Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Comandante Silva Lampreia é o novo Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte
O Comandante Rui da Silva Lampreia tomou posse como Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, bem como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro e Leixões, rendendo nos cargos o Comandante Humberto Silva Rocha.
A cerimónia, que decorreu nas Instalações Navais da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones, tendo contado com a presença de diversas entidades da região.
![]() |
Porto de Aveiro recebe propostas de novas concessões, uma das quais para parque de combustíveis
Nos últimos meses, a Administração do Porto de Aveiro recebeu dois pedidos, um para o terminal de granéis líquidos e outra para o terminal de contentores.
O Porto de Aveiro deu conta da existência dois interessados em terrenos, através de concessão da utilização privativa.
![]() |
Novo navio da Marinha chama-se D. João II. Operacional no segundo semestre de 2026
O novo navio da Marinha Portuguesa vai chamar-se “D. João II” — um navio polivalente e inovador capaz de actuar em operações de emergência, vigilância, investigação científica e oceanográfica, monitorização ambiental e meteorológica. Conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e deverá ser entregue no segundo semestre de 2026.
![]() |
Autoridade Marítima e APS testam resposta a emergências no Porto de Faro
Treinar «procedimentos de comando e controlo» na resposta a situações de emergência no Porto Comercial de Faro foi o objetivo de um exercício de proteção portuária promovido pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com o Porto de Faro, a 22 de Dezembro.
A iniciativa foi realizada no âmbito do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), promovido pelo núcleo de Segurança, Proteção e Ambiente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A.
![]() |
Grupo Sousa investirá 14 milhões de euros nas docas de 4 dos seus 6 navios
O Grupo Sousa revelou planos para um investimento de 14 milhões de euros, dedicados exclusivamente às docas de quatro dos seus seis navios no próximo ano. A divulgação da informação foi feita por Carolina Catanho, administradora e CFO do Grupo, durante a conferência ‘O Mundo em 2024’, conforme relatado pelo Diário de Notícias.
![]() |
O «gigante dos mares» que despertou curiosidade em Cascais
Quem passeou no domingo pela Linha de Cascais não conseguiu deixar de reparar numa enorme plataforma atracada ao largo da Trafaria.
Tratava-se de um gigante dos mares com uma enorme plataforma, chamado Blue Marlin, que entrou no Porto de Lisboa para um serviço de reabastecimento de combustível.
![]() |
Porto de Setúbal encerra celebrações do Centenário com lançamento de livro sobre criação do porto e celebra parceria com Ermelinda de Freitas
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra encerrou esta segunda-feira as celebrações do seu centenário, assinalando a data com vários eventos comemorativos.
Durante a manhã, foram colocadas no leito da Doca de Recreio das Fontaínhas do Porto de Setúbal, um total de 1200 garrafas de vinho numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas. O vinho “Porto de Setúbal Centenarium – Edição Especial” tem a assinatura do enólogo Jaime Quendera e ficará em estágio a uma profundidade de entre três a cinco metros. Dentro de um ano será resgatado e oferecido a todos os colaboradores e parceiros da APSS.
![]() |
Como é que os residentes de regiões costeiras lidam com a subida do nível do mar?
Uma investigação realizada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) informa sobre a forma como os residentes nas regiões costeiras lidam com as ameaças das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível das águas.
Com as consequências das alterações climáticas, as zonas costeiras estão expostas aos impactos negativos da subida do nível das águas, colocando em risco comunidades e habitats naturais. No entanto, as consequências da subida do nível do mar não são imediatas, o que pode explicar por que razão as pessoas continuam a escolher viver ao longo da costa. Durante o seu mestrado no Iscte, Natacha Parreira, sob a orientação de Carla Mouro, investigadora do CIS-Iscte, investigou como diferentes tipos de vinculação ao lugar estão associados às estratégias das pessoas para lidar com a subida do nível das águas no distrito de Aveiro, considerada uma das zonas costeiras de maior risco em Portugal.
![]() |
CARLOS CORREIA, PRESIDENTE DO PORTO DE SETÚBAL:
Os factos desmentem os que tentaram manipular a opinião pública contra as dragagens
Presidente da APSS revela que as evidências científicas confirmam o que diziam os estudos ambientais sobre as dragagens, defendendo que este caso devia ficar de exemplo para outras obras polémicas.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA, DIA 14, EM VIGO
Apresentação do projeto DIGITAL COLOGISTICS
A apresentação do projecto DIGITAL COLOGISTICS – Impulso da digitalização do sistema logístico da Eurorregión Galicia-Norte de Portugal, decorre esta quinta-feira, 14 de Dezembro, às 11:45 no Edifício de Sessões da Autoridad Portuaria de Vigo.
![]() |
FUNCHAL
CMF e APRAM criam sinergias
A partilha de sinergias entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Associação Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) é uma realidade que beneficia o porto do Funchal e a cidade, adiantou o vereador Bruno Pereira, que participou no debate sobre Cidades e Portos Inteligentes, no Hotel Savoy.
Este evento – Mostra das Tecnologias e Conferências – organizado pela ACIF, incluiu ainda Cibersegurança/Protecção de Dados, Mordenização Administrativa e Inteligência Artificial.
![]() |
Nova linha ferroviária vai aumentar a competitividade do Porto de Sines
A ligação ferroviária do litoral alentejano até Espanha vai estar concluída no primeiro semestre de 2024. É o maior projecto ferroviário nos últimos 100 anos e vai aumentar a capacidade e a competitividade do Porto de Sines.
