Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Movimento de mercadorias na Madeira mantém crescimento

O movimento de mercadorias nos Portos da Madeira cresceu 2% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. No total, foram movimentadas 1 073 808 toneladas de mercadorias (1 048 172 toneladas, em 2017).

FERNANDO CASTRO

Porto de Aveiro visto pelo Presidente da AIDA

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.

MINISTRA DO MAR APRESENTOU NOVA VERSÃO DO PSOEM, QUE ESTARÁ EM CONSULTA PÚBLICA ATÉ FINAL DE JANEIRO DE 2019

A Ministra Ana Paula Vitorino, presidiu esta quarta-feira, dia 12, à Sessão Pública de Apresentação da 2.ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.

A nova versão do PSOEM surge no seguimento de uma primeira consulta pública à primeira versão do Plano, que recebeu mais de 200 participações, muitas delas incorporadas agora na nova versão.

Porto de Aveiro vai crescer (ainda) mais com a ZALI

Apesar de ser "pequeno", Olinto Ravara garante que uma das vantagens do Porto de Aveiro é ter espaço para crescer. E vários são os investimentos no terreno e previstos para breve Nos últimos anos, o Porto de Aveiro tem vindo a sofrer modificações e a crescer, quer em unidades fabris como em infraestruturas que dão melhores condições a quem ali opera e, inclusivamente, mais competitividade a esta estrutura portuária aveirense.
Mas o crescimento e as alterações não se ficam por aqui.

TERMINAL NORTE DO PORTO DE AVEIRO

Procedimentos Concursais para Atribuição das Licenças de Uso Privativo dos Armazéns n.º2 e n.º3

Divulgamos os Anúncios dos Procedimentos Concursais para Atribuição das Licenças de Uso Privativo dos Armazéns n.º2 e n.º3, sitos no Terminal Norte.
Os processos podem ser consultados em [A2] e [A3], bem como na sede da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.
 

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DA 2.ª VERSÃO DO PSOEM

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta quarta-feira, dia 12 de Dezembro, pelas 11h00, na Sessão Pública de Apresentação da 2ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.
A Sessão decorrerá nas instalações do Ministério do Mar, em Algés.

Portos asseguram 30% das exportações

Se todos os portos nacionais parassem, um terço das exportações portuguesas ficariam sem meio de transporte. De acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2017, revelados há dias, perto de 31% dos bens vendidos ao estrangeiro foram transportados por via marítima. Tal percentagem significa que quase 17 mil milhões de euros de mercadoria passaram pelos portos portugueses, tendo sido esse valor superado apenas em 2013, quando 36% das mercadorias exportadas seguiram por via marítima.

MAU TEMPO

Empresa Portos dos Açores avalia infraestruturas afectadas

A empresa Portos dos Açores vai fazer uma avaliação do estado dos mantos de proteção dos portos das Lajes das Flores e das Lajes do Pico, na sequência das tempestades que afectaram a região.

RIBAU ESTEVES

Porto de Aveiro, crescimento sustentável, e ainda a Ferrovia

O futuro do Porto de Aveiro está devidamente estruturado com o crescimento da sua Região de Aveiro, tendo sido acautelada essa realidade com a devida compatibilidade em termos urbanos, ambientais e de acessibilidades, sendo, no entanto, necessário melhorar a compatibilização da sua gestão com a gestão da Ria de Aveiro e da linha de costa aveirense.

MINISTRA DO MAR:

«Já existe acordo» entre sindicato e empresas do Porto de Setúbal para aumentar efectivos

Em entrevista à Antena 1/Jornal de Negócios, a Ministra do Mar disse que "já existe acordo" entre sindicato e empresas privadas do porto de Setúbal "para aumentar substancialmente o número de pessoas" efetivas, adiantando que a próxima reunião será "para fechar um acordo".

Porto de Sines apontado como «ponto crítico» para o sucesso da Rota da Seda

O Porto de Sines é considerado pelos grandes especialistas mundiais do sector como um elo fundamental no projeto de ligação comercial global lançado em 2013 pelo atual presidente da República Popular da China, em particular pela sua posição geoestratégica especial e privilegiada de ligação aos continentes de África e às Américas, do Norte e do Sul.

A mais recente versão do estudo ‘A Nova Rota da Seda torna-se a ponte terrestre mundial: um futuro compartilhado para a Humanidade”, que atualiza uma primeira versão de 2014, da autoria do Instituto Schiller (Alemanha) considera, assim, que o porto de Sines, é um dos dois “pontos críticos”, para o desenvolvimento deste projeto, pela sua vocação mais atlântica, a par do porto espanhol de Algeciras, com um pendor mais mediterrânico.

