Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Governo Regional dos Açores anuncia novo concurso público
Navio pode custar 48 milhões de euros
O novo concurso para a conceção e construção de um navio “ro-ro” da Atlânticoline com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, pelo preço base de 48 milhões de euros e um prazo de execução de 580 dias, foi lançado dia 10 com a publicação do anúncio no “Diário da República”.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Semáforos para evitar quedas nos molhes já se encontram a funcionar
Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.
![]() |
CONSELHO DE MINISTROS APROVA PROPOSTA DE LEI PARA SEGURANÇA ARMADA A BORDO DE NAVIOS DE BANDEIRA PORTUGUESA
Foi esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, aprovada em Conselho de Ministros a proposta de lei que autoriza o Governo a criar o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem bandeira portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria.
A necessidade deste regime prende-se com o facto de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens e no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial.
![]() |
SINES COM MAIS DE MIL MILHÕES DE EUROS E LISBOA COM 650 MILHÕES
Programa Nacional de Investimentos aprovado em Conselho de Ministros
O Governo aprovou esta quinta-feira o Programa Nacional de Investimentos 2030. O documento seguiu para a Assembleia da República. Está previsto um investimento de 20 mil milhões de euros para infraestruturas.
Para os portos está prevista uma verba de 2,6 mil milhões de euros. O Porto de Sines vai receber mais de mil milhões de euros, a maior fatia. Segue-se o Porto de Lisboa com um investimento de 665 milhões (verba que inclui o novo terminal do Barreiro e o reforço da capacidade de Liscont em Alcântara).
![]() |
Negociações de acordo colectivo dos estivadores do Porto de Setúbal retomadas
As negociações para um contrato colectivo de trabalho para os estivadores do Porto de Setúbal foram retomadas dia 8 de Janeiro, anunciou esta quarta-feira aos deputados a Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira.
![]() |
SETE MARES
Revista da Imprensa Internacional
Selecção de alguns artigos sobre a actualidade marítima dados à estampa online. Da Argentina a Marrocos, de França à Bolívia, passando pelos Camarões, China, Coreia do Sul, Espanha, Panamá e Suiça.
![]() |
APS promove formação de pessoal técnico de pilotagem e tripulações
Decorreu, no Porto de Sines, a primeira sessão de uma ação de formação, eminentemente prática, dirigida a pessoal técnico de pilotagem, tripulações e outros/as, ministrada pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
Esta formação tem como objetivo habilitar os trabalhadores e trabalhadoras com conhecimentos e competências técnicas de sobrevivência no mar, auto-salvamento, resgate e recuperação de individuo no meio aquático e ainda primeiros socorros nos acidentes mais comuns.
![]() |
10 DE JANEIRO
Sessão de apresentação das oportunidades de financiamento EEA Grants
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) e a Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants promovem, dia 10 de janeiro, uma sessão de apresentação relativa às oportunidades de financiamento dos EEA Grants 2014-2021.
![]() |
GENTE DOS PORTOS | MADEIRA
O Natal do Comandante João Bela
Este foi um Natal com alguma nostalgia para o Comandante João Bela, recém reformado e que esteve nos comandos dos navios que ligam a Madeira e o Porto Santo durante 24 anos.
![]() |
Grupo Sousa é o 86.º maior armador do mundo, diz o último ranking da Alphaliner
O top-100 da consultora Alphaliner trouxe duas boas notícias para o sector do Shipping em Portugal: a entrada inédita da PSL-Navegação para o ranking das maiores transportadoras marítimas de contentores (medido em termos de TEU), e, não menos importante, a ascensão do Grupo Sousa à 86ª posição.
![]() |
CONCURSO PARA PROLONGAMENTO DO QUEBRA-MAR INTERIOR DO PORTO DE PENICHE
Investimento de 1,8 milhões de euros para melhoria das condições de abrigo da frota artesanal de pesca
No cumprimento das orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a Docapesca lançou o concurso público para a empreitada do prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, com um valor base de 1,8 milhões de euros e um prazo de execução de 270 dias.
Esta obra, cofinanciada pelo programa operacional Mar 2020, tem por objetivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, contempla o prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da superestrutura já existente.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 5 a 11 de Janeiro
Prevêem-se 17 escalas de navios de mercadorias para o período de 5 a 11 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 7 porta-contentores, 3 carga geral single deck, 3 tanques, 2 mistos – carga geral / contentores, 1 graneleiro e 1 carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “JPO ARIES”.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, ÀS 12 HORAS - ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES
Cláudio Pinto, responsável pelo desenvolvimento das funções tecnológicas da APS, no programa da CPSI na Rádio Miróbriga
O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, tem, desta feita, como convidado, o responsável pelo desenvolvimento das funções tecnológicas da Administração do Porto de Sines, Cláudio Pinto.
