Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Corveta da Marinha ruma aos Açores para mais uma missão
O NRP João Roby largou sexta-feira da Base Naval de Lisboa para mais uma missão na Zona Marítima dos Açores, integrando o Dispositivo Naval Permanente naquele arquipélago e onde permanecerá até ao dia 18 de setembro. O NRP João Roby rende o NRP Viana do Castelo que após terminar a missão irá navegar rumo a Lisboa.
![]() |
Movimento de passageiros dos Portos do Funchal e Porto Santo cresceu 90% em 15 anos
São 57 anos, embora a APRAM só tenha começado a celebrar o aniversário do Porto do Funchal, instituindo o ‘Dia do Porto’, em 2017. Mas ele foi inaugurado a 18 de Julho de 1962, e desde então a baía do Funchal recebe navios e navegadores, entre eles turistas que, nas palavras da presidente do Conselho de Administração da APRAM, “quebraram o isolamento e trouxeram o cosmopolitismo à nossa cidade”.
![]() |
Primeiro-Ministro destaca investimento nas ligações de Sines a Espanha e de Leixões à Galiza
A 15 de Julho, António Costa elogiou os investimentos previstos para a ferrovia nacional, considerando as obras de modernização da Linha do Douro, inauguradas nesse dia, «uma das peças importantes do grande programa ferrovia 2020». O Primeiro-Ministro enalteceu também a aposta nas ligações do Porto de Sines a Espanha e do Porto de Leixões à Galiza.
![]() |
SINES
ALCANÇADO ACORDO PARA EXPANSÃO DO TERMINAL XXI COM INVESTIMENTO PRIVADO DE 547 MILHÕES DE EUROS
Foi dado mais um importante passo na concretização da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente - Horizonte 2026”, aprovada pelo XXI Governo Constitucional através da RCM n.º 175/2017, de 24 de novembro de 2017, na componente prevista para o Porto de Sines, com o acordo assinado esta quarta-feira que permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI.
Este acordo, assinado no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, representa um investimento global de 547 milhões de euros, totalmente privado, a concretizar pelo concessionário, a PSA Sines, ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.
![]() |
PORTO DE LISBOA RECEBE CARGA DE PROJECTO COM DESTINO A VIALONGA
Uma operação com carga de grandes dimensões ocorreu esta semana no Terminal Multiusos do Beato (TMB), localizado na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa.
A descarga de 10 reservatórios de grande dimensão - com 25.00mx7.30mx7.50m e 40 toneladas, cada - oriundos de uma das fábricas da Heineken, localizada na Sérvia, e embarcados no porto romeno de Constança, no navio “FWN SPLENDIDE”, o qual foi agenciado pela Portmar, Lda., terá como destino final a fábrica de cerveja da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), localizada em Vialonga, no Concelho de Vila Franca de Xira.
![]() |
Gaspar, o primeiro golfinho boto-branco ibérico, tem visitado as praias do Porto e Matosinhos
O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado com um filhote.
![]() |
Ligação fluvial de mercadorias
Ministra do Mar destaca a intermodalidade
A intermodalidade foi outra das questões levantadas por Ana Paula Vitorino na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento relativo à Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.
“Estima-se que a repartição modal relativa à ferrovia, atualmente na ordem dos 10%, venha a atingir os 25% no decorrer do projeto. E relativamente ao tráfego fluvial, com a dinamização do transporte de contentores por barcaças, estima-se que venha a venha a absorver 35 mil contentores por ano no final do projeto”, esclareceu a ministra do Mar.
![]() |
LÍDIA SEQUEIRA:
Acordo APL-Yilport Liscont é «solução equilibrada para ambas as partes»
Lembrando que o porto lisboeta «movimenta, em média, 12 milhões de toneladas por ano, essencialmente granéis sólidos e carga contentorizada, sendo que dos cerca de 5 milhões de toneladas de carga contentorizada, mais de 40% passam pelo Terminal de Alcântara», Lídia Sequeira enfatizou a «a importância deste contrato de serviço público, através do qual se estabelecem regras e princípios, que adequem a exploração do Terminal aos objectivos pretendidos pela concedente». O consenso, reforçou, abrange as alterações a introduzir no clausulado do Contrato de Concessão em Vigor e respectivos anexos, designadamente nos relativos ao plano de investimentos apresentado pela Liscont.
