Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MADEIRA

Ministra do Mar quer Caniçal na Janela Única Logística

Promover a adaptação às alterações climáticas e prevenir e gerir riscos são os principais objectivos do novo radar meteorológico do Porto Santo, situado no Pico do Espigão. Este importante investimento foi inaugurado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, num valor global de 3,5 milhões de euros.

Plano de Investimentos prevê 102 milhões de euros para a Via Navegável do Douro

A melhoria das condições de navegabilidade e de segurança do rio Douro tem dedicados 102 milhões no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, de acordo com o documento do Governo. O investimento, a aplicar entre 2021 e 2030, visa, de acordo com o PNI, “criar condições para que a Via Navegável do Douro seja uma via de excelência, fluida e leve, indutora de criação de valor e desenvolvimento sustentável, integrada na Rede Logística e do Turismo da fachada Atlântica da Península Ibérica”.

Novo comandante da Zona Marítima do Norte focado na segurança, socorro e fiscalização

O novo comandante da Zona Marítima do Norte, capitão-de-mar-e-guerra Cruz Martins, tomou posse e estabeleceu como prioridades a segurança das pessoas, o salvamento e socorro, a fiscalização e policiamento e as ações de cidadania marítima.

“Irei procurar servir de forma eficiente toda a comunidade marítima, a atividade portuária e todos aqueles que procuram e aproveitam as áreas do domínio publico marítimo, quer a nível profissional quer a nível pessoal”, afirmou durante a cerimónia de tomada de posse, nas instalações do Comando de Zona Marítima, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

COM ÁUDIO

Terminal «vai colocar Famalicão no mapa portuário» em 2020

"Queremos trazer o mar até Vila Nova de Famalicão". Foi com este desejo que Carlos Vasconcelos, presidente do conselho de administração da Medway, apresentou o terminal "de última geração, que vai colocar Famalicão no mapa portuário" ou não estivéssemos a falar do maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica.

Tribunal de Contas dá luz verde aos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o Tribunal de Contas deu "luz verde" à empreitada de construção dos acessos rodoviários ao porto de mar, num investimento de mais de 5,3 milhões de euros.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 19 a 25 de Janeiro

Prevêem-se 30 escalas de navios de mercadorias para o período de 19 a 25 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa: 15 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 4 navios-tanque, 2 misto– carga geral/ contentores, 1 carga geral multi deck e 4 graneleiros.

Destaca-se o navio graneleiro “HIROSHIMA STAR”.

Porto de Leixões com investimento de 379ME para ser «porto de excelência»

O Porto de Leixões, em Matosinhos, vai receber um investimento de 379 milhões de euros até 2030 para se tornar num “porto de excelência e indutor de criação de valor e desenvolvimento sustentável”, refere um documento do Governo.

Este investimento, inscrito no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, vai possibilitar o aumento da capacidade do porto em carga contentorizada com a construção de um novo terminal de contentores, estimando-se um impacto económico de cerca de 218 milhões de euros.

VÍDEO

Imagens inéditas do navio inglês naufragado na Foz do Arelho

São as primeiras imagens subaquáticas deste barco de cruzeiro, cujo afundamento em 1892 conta também a história de uma grande tragédia. Das 122 pessoas que estavam a bordo, apenas nove sobreviveram.

INCLUÍDO NO PNI 2030

Novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde, investimento de 650 milhões de euros

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), parte integrante do Portugal 2030, inclui Um novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde. O investimento previsto ascende a 650 milhões de euros.
O PNI 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030.

MINISTRA DO MAR:

«Ferry Madeira-Lisboa nunca arrancará antes de 2020»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu ao Jornal Económico que a Administração do Porto de Lisboa ainda terá de trabalhar nos estudos de sustentabilidade da ligação de ferry entre a Madeira e Lisboa e só no próximo ano é que haverá condições técnicas para iniciar esta rota.

Yilport lança concurso de inovação

O grupo Yilport, que mantém investimentos no sector portuário nacional, está a promover um concurso de inovação, através da Fundação Garip e Zeycan Yildirim (instituída pela Yildirim Holding’s e pela Yilport Holding’s). Aberto a estudantes universitários, licenciados ou doutorandos, individualmente ou em grupo e sem limite de idade, o concurso, denominado «Game Changer Port Innovation Contest», admite candidaturas até 26 de Abril, até um máximo de três propostas por candidato.

