Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MADEIRA
Ministra do Mar quer Caniçal na Janela Única Logística
Promover a adaptação às alterações climáticas e prevenir e gerir riscos são os principais objectivos do novo radar meteorológico do Porto Santo, situado no Pico do Espigão. Este importante investimento foi inaugurado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, num valor global de 3,5 milhões de euros.
![]() |
Plano de Investimentos prevê 102 milhões de euros para a Via Navegável do Douro
A melhoria das condições de navegabilidade e de segurança do rio Douro tem dedicados 102 milhões no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, de acordo com o documento do Governo. O investimento, a aplicar entre 2021 e 2030, visa, de acordo com o PNI, “criar condições para que a Via Navegável do Douro seja uma via de excelência, fluida e leve, indutora de criação de valor e desenvolvimento sustentável, integrada na Rede Logística e do Turismo da fachada Atlântica da Península Ibérica”.
![]() |
Novo comandante da Zona Marítima do Norte focado na segurança, socorro e fiscalização
O novo comandante da Zona Marítima do Norte, capitão-de-mar-e-guerra Cruz Martins, tomou posse e estabeleceu como prioridades a segurança das pessoas, o salvamento e socorro, a fiscalização e policiamento e as ações de cidadania marítima.
“Irei procurar servir de forma eficiente toda a comunidade marítima, a atividade portuária e todos aqueles que procuram e aproveitam as áreas do domínio publico marítimo, quer a nível profissional quer a nível pessoal”, afirmou durante a cerimónia de tomada de posse, nas instalações do Comando de Zona Marítima, em Leça da Palmeira, Matosinhos.
![]() |
COM ÁUDIO
Terminal «vai colocar Famalicão no mapa portuário» em 2020
"Queremos trazer o mar até Vila Nova de Famalicão". Foi com este desejo que Carlos Vasconcelos, presidente do conselho de administração da Medway, apresentou o terminal "de última geração, que vai colocar Famalicão no mapa portuário" ou não estivéssemos a falar do maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica.
![]() |
Tribunal de Contas dá luz verde aos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo
O Presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o Tribunal de Contas deu "luz verde" à empreitada de construção dos acessos rodoviários ao porto de mar, num investimento de mais de 5,3 milhões de euros.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 19 a 25 de Janeiro
Prevêem-se 30 escalas de navios de mercadorias para o período de 19 a 25 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa: 15 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 4 navios-tanque, 2 misto– carga geral/ contentores, 1 carga geral multi deck e 4 graneleiros.
Destaca-se o navio graneleiro “HIROSHIMA STAR”.
![]() |
Porto de Leixões com investimento de 379ME para ser «porto de excelência»
O Porto de Leixões, em Matosinhos, vai receber um investimento de 379 milhões de euros até 2030 para se tornar num “porto de excelência e indutor de criação de valor e desenvolvimento sustentável”, refere um documento do Governo.
Este investimento, inscrito no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, vai possibilitar o aumento da capacidade do porto em carga contentorizada com a construção de um novo terminal de contentores, estimando-se um impacto económico de cerca de 218 milhões de euros.
![]() |
VÍDEO
Imagens inéditas do navio inglês naufragado na Foz do Arelho
São as primeiras imagens subaquáticas deste barco de cruzeiro, cujo afundamento em 1892 conta também a história de uma grande tragédia. Das 122 pessoas que estavam a bordo, apenas nove sobreviveram.
![]() |
INCLUÍDO NO PNI 2030
Novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde, investimento de 650 milhões de euros
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), parte integrante do Portugal 2030, inclui Um novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde. O investimento previsto ascende a 650 milhões de euros.
O PNI 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
«Ferry Madeira-Lisboa nunca arrancará antes de 2020»
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu ao Jornal Económico que a Administração do Porto de Lisboa ainda terá de trabalhar nos estudos de sustentabilidade da ligação de ferry entre a Madeira e Lisboa e só no próximo ano é que haverá condições técnicas para iniciar esta rota.
