short sea shipping na rede de transportes europeia. Este projecto é importante, uma vez que busca soluções capazes de contribuir para atingir as metas da UE no que diz respeito ao Transporte, pois investe em meios eficientes, seguros e sustentáveis, apoia a transformação modal e dá um empurrão ao short sea shipping, reduz a congestão rodoviária e o cariz periférico de muitas regiões», considera Wojciech Sopinski.

MADEIRA

APRAM rentabiliza espaços

A Administração dos Portos da Madeira, em estreita colaboração com a Invest Madeira, está a rever a situação dos espaços sob a sua jurisdição não apenas numa ótica de rentabilização, mas também de diversificação dos serviços oferecidos aos passageiros e tripulantes dos cruzeiros, bem como na dinamização do tecido empresarial, em especial numa vertente ecológica.

Exportação global de mercadorias pode chegar aos 17,23 triliões de euros

A exportação global de mercadorias pode crescer 10,4% este ano, chegando quase aos 17,23 triliões de euros, refere um relatório recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade and Development, ou UNCTAD), o 2018 UNCTAD Handbook of Statistics. Embora a economia tenha dado sinais significativos de desaceleração no segundo semestre de 2018, esta cresceu fortemente durante o primeiro semestre do ano.

Galp vai investir 45 milhões em Sines até 2023

A Galp tem previsto um investimento de 42,5 milhões de euros na Refinaria de Sines, até 2023, para tornar a refinaria “numa das mais eficientes da Europa”. Com este investimento soma-se um total de 87,7 milhões de euros de investimento em sistemas de ecoeficiência. A Refinaria de Sines celebra 40 anos e, ao longo da sua existência, a Galp investiu mais de 4 mil milhões de euros.

A Refinaria de Sines é a maior exportadora nacional, colocando cerca de 45% da sua produção nos mercados internacionais. Emprega diretamente 527 trabalhadores e mobiliza outras 500 pessoas de diversas empresas que aqui prestam serviços diariamente. Gera mais de 2.500 postos de trabalho indiretos e representa a maior fatia do movimento de granéis líquidos do Porto de Sines.
 

Terminal de gás natural de Sines estabelece marco histórico ao receber navio 500

O Terminal de gás liquefeito (GNL), vulgo gás natural, de Sines recebeu sábado, 22 de dezembro, o navio 500, fez saber a REN – Rede Energéticas Nacionionais, que gere este terminal. O navio Castillo Merida é o protagonista do feito, que o presidente executivo da REN, Rodrigo Costa, afirmou simbolizar “mais do que o número de escalas atingido no terminal”.

“As características desta infraestrutura, a sua localização, eficiência operacional e permanente disponibilidade fazem com que seja cada vez mais procurado pelos operadores. [O terminal de Sines] é uma infraestrutura crítica na garantia da segurança de abastecimento de gás natural para Portugal”, salienta o administrador

Terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo pronto em 2019

Alberto Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, garantiu, em declarações à Lusa, que o terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo deverá estar operacional em outubro de 2019. O autarca disse ainda que o que está a atrasar a conclusão desta infraestrutura são os testes de impacte ambiental que estão a ser realizados.

Autoeuropa elogia «papel decisivo» do Governo na resolução da paralisação em Setúbal

A Autoeuropa mostra-se satisfeita com o acordo alcançado, reconhecendo «o papel decisivo que o Governo teve neste processo, assim como as restantes partes envolvidas, ou seja, os operadores e o sindicato».

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 22 a 28 de Dezembro

Prevêem-se 17 escalas de navios de mercadorias para o período de 22 a 28 de Dezembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 7 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 mistos – carga geral / contentores, 1 tanque e 1 carga geral multi deck.

Destacamos esta semana o navio “THORCO ISABELLA”, classificado como misto – carga geral / contentores, agenciado pela Marmedsa – Agência Marítima, Lda.

