Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM O FOCO NA INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 4.0 NOS PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO

MINISTRA DO MAR LANÇOU A PRIMEIRA EDIÇÃO DO BLUETECH ACCELERATOR

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta terça-feira a primeira edição do Bluetech Accelerator, destinada à inovação digital e automação nos Portos e Transporte Marítimo (Ports & Shipping 4.0) e inserida no Ocean Portugal Start-Up Program. A iniciativa faz parte do Programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTUGAL

Votação até 30 de Setembro

O OPP - Orçamento Participativo de Portugal é um processo democrático deliberativo, directo e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento, escolhendo também, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 5 milhões de euros.

FIGUEIRA DA FOZ

Concurso «Sol a Sal» | Candidaturas até 31 de Julho

Estão abertas as candidaturas para o concurso SOL a SAL, promovido pelo laboratório MAREFOZ - Universidade de Coimbra.
O concurso tem como objetivos: Valorizar o Produtor e Método de Produção de Sal Marinho; Valorizar os Produtos Diferenciados do Salgado da Figueira da Foz; Incentivar a Inovação no Salgado da Figueira da Foz.

MINISTRA DO MAR NA RECEPÇÃO OFICIAL DE BOAS-VINDAS AO FERRY FUNCHAL-PORTIMÃO

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará presente, esta terça-feira, dia 17 de julho, pelas 10h00, na cerimónia de receção oficial de boas-vindas ao ferry que liga o Funchal e Portimão, na sua chegada ao Porto de Portimão.

A sessão decorre no Cais Comercial do Porto de Portimão.

FOCO NA INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 4.0 NOS PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO

MINISTRA DO MAR PRESIDE AO LANÇAMENTO DA 1.ª EDIÇÃO DO BLUETECH ACCELERATOR

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta terça-feira, 17 de julho, pelas 16:00, ao lançamento oficial da primeira edição do Bluetech Accelerator, destinada aos Portos e Transporte Marítimo e inserida no Ocean Portugal Start-Up Program. A iniciativa faz parte do Programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Dragagem do porto de Ericeira decorre a bom ritmo

A dragagem do porto da Ericeira, sob responsabilidade da DGRM, decorre a bom ritmo, devendo estar concluída no final do corrente mês de julho. Será dragado um volume total de 60.000 m3 de sedimentos da bacia portuária, de modo a repor as cotas de serviço estabelecidas para este porto, com a imersão dos dragados a ocorrer na deriva litoral a sul deste porto.

Navio-escola Sagres visita pela primeira vez porto em Curaçao

O NRP Sagres atracou este domingo, 15 de julho, pela primeira vez na sua história de mais de 80 anos, em Willemstad, capital da ilha caribenha de Curaçao, país integrante do reino da Holanda.

A visita surge integrada no evento náutico de grandes veleiros denominado “Velas Latinoamérica Curazao 2018”, estando previsto o navio realizar uma série de atividades na companhia de nove emblemáticos veleiros, entre eles o navio brasileiro “Cisne Branco” e o “Eagle”, irmão gémeo da Sagres que atualmente pertence à Guarda-costeira dos EUA.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 20 de Julho

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 14 a 20 de Julho. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 navios de contentores, 6 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 tanques e 1 carga geral multi deck.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 16 a 20 de Julho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 42 navios de mercadorias para o período de 16 a 20 de Julho. Por classificação: Ro-Ro: 6 | Porta-Contentores: 9 | Tanque: 4 | Petroleiro: 4 | Graneleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 3 | Transporte de Cimento: 1

Ministra do Mar no Quénia

Na visita oficial de dois dias da Ministra do Mar ao Quénia, foram aprofundadas as relações entre os dois países e analisadas potenciais áreas de cooperação em matérias relacionadas com os Oceanos.

Na visita a Nairóbi, Ana Paula Vitorino reuniu com a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Monica Juma, com o Ministro do Ambiente, Keriako Tobiko, com o Ministro da Agricultura e Pescas, Mwangi Kiunjiri, e com o Ministro dos Transportes, Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano, James Macharia.

