Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Projecto de requalificação do Porto da Horta apresentado no Faial

A "Requalificação do Porto Comercial da Horta" está neste momento em fase de preparação das peças técnicas do projeto de execução, seguindo-se a fase de estudo de impacte ambiental, para depois se proceder ao lançamento do concurso público para contratação da obra, revelo em nota de imprensa a Portos dos Açores, SA..

Governo dos Açores avança de imediato para a construção do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas anunciou hoje que o Governo dos Açores vai avançar de imediato com a construção do Terminal de Passageiros no Porto Comercial de São Roque do Pico.

Ana Cunha adiantou que “o projeto já está em desenvolvimento”, prevendo-se “lançar o procedimento necessário para a empreitada de construção ainda este ano”.

Comissão exige a Espanha e Itália que acabem com a concorrência desleal nos portos

A Comissão Europeia concluiu de uma forma “preliminar” que o sistema fiscal aplicado pela Espanha nos seus portos lhes concede “uma vantagem seletiva que pode violar as regras da União Europeia em matéria de auxílios estatais” e exigiu que o normal imposto sobre as sociedades seja aplicado às empresas portuárias.

MADEIRA

Ministra do Mar quer Caniçal na Janela Única Logística

Promover a adaptação às alterações climáticas e prevenir e gerir riscos são os principais objectivos do novo radar meteorológico do Porto Santo, situado no Pico do Espigão. Este importante investimento foi inaugurado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, num valor global de 3,5 milhões de euros.

Plano de Investimentos prevê 102 milhões de euros para a Via Navegável do Douro

A melhoria das condições de navegabilidade e de segurança do rio Douro tem dedicados 102 milhões no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, de acordo com o documento do Governo. O investimento, a aplicar entre 2021 e 2030, visa, de acordo com o PNI, “criar condições para que a Via Navegável do Douro seja uma via de excelência, fluida e leve, indutora de criação de valor e desenvolvimento sustentável, integrada na Rede Logística e do Turismo da fachada Atlântica da Península Ibérica”.

Novo comandante da Zona Marítima do Norte focado na segurança, socorro e fiscalização

O novo comandante da Zona Marítima do Norte, capitão-de-mar-e-guerra Cruz Martins, tomou posse e estabeleceu como prioridades a segurança das pessoas, o salvamento e socorro, a fiscalização e policiamento e as ações de cidadania marítima.

“Irei procurar servir de forma eficiente toda a comunidade marítima, a atividade portuária e todos aqueles que procuram e aproveitam as áreas do domínio publico marítimo, quer a nível profissional quer a nível pessoal”, afirmou durante a cerimónia de tomada de posse, nas instalações do Comando de Zona Marítima, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

COM ÁUDIO

Terminal «vai colocar Famalicão no mapa portuário» em 2020

"Queremos trazer o mar até Vila Nova de Famalicão". Foi com este desejo que Carlos Vasconcelos, presidente do conselho de administração da Medway, apresentou o terminal "de última geração, que vai colocar Famalicão no mapa portuário" ou não estivéssemos a falar do maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica.

Tribunal de Contas dá luz verde aos acessos ao porto de mar de Viana do Castelo

O Presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o Tribunal de Contas deu "luz verde" à empreitada de construção dos acessos rodoviários ao porto de mar, num investimento de mais de 5,3 milhões de euros.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 19 a 25 de Janeiro

Prevêem-se 30 escalas de navios de mercadorias para o período de 19 a 25 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa: 15 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 4 navios-tanque, 2 misto– carga geral/ contentores, 1 carga geral multi deck e 4 graneleiros.

Destaca-se o navio graneleiro “HIROSHIMA STAR”.

Porto de Leixões com investimento de 379ME para ser «porto de excelência»

O Porto de Leixões, em Matosinhos, vai receber um investimento de 379 milhões de euros até 2030 para se tornar num “porto de excelência e indutor de criação de valor e desenvolvimento sustentável”, refere um documento do Governo.

Este investimento, inscrito no Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, vai possibilitar o aumento da capacidade do porto em carga contentorizada com a construção de um novo terminal de contentores, estimando-se um impacto económico de cerca de 218 milhões de euros.