São 90 quilómetros de uma nova linha que atravessa as quintas e o montado alentejano. Por lá trabalha-se a um ritmo acelerado para concluir este troço entre Évora e Elvas. Esta é a única linha construída de raiz, inserida no Corredor Internacional Sul, que vai permitir ligar, mais rapidamente, os portos portugueses e a cidade de Lisboa a Espanha.
Vai duplicar a capacidade e diminuir o tempo da viagem. De Sines, que tem o porto mais importante do país, o percurso será reduzido em 140 quilómetros até Espanha. Ou seja, em tempo, serão menos três horas e meia.
![]() |
PORTO DE AVEIRO CONCLUI EMPREITADA DE INFRAESTRUTURAÇÃO DO ÚLTIMO ARRUAMENTO DO TERMINAL SUL
A administradora do Porto de Aveiro, Andreia Queirós, e o Director de Infraestruturas da APA, Jorge Neto, acompanharam a conclusão dos trabalhos da empreitada de construção de arruamento junto ao Terminal Sul, com a colocação de sinalética horizontal e vertical.
Esta empreitada, iniciada em Agosto, incluiu diversas intervenções: pavimentação, passeios e ciclovia, drenagem de águas pluviais e residuais (para futura ligação), rede de abastecimento de água, com alimentação a hidrantes, rede de iluminação pública e de alimentação de energia, rede para telecomunicações, bem como sinalização horizontal e vertical.
![]() |
PSA Sines expande a sua capacidade com dois novos pórticos de cais Ship-to-Shore Super Post Panamax
Dois mega pórticos de cais Ship-to-Shore (STS) chegaram à PSA Sines terça-feira, 5 de Dezembro. Os novos pórticos serão adicionados aos dez pórticos Super Post-Panamax existentes, permitindo que a PSA Sines opere os maiores navios porta-contentores actualmente em operação na Península Ibérica. O novo equipamento também desempenhará um papel importante na expansão da capacidade da PSA Sines de 2,3 para 2,7 milhões de TEUs (Twenty-foot Equivalent Units) e reforçará a posição da PSA Sines como o porto de entrada preferido da Península Ibérica.
![]() |
APDL lança concurso público de 4,1 milhões para porto seco na Guarda
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou a abertura do concurso público no valor de 4,1 milhões de euros para a empreitada de implementação do porto seco da Guarda em 2024. As propostas devem ser enviadas até 2 de fevereiro do próximo ano. A APDL diz que o Porto Seco da Guarda é “fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia”.
A intervenção prevê a extensão das vias-férreas existentes de forma a acomodar um comboio de mercadorias com o comprimento de 750 metros, o aumento e reforço do terrapleno “permitindo dessa forma a movimentação de mais de 45.000 contentores de 20’’[pés] por ano”, a construção de um edifício administrativo, serviços aduaneiros e a vedação do perímetro e controlo de acessos.
![]() |
APDL ANUNCIA ABERTURA DE CONCURSO PARA EMPREITADA DO PORTO SECO DA GUARDA
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia a abertura do concurso que marcará o início da empreitada de implementação do Porto Seco da Guarda em 2024. Esta iniciativa é fundamental para fortalecer a eficácia da ligação de carga aos portos marítimos do Atlântico e Espanha através da ferrovia.
![]() |
André Martins elogia parceria com APSS que devolveu Praia da Saúde aos setubalenses
A parceria entre a autarquia sadina e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) foi um factor importante para devolver a Praia da Saúde aos setubalenses. Quem o diz é André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que lembra que o local foi “durante décadas ocupado por estaleiros e outras actividades navais que constituíam verdadeira muralha que isolava a cidade do rio”. Apesar de já intervencionada e ser alvo de muita procura, garante que a Praia da Saúde pode “ser ainda mais qualificada” no futuro.
O autarca falava na sessão de abertura do “Encontro do Mar – História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social”, organizado pela Associação Economia Azul (AEZULMAR) em parceria com o município e a APSS, que decorreu na tarde de terça-feira no Auditório Municipal Cinema Charlot.
![]() |
APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30 em parceria com a AEP e o Novo Banco
A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.
O Kick-off deste projeto ocorreu a 17 de novembro, no Porto de Leixões, e contou com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.
![]() |
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos em alta
A variação do movimento de mercadorias nos portos da Região, no 3.º trimestre de 2023, foi globalmente positiva em comparação com o mesmo período dos últimos quatro anos (+3,9% face ao 3.º trimestre de 2022; +16,1% face ao 3.º trimestre de 2019). Para esta variação contribuíram os acréscimos observados homólogos verificados tanto no descarregamento (+3,5%; +18,1% que no mesmo trimestre de 2019), como no carregamento (+7,1%; +3,3% face ao 3.º trimestre de 2019) de mercadorias. A variação homóloga acumulada foi igualmente positiva (+6,6%; +18,6% face a 2019).
![]() |
PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA
O Porto de Aveiro recebeu no dia 24 a visita do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, e da Vereadora, Dra. Isabel Simões Pinto.
Esta visita teve como objetivo reforçar a ligação histórica entre o Porto e o Município, nomeadamente no que respeita à estreita relação existente entre o terminal de granéis líquidos do porto e o complexo químico de Estarreja.