Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
Ministra do Mar preside à assinatura de Auto de Consignação da Empreitada de Dragagem da Barra do Rio Ave, em Vila do Conde
Esta segunda-feira, dia 16 de setembro, pelas 11h00, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará na cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Dragagem da Barra do Rio Ave em Vila do Conde.
O Diretor-Geral da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, fará a apresentação da obra.
![]() |
Navio Patrulha Oceânico NRP Setúbal abre a visitas este domingo em Setúbal
O NRP Setúbal atraca pela primeira vez na cidade que lhe deu nome, este domingo, dia 15 de setembro, para participar nas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, onde receberá a visita da Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.
No âmbito das comemorações, o navio abre a visitas nos períodos das 10h00 às 11h30 e das 15h00 às 18h00, na Doca 2 do Porto de Setúbal.
![]() |
Missão da Câmara de Comércio Chinesa ficou a conhecer «dinamismo» do Porto de Leixões
A AICEP e a China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME) aliaram esforços no sentido de promover uma missão de empresas chinesas a Portugal, nos dias 5 e 6 deste mês de Setembro, revelou a APDL.
![]() |
Polícia Marítima celebra 100 anos
A Polícia Marítima celebrou esta sexta-feira, 13 de setembro, 100 anos de existência. A criação da Polícia Marítima foi assinalada pela Lei nº 876, de 13 de setembro, que institucionalizou, no início do Séc. XX, este órgão de polícia criminal.
![]() |
CERTAME CONTA COM A PRESENÇA DA APFF E DA CPFF
«FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance» | 25 a 28 de Setembro
Numa participação colaborativa, o Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF) vão estar presentes, com um stand institucional, na primeira edição da «FigueiraSea - Sustainable Expo Alliance», que decorre de 25 a 28 de Setembro na Praça do Forte.
Trata-se de um evento organizado pela Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), em parceria com a Câmara Municipal.
![]() |
NOVO CAPITÃO DO PORTO DE AVEIRO
«Responsabilidade é sempre acrescida independentemente da dimensão do porto»
O capitão de Fragata Humberto da Silva Rocha, até aqui capitão do porto da Figueira, promete seguir uma linha de abertura da capitania no cumprimento de funções. A passagem de testemunho na capitania do Porto de Aveiro revelou as ideias do novo comandante que quer conhecer a região e os organismos para melhor compreender o meio.
![]() |
Porto de Setúbal reforça posição na ferrovia
Comboio transporta viaturas Volkswagen
O Porto de Setúbal recebeu esta sexta-feira, 6 de setembro, um comboio com 125 viaturas Volkswagen, na primeira viagem de reactivação do transporte de veículos por ferrovia a partir da fábrica AutoEuropa, em Palmela, para o terminal portuário.
Até dezembro serão feitas duas viagens diárias com um total de 250 viaturas transportadas e, numa segunda fase a partir de janeiro, 4 viagens diárias com um total de 500 viaturas, permitindo transportar por ferrovia 68% do volume da produção da fábrica já em 2020.
![]() |
Dragagens nos portos de Peniche, Lagos e Vila do Conde
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), do Ministério do Mar, avançou, na semana passada, com a adjudicação do procedimento das dragagens nos portos de Peniche e Lagos, tendo o contrato sido assinado esta quarta-feira, dia 04 de setembro.
Quanto ao procedimento da dragagem da barra do porto de Vila do Conde, a adjudicação foi concretizada esta quinta-feira, dia 05 de setembro, sendo que o contrato será assinado esta sexta-feira.
![]() |
Portos dos Açores adjudica aquisição de nova Grua Portuária para o Porto da Praia da Vitória
A empresa pública Portos dos Açores, S.A. adjudicou a aquisição de uma nova grua móvel portuária, para o porto da Praia da Vitória, à empresa Konecranes GMBH, pelo valor de 2, 85 Milhões de Euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.
Com este investimento o Porto da Praia da Vitória ficará munido de duas gruas portuárias equivalentes, o que implicará um aumento da produtividade na operação de carga/descarga de navios de carga geral ou de granéis sólidos, assim como permitirá uma fiabilidade destas operações, nomeadamente na descarga dos navios de granéis sólidos, essencialmente cereais para a produção local de rações
![]() |
Theo Notteboom:
Sines almeja a posição de «plataforma giratória» no comércio Ásia-Europa-América
Em recente análise, com foco no tráfego marítimo de mercadorias através do Estreito de Gibraltar, o professor e especialista Theo Notteboom efectuou uma abordagem sobre a evolução dos cinco portos que, actualmente, competem pelas cargas nessa região estratégica: o porto português de Sines não ficou de fora da explanação do analista, sendo apontando como uma das infra-estruturas que ambiciona a voos mais altos, na sequência dos investimentos anunciados (expansão do Terminal XXI e concurso para o novo Terminal Vasco da Gama).
