Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Sines tem tudo para ser a porta de entrada (e saída) da Europa

O desenvolvimento da ZALSINES, a criação de serviços de valor acrescentado, o potenciar dos terminais de gás natural liquefeito e de contentores, assim como as parcerias com portos espanhóis estão a levar Sines a um novo patamar.

Prolongamento do quebra-mar e acessibilidades de Leixões com investimento de 141 ME

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou no dia 22 o concurso público para o prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do porto de Leixões, em Matosinhos, conforme publicação em Diário da República.

A empreitada tem um valor de 141 milhões de euros e um prazo de execução de 30 meses, segundo o anúncio.

APSS não admite dragados na Restinga até consenso com pescadores

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) não permitirá depor dragados na zona da Restinga “até que haja uma solução de consenso com os pescadores”, admitiu fonte da APSS à Lusa, citada pela TSF. Segundo a mesma fonte, o que está previsto “é que o primeiro local a ser utilizado para deposição de dragados será o aterro, junto ao terminal Ro-Ro, tendo em vista a ampliação dos terminais portuários”.

ESTA TERÇA-FEIRA

Porto de Lisboa na 3.ª edição do Leiria Centro Exportador

O Porto de Lisboa vai estar presente na 3.ª edição do Leiria Centro Exportador que decorre esta terça-feira, dia 26 de fevereiro, no Mercado de Santana, em Leiria. O evento, cuja organização está a cargo da Associação de Ação para a Internacionalização (AAPI), tem como tema ’Cadeia de Valor Global’.

BATIDO NOVO RECORD DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

Navio WHITE STAR no Porto da Figueira da Foz

O navio “WHITE STAR”, com pavilhão do Panamá, comprimento total de 129,75 mtrs, operado pelo armador Seapride Shipmanagement, CO, agenciado pela FOZTRÁFEGO, entrou no Porto da Figueira da Foz a 15 de fevereiro vindo do porto de Sevilha.
A 19 de fevereiro rumou a Ravenna (Itália), tendo carregado 7.810,780 T de argila de exportação provenientes da empresa Adelino Duarte da Mota, habitual cliente do porto.

DGRM recebe visita técnica da Administração Marítima de Moçambique

No âmbito do Protocolo de Cooperação assinado em 2018 entre a Ministra do Mar de Portugal e o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, no domínio do Transporte Marítimo e dos Portos, o Instituto Nacional da Marinha (INAMAR), na qualidade de Administração Marítima daquele país, esteve durante cinco dias na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a preparar os dossiers técnicos com vista à preparação da auditoria da IMO ao Estado Moçambicano, prevista para o corrente ano.

QUARTA-FEIRA, 27

Ministra do Mar em Viana para consignar construção dos acessos rodoviários ao porto

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará quarta-feira em Viana do Castelo para presidir à cerimónia de consignação da obra do acesso rodoviário ao setor comercial do porto de mar. A sessão, que vai decorrer a partir das 10:30, no porto de mar, inclui ainda o lançamento do concurso para dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo.

33 Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 1 de Março

Prevêem-se 33 escalas de navios de mercadorias para o período de 23 de Fevereiro a 1 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 16 porta-contentores, 7 carga geral single deck, 6 tanques, 2 graneleiros, 1 carga geral multi deck e 1 misto – carga geral/contentores.

Destacamos esta semana o navio “NORTHERN PROMOTION”.

Lançado concurso para dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou no dia 22 o concurso para a dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo, por um valor base de 18,5 milhões de euros.
O anúncio do concurso limitado por prévia qualificação, publicado em Diário da República (DR), refere que o prazo de execução da "empreitada de dragagem do canal de acesso aos estaleiros de Viana do Castelo" é de oito meses.
 

Lídia Sequeira | Figura do Distrito | Setúbal

Faz reserva da idade, mas não consegue esconder as convicções muito vincadas e o fortíssimo sentido de orientação para a visão estratégica.
Maria Lídia Ferreira Sequeira, licenciada em Economia, especialista em transportes, gestora pública reconhecida, com vasto currículo, é reservada, mas, quando tem que falar, fala com a propriedade do conhecimento e experiência dos velhos sábios.

MINISTRA DO MAR LANÇOU ESTA SEXTA-FEIRA A NOVA UNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE BIVALVES, NO BARREIRO

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta sexta-feira à cerimónia de assinatura do auto de consignação da infraestrutura de transformação, depósito e valorização de bivalves do Rio Tejo, no Barreiro, a primeira unidade deste género em todo o país e a segunda na Península Ibérica.

«A apanha de bivalves no estuário do Tejo enferma de graves problemas sociais, ambientais, de segurança alimentar e de transparência económica. Estima-se que estejam envolvidos cerca de 1.500 apanhadores, dos quais menos de 200 têm licença. Muito do material apanhado está contaminado, distribuído de forma ilegal, com um volume de negócios que se estima em cerca de 20 milhões de euros anuais», lembrou a Ministra do Mar na cerimónia, vincando que esta nova infraestrutura vem dar resposta a estas problemáticas, «ao responder a um programa de ação nas diversas áreas necessárias para ser obtida uma regulação da atividade de apanha de bivalves, nomeadamente no Estuário do Tejo, visando assegurar a sustentabilidade das comunidades ribeirinhas, a valorização económica dos bivalves e a defesa da saúde pública».

Porto de Sines apresenta oportunidades de negócio ao Embaixador dos EUA

Esta quinta-feira, 21 de fevereiro, o Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, George E. Glass, visitou o Porto de Sines para conhecer as oportunidades que esta infraestrutura portuária oferece ao mercado norte-americano.

Nos últimos anos o Porto de Sines tem tido um importante papel no relacionamento comercial entre Portugal e os Estados Unidos, quer através das importações, onde se destaca o Gás Natural Liquefeito (GNL) e o carvão mineral, quer nas exportações para aquele país, designadamente gasolinas, e no segmento da carga contentorizada.

ESTA SEXTA-FEIRA, DIA 22

LANÇAMENTO DA UNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE BIVALVES DO RIO TEJO, NO BARREIRO

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, à cerimónia de assinatura do auto de consignação da infraestrutura de transformação, depósito e valorização de bivalves do Rio Tejo, no Barreiro.

Esta instalação, que será construída numa parcela do domínio público sob jurisdição da APL, cedida ao IPMA pelo prazo de dez anos, é constituída por três módulos fundamentais: Depósito de Bivalves Vivos, Unidade de Transformação e Sistema de Valorização dos Bivalves do Estuário do Tejo, incluindo uma unidade de depuração.
 

RICARDO ROQUE:

Capacidade financeira é «indispensável» para a autonomia das administrações portuárias

A Administração do Porto de Lisboa (APL) defendeu dia 18, na conferência "Portos e Concorrência", que a autonomia das administrações portuárias e a sua intervenção no domínio público, está dependente da capacidade financeira.

"A capacidade financeira é indispensável à realização de investimentos relacionados com as APs [Administrações Portuárias] ou com as despesas de manutenção necessárias à operacionalidade de cada porto", disse o administrador do Porto de Lisboa, Ricardo Roque, durante a conferência organizada pela Transportes em Revista e pela SRS Advogados.

Concorrência reconhece importância do sector portuário para economia portuguesa

A Autoridade da Concorrência (AdC) reconheceu esta segunda-feira que o setor marítimo e portuário tem uma "importância crucial" para a economia e sociedade portuguesas, contribuindo directa e indiretamente para a criação de emprego.

"Estou certa de que sobre um ponto não haverá qualquer divergência: a importância crucial do setor portuário para a economia e a sociedade portuguesas, no seu passado, no seu presente e no seu futuro", disse a economista-chefe da AdC, na conferência "Portos e Concorrência", que decorreu em Lisboa.

WEC Lines com 4 serviços no Porto de Setúbal

Com o serviço designado MAPT, são já 4 os serviços que a Companhia WEC LINES opera no Porto de Setúbal, agenciados em Portugal pela Ibero Linhas/Wec Ibero Portugal.

Este serviço Wec Lines começou a escalar Setúbal com a finalidade de descarga de contentores vazios para abastecer neste porto os serviços semanais para o Norte da Europa.

Previstas novas escalas até ao final do ano

Porto de Viana do Castelo acolhe o maior cargueiro de sempre

O Porto de Viana do Castelo recebeu, a 16 de fevereiro, o cargueiro “Fassa”, o maior navio que alguma escalou esta infraestrutura portuária.

Com 190 metros de comprimento e 30.936 GT (arqueação bruta), o “Fassa” é proveniente do porto argentino San Lorenzo e transporta cerca de 17 mil 500 toneladas de soja destinada, na sua maioria, a clientes localizados no litoral Norte de Portugal. A operação de descarga deste navio é da responsabilidade da Nogar Port, operador do Porto de Viana do Castelo.

25 navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Fevereiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 4 tanques, 4 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 carga geral multi deck e 1 ro-ro. Destacamos esta semana o navio “AS SELINA”.

APRAM receberá 7,2 milhões de euros para equipamentos e reparação de cais

Segundo adianta o ‘Jornal Económico’, o Executivo da Madeira firmou contrato-programa que alocará um montante máximo de 7,2 milhões de euros para usufruto da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) – a verba será aplicada na compra de equipamento para o Porto do Funchal e para a requalificação de pequenos e cais.

DECRETO-LEI QUE ESTABELECE CONCEITO DE PORTO SECO APROVADO EM CONSELHO DE MINISTROS

Foi esta quinta-feira aprovado, na generalidade, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que estabelece o conceito legal de porto seco, definindo as regras, os procedimentos e a desmaterialização necessários para a sua implementação.

Esta era uma medida tida como prioritária pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e parte do Programa do XXI Governo Constitucional, potenciando a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário e assim aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional. Tecnologicamente, o novo conceito de porto seco assenta a sua funcionalidade na nova Janela Única Logística (JUL), ferramenta que vem digitalizar e facilitar os procedimentos de fluxo de mercadorias nos portos e nas suas ligações logísticas por rodovia e ferrovia.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 [114] 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299