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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




COM ÁUDIO

Tecnovia Açores é a nova proprietária da Naval-Canal

A Tecnovia Açores foi a única empresa a concorrer à compra da Naval Canal. O negócio envolve a aquisição da totalidade da empresa, bem como a concessão do espaço dos Estaleiros Navais da Madalena do Pico até 2045. Declarações de Miguel Costa, Presidente da Portos dos Açores.

ANA CUNHA:

Investimento no Porto de Ponta Delgada vai aumentar a sua operacionalidade

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores garante que o investimento em curso no Porto de Ponta Delgada terá consequências diretas na capacidade operacional deste porto.

Ana Cunha visitou a obra de reperfilamento do cais -10m (ZH), onde se inclui a repavimentação do terrapleno portuário, a beneficiação das redes técnicas e a dragagem da bacia portuária, no Porto de Ponta Delgada, tendo constatado que os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo, nomeadamente no que diz respeito à dragagem da bacia portuária, que foi alvo de visita pormenorizada.

Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tracção

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de lançar o procedimento de um concurso internacional para a aquisição de dois rebocadores de 70 toneladas de força de tracção. O investimento de 13,5 milhões de euros vai dotar o Porto de Leixões de equipamentos inovadores, permitindo que a infraestrutura portuária possa servir navios de maior dimensão.

Arrancou a expansão do Terminal XXI

A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), lançou o concurso para a expansão desta infraestrutura portuária. A fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento de 16,5 milhões de euros. Esta é a primeira fase de expansão após processo de renegociação da concessão do Terminal XXI que, na sua configuração final, apresentará um cais com 1.750 metros a serem construídos de forma faseada.

O Terminal XXI está inserido nas principais rotas marítimas internacionais nas quais estão alocados os maiores navios de contentores do mundo em operação, sendo que este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios megacarriers em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

Porto da Figueira da Foz cresce 11,2% na movimentação de mercadorias

No primeiro semestre de 2020, o Porto da Figueira da Foz registou um incremento, face ao período homólogo, de 11,2 % na movimentação total de mercadorias e de 5 % no número de navios que escalaram o porto.

Relativamente à movimentação das principais tipologias de carga, verificou-se um aumento de 25,8 % na carga geral, impulsionado pelo crescimento da pasta química de papel (+33%) e dos produtos florestais (+31%), e de 5,6 % nos granéis sólidos incrementado pelo vidro (+ 31%).

Prolongamento do quebra-mar é «fundamental» para a «competitividade» do Porto de Leixões

Segundo a agência Lusa, fonte oficial do Ministério das Infra-estruturas e da Habitação frisou que o projecto referente ao prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões é «fundamental» para o fomento da competitividade da infra-estrutura portuária.

«Esta obra é fundamental para garantir a competitividade do porto de Leixões, melhorar as condições de segurança e a navegabilidade no acesso ao porto de Leixões e na zona de manobra dos navios», declarou fonte oficial da tutela à Lusa, na sequência da revelação da adjudicação da obra para o último trimestre do presente ano. A obra é defendida pela comunidade portuária de Leixões e tida como o garante do contínuo progresso do porto.

Porto de Sines resiste às quebras mundiais na carga contentorizada

O Porto de Sines resistiu à tendência de quebras acentuadas na movimentação de contentores a nível global, registando uma diminuição acumulada de 2% nos primeiros seis meses deste ano. Se o primeiro trimestre foi até bastante positivo, o segundo foi afetado pelo impacto da pandemia na economia mundial. Recorde-se que o Terminal XXI do Porto de Sines está inserido nas cadeias logísticas globais, absorvendo parte das oscilações deste mercado a nível internacional.

As perspetivas para o segundo semestre passam pela manutenção dos volumes do ano anterior no segmento da carga geral, nomeadamente no que respeita à carga contentorizada, e da contínua redução de movimentação de combustíveis fósseis, contribuindo para um planeta mais sustentável.

Porto de Viana do Castelo regista aumento de 6,7% nas exportações

No primeiro semestre de 2020, o Porto de Viana do Castelo movimentou um total de 192 mil toneladas de mercadoria, tendo as exportações registado um crescimento assinalável de 6,7%, face ao mesmo período do ano anterior. Este segmento representou cerca de 76% do movimento no porto minhoto.

Em alta estão, também, os granéis líquidos, que cresceram 4,5%, em comparação com o ano anterior. Isto significa que foram movimentadas mais 1100 toneladas deste tipo de mercadorias, durante os primeiros seis meses do ano.

Porto de Aveiro integra rede de parceiros do projeto DocksTheFuture

A Administração do Porto de Aveiro integra a rede de parceiros do projecto “DockstheFuture - Network of Excellence Towards the Port of Tomorrow”, cujo objectivo passa por definir uma estratégia que apoie a comunidade marítima a alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em 2030”.

A rede tem como missão a divulgação de práticas inovadoras, a promoção de novas tecnologias para a modernização de negócios e o fomento do diálogo entre portos e outras organizações do sector marítimo e logístico.

APDL assina contrato com novo operador da Plataforma Logística do Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) assinou um contrato com um novo operador da Plataforma Logística do Porto de Leixões, a empresa Olano, que vai ocupar um lote de 4.600 metros quadrados já a partir deste sábado, 1 de Agosto e durante um período de 30 anos.

A Olano Portugal, que faz parte do Grupo internacional Olano, dedica-se à Logística e Transporte em temperatura controlada e dispõe também de um armazém na Plataforma Logística da Guarda, o que representa valor acrescentado para este negócio, uma vez que a ocupação na infraestrutura portuária de Leixões contribui para um alargamento do hinterland de influência da organização.

