Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines integra comitiva presidencial à Colômbia e Peru

O Porto de Sines, através da sua presidente, Lídia Sequeira, integra a comitiva empresarial da visita oficial do Presidente da República à Colômbia e ao Peru, que se prolonga até 19 de abril. Para o Porto de Sines, o objctivo da missão é fomentar relações de parceria estratégica com os principais portos destes países, no sentido de se estabelecerem cadeias logísticas com Portugal.

Porto de Sines com o melhor trimestre de sempre

O ano dificilmente poderia ter começado melhor para o porto de Sines ao nível de resultados na movimentação de mercadorias. O primeiro trimestre deste ano foi o melhor de sempre na história do porto alentejano, tanto ao nível da movimentação total como no segmento dos contentores.

Portos dos Açores terão rampas para carga ro-ro em Maio

As ilhas dos Açores, com excepção da ilha do Corvo, terão a partir de maio rampas ro-ro que garantem melhores condições de segurança, operacionalidade e comodidade no transporte de carga rodada e passageiros. A confirmação foi dada pelo Governo Regional, que espera que estas infraestruturas potenciem o mercado interno.

REMOÇÃO E REFLUTUAÇÃO DO «MERLE»

Conheça todos os detalhes da complexa e bem sucedida operação

Conheça os detalhes da inédita e complexa operação de remoção e reflutuação do «Merle», operação de assinalável sucesso a cargo de uma empresa nacional. Texto da "Rebonave", profusamente ilustrado.

EXERCÍCIO NAVAL INSTREX

Jogos de guerra ao largo de Lisboa

Dez navios, dois submarinos, três aviões. Mergulhadores e tropa especial, entre 1300 militares. São estes os meios enviados por Portugal para levar a bom porto uma operação de imposição de paz, sob a égide das Nações Unidas, em Tugaland. Uma região fictícia onde um regime ditatorial, a Lustónia, não reconhece a independência de um jovem Estado, a Nicelénia.

Terminal de Contentores de Leixões movimentou mais 2,5% no primeiro trimestre

Nos primeiros três meses do ano,o Terminal de Contentores de Leixões (TCL) movimentou um total de 140.431 TEU, valor que representa um crescimento homólogo de 2,5%.

GALA

GNR apreende 30 quilos de enguia-bebé

O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz da GNR anunciou esta sexta-feira a apreensão de 30 quilos de meixão (enguia-bebé), cuja captura é proibida, e a detenção de um homem de 64 anos.

Câmara da Figueira da Foz contra extinção do ramal ferroviário da Pampilhosa

A Câmara da Figueira da Foz tomou uma posição oficial contra a extinção do ramal ferroviário da Pampilhosa, opondo-se ainda à retirada dos carris, que entretanto foi suspensa.

Comunicado do Comando-Geral da Polícia Marítima

Na sequência dos acontecimentos ocorridos no dia 10 de Abril, na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, e no decurso de uma operação de salvamento e socorro de 5 cidadãos comunitários, tripulantes do veleiro “MERI TUULI”, que se encontravam em perigo de vida no mar, coordenada pela Capitania do Porto da Figueira da Foz e com meios da Polícia Marítima em reforço do dispositivo da Estação Salva-Vidas do Instituto de Socorros a Náufragos local, resultou o falecimento do agente de 1ª classe da PM Adriano Ribeiro Martins, em serviço no Comando Local da PM da Figueira da Foz.

Svitzer satisfeita com trimestre de operações em Sines

A empresa de reboques portuários Svitzer, a operar em Sines desde janeiro, após um investimento inicial de 8,5 milhões de euros, realiza uma média de 220 assistências por mês, revelou à agência Lusa um responsável do grupo.

Fragata Álvares Cabral inicia acções de combate à pirataria no Oceano Índico

A Fragata Álvares Cabral, navio-almirante da Força Naval da União Europeia deu início, na manhã de 09 de Abril, às acções de fiscalização contra a pirataria, materializando a primeira operação de patrulha no Golfo de Áden.

