Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Sines recebeu Ministro das Alfândegas da China
Esta segunda-feira, dia 27 de Maio, o Ministro das Alfândegas da República Popular da China, Ni Yuefeng, visitou o Porto de Sines acompanhado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo português, António Mendonça Mendes.
A delegação, que integrou também altos representantes dos sistemas tributários e aduaneiros da China e de Portugal, foi recebida pelo Presidente da APS, José Luís Cacho, que apresentou as principais características de Sines e os projetos de expansão portuária. Recorde-se que o Porto de Sines oferece uma ligação semanal com aquele país do Extremo Oriente, que representa uma movimentação anual de mais de 100 mil contentores.
![]() |
A 29 E 30 DE MAIO
Porto de Aveiro participa no «Exercício Cascade 2019»
Portugal vai realizar, de 28 de Maio a 1 de Junho, o exercício europeu de Protecção Civil CASCADE’19, o maior de sempre em território nacional. A Administração do Porto de Aveiro participa no exercício nos dias 29 e 30 de Maio, com cenário de um derrame de hidrocarbonetos na ria e um cenário de controlo de fuga de matérias perigosas envolvendo incêndio, no Terminal de Granéis Líquidos e um contentor no Terminal Norte.
![]() |
Porto de Lisboa acolheu reunião dos parceiros do projecto «Atlantic Blueports»
O Porto de Lisboa acolheu a reunião interna dos vários parceiros do projecto ‘Atlantic Blueports’, com o objectivo de «minimizar a proliferação de espécies invasoras resultantes de descargas de águas de lastro de navios, na sequência da Convenção IMO para a Gestão das Água de Lastro dos Navios», revela a APL. A reunião decorreu no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo em Algés.
![]() |
Conselho de Administração da APFF visita o NRP Figueira da Foz
O Conselho de Administração da APFF visitou o NRP Figueira da Foz, aquando da presença do navio-patrulha oceânico na cidade, permanência inserida nas comemorações do Dia da Marinha.
Depois de visita demorada ao navio, Fátima Lopes Alves (Presidente) e Nuno Marques Pereira (Vogal), procederam à tradicional troca de crestas com o Comandante do navio, Capitão-Tenente Pedro Luis Fernandes da Palma.
A delegação da APFF integrava ainda o Cte. Joaquim Sotto Mayor.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
Conferência «Portos Secos & Parques Seguros»
A Transportes em Revista e a APAT - Associação dos Transitários de Portugal promovem esta segunda-feira, dia 27 de maio, no VIP Executive Santa Iria Hotel, em Santa Iria da Azóia, o seminário “Portos Secos & Parques Seguros”.
![]() |
COM A PARTICIPAÇÃO DE ANA PAULA VITORINO
Moçambique organizou conferência internacional sobre oceanos
O Governo de Moçambique promoveu esta semana a primeira Conferência Internacional «Crescendo Azul», para promover a economia azul, com um programa que incluiu debates temáticos nos quais participaram especialistas e governantes, incluindo a Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino.
O evento pretendeu agregar Moçambique à vaga internacional dinamizada pelas Nações Unidas em prol da cooperação e partilha de conhecimento sobre os oceanos, visando uma economia do mar mais sustentável.
![]() |
EM AGOSTO DE 2020
Porto de Aveiro ligado a Espanha por auto-estrada
A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de construção do troço final da autoestrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, prevendo finalizar os trabalhos em Agosto de 2020, foi anunciado dia 21.
Segundo a IP, a concretização do investimento irá permitir a conclusão da autoestrada A25 (Aveiro - Vilar Formoso), ligando o Porto de Aveiro a Espanha através de auto-estrada, e "assegurar ao tráfego de longo curso, sobretudo de veículos pesados, uma via mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa".
![]() |
Portos espanhóis desejam apostar em «projectos colaborativos» com a China
A imprensa espanhola faz eco da garantia dada pelo Puertos del Estado de que os portos espanhóis «desejam prosseguir com projectos colaborativos» com entidades chinesas, destacando o organismo estatal que «a presença de companhias de navegação e terminais chineses em vários portos do Mediterrâneo e da Espanha desencadeou um esforço comercial frenético por parte de entidades espanholas», que buscam aprofundar tais parcerias.
![]() |
Lucros da Silopor sobem 9,1% para 3,7 milhões de euros em 2018
A Silopor - Empresa de Silos Portuários movimentou um total de 2.230 milhões de toneladas em 2018, o que lhe permitiu um resultado líquido de impostos de 3,69 milhões de euros, mais 9,1%.
De acordo com um comunicado da empresa, a carga total movimentada no ano passado representou uma quota de mercado de 67% no Porto de Lisboa e de 43% a nível nacional.
![]() |
WISTA Atlantic Forum
Lídia Sequeira analisou o tema da igualdade de género nas administrações portuárias
Na sua intervenção, Lídia Sequeira começou por defender a imposição de quotas como método para mitigar a disparidade entre géneros: «Num primeiro momento, para se dar esse impulso, as quotas são necessárias. Eu sou defensora das quotas para um primeiro momento», afirmou, frisando, no entanto, que a mudança está lentamente a ser operada, quer no universo portuário quer noutras áreas laborais.