![]() |
Yilport lança concurso de inovação
O grupo Yilport, que mantém investimentos no sector portuário nacional, está a promover um concurso de inovação, através da Fundação Garip e Zeycan Yildirim (instituída pela Yildirim Holding’s e pela Yilport Holding’s). Aberto a estudantes universitários, licenciados ou doutorandos, individualmente ou em grupo e sem limite de idade, o concurso, denominado «Game Changer Port Innovation Contest», admite candidaturas até 26 de Abril, até um máximo de três propostas por candidato.
![]() |
Barómetro PwC da Economia do Mar:
Sinergias entre público e privado podem exponenciar investimentos
A apresentação da 9.ª edição do estudo ‘LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)’ decorreu no dia 10 de Janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O documento enfatiza a importância da edificação de uma «infra-estrutura legislativa e fiscal» capaz de promover investimento e articular uma maior cooperação entre os sectores público e privado para que Portugal possa capitalizar o seu posicionamento marítimo.
![]() |
Porto de Sines encerra 2018 com mais um record na Carga Contentorizada
No ano de 2018 o Porto de Sines mantém a senda de crescimento na Carga Contentorizada, com o Terminal XXI a movimentar 1,75 milhões de TEU, correspondendo a uma variação homóloga de 5%.
Com um total de 22 milhões de toneladas, a Carga Contentorizada regista um crescimento homólogo de 5,5%, reforçando o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, consolidando a primeira posição com uma quota de 46%.
![]() |
INVESTIMENTO DE 3,4 MILHÕES DE EUROS
Ministra do Mar inaugura novo Radar Meteorológico do Porto Santo
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta segunda-feira o novo Radar Meteorológico do Porto Santo, um instrumento fundamental para o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera acompanhar os fenómenos meteorológicos na Madeira, antecipando cenários de risco.
O novo Radar Meteorológico do Porto teve um investimento total a rondar os 3,4 milhões de euros (2,9 milhões de euros do POSEUR e 500 mil euros do Orçamento de Estado).
![]() |
MINISTRA DO MAR
Governo prepara ligação marítima Madeira-continente
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou sábado que está a trabalhar com o Ministério das Finanças na elaboração de uma portaria sobre a continuidade territorial por via marítima que ligue esta região ao continente.
![]() |
ESTIVADORES
Acordo suspende greve no porto do Caniçal
O SEAL suspendeu este sábado a greve decretada para o porto do Caniçal, face ao acordo alcançado na madrugada de dia 12 para ultrapassar os problemas laborais naquela infraestrutura portuária da Madeira. “O SEAL, Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística, vem, por este meio informar da redução de âmbito do pré-aviso de greve que estava anunciado para ter efeitos a partir do próximo dia 16 de janeiro, devido à eliminação das disposições relativas ao porto do Caniçal e ao Grupo Sousa, em função do acordo celebrado com este grupo económico madeirense”, refere um comunicado do sindicato enviado à agência Lusa.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 18 de Janeiro
Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 12 a 18 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 3 mistos – carga geral / contentores e 2 graneleiros. Destacamos esta semana o navio “OCEAN DIAMOND”.
![]() |
Governo Regional dos Açores anuncia novo concurso público
Navio pode custar 48 milhões de euros
O novo concurso para a conceção e construção de um navio “ro-ro” da Atlânticoline com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, pelo preço base de 48 milhões de euros e um prazo de execução de 580 dias, foi lançado dia 10 com a publicação do anúncio no “Diário da República”.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Semáforos para evitar quedas nos molhes já se encontram a funcionar
Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.
![]() |
CONSELHO DE MINISTROS APROVA PROPOSTA DE LEI PARA SEGURANÇA ARMADA A BORDO DE NAVIOS DE BANDEIRA PORTUGUESA
Foi esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, aprovada em Conselho de Ministros a proposta de lei que autoriza o Governo a criar o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem bandeira portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria.
A necessidade deste regime prende-se com o facto de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens e no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial.