Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Presidente da República e Governo reforçam alinhamento com a China

Com uma representação do mais alto nível no Fórum da nova Rota da Seda, Portugal assume o interesse em atrair ainda mais investimento chinês.
A hipótese de ficar em mãos chinesas o segundo terminal do Porto de Sines está em cima da mesa e não deixará de ser abordada nos contactos destes dias.

Equipa EMEPC participa na Campanha EXPLOSEA à Antártida

Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), estiveram na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME). A campanha na Antártida decorreu a bordo do navio espanhol BIO Hespérides (A33), ao largo das Ilhas da Decepcion e Livingston, no arquipélado de Shetland do Sul.

A 14 de maio de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa

Evento de matchmaking no âmbito do Programa Crescimento Azul

No dia 14 de Maio de 2019, às 10.00h, no Centro de Congressos de Lisboa decorre uma conferência sobre o tema "Working together for a Sustainable Blue Growth", organizado pela DGPM enquanto Operador do Programa Crescimento Azul.

Presidente da República visita stand da APS na Ovibeja

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido no stand da APS presente na 36.ª Ovibeja. Na breve visita ao stand, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se bastante interessado na actividade do maior porto nacional, com especial enfoque nos futuros projectos de expansão. Sendo o Presidente da República um fervoroso leitor, foi aproveitado o ensejo para presenteá-lo com o livro comemorativo do 40.º Aniversário da APS – "Porto de Sines - 40 Anos, 40 Imagens”.

MEDWAY

Serviço Sevilha-Porto de Sines evolui para diário dada a intensa procura

O serviço da Medway que arrancou em Abril de 2018, com o objectivo de fazer uma ligação ferroviária entre Sevilha e o Porto de Sines, passa agora para uma rotação diária (seis vezes por semana).

«A procura verificada por este serviço – que era feito três vezes por semana – fez com que a empresa tivesse a necessidade de avançar para uma solução de rotação diária que já começou a 8 de Abril», comunicou a empresa.

Uma Faixa, Uma Rota

Pequim «profundamente» agradecida a Portugal por aderir ao seu projecto

A China afirmou esta terça-feira "apreciar profundamente" a participação de Portugal na iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota', apontando a localização estratégica do país, um dos primeiros da Europa ocidental a aderirem à visão internacional de Pequim.

PORTOS COM A MAIOR FATIA

Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões até 2023

O Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões de euros em transportes e infra-estruturas até 2023, com os portos e a ferrovia a serem os mais beneficiados pelo programa. A área com maior investimento previsto é a portuária, que, entre 2018 e 2023, deverá receber 6.109 milhões de euros.

Viana do Castelo defende corredor atlântico para fazer face a cenário pós-Brexit

O presidente da Câmara de Viana do Castelo defendeu um corredor Atlântico ferroviário a ligar os portos portugueses aos do norte de Espanha e França, até à Normandia para fazer face a um cenário pós-Brexit.

Para José Maria Costa, que participou, em Dublin, num seminário promovido pela Comissão Europeia sobre as ligações entre portos e cidades na bacia Atlântica, a possibilidade de saída do Reino Unido da União Europeia, "torna ainda mais urgente um reforço da cooperação entre as cidades e os portos do Atlântico".

Medway investe 1 ME na Zona Industrial e Logística de Sines

A Medway assinou com a aicep Global Parques um contrato de instalação de um novo investimento em logística na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. De acordo com a empresa, este investimento “vai permitir alargar a prestação dos seus serviços no Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines” e está avaliado em cerca de 1 milhão de euros por um período de 20 anos e com uma área superior a 30 mil metros quadrados.

COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR

Novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro

Reproduzimos comunicado emitido pelo Ministério do Mar a propósito do novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro, nomeado em Assembleia Geral da Empresa a 15 de Abril.

MAIS DE 10 MIL CAMIÕES RETIRADOS DAS ESTRADAS

Movimento ferroviário no Porto de Aveiro cresceu 33% em 2018

Em 2018, o movimento ferroviário no Porto de Aveiro atingiu as 256.284 toneladas, crescendo 33,58% em relação ao ano anterior.
Os fluxos de mercadorias incluíram a recepção de cimento, pasta de papel e produtos metalúrgicos, destinados a exportação, e o envio de granéis sólidos alimentares para Espanha.
Para além do incremento da competitividade, o impacto ambiental no transporte de mercadorias de e para o Porto de Aveiro foi altamente reduzido, uma vez que em função da utilização da ferrovia foi possível retirar das estradas cerca 10.250 camiões.

