Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Directora Regional do Mar desafia Alemanha a investigar os mares da Madeira

A Directora Regional do Mar desafiou quinta-feira o instituto alemão Max Planck a fazer pesquisas nos mares da Madeira para avaliar a qualidade das águas e os níveis de eventual contaminação. O repto surgiu no decorrer da visita que Mafalda Freitas e João Delgado, director dos serviços de estudos e investigação da Secretaria Regional de Mar e Pescas, realizaram ao navio de investigação alemão Eugen Seibold, que se encontra de passagem pelo porto do Funchal.

JOSÉ LUÍS CACHO:

JUL é «grande vantagem» que trará maior «competitividade» ao Porto de Sines

José Luís Cacho, Presidente da Administração do Porto de Sines, foi um dos oradores em destaque no 14º Congresso da ADFERSIT, ocorrido nos dias 3 e 4 de Novembro. ICom intervenção integrada no painel ‘A Importância do Hub Portuário na Competitividade da Economia Portuguesa’, José Luís Cacho abordou os factores que concorrem para tornar a actividade de transhipment competitiva no Porto de Sines – neste contexto, realçou a importância da ferramenta Janela Única Logística (JUL) para a agilização dos processos e a interligação fluída entre players, permitindo elevar a eficiência a um novo patamar.

MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS, PEDRO NUNO SANTOS:

Só no dia em que os espanhóis mudarem para a bitola europeia é que nós vamos mudar

Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, reforça que Portugal não tem qualquer problema com a bitola ferroviária e que isso não põe em causa o tráfego de mercadorias.

Porto de Lisboa lança novo portal e desafio de fotografia

No âmbito das iniciativas integradas nos 133 anos do Porto de Lisboa, cumpridos dia 31 de outubro, a APL dá a conhecer o seu novo portal, mais funcional e mais completo, mais claro, com um acesso e uma navegação mais intuitivos.

O trabalho efetuado consistiu, não só na alteração do layout do portal, agora mais amigável e em consonância com as atuais necessidades de quem pesquisa, mas também na agilização e no destaque de conteúdos, sobretudo na área de clientes, com maior procura.

ESTA QUINTA-FEIRA

Conferência AICEP. 2020 - «Exportações & Investimento»

A AICEP realiza esta quinta-feira, 5 de novembro, pelas 15 horas, a 2ª Sessão da sua Conferência Anual “Exportações & Investimento”, com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, em Lisboa.

A sessão conta, na abertura, com uma intervenção do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, que fará o balanço da atividade da Agência em 2020, no apoio às empresas afetadas pela pandemia, bem como sobre a angariação de investimento em conjuntura de crise.

APDL vai construir um novo viaduto no Terminal Petroleiro de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai construir um novo viaduto no Terminal Petroleiro do Porto de Leixões. A empreitada, que resulta de um investimento de mais de 3,5 milhões de euros por parte da APDL e da Galp, que comparticipará 15% da obra, foi consignada esta terça-feira, dia 03 de novembro.

Porto de Sines a crescer na carga contentorizada

Os resultados alcançados no terceiro trimestre de 2020 voltaram a colocar o Porto de Sines na trajetória de crescimento no que respeita à carga contentorizada. Com um total acumulado de janeiro a setembro de 1,17 milhões de TEU (contentores de 20 pés), Sines alcançou um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período homólogo.

QUARTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO, ÀS 10H00, NA ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE

Sessão de Apresentação Pública da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e a Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, convidam todos os agentes com atividades e interesse na Economia do Mar, do Litoral Alentejano, a participarem virtualmente na Sessão de Apresentação Pública e debate da nova proposta para a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, dia 4 de novembro às 10h00.

Projecto MarLEM apresenta Triângulo do Conhecimento do Atlântico

O consórcio do projeto MarLEM (Maritime Logistics Engineering and Management), co-financiado pela U.E., liderado pela Qualiseg, Engenharia e Gestão, Lda. e do qual a Fórum Oceano é parceira, promoveu um evento de lançamento do Triângulo do Conhecimento do Atlântico, com a participação de representantes da Indústria e da Academia.

Fórum Oceano participa no ciclo de conferências «Pensar o Futuro»

Ruben Eiras, responsável pelas áreas do empreendedorismo, inovação e investimento e financiamento da Economia Azul na Fórum Oceano, marcou presença na conferência "Mar, oportunidades para um modelo económico sustentável", no âmbito do 2.° ciclo de conferências 'Pensar o Futuro'.

ESTA SEXTA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO

Dia do Porto da Figueira da Foz com comemoração virtual

O Porto da Figueira da Foz (APPF, SA) assinala esta sexta-feira, 30 de Outubro, o seu 55.º aniversário. Os constrangimentos advenientes da pandemia obrigam a que as comemorações se realizem online.
Um webinar, o lançamento da nova imagem e novo site do Porto da Figueira da Foz, assim como a apresentação do novo site da Comunidade Portuária da Figueira da Foz, preenchem o programa.

APDL recebe presidente da AICEP no Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu esta quarta-feira, dia 28 de Novembro, Luís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para uma visita ao Porto de Leixões.