![]() |
ENIDH foi palco do WISTA Atlantic Forum
O WISTA Atlantic Forum, tendo como mote ‘O Papel da Mulher na Indústria Marítima’, reuniu personalidades como Lídia Sequeira (Presidente do Conselho de Administração dos portos de Setúbal e Lisboa, e Presidente da APP), Rúben Eiras (director-geral da DGPM), Olga Delgado (docente na ENIDH), Susana Baptista (sub-directora-geral da DGRM) e Cristina Lança (especialista jurídica). O discurso de abertura pertenceu a Carla Olival, presidente da WISTA Portugal.
![]() |
Regaseificação e reexportação de GNL em Sines
«Estamos a ser pioneiros», afirma Ana Paula Vitorino
«Mostrámos que, a nível dos Estados-membros da União Europeia, estamos a ser pioneiros nessa matéria, porque, para além da capacidade que já existe em Sines para regaseificação, para liquefacção e para a reexportação, temos a capacidade de aumentar as potencialidades criando capacidade para fornecer navios que utilizam o GNL para locomoção, em vez de fuel. E também temos a capacidade de, tal como fazemos para Sines, Lisboa e Madeira, podermos fazer para outras partes da Europa».
![]() |
Estivadores do Porto de Setúbal aprovam novo contrato colectivo de trabalho
Estivadores aprovaram, por unanimidade, novo contrato colectivo de trabalho. 80 trabalhadores eventuais têm prioridade em futuras contratações.
Os 56 estivadores que passaram a integrar os operadores do Porto de Setúbal vão passar a ganhar 1400 euros brutos por mês. Esta foi a principal conquista dos estivadores deste porto, que aprovaram esta quinta-feira, em plenário, por unanimidade, o acordo do novo contrato colectivo de trabalho negociado entre o SEAL – Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística e as entidades patronais.
![]() |
Pioneiro do Rio e Grupo Sousa adquirem operação da Svitzer
A Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa vão adquirir integralmente as duas empresas portuguesas da Svitzer, que inclui tripulação e a frota de 13+2 rebocadores que prestam serviços nos portos de Lisboa, Setúbal e Sines. O preço da transacção foi mantido confidencial. O fecho do negócio é esperado acontecer no segundo semestre, mas está sujeito a aprovação da Autoridade da Concorrência.
![]() |
Economia azul da UE com 658 biliões de euros em volume de negócios
São os dados mais recentes (2017) fornecidos pelo último relatório da CE sobre a economia azul da União Europeia, que também assinala um VAB de 180 biliões de euros.
De acordo com o relatório, que recorre aos números mais recentes disponíveis, em 2017, a economia azul da União Europeia (UE) empregava directamente 4 milhões de pessoas e gerou um volume de negócios de 658 biliões de euros e um valor acrescentado bruto (VAB) de 180 biliões de euros.
![]() |
SETÚBAL
Semana do Mar e do Pescador 2019
Perto de sete dezenas de atividades de promoção da economia do mar integram o maior programa de sempre da Semana do Mar e do Pescador, a realizar entre os dias 23 de maio e 3 de junho.
Exposições, conferências, oficinas ambientais, passeios fluviais, formação, espetáculos musicais e mostra de tradições marítimas integram o programa da Semana do Mar e do Pescador 2019, que “aprofunda a dimensão económica do certame e projeta a economia do mar no futuro” a partir do território de Setúbal, quer no contexto da pesca tradicional, quer na inclusão da aquacultura no Sado, em especial da ostricultura.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, 22 DE MAIO
MINISTRA DO MAR MARCA PRESENÇA NA CONFERÊNCIA SOBRE OS 40 ANOS DE COOPERAÇÃO PORTUGAL-CHINA
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta quarta-feira, dia 22 de maio, na Conferência “40 Anos de Cooperação entre Portugal e China”, no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.
A intervenção da Ministra do Mar está marcada para as 09h30, no Auditório Caixa Geral de Depósitos (ISEG, Rua do Quelhas 6, 1200-781 Lisboa).
![]() |
Comunidade Portuária de Leixões lamenta «campanha de desinformação» em torno das obras
A Comunidade Portuária de Leixões defende a prossecução das "tão decisivas" obras do prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, lamentando a existência de uma "campanha de desinformação" em seu torno.
![]() |
OPINIÃO
China SA, China 5G
Sines é o primeiro porto de águas profundas quando se chega do Panamá. Uma encruzilhada única entre a Ásia, Europa e África. Colocar Portugal numa lógica de hub marítimo, mas também aéreo, será vital para essa peça instrumental e decisiva no contexto da ligação da China ao mundo. Com a vantagem do português e a ligação aos países da CPLP.
![]() |
Mercadorias movimentadas entre o Porto de Sines e portos chineses cresceram 20% desde 2015
A movimentação de mercadorias contentorizadas entre o Porto de Sines e os diversos portos chineses cresceu cerca de 20% (19,7%) entre 2015 e 2018. Segundo dados a que o Jornal Económico teve acesso, o total de cargas e descargas entre o Porto de Sines e os portos da República Popular da China passou de 89.669 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento), em 2015, para 107.322 TEU no ano transacto.