Portos dos Açores promove sessões para apresentação do projecto JUL

A Portos dos Açores, S.A., administração portuária do arquipélago, promoveu nas últimas semanas um série de sessões de apresentação do projecto da «Janela Única Logística» (JUL), na qual participaram as diferentes entidades que irão trabalhar com esta nova realidade, que pretende simplificar, actualizar e modernizar os procedimentos nos portos portugueses.

Ministra do Mar no Conselho Europeu de Energia

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, interveio no Conselho Europeu de Energia, destacando o papel de liderança de Portugal nas energias renováveis oceânicas, com os projetos em curso na eólica offshore flutuante e nas ondas, e sugerindo à Comissão Europeia a criação de um Grupo de Alto Nível com a missão de criar um Plano de Ação no horizonte 2030 - proposta prontamente aceite pelos Comissários Karmenu Vella e Miguel Arias Cañete.

Ignacio Rodríguez López (Sadoport):

«Sem navios não há emprego para ninguém»

«As evidências não se podem negar. O que está mal tem que ser corrigido, mas está mal de ambas as partes», afirmou Ignacio Rodríguez López, citado pela agência Lusa. «Uma das partes pôs em risco a própria indústria, não só a Autoeuropa, mas também a Navigator. As empresas não gostaram do que aconteceu aqui», frisando o descontentamento das companhias que escalam o porto sadino.

Portos movimentam 2,51 milhões de TEU, com Sines a fixar «marca mais elevada de sempre»

De acordo com os dados da AMT, referentes ao período Janeiro-Outubro de 2018, o segmento dos contentores foi alvo de uma movimentação de 1,57 milhões de unidades e de 2,51 milhões de TEU nos portos do Continente – a que corresponderam evoluções homólogas de +0,4% e -0,5%, respectivamente. O rei continua a ser Sines, mantendo a liderança com «uma quota de 58,1%».

NOEMI FREIRE

Primeira submarinista da Marinha Portuguesa

Com a homologação do curso, já é oficial: a primeiro-marinheiro Noemie Freire concluiu o curso de especialização em submarinos, tornando-se a primeira mulher na Marinha Portuguesa com esta especialidade, em 105 anos de história dos submarinos em Portugal.

Conselho Europeu aprova Proposta de Regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe)

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa ter participado no último TTE (Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia), em Bruxelas. A DGRM dá ainda conta das conclusões dos trabalhos, onde se destaca a aprovação da Proposta de Regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe). Dos trabalhos resultaram também novidades ao nível de formação dos marítimos ou no transporte por vias navegáveis interiores.

Mais um record de movimentação de carga para o Porto de Aveiro

Os portos do continente movimentaram 77,8 milhões de toneladas de carga até Outubro, menos 4,3 por cento do que no período homólogo do ano passado, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Aveiro, a par com a Figueira da Foz e Faro, foi um dos únicos três portos a registar um aumento do volume de carga movimentada em Outubro, com um acréscimo de 335,5 mil toneladas no seu conjunto, lê-se no documento emitido pela instituição.

ANGRA DO HEROÍSMO, AÇORES

Obra no Porto das Pipas deverá custar 12 milhões de euros

O projecto de execução das obras no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, deverá estar concluído em Fevereiro e envolve um investimento de cerca de 12 milhões de euros, anunciou o Governo Regional dos Açores.

Porto de Sines em destaque no China-Lusophone Brief

Os grupos chineses de navegação marítima deverão vir a ter uma palavra a dizer sobre o Porto de Sines, escreve o China-Lusophone Brief (CLBrief), um serviço de informação sobre a China e os países de língua portuguesa.

O CLBrief recorda que mesmo antes da assinatura de um memorando de entendimento no âmbito da chamada “Nova Rota da Seda”, que que envolve uma vertente terrestre e outra marítima, com ênfase nas infra-estruturas, já o governo português promovia fortemente a infra-estrutura estratégica a incluir naquela Rota, o Porto de Sines.
 

Total: 5971
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 [120] 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299