Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Cidades atlânticas querem prioridade para o Corredor Atlântico
O presidente das Cidades do Arco Atlântico, José Maria Costa, apelou aos Governos de Portugal, Espanha e França para que o Corredor Atlântico seja considerado uma «prioridade» no futuro programa de investimentos europeus.
«Um dos grandes objetivos do corredor Atlântico é promover uma boa coordenação dos investimentos de modo a harmonizar as caraterísticas técnicas das infraestruturas ao longo dos três países», sustentou o responsável durante a reunião "O futuro do Arco Atlântico: uma visão local", que decorreu em Bruxelas.
![]() |
Directora Executiva da Agência Europeia de Segurança Marítima visitou o Porto de Sines
No dia 8 de fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita da Diretora Executiva Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), Maja Kostelac, com o objetivo de conhecer o funcionamento desta infraestrutura portuária, com destaque para o funcionamento da JUP – Janela Única Portuária e a sua integração com a alfândega.
![]() |
PORTO DE LISBOA
25 navios de mercadorias até 15 de Fevereiro
Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 9 a 15 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 4 graneleiros, 3 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral / contentores, 2 carga geral multi deck e 1 tanque.
![]() |
ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA DÁ MAIS UM IMPORTANTE PASSO COM INVESTIMENTO DE 43,4 MILHÕES DE EUROS EM LEIXÕES
A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, aprovada pelo Governo na Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017, dá esta sexta-feira mais um importante passo com a apresentação do Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões, que juntou no Terminal de Cruzeiros de Leixões a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Presidente do Grupo Yildirim, Robert Yildirim, e o CEO da Yilport Holding, Christian Blauert.
O Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões prevê um investimento de 43,4 milhões de euros, que será realizado na íntegra pela concessionária do terminal, a Yilport Holding (Grupo Yildirim).
![]() |
PetroRio e Pharol SGPS visitaram o Complexo Industrial e Portuário de Sines
A companhia brasileira PetroRio, representada por Guilherme Luis Pesenti e Silva (Head de M&A da empresa) e Harald Ernesto Schweitzer (manager de M&A) e a holding portuguesa Pharol SGPS, representada por João Paulo Brunet, visitaram o Complexo Industrial e Portuário de Sines.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
MINISTRA DO MAR NA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE RECONVERSÃO DO TERMINAL DE CONTENTORES DE LEIXÕES
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marca presença esta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 10h00, na cerimónia de apresentação do Projeto de Reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões.
A cerimónia terá lugar no Terminal de Cruzeiros de Leixões, na Rua do Godinho, em Matosinhos.
![]() |
Linha férrea Aveiro-Mangualde é estratégica para a logística da PSA
Em entrevista ao Dinheiro Vivo, José Maria Castro, director-geral do centro de produção de Mangualde do grupo PSA, falou sobre a concretização da ligação ferroviária entre Aveiro e Mangualde e do seu impacto na logística da fábrica e dos veículos.
![]() |
Bancas: mais e maiores navios procuram os serviços oferecidos pelo Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa continua a dar mostras do seu processo de crescimento no segmento do abastecimento de combustível a embarcações. Este dinamismo nas bancas, recordamos, vem-se exponenciando desde o ano de 2012.
«Por certo não terá passado despercebido a quem circula pela zona de Belém, diversos navios ancorados, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática, no fundeadouro central do Porto de Lisboa», enfatizou a APL nas redes sociais, assim ilustrando o sucesso no segmento.
![]() |
AMT realça perfil exportador dos portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro
Segundo enfatiza a AMT no documento que compila e analisa a movimentação de mercadorias nos portos do continente durante os onze primeiros meses de 2018, «Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro são os portos que apresentam um perfil de porto ‘exportador’».
Os portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro registaram, neste período, «um volume de carga embarcada superior ao da carga desembarcada, com um quociente entre carga embarcada e o total movimentado, no período em análise, de 78,3%, 70,2%, 53,9% e 100%, respectivamente».
![]() |
Ligação de barco entre Algarve e Marrocos é prioridade
A ligação marítima com a região algarvia é, neste momento, uma das principais prioridades de Marrocos, que está “profundamente empenhado” em concretizar este projeto o mais brevemente possível. A revelação é feita ao JORNAL DO ALGARVE pelo cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, frisando que a ligação por barco tem “um interesse estratégico fundamental” para os dois países.