PORTO DE SETÚBAL

Operadores já não têm condições para incorporar 56 trabalhadores eventuais

Em declarações exclusivas à Revista Cargo, Diogo Marecos, presidente da Operestiva, adiantou em primeira mão que as condições existentes na passada semana, quando estava em cima da mesa a proposta de incorporação imediata de 56 estivadores eventuais no Porto de Setúbal, deixaram de ser uma realidade ao longo da actual semana, devido à já noticiada perda de actividade, com a saída de três armadores – MacAndrews, Arkas e Tarros -, representando uma perda de 70% nos tráfegos contentorizados. Perante esta nova realidade, Diogo Marecos acrescenta que neste momento não pode ser efectuada a «admissão imediata de 56 trabalhadores».

Aprovada proposta europeia de regulamento para Janela Única

No dia 3 de Dezembro, realizou-se em Bruxelas um Conselho Europeu de Transportes, Telecomunicações e Energia (TTE), durante o qual, entre outras conclusões, foi aprovada uma proposta de regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe) e resultaram “novidades ao nível de formação dos marítimos ou no transporte por vias navegáveis interiores”, esclarece a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que participou na reunião.

Douro em missão na Madeira até final de Janeiro

O navio patrulha Douro, com uma guarnição de 26 militares comandados pelo Primeiro-Tenente Pedro Vacas de Carvalho, partiu em missão de vigilância e patrulhamento marítimo, sustentação logística das Ilhas Desertas e Selvagens, e de busca e salvamento marítimo para salvaguarda da vida humana no mar.

MINISTRA DO MAR:

«Se a Autoeuropa quiser usar Sines, terminal fica operacional numa semana»

Ana Paula Vitorino diz que as duas intervenções que a Autoeuropa considera necessárias para poder utilizar o Porto de Sines "corrigem-se no espaço de uma semana".
"Se a Autoeuropa manifestar o seu interesse em utilizar aquele terminal pode no prazo de uma semana começar a fazê-lo porque são intervenções muito rápidas", afirmou a governante, explicando ainda que estão a ser criadas redundâncias nos portos nacionais para que não se fique cativo de uma só solução.
 

MADEIRA

Lançados concursos públicos para várias obras portuárias

A Administração dos Portos da Madeira lançou recentemente concursos públicos para três grandes obras: a recuperação e requalificação do Cais da Ponta do Sol, a dragagem do Porto do Funchal, bem como a grande reabilitação deste porto.
Trata-se de um investimento do Governo Regional que no total ultrapassa os 6 481 000 euros, feito em contrato programa com a APRAM.

Gerente de terminal marítimo agredido no Porto de Setúbal

A PSP de Setúbal recebeu uma queixa de "agressão através de força física" no Porto de Setúbal, durante a greve dos estivadores. De acordo com a queixa a que a SÁBADO teve acesso, um gerente de terminal marítimo foi agredido, não tendo a PSP presenciado os factos no local.

A mesma divisão policial recebeu pelo menos duas denúncias de carros danificados na via pública durante a greve dos estivadores, que são suspeitos. Os donos das viaturas estragadas são "estivadores temporários", que alegam ter sofrido represálias por não terem aderido à manifestação.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 8 a 14 de Dezembro

Prevêem-se 16 escalas de navios de mercadorias para o período de 8 a 14 de Dezembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 4 porta-contentores, 4 tanques, 3 carga geral multi deck, 3 graneleiros e 2 carga geral single deck. Destacamos esta semana o navio “HAWK HUNTER”, navio classificado como porta-contentores, agenciado pela Marmedsa.

Com record atrás de record, Porto de Aveiro continua a crescer

Entre Janeiro a Setembro do presente ano, o movimento acumulado na estrutura portuária aveirense atingiu as 4.092.907 toneladas, o que representa um aumento de 4,22% face ao período homólogo de 2017.

Assinado memorando para criação do STARLAB

No dia 5 foi assinado o Memorando de Entendimento sobre o Plano de Implementação do STARLAB, o laboratório luso-chinês para a investigação e desenvolvimento tecnológico para o espaço e os oceanos, por Ricardo Mendes, CEO do Grupo TEKEVER, e Jiancun Gong, Director do Instituto de Microssatélites da Academia de Ciências Chinesa, no âmbito da visita oficial do Presidente chinês, Xi Jinping, a Portugal.

Total: 3902