Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SETÚBAL

APSS disponibiliza armazéns para comércio de pescado

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA abriu concurso para a atribuição de licenças de utilização privativa de cinco armazéns e módulos localizados no Edifício do Mercado de 2ª Venda do Porto de Setúbal.

PORTO DE SINES NA AGENDA

Diplomacia económica no centro da visita do Presidente do Panamá a Portugal

"Estamos convencidos que [o alargamento do Canal] também trará benefícios para Portugal, em particular para o porto de Sines, um dos melhores portos de águas profundas de toda a Europa. Reforçará também certamente a centralidade dos portos portugueses nas rotas de comércio internacional", disse o Presidente português, perante a anuência do seu homólogo.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013

O melhor de sempre na Figueira da Foz

O primeiro semestre de 2013 passou a constituir o melhor semestre de sempre no que concerne à quantidade de mercadorias movimentadas no Porto da Figueira da Foz, chegando mesmo a ultrapassar a barreira do milhão de toneladas.
O tráfego total foi de 1.032.506,96 toneladas de mercadorias, o que reflete um crescimento de 15,05% (mais 135.080,66 toneladas) relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Site do Porto de Viana do Castelo com nova imagem

O portal do Porto de Viana do Castelo surge agora com uma nova imagem, na linha do que acontece com o do Porto de Leixões. O site mantém as funcionalidades do anterior, com um novo grafismo, novos conteúdos e uma navegação simplificada.

A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA

Site do Porto de Leixões com nova imagem

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA informa que a partir desta sexta-feira, o portal do Porto de Leixões surge com uma nova imagem. O site mantém as funcionalidades do anterior, com um novo grafismo, novos conteúdos e uma navegação simplificada.

Porto de Setúbal recebe delegação chinesa

O Porto de Setúbal recebeu a visita de uma delegação chinesa da CCC Third Harbour Consultants CO.,LTD e de um representante do Departamento de Projectos do Ministério dos Transportes da República Popular da China, no dia 18 de julho, com o objectivo de tomarem contacto com as infraestruturas portuárias, assim como com os métodos de operação e de gestão portuária.

Porto de Sines recebeu a companhia nacional de petróleos da Namíbia

O Porto de Sines recebeu, no dia 22 de julho, a visita de Obeth Kandjoze, Diretor-geral da NAMCOR (companhia nacional de petróleos da Namíbia), acompanhado por representantes da Galp Energia, com o objetivo de conhecer esta infraestrutura portuária.

PORTO DE LISBOA

Redução de 30% nas tarifas de recolha de resíduos sólidos

A Administração do Porto de Lisboa reduziu, em média, 30% o conjunto das tarifas do serviço de recolha de resíduos sólidos a navios, depois de ter assinado novo contrato com a EGEO, à qual adjudicou a atividade de recolha de resíduos sólidos e valorizáveis a embarcações na sua área de jurisdição.

Espanha terá de devolver ajudas a estaleiros na Galiza

As autoridades comunitárias da Concorrência consideraram ilegais os benefícios fiscais atribuídos pelo Governo espanhol a estaleiros na Galiza, obrigando assim à devolução dos fundos em questão. O processo estava a ser investigado desde 2006 e tem semelhanças ao dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo onde, recorde-se, estão também a ser investigados possíveis auxílios estatais ilegais.

SETÚBAL

APSS investe nas acessibilidades ferroviárias e marítimas

O Porto de Setúbal vai avançar com a extensão da linha ferroviária até ao Terminal Termitrena (ex Eurominas) e com obras de dragagem que permitam a entrada de navios com calado até 13 metros. Em declarações à Transportes em Revista, Vitor Caldeirinha, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, referiu que «se o Porto de Setúbal quiser crescer tem de melhorar as suas acessibilidades ferroviárias e marítimas.

PORTO DE LISBOA

Carga contentorizada cresceu 13,4% no semestre

No primeiro semestre do ano, o porto de Lisboa registou um total de 1.434 navios, o que correspondeu um 'gross tonnage' (GT) de mais de 23 milhões, representando um crescimento homólogo de cerca de 2%.

Porto de Faro cresce pelo quinto semestre consecutivo

O Porto de Faro continua a bater recordes em movimentação de carga e a ser um dos pilares exportadores da economia regional do Algarve. No 1.º semestre de 2013, o Porto de Faro cresceu 25% em comparação com o período homólogo do ano anterior, tendo sido movimentadas 195.067 toneladas de carga.

PORTO DE SETÚBAL

Junho é o terceiro mês de 2013 acima das 600 mil toneladas

O Porto de Setúbal movimentou, em junho, mais de 637 mil toneladas, o terceiro mês do ano acima das 600 mil toneladas, o que significa a recuperação para movimentos semelhantes aos melhores anos, 2010 e 2011. O primeiro semestre de 2013 registou 3,4 milhões de toneladas.

Grupo alemão oferece 20 milhões de euros pelo navio Atlântida

Os alemães do grupo MPC são um dos interessados no ferryboatAtlântida, construído nos estaleiros de Viana do Castelo, tendo avançado com uma proposta de compra do navio, confirmou fonte do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

Porto de Aveiro cresce 19,2 por cento no semestre

Desde o início do ano, o Porto de Aveiro tem estado a fazer mais carga do que no ano passado". A notícia foi avançada ao Diário de Aveiro por José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APA. "Devemos fechar o primeiro semestre deste ano com um crescimento de cerca de 20 por cento, o que é significativo", disse o responsável.

Fábrica de biodiesel inaugurada na ZILS

Na presença do Ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, foi inaugurada a primeira fábrica nacional de produção de biocombustível, a Enerfuel, no dia 10 de julho. Localizada na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), esta instalação prevê a criação de 65 postos de trabalho, diretos e indiretos.

Único patrulha operacional será atribuído em breve à Madeira

Dos três patrulhas da classe "Cacine" construídos há 40 anos e ainda ao serviço da Marinha portuguesa apenas um está operacional e será atribuído à Zona Marítima da Madeira, indicou à Lusa fonte da Armada.

Porto de Sines fecha semestre com crescimento de 22% nas mercadorias e 62% nos contentores

O Porto de Sines registou um crescimento de 22% no total de carga movimentada no primeiro semestre de 2013, em comparação com o período homólogo do ano anterior. Foram movimentadas 17,4 milhões de toneladas, o que significa ter sido o melhor semestre de sempre em mercadorias movimentadas no Porto de Sines.

Encalhe do Veleiro «Atria» nas armações de atum a 2 quilómetros a sw da Ilha da Barreta

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e a Capitania do Porto de Faro coordenaram, durante a manhã de 15 de Julho, o desencalhe do veleiro “ATRIA”, bandeira espanhola, com 6 pessoas a bordo, 4 indivíduos do sexo masculino e dois do sexo feminino, nacionalidade espanhola, idades compreendidas entre os 40 e os 57 anos de idade, encalhado nas redes da armação de atum, a 2 quilómetros a Sudoeste da Ilha da Barreta (FARO).

Consumo de atum, salmão ou sardinha pode reduzir risco de cancro da mama

O consumo de ácidos gordos ómega 3 provenientes de peixes gordos, como o salmão, o atum ou a sardinha, uma a duas vezes por semana, pode reduzir o risco de cancro da mama, indica um estudo agora divulgado.

Total: 3938