![]() |
Obra de Reformulação do Molhe do Porto de Viana lançada pela Ministra do Mar
O Porto de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira, a cerimónia de lançamento da Obra de Reparação e Reforço do Molhe Norte, que contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.
A obra é a primeira das quatro intervenções previstas para a reabilitação do Molhe, que terá um custo global de 21,4 milhões de euros. Esta fase precursora terá a duração de doze meses e um custo estimado de 1.461.619€.
![]() |
Investimento de 21,4 milhões reforça molhe do porto de Viana
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) iniciou a primeira de quatro fases de reforço do molhe do porto da capital do Alto Minho, orçada em 21,4 milhões de euros.
Em comunicado, a APDL explicou tratar-se de “uma obra que será dividida em quatro intervenções executadas por ordem de prioridade”, sendo que “a primeira fase da reformulação do molhe norte do porto de mar de Viana do Castelo representa um investimento superior a 1,4 milhões de euros”.
![]() |
2 de setembro, pelas 11h30
Ministra do Mar participa no lançamento das obras do Porto de Viana do Castelo
Esta segunda-feira, dia 2 de setembro, o Porto de Viana do Castelo recebe a cerimónia de lançamento da Obra de Reparação e Reforço do Molhe Norte, que conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que decorrerá pelas 11h30 na infraestrutura portuária (Avenida do Cabedelo, Darque).
![]() |
AÇORES
Foi lançado concurso para construção de rampa RO-RO e obras complementares no Porto das Pipas
O concurso para construção da rampa para navios RO-RO e ferry e obras complementares para melhoramento da operacionalidade e de abrigo no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, foi agora lançado através da publicação do anúncio em Diário da República.
Este concurso, lançado pela Portos dos Açores, S.A., contempla um preço base de 15 milhões de euros e um prazo contratual para execução da obra de 24 meses, contados a partir da data de consignação da empreitada ou da aprovação do plano de segurança e saúde.
![]() |
Com cerca de dois milhões de toneladas de carga movimentada
Julho é o melhor mês de sempre em Leixões
O Porto de Leixões fez história em julho ao assinalar o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias. Durante este mês, circularam na infraestrutura portuária cerca de dois milhões toneladas de carga (1,9 milhões), o que representa um crescimento de 25,28% face ao período homólogo do ano anterior.
![]() |
ÍLHAVO
Forte da Barra quase a ir para concurso
O Ministério da Economia revela que o Forte da Barra, no concelho de Ílhavo, integra a lista dos próximos concursos a lançar no âmbito do Revive, um programa criado pelo Governo em colaboração com as câmaras que prevê ceder imóveis públicos a privados para serem recuperados e usados para actividades económicas.
![]() |
Acordo entre Sindicato XXI e PSA/Laborsines põe fim a conflito laboral
Acordo prevê aumento salarial médio de 7% mais inflação e a manutenção de 20 colaboradores cujo contrato não ia ser renovado.
O Sindicato XXI e a empresa PSA/Laborsines acordaram as novas tabelas salariais e progressão na carreira dos operadores portuários e técnicos de engenharia no Terminal de Contentores do Porto de Sines, foi anunciado esta terça-feira. O acordo entre a empresa concessionária do Terminal XXI, no Porto de Sines (Setúbal) e o sindicato que representa os trabalhadores administrativos, técnicos e operadores pôs fim a um conflito laboral que conduziu a várias paralisações, a última iniciada no dia 12 deste mês e suspensa dias depois para permitir as negociações.
![]() |
Infraestruturas de Portugal lança obra na linha ferroviária de Leixões
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para as obras de estabilização de taludes na linha ferroviária de Leixões e o sistema de concordância de Gemil. Segundo a empresa liderada por António Laranjo, o investimento previsto neste projeto é de 3,2 milhões de euros, “no reforço das condições de segurança e circulação ferroviária”.
![]() |
QUARTEIRA DE OUTROS TEMPOS
Dê-me a mão, sr. banheiro
Em Quarteira, a época balnear abria pelo São João, dia da celebração do “banho santo”. O acontecimento atraía gentes da serra até ao mar, e as imagens de 1965 ainda mostravam um areal a perder de vista. Os banheiros ou nadadores-salvadores recebiam 5$00 por cada banho. “Só tinham que segurar as pessoas pelas mãos e fazê-las mergulhar ao mesmo tempo. Claro que não sabiam nadar...”
![]() |
Divulgado em Diário da República o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro
Foi divulgado em Diário da República o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (VND), que estabelece normas e procedimentos de uso da via fluvial, sob a jurisdição da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). O anterior regulamento datava de 1998.
Questões relacionadas com normas especiais, nomeadamente quanto à navegação em condições atmosféricas diversas como nevoeiro e tempestades, ou com regras da sinalização, foram anunciadas neste regulamento de forma a serem cumpridas por todos os operadores que atravessem esta área fluvial.