Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Operadores portuários de Lisboa atribuem «descalabro do negócio» ao líder sindical dos estivadores

Os operadores portuários apontam o presidente do Sindicato dos Estivadores como "responsável pelo descalabro do negócio" no Porto de Lisboa devido às sucessivas greves convocadas, acusando-o de, por desejo de "notoriedade mediática", prejudicar os próprios trabalhadores.

Linha regular «Mediterranean Pacific Service (MPS)» regressa a Lisboa

O Porto de Lisboa congratula-se com o regresso da linha regular MPS a qual é de interesse estratégico e havia sido descontinuada em consequência das greves que assolaram o bom funcionamento do porto. Este serviço resulta de uma joint-venture da Hamburg Sud e da Hapag Lloyd, sendo constituído no seu total por 11 navios, nove deles da Hapag Lloyd e os dois restantes da Hamburg Sud.

Porto de Sines recebeu «Annual Tour 2014»

O Porto de Sines acolheu a “Annual Tour 2014”, iniciativa que diz respeito ao Plano Anual de Atividades para os Adidos Militares acreditados em Portugal. A comitiva integrou representantes de 12 Embaixadas sedeadas em Portugal e foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS,SA, João Franco.

BELMAR DA COSTA E A CONFERÊNCIA EUROPEIA SS:

Há qualidade muito grande dos oradores

Estas segunda e terça, 12 e 13 de maio, a capital portuguesa é palco da III Conferência Europeia Short Sea, contando com a CARGO como media partner. À CARGO, António Belmar da Costa fez uma breve antevisão do que se pode esperar do evento, dos oradores e do programa.

Terminal XXI movimentou mais de 100.000 TEU em Abril

No recente mês de Abril foram movimentados 102.562 TEU, o que constitui um marco histórico na evolução deste segmento de carga no Porto de Sines. O Terminal de Contentores de Sines (TXXI) tem vindo a aumentar significativamente a média mensal de movimento de contentores e, pela primeira vez, ultrapassou a fasquia dos 100.000 TEU mensais.

APDL ACOLHEU REUNIÃO DO GOVERNO DA RETE

Harmonia entre cidades e portos no centro do debate da conferência Arquitetura & Frentes D’Água

“O porto de Leixões foi uma cicatriz na cidade. Houve uma transformação profunda e hoje é um elemento agradável e atractivo na malha urbana”, reconheceu Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos no encerramento da Conferência Arquitetura & Frentes D’Água, organizada no âmbito do Governo da RETE, Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, cuja presidência é exercida pelo eng. Brogueira Dias, da Administração dos Portos do Douro e Leixões.

Barreiro pode receber terminal para barcos com 14 metros de calado

A confirmar-se o aumento da atividade portuária no Barreiro, Carlos Humberto refere que as ligações rodoviárias entre o Barreiro e o Seixal e o Barreiro e o Montijo podem ganhar um novo impulso O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, garante que os estudos demonstram que o Barreiro pode receber um terminal para barcos com 14 metros de calado, referindo que o projeto pode impulsionar novas ligações rodoviárias na região.

Terminal de contentores de Sines cria 200 novos empregos

A expansão do terminal de contentores de Sines vai criar 200 novos postos de trabalho e aumentar a capacidade de movimentação anual de 1,7 para 2,7 milhões de contentores, segundo um memorando de entendimento assinado segunda-feira, dia 5 de Maio, em Lisboa.

MADEIRA

APRAM abre concurso público para a exploração do Molhe

A Administração dos Portos da Madeira deliberou abrir concurso para a licença de utilização e ocupação do Forte de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido por Molhe, recomendando que este espaço seja vocacionado para a cultura e o lazer, testemunhando de diversas formas a história da Madeira, do Porto do Funchal e do Mar.

Abril é o melhor mês de sempre na carga movimentada pelo porto de Viana

O mês de abril fechou com o melhor registo de carga movimentada dos últimos cinco anos no porto de Viana do Castelo, sobretudo para exportação, avançou à Lusa fonte da administração portuária. "Abril de 2014 foi o melhor mês de sempre, desde que existe esta empresa", disse à Lusa fonte da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC), criada em 2009 para gerir aquela infraestrutura portuária, integrada na gestão do porto de Leixões.