![]() |
Renovação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara garante investimento de 122 Milhões de euros
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Liscont (Grupo Yilport) assinaram esta segunda-feira, dia 15 de julho, um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.
O acordo agora alcançado contempla uma concessão até 2038 e um plano de investimento de 122 milhões de euros no Terminal de Contentores de Alcântara, 100% privado, repartido entre intervenções em infraestruturas (26,5 milhões), aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica (2 milhões) e aquisição e instalação de equipamentos (93,5 milhões).
![]() |
ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR
«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo
Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolheu dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contaram ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
A sétima edição incidiu sobre a área temática “Pesca e Transformação do Pescado”, com a oitava dedicada à área temática “Aquicultura e Segurança Alimentar”.
![]() |
APDL renova certificação de qualidade em todos os serviços e unidades de negócio
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo (APDL) vê renovada a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, atribuída pela Lloyd's Register Quality Assurance.
Já desde 2010 que a APDL tem vindo a renovar esta certificação considerada estratégica, um resultado da melhoria contínua dos serviços.
![]() |
Visita do Embaixador da Coreia do Sul ao complexo industrial e portuário de Sines
O Embaixador da República da Coreia do Sul, Song Oh, e o Ministro Conselheiro, Keunseok Jeon, visitaram o complexo industrial e portuário de Sines no dia 11 de Julho. A visita contemplou também um périplo pelo Porto de Sines, com destaque para o TGN – Terminal de Gás Natural e a sua entidade gestora, a REN Atlântico.
![]() |
Ministra do Mar inaugura novo Farolim e Reconstrução da Cabeça do Quebra-mar da barra de Vila Real de Santo António
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, inauguraram o novo Farolim e a Reconstrução da Cabeça do Quebra-Mar Poente da Barra de Vila Real de Santo António. A empreitada foi realizada pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), representando um investimento total de 500.000€.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA, COM A PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR
«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo
Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolhe dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contarão ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
![]() |
AÇORES
Certificação do Porto das Velas permite internacionalizar infraestrutura portuária
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas considera que os recentes investimentos realizados no Porto das Velas, em S. Jorge, como a construção da nova gare marítima e o reordenamento e ampliação do porto, vieram dar “outra dimensão ao porto, que anteriormente não existia”.
![]() |
Como a ondulação obriga a repor areia no verão? Especialistas explicam
Durante o mês de Agosto, as praias da Costa da Caparica vão encerrar à vez por causa dos trabalhos de reposição de areia. A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que a intervenção tem de ser feita no Verão porque "as condições de agitação marítima são as mais favoráveis".
![]() |
Portos dos Açores pretende efectuar um estudo para a instalação de um entreposto de GNL nos Açores
As condições para a construção de instalações de um terminal de abastecimento de combustível de GNL (Gás Natural Liquefeito) na Praia da Vitória vão ser alvo de um estudo de viabilidade técnica e económica.
Numa nota remetida ao Diário Insular, a Portos dos Açores refere que obteve junto do Banco Europeu de Investimento financiamento para a realização de estudos “para implementação de uma instalação de reabastecimento de GNL nos Açores”.
![]() |
«Contagem decrescente» para o «Sulphur 2020»
IMO reuniu parceiros para limar arestas
A IMO fez o ponto de situação da evolução das preparações para a entrada em vigor, por todo o mundo, da nova regulamentação sobre o índice de enxofre presente nos combustíveis do Shipping – a medida entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2020. Através de um documento intitulado ‘Contagem decrescente para o Enxofre 2020’, a organização detalhou os resultados da reunião com os seus parceiros.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, 15 DE JULHO
Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara
Esta segunda-feira, dia 15 de julho, a APL - Administração do Porto de Lisboa e a Yilport Liscont vão proceder à assinatura de um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara, acto presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
![]() |
EM 2021
Guadiana navegável entre Alentejo e Algarve com projecto de 6 milhões de euros
O projecto para permitir a navegabilidade do rio Guadiana entre Vila Real de Santo António (Algarve) e Mértola (Alentejo) vai custar seis milhões de euros e deverá terminar em 2021, anunciou esta sexta-feira a Ministra do Mar.
"É um dos investimentos mais emblemáticos do Ministério do Mar", porque "promove a navegabilidade do Guadiana" e, simultaneamente, "o desenvolvimento de toda a zona abrangida", afirmou Ana Paula Vitorino, no Pomarão, concelho de Mértola, distrito de Beja.