Com 301 mil TEU, Yilport Leixões atinge novo record no período Janeiro-Maio

Nos primeiros cinco meses do ano, o Terminal de Contentores de Leixões obteve uma movimentação de 301 007 TEU, «resultado que constitui um record absoluto para o período em causa», informa a concessionária da infra-estrutura, a Yilport Leixões.

Face ao período homólogo do ano passado, o resultado agora alcançado pelo terminal de contentores representa um crescimento de 3,4%. «Ora, considerando que, entre Janeiro e Maio, os portos do continente movimentaram menos 6,6%, em termos homólogos, fácil é concluir que o Terminal de Contentores de Leixões continua a ganhar quota de mercado e a alargar a sua área de influência», conclui a concessionária.

PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA

Lançado concurso para adjudicação das obras de requalificação

A Portos dos Açores, S.A. anunciou o lançamento de um concurso público para a adjudicação da empreitada de requalificação das oficinas, do armazém e do edifício das operações portuárias do Porto da Praia da Vitória, localizado na ilha Terceira.

«Com esta intervenção, orçada em 1.820.000,00 euros, a administração portuária pretende requalificar as construções existentes naquela infra-estrutura portuária, devolvendo-lhes a qualidade e adequação às respectivas funcionalidades, travando o estado de relativa degradação em que se encontram, em resultado da sua localização junto ao mar, mas também fruto do seu uso intensivo, ao longo do tempo», informa a empresa.

Medway prepara «compra massiva de locomotivas» para liderar mercado espanhol

Nascida há quase cinco anos, na sequência da compra da ex-CP Carga, a Medway está a preparar a aquisição de locomotivas elétricas para garantir a liderança do transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica. Ainda a recuperar as perdas da pandemia, a transportadora conta relançar o projeto do comboio Autoeuropa até ao final deste ano, revela o presidente do conselho de administração, Carlos Vasconcelos, em entrevista ao Dinheiro Vivo. Atualmente, a Medway emprega 760 trabalhadores, entre as oficinas e a operação.

Navio da Marinha larga para missão na Madeira

O Navio da República Portuguesa (NRP) Tejo largou na manhã desta quarta-feira da Base Naval de Lisboa rumo a mais uma missão na Zona Marítima da Madeira, onde irá permanecer até ao final de outubro.

​​​​Esta missão tem como principais objetivos assegurar a prontidão no âmbito da busca e salvamento, contribuir para a vigilância dos espaços marítimos,​ apoiar órgãos de proteção civil em cenários de calamidade ou catástrofes naturais e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar.

PORTO DE LEIXÕES

Maersk com nova estreia de «navio da semana» no TCL

A meio do mês de Julho, o Terminal de Contentores de Leixões coroou um novo «navio da semana», o porta-contentores ‘Maersk Newbury’, que movimentou 2004 TEU. «Foi o melhor registo entre os 27 navios que demandaram a Yilport Leixões entre 6 e 12 de Julho, adianta a concessionária da infra-estrutura do Porto de Leixões. O navio ‘Maersk Newbury’ sucede assim ao ‘Maersk Nexo’.

SDM

Aprovação de alterações é «fundamental para colocar o MAR ao nível dos concorrentes europeus»

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) saudou a aprovação, na especialidade, das alterações ao Decreto-Lei 96/89, de 28 de Março, instrumento legal que criou o Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR). Para a entidade, esta luz verde é «fundamental» para que o registo de navios possa ombrear com os «principais concorrentes europeus».

NO PRIMEIRO SEMESTRE

Porto de Leixões exporta 2,7M de toneladas de mercadoria e bate recorde

No primeiro semestre de 2020, o Porto de Leixões bateu um recorde nunca antes alcançado nas exportações, ao movimentar 2,7 milhões de toneladas de mercadoria para o exterior, o que representa um crescimento de 4,2% face ao período homólogo. Produtos refinados, ferro e aço, papel e cartão, e pedra foram os tipos de carga mais exportada.

Em contentores, movimentaram-se mais de 3,5 milhões toneladas de mercadoria, o que representa um crescimento acumulado de 3,4% em comparação com o período homólogo de 2019.

PSA Sines bate recorde de movimentos numa só operação

A passagem, este fim de semana, do navio MSC SVEVA pelo Terminal XXI, operado pela PSA Sines, ficou marcada pela obtenção de um novo record de movimentos efectuado numa única escala.

Durante as pouco mais de 24 horas em que o navio - alocado ao serviço 2M LION JAGUAR que semanalmente liga a Europa à Asia -, esteve em Sines, foram efectuados 4.861 movimentos. O anterior record era de 4.263 movimentos.

CARLOS VASCONCELOS:

«Sines é uma região de extrema relevância para a operação da Medway»

A transportadora ferroviária de mercadorias Medway anunciou a abertura de um terminal na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) – uma aposta que reforça a capacidade de investimento da empresa no potencial da região. Carlos Vasconcelos, administrador, frisou, neste contexto, que Sines é de «extrema relevância» para os interesses operacionais da Medway em Portugal.

APDL prevê adjudicar quebra-mar de Leixões no último trimestre de 2020

A adjudicação da obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões, em Matosinhos, está "prevista para o último trimestre" de 2020, revelou a autoridade portuária, enquanto a tutela diz "não vislumbrar motivo" para bloquear o processo.

A nova data para a adjudicação da empreitada do prolongamento em 300 metros foi avançada à Lusa pela Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), que lançou o concurso.

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