Portos dos Açores investe 10 milhões de euros em equipamentos

A Portos dos Açores, que gere as infraestruturas portuárias da região, vai investir 10 milhões de euros na aquisição de equipamentos, metade dos quais no Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, anuncia a empresa.

“Estamos a falar de mais de 20 equipamentos, desde gruas a empilhadores, a outro tipo de equipamentos portuários, que vão dar garantias de melhores níveis de operacionalidade em toda a região”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o Presidente da Portos dos Açores, Miguel Costa, à margem de uma visita ao Porto da Praia da Vitória.

Hapag-Lloyd reforça serviço «Dakar Express» com escala adicional no Porto de Leixões

A transportadora marítima Hapag-Lloyd decidiu reforçar o seu serviço ‘Dakar Express (DEX)’, introduzindo «uma escala adicional no Porto de Leixões» (southbound) a partir da semana 18.

Esta melhoria de serviços, explica a operadora marítima alemã, «melhorará ainda mais a conectividade entre Portugal e a rede global da Hapag-Lloyd através dos hubs portuários em Antuérpia e Tânger».

Dia do Marítimo dedicado à igualdade de género

Na sequência do tema «Afirmar a Mulher na Comunidade Marítima», determinado pela Organização Marítima Internacional (IMO) para o Dia Marítimo Mundial, a celebrar em Setembro, o Dia do Marítimo, habitualmente celebrado no dia 25 de Junho, será este ano dedicado à igualdade de género.

Docapesca conclui Instalações do Cais Provisório da Ilha de Tavira

A Docapesca concluiu a instalação do cais provisório na Ilha de Tavira, possibilitando a retoma do funcionamento normal das carreiras fluviais de acesso à Ilha, durante a empreitada de construção do novo cais.

Esta intervenção insere-se num conjunto alargado de investimentos em curso e realizados pela Docapesca no concelho de Tavira, num valor global de cerca de 2 milhões de euros.

Auditoria do Tribunal de Contas baseada em dados desactualizados

TAXA DE PAGAMENTOS DO MAR 2020 É DE 29,2%

A 31 de março de 2019 a taxa de pagamentos do Programa Mar 2020 era de 29,2%, já tendo sido liquidados 137,5 milhões de euros aos beneficiários finais. A taxa de compromisso é de 66,9% do total programado, equivalente a 318,1 milhões de euros de apoio público. O investimento elegível total alavancado por estas candidaturas é de 424,5 milhões de euros, refere nota informativa divulgada esta quinta-feira pelo Ministério do Mar.

ENTRA EM VIGOR A 1 DE JULHO

Conceito legal de «porto seco» aprovado em DR

O diploma que estabelece o conceito legal de "porto seco", e que define regras e procedimentos necessários para a sua implementação, foi publicado dia 17 em Diário da República para entrada em vigor a 01 de julho.

De acordo com o diploma, "o presente decreto-lei aplica-se ao transporte contentorizado ou outro de mercadorias entre os depósitos existentes nos portos marítimos e os depósitos que funcionem como porto seco e entre estes, desde que estejam constituídos como armazéns de depósito temporário autorizados nos termos da legislação aduaneira".

PORTO DE AVEIRO

Novo Conselho de Administração inicia funções

Esta terça-feira, 16 de Abril, iniciou funções o novo Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A). Presidido por Fátima Lopes Alves, integra, como administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.
O novo Conselho de Administração passa a presidir também aos destinos do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).

Madeira importou mais viaturas em Janeiro e Fevereiro

O movimento de entrada e saída de veículos no Porto do Caniçal subiu 44% nos primeiros dois meses deste ano, face ao período homologo de 2018. A Madeira importou nos dois primeiros meses deste ano, 1444 viaturas, a grande maioria de veículos até 12 toneladas (1434) e 10 acima das 12 toneladas.
Do Porto do Caniçal saíram 422 carros abaixo das 12 toneladas e 8 acima.

DGRM e Ordem dos Despachantes Oficiais estudam oportunidades da digitalização

A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e os representantes da Ordem dos Despachantes Oficiais estão a estudar as oportunidades que a digitalização proporciona para a melhoria dos procedimentos e desenvolvimento de novos métodos de trabalho.

Desde logo, a plena integração dos Despachantes Oficiais na nova Janela Única Logística (JUL) ao longo de toda a cadeia de transporte, foi um dos principais temas em debate, tendo sido possível acordar os objetivos para o desenho e implementação das novas funcionalidades em suporte digital. O papel desempenhado pelos Despachantes Oficiais é essencial para a celeridade na introdução no território das mercadorias oriundas de países terceiros, bem como na exportações de bens.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 [109] 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299