VÍDEO

Imagens inéditas do navio inglês naufragado na Foz do Arelho

São as primeiras imagens subaquáticas deste barco de cruzeiro, cujo afundamento em 1892 conta também a história de uma grande tragédia. Das 122 pessoas que estavam a bordo, apenas nove sobreviveram.

INCLUÍDO NO PNI 2030

Novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde, investimento de 650 milhões de euros

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), parte integrante do Portugal 2030, inclui Um novo corrredor ferroviário, a ligar Aveiro e Mangualde. O investimento previsto ascende a 650 milhões de euros.
O PNI 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030.

MINISTRA DO MAR:

«Ferry Madeira-Lisboa nunca arrancará antes de 2020»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, admitiu ao Jornal Económico que a Administração do Porto de Lisboa ainda terá de trabalhar nos estudos de sustentabilidade da ligação de ferry entre a Madeira e Lisboa e só no próximo ano é que haverá condições técnicas para iniciar esta rota.

Yilport lança concurso de inovação

O grupo Yilport, que mantém investimentos no sector portuário nacional, está a promover um concurso de inovação, através da Fundação Garip e Zeycan Yildirim (instituída pela Yildirim Holding’s e pela Yilport Holding’s). Aberto a estudantes universitários, licenciados ou doutorandos, individualmente ou em grupo e sem limite de idade, o concurso, denominado «Game Changer Port Innovation Contest», admite candidaturas até 26 de Abril, até um máximo de três propostas por candidato.

Barómetro PwC da Economia do Mar:

Sinergias entre público e privado podem exponenciar investimentos

A apresentação da 9.ª edição do estudo ‘LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)’ decorreu no dia 10 de Janeiro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O documento enfatiza a importância da edificação de uma «infra-estrutura legislativa e fiscal» capaz de promover investimento e articular uma maior cooperação entre os sectores público e privado para que Portugal possa capitalizar o seu posicionamento marítimo.

Porto de Sines encerra 2018 com mais um record na Carga Contentorizada

No ano de 2018 o Porto de Sines mantém a senda de crescimento na Carga Contentorizada, com o Terminal XXI a movimentar 1,75 milhões de TEU, correspondendo a uma variação homóloga de 5%.

Com um total de 22 milhões de toneladas, a Carga Contentorizada regista um crescimento homólogo de 5,5%, reforçando o contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI para o total movimentado em porto, consolidando a primeira posição com uma quota de 46%.

INVESTIMENTO DE 3,4 MILHÕES DE EUROS

Ministra do Mar inaugura novo Radar Meteorológico do Porto Santo

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta segunda-feira o novo Radar Meteorológico do Porto Santo, um instrumento fundamental para o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera acompanhar os fenómenos meteorológicos na Madeira, antecipando cenários de risco.

O novo Radar Meteorológico do Porto teve um investimento total a rondar os 3,4 milhões de euros (2,9 milhões de euros do POSEUR e 500 mil euros do Orçamento de Estado).

MINISTRA DO MAR

Governo prepara ligação marítima Madeira-continente

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou sábado que está a trabalhar com o Ministério das Finanças na elaboração de uma portaria sobre a continuidade territorial por via marítima que ligue esta região ao continente.

ESTIVADORES

Acordo suspende greve no porto do Caniçal

O SEAL suspendeu este sábado a greve decretada para o porto do Caniçal, face ao acordo alcançado na madrugada de dia 12 para ultrapassar os problemas laborais naquela infraestrutura portuária da Madeira. “O SEAL, Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística, vem, por este meio informar da redução de âmbito do pré-aviso de greve que estava anunciado para ter efeitos a partir do próximo dia 16 de janeiro, devido à eliminação das disposições relativas ao porto do Caniçal e ao Grupo Sousa, em função do acordo celebrado com este grupo económico madeirense”, refere um comunicado do sindicato enviado à agência Lusa.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 18 de Janeiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 12 a 18 de Janeiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 5 carga geral single deck, 3 tanques, 3 mistos – carga geral / contentores e 2 graneleiros. Destacamos esta semana o navio “OCEAN DIAMOND”.

Total: 3973