Barómetro PwC da Economia do Mar:

Sinergias entre público e privado podem exponenciar investimentos

A apresentação da 9.ª edição do estudo ‘LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)’ decorreu no dia 10 de Janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O documento enfatiza a importância da edificação de uma «infra-estrutura legislativa e fiscal» capaz de promover investimento e articular uma maior cooperação entre os sectores público e privado para que Portugal possa capitalizar o seu posicionamento marítimo.

Porto de Sines encerra 2018 com mais um record na Carga Contentorizada

No ano de 2018 o Porto de Sines mantém a senda de crescimento na Carga Contentorizada, com o Terminal XXI a movimentar 1,75 milhões de TEU, correspondendo a uma variação homóloga de 5%.

Com um total de 22 milhões de toneladas, a Carga Contentorizada regista um crescimento homólogo de 5,5%, reforçando o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, consolidando a primeira posição com uma quota de 46%.

INVESTIMENTO DE 3,4 MILHÕES DE EUROS

Ministra do Mar inaugura novo Radar Meteorológico do Porto Santo

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta segunda-feira o novo Radar Meteorológico do Porto Santo, um instrumento fundamental para o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera acompanhar os fenómenos meteorológicos na Madeira, antecipando cenários de risco.

O novo Radar Meteorológico do Porto teve um investimento total a rondar os 3,4 milhões de euros (2,9 milhões de euros do POSEUR e 500 mil euros do Orçamento de Estado).

MINISTRA DO MAR

Governo prepara ligação marítima Madeira-continente

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou sábado que está a trabalhar com o Ministério das Finanças na elaboração de uma portaria sobre a continuidade territorial por via marítima que ligue esta região ao continente.

ESTIVADORES

Acordo suspende greve no porto do Caniçal

O SEAL suspendeu este sábado a greve decretada para o porto do Caniçal, face ao acordo alcançado na madrugada de dia 12 para ultrapassar os problemas laborais naquela infraestrutura portuária da Madeira. “O SEAL, Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística, vem, por este meio informar da redução de âmbito do pré-aviso de greve que estava anunciado para ter efeitos a partir do próximo dia 16 de janeiro, devido à eliminação das disposições relativas ao porto do Caniçal e ao Grupo Sousa, em função do acordo celebrado com este grupo económico madeirense”, refere um comunicado do sindicato enviado à agência Lusa.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 18 de Janeiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 12 a 18 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 3 mistos – carga geral / contentores e 2 graneleiros. Destacamos esta semana o navio “OCEAN DIAMOND”.

Governo Regional dos Açores anuncia novo concurso público

Navio pode custar 48 milhões de euros

O novo concurso para a conceção e construção de um navio “ro-ro” da Atlânticoline com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, pelo preço base de 48 milhões de euros e um prazo de execução de 580 dias, foi lançado dia 10 com a publicação do anúncio no “Diário da República”.

PORTO DE AVEIRO

Semáforos para evitar quedas nos molhes já se encontram a funcionar

Os novos placards de sinalização com semáforo, que visam alertar as pessoas que se deslocam aos molhes de S. Jacinto (Aveiro) e Barra (Ílhavo) para a perigosidade de ali circularem, entraram em funcionamento no dia 28 de Dezembro, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA). A intenção é evitar que aconteçam mais acidentes, como o que ocorreu no início do mês e levou à morte de três pescadores no molhe norte, em S. Jacinto. E evitar, também, as diversas quedas nas pedras que têm provocado feridos no molhe sul, na praia da Barra, sobretudo durante a noite.

CONSELHO DE MINISTROS APROVA PROPOSTA DE LEI PARA SEGURANÇA ARMADA A BORDO DE NAVIOS DE BANDEIRA PORTUGUESA

Foi esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, aprovada em Conselho de Ministros a proposta de lei que autoriza o Governo a criar o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem bandeira portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria.

A necessidade deste regime prende-se com o facto de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens e no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 [118] 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299