Durante o encontro, a APDL apresentou os principais projetos e investimentos planeados e em curso no Porto de Leixões, bem como na Via Navegável do Douro e Porto de Viana do Castelo. O presidente da AICEP teve, ainda oportunidade de visitar o simulador de ponte de navio “Full Mission Bridge Simulator” e, ainda, visitar os terminais portuários, a Plataforma Logística e o Terminal de Cruzeiros de Leixões.

FIGUEIRA DA FOZ

Obras no porto comercial começam em 2021

A Presidente do Conselho de Administração dos portos da Figueira da Foz e Aveiro, Fátima Alves, avançou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o aprofundamento do canal de navegação do porto comercial e da barra começa em 2021. “Há o compromisso do Governo que este é um projeto importante para a Figueira da Foz, o compromisso dos privados continua em cima da mesa e é nossa convicção que o Porto Comercial da Figueira da Foz, em 2021, terá o início das obras”, afirmou.

SAIBA COMO PARTICIPAR

Estão abertas as inscrições para o Business2Sea 2020

Com início no dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, o Business2Sea decorrerá em formato integralmente virtual até ao dia 20 de novembro, contando com um programa diversificado que privilegiará a temática “A Economia do Mar no EU Green Deal” (Pacto Verde Europeu) e reunirá um conjunto de peritos nacionais e internacionais na matéria.

Construção dos novos acessos ao Porto de Mar de Viana do Castelo está na fase final

A empreitada de construção dos novos acessos rodoviários ao Porto de Mar de Viana do Castelo está na última fase. A nova via, com um valor de adjudicação de 7,3 milhões de euros, pretende descongestionar as vias urbanas do tráfego de veículos pesados, retirando da antiga Estrada Nacional (EN) 13 e do interior da freguesia de Darque o tráfego de pesados de e para o Porto de Mar.

Portugueses estão a (re)descobrir o valor das algas

A produção mundial de algas duplicou entre 2005 e 2015. Portugal segue a mesma tendência, com novos projetos a cimentarem-se e novos produtos a espoletarem o interesse dos consumidores. Com uma vasta costa atlântica, o país tem nas suas águas cerca de 700 espécies de algas e pode posicionar-se como um ator principal neste mercado em amplo crescimento. Afinal, por cá há muito que se consome o tremoço-do-mar, a nori do Atlântico ou o cabelo-de-velha.

Para os açorianos, o tremoço-do-mar (Fucus spiralis) é considerado um petisco e consumido fresco. Já a alga vermelha Porphyra, conhecida como erva patinha ou nori do Atlântico, é consumida frita ou incorporada em sopas e omeletes. E as algas vermelhas do género Osmundea, conhecidas como erva malagueta, são conservadas em vinagre e consumidas ao longo do ano a acompanhar peixe frito. Em Portugal Continental não existe um consumo generalizado, mas a fava-do-mar é recolhida por algumas populações costeiras e as algas vermelhas Gelidium e Pterocladia são apanhadas a Sul de S. Martinho do Porto para a produção de agar.

SILOPOR com imagem renovada

A SILOPOR, maior empresa de silos portuários nacional, com instalações no Beato, Trafaria e Vale de Figueira, aposta numa nova imagem, correspondendo às atuais exigências do mercado, onde a presença digital consistente é fundamental, não sendo excepção esta área de negócio.
A nova imagem, num formato mais depurado e moderno, surge com o novo Logotipo, representando a relação privilegiada entre as estruturas dos Silos e a sua proximidade ao Rio Tejo.

30 DE OUTUBRO

Webinar do Porto da Figueira da Foz apresenta oportunidades para portos mais pequenos

Dia 30 de Outubro, entre as 10h e as 11h, irá decorrer o webinar gratuito “Flexible Supply Chains: Opportunities for Small Ports”, numa parceria entre o Porto da Figueira da Foz e a Supply Chain Magazine, onde será explorada a visão sobre as oportunidades e expectativas de armadores e carregadores em relação à crescente importância dos pequenos portos na implementação de cadeias de abastecimento mais curtas e as tendências actuais do shipping.

Grupo ETE: inovar e antecipar soluções

Fundado em 1936 e de capital 100% português, o Grupo ETE conta com 84 anos de experiência e know-how que põe diariamente à disposição dos seus clientes. Integra hoje seis áreas de negócio, nomeadamente, transporte marítimo, operação portuária, transporte fluvial, agentes de navegação, operação logística e engenharia e reparação naval, o que permite oferecer uma proposta de valor holística e integrada.

PORTO DE AVEIRO

Aveiport embarca colunas e tanque produzidas pela ASM Industries rumo a Marrocos

A 10 de Outubro a empresa Aveiport embarcou duas colunas e um tanque produzidas pela companhia ASM Industries, com destino a Casablanca, em Marrocos. A maior das peças embarcadas apresentava um peso de 75 toneladas e mais de 33 metros de comprimento.

O Lifting Plan gizado pela Aveiport materializou-se «em articulação com a Actanis e a ASM Industries, recorreu a 2 gruas», permitindo concluir mais uma operação de carga de projecto «com enorme eficácia e sucesso», reporta a empresa que opera no porto aveirense.

Total: 4743
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238