Porto de Lisboa cresceu 12% nos granéis sólidos durante o primeiro trimestre

O porto de Lisboa movimentou 2.863.000 toneladas no primeiro trimestre do ano, um valor considerado positivo face ao contexto económico atual e que mostra sinais de recuperação na movimentação, depois do período de greve na segunda metade do ano passado.

ALERTA!

«Caravelas portuguesas» nas praias algarvias

Alertam-se os utentes das praias da costa sul do Algarve para o aparecimento, nos últimos dias, de alguns espécimes de “caravela portuguesa” devendo ser evitado o contacto com esta espécie.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 24 DE SETEMBRO DE 2011

LIXO ESPACIAL NO FUNDO DO MAR - Satélite da NASA caiu no Oceano Pacífico

O satélite não comandado UARS da Agência Espacial Norte Americana afundou-se este sábado algures no oceano Pacífico, entre as 4h23 e as 6h09 (hora de Lisboa), informou a NASA.
A nave pesava cerca de seis toneladas, e esperava-se que 26 das suas peças não se desintegrassem durante a reentrada e atingissem a superfície.
Os satélites têm dado uma preciosa ajuda monitorando mares e oceanos, razão pela qual aproveitamos esta news peg para recuperar algumas notícias sobre o tema.

Toneladas de peixe roubadas da ria de Aveiro

Na ria de Aveiro, os peixes "voam". Toneladas de douradas e robalos têm sumido dos viveiros dos piscicultores, que já não sabem o que fazer para evitar os ladrões. Vigilância 24 horas por dia não chega.

PELUSIOS SEYCHELLENSIS

Tartaruga declarada extinta afinal nunca existiu

Cientistas anunciaram esta quinta-feira, após décadas de pesquisas, que uma espécie de tartaruga de água doce que se pensava ser originária das Seychelles e que foi declarada extinta na realidade nunca existiu.
Testes de ADN revelaram que a alegada espécie 'Pelusios seychellensis' "nunca existiu", afirmou a equipa de investigadores da Alemanha e da Áustria na revista científica PloS One.

DECRETO LEI Nº 264/12, DE 20 DE DEZEMBRO 2012 - AGENTES DE NAVEGAÇÃO, INSCRIÇÃO E REGISTO DE ACTIVIDADE

Nota de esclarecimento do IMT

Publicamos nota de esclarecimento do IMT aos Agentes de Navegação, a propósito da aplicação do texto legal referido no antetítulo.

Porto da Figueira da Foz diz que há novo grupo interessado em ficar com Estaleiros do Mondego

O administrador do Porto da Figueira da Foz disse esta quinta-feira que há um novo grupo, constituído por uma empresa estrangeira e outra portuguesa, interessado em ficar com a concessão dos Estaleiros Navais do Mondego (ENM).
Em declarações à Lusa, José Luís Cacho afirmou ainda o "interesse" da administração portuária em que a solução encontrada para fazer face ao incumprimento financeiro por parte da sociedade que detém os ENM "seja resolvida dentro da atual concessão", iniciada em setembro de 2012.

O DN regressa ao mar em 2013

Durante décadas, o País deixou de olhar para a economia do mar. Em 2012, o DN quis associar-se ao movimento nacional que então despertava, percebendo que Portugal, terra de navegadores e descobridores, não pode passar ao lado dos recursos marítimos e tudo deve fazer para deles beneficiar. Este ano, o jornal volta a chamar a atenção para a necessidade de investir neste sector, dando a conhecer o que já se faz, abrindo portas para tudo o que ainda é possível fazer.

Porto de Faro cresce 50% no primeiro trimestre de 2013

O Porto de Faro cresceu 50% no 1º trimestre deste ano, comparativamente ao período homólogo de 2012, atingindo as 90 mil toneladas de carga movimentada com destino ao Norte de África e a Cabo Verde.

Total: 3768