![]() |
Novas Linhas Regulares no Porto de Setúbal
O Porto de Setúbal arranca o ano de 2019 com duas novas linhas regulares, a MAPT da Wec Lines (contentores) e a Iberia+Med+Aegean & Black Sea da Neptune Lines Shipping (ro-ro), ao mesmo tempo que regista o regresso da linha de contentores da Arkas Line.
![]() |
A 16 E 17 DE MAIO
Lisboa recebe as celebrações do Dia Europeu do Mar, em 2019
O Dia Europeu do Mar, celebrado anualmente no dia 20 de Maio, tem como principal objetivo estacar o papel fundamental que os oceanos e os mares assumem na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da União Europeia, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa.
A celebração em Lisboa, a 16 e 17 de Maio de 2019, vem reforçar a importância estratégica deste recurso para Portugal, enquanto fator decisivo para o impulso da economia portuguesa e intensificar o compromisso em fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa. O dia 20 de Maio é um dia com especial importância simbólica para Portugal, pois representa o dia em que Vasco da Gama chegou à Índia.
![]() |
ONE CRESCE NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE OPERAÇÃO EM PORTUGAL
Nos primeiros seis meses da operação que arrancou a 1 de abril de 2018, a OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE) Portugal cresceu 30% face à operação da ex-K. Line no país, tendo transportado 30 mil TEUS, no valor de 18 milhões de euros. A empresa de transporte de contentores surge na sequência da fusão de três importantes armadores japoneses – KAWASAKI KISEN KAISHA (K. LINE), MITSUI O.S.K. LINES (MOL) e NIPPON YUSEN KABUSHIKI KAISHA (NYK). Trata-se de um crescimento do mercado português, sobretudo na rota Ásia-Europa.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA
Baptismo do novo navio da Marinha em Viana do Castelo
Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, decorre nos Estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia de Baptismo do NRP Setúbal que contará com as presenças do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, entre outras entidades. O mais recente navio-patrulha oceânico da Marinha terá como madrinha Jessica Rachel Hallett.
![]() |
EURICO BRILHANTE DIAS:
Porto de Sines é hoje uma referência no mundo inteiro
O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, destacou o facto de o Porto de Sines ser uma referência “no mundo inteiro” para a carga contentorizada e gás natural liquefeito.
“O porto de Sines é a nossa ‘Jóia da Coroa’, um elemento distintivo do sistema portuário português, e temos tido boas notícias que esperemos que se consolidem no desenvolvimento do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines” (ZILS), afirmou o governante no final de uma visita ao complexo industrial de Sines.
![]() |
Reunião na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão debateu Aquacultura Multi-Trófica Integrada
Duas reuniões de trabalho relacionados com o incremento do IMTA (do inglês Integrated Multi-Trophic Aquaculture) em Portugal e nos países europeus do Arco Atlântico realizaram-se a 17 de Janeiro na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão.
As reuniões de trabalho decorreram no âmbito do projeto Integrate (Interreg Arco Atlântico) e tiveram como objetivo contribuir para o estabelecimento das bases do conceito de Boas Práticas em IMTA em Portugal, no que respeita ao Ambiente e aos seus Aspetos Sociais e de Regulamentação.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Porto comercial aumenta exportações
O Porto Comercial da Figueira da Foz registou um “ligeiro aumento” das exportações em 2018, em comparação com o ano anterior, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS Luís Leal, da administração portuária. A balança comercial pendeu de forma inequívoca para o lado positivo, com 70% das mercadorias movimentadas a terem o estrangeiro como destino. “Este é um porto que quer continuar com uma linha de exportação muito relevante”, realça Luís Leal.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 8 de Fevereiro
Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 2 a 8 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral / contentores, 2 graneleiros, 1 tanque e 1 carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “POMERENIA SKY”.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Transporte de contentores movimenta mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria
O transporte de carga contetorizada movimentou mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria no Porto de Leixões, em 2018, o que corresponde a um aumento de 8% face a 2017 e estabelecendo, assim, um novo máximo histórico ao superar em 286 mil toneladas o recorde fixado em 2016.
![]() |
Marco Vale substitui Carlos Vasconcelos na MSC Portugal
Marco Vale é o novo Director Geral da MSC Portugal, substituindo no cargo Carlos Vasconcelos, que esteve à frente dos destinos da empresa durante 27 anos. A passagem de testemunho teve lugar no fim de semana, durante o encontro anual dos quadros MSC, realizado no Algarve. Marco Vale era até ao momento o “braço direito” de Carlos Vasconcelos na MSC Portugal, ocupando o lugar de Deputy Managing Director. Licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico, Marco Vale obteve ainda um MBA na AESE Business School.