Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AET apela à sinergia entre os portos de Viana, de Leixões e a região da Galiza

Os portos da Galiza e do Norte de Portugal devem apostar no estudo e valorização das vantagens competitivas que poderão advir da implementação de estratégias de colaboração e cooperação funcional: esta é a conclusão de um estudo elaborado pela Associação Espanhola do Transporte (AET), amplamente difundido na comunicação social da Galiza. O documento constata também que haverá benefícios na criação de um cluster portuário do chamado Altântico Noroeste, capaz de agregar valor à atuação dos portos.

De acordo com o estudo elaborado pela Associação Espanhola do Transporte (AET) e divulgado em Janeiro passado, a criação deste cluster portuário dinâmico permitiria «implementar sinergias colaborativas e uma estratégia comercial capaz de atrair investimentos nacionais e internacionais que contribuam para o crescimento da economia regional e da própria atividade portuária», pode ler-se no documento. De acordo com Juan Manuel Martínez Mourin, presidente da associação galega, as conclusões patentes no documento fazem do mesmo um autêntico «apelo à ação» no sentido de reinvindicar mais sinergias no âmbito portuário.

Juan Manuel Martínez Mourin foi taxativo ao abordar este documento: «A colaboração entre a Galiza e os portos do Norte de Portugal é essencial para a consolidação da sua posição no comércio marítimo europeu», declarou o presidente da AET. «Trabalhar em conjunto permitirá gerar novas que impulsionem, tanto o crescimento económico, como o desenvolvimento portuário em ambas as regiões», acrescentou.

fonte