Porto de Aveiro conta com novos operadores para movimentar contentores

O presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, espera que, com a entrada de novos operadores portuários, o Porto de Aveiro esteja a movimentar contentores, dentro de um ano. Em declarações à Lusa, José Luís Cacho considera que a situação de "quase monopólio" no negócio da movimentação de cargas contentorizadas tem prejudicado a execução do Plano Estratégico do Porto de Aveiro, cujas infraestruturas foram concebidas tendo em conta esse objetivo.

Concluída modernização do Terminal de Graneis Líquidos do Porto de Sines

Num investimento de 4 milhões de euros, a CLT – Companhia Logística de Terminais Marítimos, empresa concessionária do Terminal de Graneis Líquidos do Porto de Sines, efectuou durante cerca de 7 semanas a modernização dos Postos 4 e 5, com os trabalhos a decorrerem por turnos, ininterruptamente, 24x7. Neste período participaram nos trabalhos 21 diferentes empresas de várias especialidades, com um total de 30.211 horas-homem trabalhadas e zero acidentes registados.

Ministra da Agricultura quer investimento estrangeiro na área da Economia do Mar

O ministério da Agricultura e do Mar inicia em junho na Noruega, Japão e Coreia do Sul um "roteiro de captação de investimento direto estrangeiro" para Portugal na área da economia do mar, com destaque para a aquacultura 'offshore'.

Leixões cresce no primeiro trimestre do ano

Durante o mês de Março, o Porto de Leixões movimentou 1,66 milhões de toneladas de mercadorias, verificando-se um aumento de 22% face ao mês homólogo de 2013. Em termos trimestrais o movimento cresceu 1,4% totalizando 4,23 milhões de toneladas.

Doca flutuante «Kugira Dos» sai do Porto de Setúbal

Depois de concluída a construção, nos estaleiros da Lisnave, pela empresa MPG, e efetuados os respetivos testes de mar, o Porto de Setúbal viu sair, dia 5 de abril, a doca flutuante “Kugira Dos”, rumo a Cádiz, Espanha, rebocada pelo “Monte de Liz”, da Reboport - Sociedade Portuguesa de Reboques Marítimos, SA e agenciada pela Navigomes – Navegação e Comércio, Lda.

Porto de Lisboa participa no projeto europeu de segurança SUPPORT

O projecto SUPPORT tem como objectivo melhorar a segurança nos portos europeus, tanto no controlo de acesso do lado mar como do lado terra. O Support visa também obter melhorias no fluxo de mercadorias, reduzindo a complexidade operacional e os custos nos portos. Trata-se de um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro e conta com um orçamento global de 14 milhões de euros.

Governo quer que novo terminal de contentores de Lisboa sirva o hinterland

Pires de Lima, ministro da Economia, adiantou que o futuro terminal de contentores de Lisboa, a construir na margem sul do Tejo (em local ainda a designar) terá como missão servir o hinterland e não funcionar como terminal de transhipment.

CP Carga ganha força no transporte de cimento para exportação em Aveiro e Setúbal

O operador ferroviário de mercadorias CP Carga reforçou posição no transporte de cimento para exportação via Porto de Aveiro e Porto de Setúbal. Neste aspecto o mês de Março em Aveiro revelou números excepcionais para o operador, que aponta serem para manter.

Porto de Setúbal disponibiliza áreas para aquicultura no Estuário do Sado

O Porto de Setúbal passou a disponibilizar cerca de duas dezenas de parcelas para o desenvolvimento da atividade da aquicultura no Estuário do Sado. Paralelamente, a APSS terá ao dispor dos interessados, no seu Centro de Formação, e em parceira com o FOR-MAR, cursos certificados relacionados com a exploração da atividade da aquicultura.

PORTO DE AVEIRO | 24 DE ABRIL | DOCA DE RECREIO DO JARDIM OUDINOT

Hasta pública

Hasta Pública por licitação verbal para arrematação do direito de atribuição de cada uma das licenças para a utilização de dois lugares de amarração com embarcações de recreio, no dia 24 de Abril de 2014, pelas 10:00.

Total: 3523