Do Algarve à Madeira, com o carro na bagagem

Eram cerca das 10h15 quando o ‘Volcán de Tijarafe’ atracou na cidade portuária de Portimão vindo do Funchal. À saída do navio, depois de 23 horas de viagem, Pedro Calado estava visivelmente satisfeito com o resultado: “Sentimos uma grande alegria das pessoas por terem esta possibilidade, muitas delas trouxeram viaturas. Foi um balanço muito positivo. A viagem correu muito bem, quer para dormir, quer para comer”, disse o vice-presidente do Governo Regional.

China-Europa: tráfego ferroviário de mercadorias dispara em 2017

Desde 2011, os comboios de mercadorias que ligam a China à Europa executaram mais de 9 mil viagens, de acordo com dados divulgados pela Corporação Chinesa de Caminhos-de-ferro. O ano passado foi o corolário dessa progressão.

Áreas Marinhas Protegidas e defesa do Mar Português

Num debate com membros da administração pública, cientistas e economistas, promovido pelo Jornal da Economia do Mar, discutiram-se conceitos de conservação do mar e da natureza, como o do capital natural, estratégias para o fazer, como a das Áreas Marinhas Protegidas, e que papel devem ter as instituições nacionais e estrangeiras nesse domínio. Como seria de esperar, as opiniões não foram consensuais.

RUI RAPOSO | ASSOCIAÇÃO DE ARMADORES DA MARINHA DE COMÉRCIO

Tonnage tax vai significar a sobrevivência do Registo Convencional

Os armadores nacionais estão satisfeitos com a implementação da tonnage tax, medida que não só irá trazer diversas vantagens competitivas para os “donos” dos navios, como para todo o setor e economia nacional. Em entrevista à Transportes em Revista, Rui Raposo, presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC) alerta para o perigo da instabilidade laboral nos nossos portos e aborda as principais tendências do shipping mundial.

Porto de Lisboa dá as boas vindas ao navio BILBAO BRIDGE

A 7 de Julho, o Porto de Lisboa recebeu o navio BILBAO BRIDGE, com 46444 t. de arqueação bruta, 268 metros de comprimento, 21 tripulantes e bandeira de Hong Kong.
O navio escalou pela primeira vez o Porto de Lisboa, proveniente do porto de Fos-Sur-mer, fazendo a escala inaugural do serviço AL6 em Lisboa, no Terminal de Contentores de Alcântara, seguindo viagem para o porto de Halifax no Canadá.

Corveta João Roby reforça patrulha e vigilância no mar da Madeira

A Região Autónoma da Madeira irecebe, esta sexta-feira, 13 de julho, o NRP João Roby no âmbito da missão de reforço do dispositivo do Comando da Zona Marítima da Madeira.

Integrando o dispositivo naval padrão da Marinha, a corveta João Roby irá permanecer na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo, contribuir para o esforço patrulha e vigilância marítima, apoiar os órgãos de proteção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofe naturais e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar.

«Brexit» poderá ser oportunidade «excelente» para Portugal ganhar influência internacional

George Glass, embaixador dos EUA em Portugal, abordou o tema do papel do Porto de Sines enquanto hub continental de GNL (proveniente dos EUA) mas também o Brexit foi analisado, em entrevista concedida à agência Lusa. Para Glass, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá ser uma chance para Portugal ganhar mais peso internacional.

CE elabora estudo sobre ordenamento do espaço marítimo

Num estudo recente denominado «Maritime Spatial Planning for Blue Growth», a Comissão Europeia (CE) fornece orientações e analisa diferentes práticas para ajudar os Estados membros a desenvolver as suas economias marítimas, refere o Safety4Sea. Desenvolvido em três partes, o estudo conclui que uma visão para o ordenamento do espaço marítimo é necessária aos Estados membros, embora não seja uma obrigação.

DGRM reforça quadro técnico da Administração Marítima

Na sequência da realização do concurso externo para admissão de Técnicos Superiores para o serviço de Administração Marítima da DGRM, deram já entrada os primeiros técnicos nas áreas de Engenharia Naval, Pilotagem e Radiotécnica.

Comitiva de Diplomatas Angolanos de visita à ZILS

A aicep Global Parques informou que, no passado dia 5 de Julho, o centro de Negócios da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines foi alvo de uma visita por parte de uma comitiva de Diplomatas Angolanos.

A comitiva foi recebida por Miguel Borralho, Director da ZILS e, após uma apresentação da oferta da Zona Industrial, teve oportunidade de visitar as diversas zonas da ZILS, com enfoque nas infraestruturas oferecidas.

Total: 3660