Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Açores criam regime para utilização do gasóleo agrícola e pescas

O parlamento dos Açores aprovou, por unanimidade, um regime para a utilização do gasóleo agrícola e pescas, que goza de benefícios fiscais, permitindo, por exemplo, que carrinhas de caixa aberta passem a poder ser abastecidas com este combustível. Assim, o “sistema de fiscalização e controlo do abastecimento de gasóleo à agricultura e à pesca na Região Autónoma dos Açores”, agora criado, deixa de limitar, no caso da agricultura, a utilização deste combustível às máquinas, equipamentos e tratores.

Lucros dos portos caem devido à greve dos estivadores em Lisboa

O sector portuário é uma excepção no Sector Empresarial do Estado (SEE), apresentando há vários anos e de forma consecutiva resultados económico-financeiros positivos, sem sobrecarregar a carteira dos contribuintes, ao contrário da maioria das restantes empresas públicas do sector dos transportes. No entanto, os números de 2013 foram afectados pelo impacto das sucessivas greves dos estivadores.

PORTO DE LEIXÕES

TCL com primeiro semestre recorde

O Terminal de Contentores de Leixões ultrapassou, pela primeira vez na sua história, a fasquia dos 300 mil TEU movimentados no primeiro semestre, alcançando um total de 324.394 TEU entre janeiro e junho deste ano. O novo máximo representa um crescimento de 10% relativamente ao conseguido no primeiro semestre de 2013.

Movimento nos portos atinge valor recorde de 32,5 milhões de toneladas até Maio

O movimento de mercadorias nos sete principais portos portugueses atingiu um volume de cerca de 32,5 milhões de toneladas até maio, o valor mais elevado nos períodos homólogos, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Porto de Sesimbra: Praia do Ouro com Bandeira Azul

A Praia do Ouro, no Porto de Sesimbra, foi vistoriada, no dia 13 de junho, para a outorga da Bandeira Azul. Promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, este galardão destina-se a reconhecer as praias que evidenciem o cumprimento de um conjunto de requisitos particularmente exigentes em matéria de segurança e conforto para os banhistas e de boas práticas ambientais.

REUNIÃO NA ESCOLA NAVAL TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA

Grupo de Trabalho NATO sobre Operações Anfíbias

​O AMPHIBOPSWG é um dos vários grupos de trabalho da NSA (Nato Standartization Agency) que se constitui como fórum de estudo, discussão e proposta de implementação da doutrina NATO das várias nações, na área das Operações Anfíbias.

Porto de Lisboa regista um crescimento de 2% do total de mercadorias movimentadas

O porto de Lisboa, relativamente aos valores acumulados desde o início do ano até final de Maio, registou um crescimento na movimentação de mercadorias de 2%, comparativamente com igual período do ano anterior. Para este resultado muito contribuiu a performance positiva nos granéis sólidos e granéis líquidos. Nos granéis sólidos movimentou mais 25% e nos granéis líquidos mais 5%.

Porto de Sines auditado com sucesso na Segurança de Informação

Decorreu com sucesso a auditoria ao Sistema de Gestão de Segurança de Informação do Porto de Sines, realizada pela Lloyd’s Register Quality Assurance. O sistema foi certificado em Julho de 2013 de acordo com a norma ISO/IEC 27001:2005 e, após um ano de funcionamento, foi novamente auditado.

Porto de Setúbal avança com 2ª fase da requalificação da zona envolvente à Doca dos Pescadores

A APSS deu início à 2ª fase das obras de requalificação da zona ribeirinha do Cais 1 do Porto de Setúbal. Trata-se de um conjunto de intervenções que permite novos usos, novas condições de acessibilidade e estacionamento, melhores condições de operacionalidade às atividades marítimo-turísticas, que utilizam o Cais 1 como ponto de embarque e desembarque para as suas atividades, da restauração e, de um modo geral, proporcionar à população de Setúbal um melhor e mais agradável usufruto duma área privilegiada da zona ribeirinha.

Receitas portuárias sobem 5% para 68 ME em 2013

O valor acumulado da receita portuária procedente das rendas pagas pelas concessionárias às administrações portuárias atingiu cerca de 68 milhões de euros no ano passado, mais 5% do que em 2012, segundo a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos.

Porto de Setúbal conclui intervenção de manutenção no Terminal Roll-on Roll-off

A APSS concluiu a empreitada de recarga das retenções marginais do Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal, uma intervenção executada pela empresa João Marques Gomes Galo, SA. Os trabalhos consistiram essencialmente na colocação de enrocamento, constituído por pedra distribuída pela retenção marginal.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Passagem de testemunho da Marinha e Autoridade Marítima Nacional nos Açores

Esta segunda-feira, 7 de Junho, pelas 11h00 locais, nas instalações do Depósito POLNATO de Ponta Delgada, em Santa Clara, em substituição do Vice-almirante Pires da Cunha toma posse o Capitão-de-mar-e-guerra Coelho Cândido como novo Comandante da Zona Marítima dos Açores que, cumulativamente, desempenha as funções de Chefe do Departamento Marítimo dos Açores e Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores.

Porto de Lisboa movimentou 5% mais nos granéis líquidos até ao final de Maio

O Porto de Lisboa movimentou mais 5% no segmento de granéis líquidos (combustíveis) entre o início do ano e ao final do mês de Maio, comparativamente com igual período do ano anterior.

Porto de Sines tem nova lancha de pilotagem

O Porto de Sines aumentou ao efectivo marítimo uma nova lancha de pilotos, com o nome de “SIMENTA DE CARVALHO”, que vai apoiar os pilotos durante as operações de embarque e desembarque nos navios que escalam o porto.

MSC PORTUGAL continua a bater recordes em Sines

A MSC Portugal atingiu mais um recorde nacional de movimentação de TEUs em Sines. Desta feita, a movimentação de 5.535 TEUs foi conseguida com a operação realizada, no dia 15 de Junho, a bordo do navio MSC Katie.

APS homenageou Consiglieri Pedroso

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) homenageou Consiglieri Pedroso, no dia 19 de junho, Dia do Porto de Sines, numa cerimónia presidida por Sérgio Silva Monteiro, Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações que atualmente tutela os portos nacionais.

MADEIRA

«Caixotões» já alinham o novo cais acostável

No Funchal, junto à extremidade do cais da cidade, já estão os dois primeiros “caixotões” que constituem as estruturas de cimento que servirão de base à construção do novo cais acostável do Porto do Funchal.

Granéis sólidos no Porto de Lisboa crescem 52% durante o mês de Maio

Os valores mensais, relativos aos granéis sólidos verificaram um aumento na movimentação na ordem dos 52%, em comparação com o ano transacto. Deram-se vários contributos expressivos para este crescimento, nomeadamente do Terminal de Alhandra (Cimpor), o Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria, o Terminal de Granéis Alimentares de Palença, o Terminal de Granéis Alimentares do Beato e o Terminal do Barreiro, com aumento das quantidades movimentadas.

EM MAIO

Movimento de mercadorias no Porto de Leixões com crescimento homólogo de 36%

O mês de maio foi o mais movimentado este ano no Porto de Leixões, com um crescimento homólogo das mercadorias de 36%, para 1,68 milhões de toneladas, anunciou hoje a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

AÇORES

Porto Judeu com condições para pescas e atividades marítimo-turísticas

O porto de pescas do Porto Judeu tem novas condições, que o presidente da Junta de Freguesia espera atraírem não só pescadores como atividades marítimo-turísticas.

Total: 3768