Nesta emissão, o Eng. Cláudio Pinto vai ajudar a conhecer melhor o novo modelo de entrega e recolha de mercadorias, por modo rodoviário, a ser lançado no início deste ano, no Terminal de Contentores do Porto de Sines, com o objectivo de reduzir o tempo das operações.
![]() |
Viver o TEJO
O PROJECTO VIVER O TEJO assenta na valorização do Tejo como agente percursor da estratégia de desenvolvimento económico do Ribatejo, tendo como factor-chave o seu potencial turístico diferenciado e de excelência. Engloba um conjunto diversificado de actividades inovadoras, relançando o papel do Rio como eixo estratégico de dinamização e elemento identitário da região.
![]() |
Docapesca investe nas Pontes-Cais do porto de Pesca do Rio Arade
A Docapesca vai reforçar a proteção das pontes-cais 1 e 2 do Porto de Pesca do Rio Arade, localizado no concelho de Lagoa, entre Portimão e Ferragudo, num investimento de 63 mil euros, cujo procedimento concursal foi lançado recentemente.
Com o objetivo da melhoria das condições de segurança no embarque e desembarque das tripulações e no estacionamento das respetivas embarcações, a empreitada prevê a montagem de 258 defensas de borracha na ponte-cais nº 1, para fixação lateral ao argolão de suspensão de corrente existente.
![]() |
Indústria e Logística serão os grandes impulsionadores do mercado de trabalho em 2019
Os sectores da Indústria e Logística serão os maiores impulsionadores do mercado de trabalho nacional ao longo de 2019. A conclusão é do ‘Guia do Mercado Laboral 2019’, da Hays, que revela que a conjuntura económica actual irá traduzir-se num maior número de oportunidades de crescimento dentro das empresas destes sectores.
![]() |
Senda de records lança Porto de Leixões para a ribalta mediática
O ano de 2017 elevou, categoricamente, a fasquia da produtividade no Porto de Leixões, mas 2018 vem-se demonstrando capaz de manter elevadas as expectativas – nos primeiros seis meses do ano, o porto nortenho atingiu uma movimentação de mercadorias de 9 978 313 toneladas, obtendo assim um crescimento homólogo de 1,36% e, consequentemente, «o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias».
![]() |
Estações Náuticas de Portugal
2ª fase de candidaturas e Manifestações de Interesse
De 1 de março a 31 de maio de 2019 decorrerá a 2ª. fase de apresentação de Candidaturas à Certificação de Estações Náuticas.
Entretanto, de 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, decorrerá um período de “Manifestações de interesse de candidaturas”.
![]() |
Porto do Funchal prepara-se para noite memorável de 31 de Dezembro de 2018 e aponta 2019 como um ano de grandes investimentos
Balmoral, Queen Victoria, Columbus, Marella Dream, Marco Polo, AIDAStella, AIDAnova, Zenith, Mein Schiff, são alguns dos navios de cruzeiro que estarão esta segunda-feira, 31 de dezembro, no Porto do Funchal, onde aguardam o espetáculo de fogo de artifício, internacionalmente conhecido, que marca a noite de passagem de ano na Madeira e que atrai milhares de pessoas para o centro da cidade. É a tão esperada festa de transição do ano de 2018 para 2019.
É precisamente com um olhar para 2019 que a presidente do Conselho de Administração da APRAM, Lígia Correia, aponta grandes esperanças e projetos, com um conjunto de investimentos que modernizam e valorizam uma das “portas de entrada” na Região, através de um importante nicho de mercado turístico, como é o turismo de cruzeiro.
![]() |
Terminal de Contentores do Barreiro poderá criar até 5000 empregos
Carlos Correia, da APL, salientou que na fase de construção do Terminal de Contentores do Barreiro serão criados 500 postos de trabalho, apontando para a criação de 550 a 1100 empregos na fase de exploração, e, ainda, empregos directos e induzidos entre 3000 a 5000.
O investimento global na 1.ª fase é da ordem dos 500 milhões de euros, e na segunda fase de 632 milhões de euros.