Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SINES

O 5.º porto europeu que mais cresceu em 2017 e sem rival na última década

Em 2017 o Porto de Sines manteve a posição número 15 do ranking dos maiores portos europeus no que diz respeito à movimentação de contentores. Com um crescimento de 10,3% neste segmento, o porto português aproximou-se um pouco mais de Southampton, porto que manteve a mesma movimentação do ano anterior. A análise é do especialista Theo Notteboom.

Porto de Leixões receberá investimento «superior a 500 milhões de euros», refere Ministra do Mar

A Ministra do Mar falou esta terça-feira dos investimentos previstos para o Porto de Leixões, conhecidos na estratégia para o aumento da competitividade portuária para o período 2017-2026. As declarações foram prestadas durante o lançamento do Projecto de Literacia do Oceano – Escola Azul.

Numa breve declaração aos jornalistas, Ana Paula Vitorino realçou que o Porto de Leixões receberá um investimento de 510 milhões de euros até 2026, com foco no aumento da competitividade e eficiência.

Ministra do Mar defende aposta na navegabilidade do Tejo

A Ministra do Mar defendeu no sábado, dia 17, uma aposta no transporte marítimo, nomeadamente através da navegabilidade do rio Tejo, apontando-a como uma formas de se alcançar o desenvolvimento sustentável do país.

“É extremamente importante. Não me estou a referir, por enquanto, à navegabilidade de todo o Tejo, refiro-me à navegabilidade até a uma área periférica relativamente a Lisboa. É um passo importante para que se possa ter movimentação de carga no Porto de Lisboa sem que isso represente mais camiões na estrada”, disse Ana Paula Vitorino, na sessão de encerramento do congresso Mais Tejo, mais Futuro — Um compromisso nacional, que decorreu na Rocha Conde D´Óbidos

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 19 a 23 de Fevereiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 27 navios de mercadorias para o período de 19 a 23 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte Especial: 2 | Transporte Gás Liquefeito: 1.

CARLOS VASCONCELOS, MSC:

Novas tecnologias vão «aumentar significativamente as potencialidades da logística»

«A gestão da informação (Big Data), a robotização, os sistemas inteligentes de transportes e veículos autónomos, a impressão 3D, são evoluções tecnológicas que irão requerer novas competências profissionais, comportamentais e sociais», admite o Administrador da MSC Portugal e profundo conhecedor da indústria do shipping.

Novo serviço ro-ro da EML escala o Porto de Setúbal semanalmente

A EML – Euro Marine Logistics NV anunciou o lançamento de um novo serviço para carga rolante que escalará semanalmente o Porto de Setúbal, marcando assim o regresso das suas escalas regulares no porto sadino.

Governo quer estratégia para aquicultura em águas de transição

O Governo determinou no dia 15 a elaboração do plano para a aquicultura em águas de transição pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), dando 90 dias a esta entidade para criar a estratégia de ordenamento.

De acordo com a portaria publicada em Diário da República, e assinada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o documento visa "a identificação espacial e temporal, existente e potencial, da utilização das águas de transição para fins aquícolas, estabelecendo os fundamentos legais, técnicos e científicos das respetivas indicações e determinações".

PORTO DE LEIXÕES

TCGL adquire nova grua móvel para reforçar capacidade operacional

Em comunicado, a TCGL (Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões), do Grupo ETE, anunciou a aquisição de uma nova grua móvel, que entrou ao serviço na segunda-feira (dia 5).

Porto de contentores da Castanheira do Ribatejo a funcionar no início de 2019

O porto da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, vai começar a receber contentores até ao princípio de 2019, afirma Pedro Virtuoso, da ETE - Empresa Tráfego e Estiva. "Neste momento estamos na fase de consultar os empreiteiros para começar a obra e esperamos, no final deste ano ou no princípio de 2019, começar a operar o porto", disse.

Ministro do Planeamento garante maior troço de ferrovia em 100 anos

Em resposta a uma interpelação parlamentar do PCP sobre necessidade de investimento nos serviços públicos, o responsável pela tutela apontou "importantes obras no terreno [nos caminhos de ferro], como a modernização da linha do norte e a electrificação da linha do Minho, a modernização da linha da Beira-Baixa (Covilhã-Guarda), desactivada há mais de uma década", numa "duplicação do montante investido" entre 2017 e 2018 (perto de 400 milhões de euros).

"Mais marcante será, também no próximo mês, o lançamento do concurso para a construção do maior troço de linha férrea [cerca de 80 quilómetros] dos últimos 100 anos em Portugal - a linha entre Évora e Elvas, que irá ligar o porto de Sines a Espanha e ao hinterland ibérico [palavra alemã para 'terra de trás'] e europeu", congratulou-se.

AÇORES

Governante visita a nova gare do Terminal Marítimo de passageiros do Porto de Velas

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas do Governo dos Açores, Ana Cunha, visitou a nova gare do Terminal Marítimo de passageiros do Porto de Velas, na ilha São Jorge, infraestrutura posta em funcionamento a 31 de janeiro último. A circulação de pessoas por mar entre as diferentes parcelas do arquipélago açoriano encontra-se agora dotada de modernas e muito (mais) confortáveis condições, no porto da vila de Velas.

Portos ibéricos da Yilport cresceram 6% em 2017

A Yilport, holding do grupo turco Yildirm para operações portuárias e de logística, registou um crescimento de 9,5% à escala global e 6% na Península Ibérica (onde detém sete concessões, cinco das quais em Portugal).

Porto de Leixões recebeu escala inaugural do Delphine, um dos maiores navios ro-ro do mundo

O Porto de Leixões recebeu esta quarta-feira a escala inaugural do “Delphine”, um dos maiores navios de carga “ro-ro” do mundo em serviço short sea shipping. A estreia foi assinalada com uma cerimónia de troca de placas entre o comandante do navio e a autoridade portuária.

DGRM inverteu processo de infração que decorria no Tribunal Europeu

A DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos conseguiu inverter o processo de incumprimento que decorria no tribunal europeu contra Portugal (Case C-383/17), instaurado devido às reiteradas falhas nas obrigações de reporting relativas à monitorização das OR, de acordo com as convenções internacionais aplicadas aos navios da marinha mercante (navios SOLAS).

Fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolve atividades de cooperação militar com a Mauritânia

Durante a visita ao porto de Nouakchott, na Mauritânia, a fragata da Marinha Portuguesa NRP Álvares Cabral desenvolveu ações de treino e de cooperação com as Forças Armadas da Mauritânia, promovendo a cooperação e interoperabilidade com forças congéneres.

Grupo ETE investe em novos equipamentos para terminais de Lisboa e Sines

O Grupo ETE anunciou esta quarta-feira a aquisição de novos equipamentos para três dos seus terminais: para o TMPB (Terminal Multiusos do Poço do Bispo) e o TSA (Terminal de Santa Apolónia), ambos no Porto de Lisboa; e para o TMS (Terminal Multipurpose de Sines).

Transporte fluvial de mercadorias com debate marcado para o III Congresso do Tejo

A terceira edição do Congresso do Tejo decorre nos dias 16 e 17 de Fevereiro, tendo este ano como foco o tema “Mais Tejo, Mais Futuro – Um Compromisso Nacional”. O certame realiza-se na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa, e o transporte fluvial de mercadorias promete ser um dos tópicos em discussão.

Economia do mar precisa de 160 mil trabalhadores

Nos próximos 15 anos, o cluster do mar terá de duplicar o seu número de profissionais em Portugal, para fazer face ao crescimento do sector e para que o país possa posicionar-se competitivamente, numa indústria que é apontada como estratégica pelo Governo. Serão necessários pelo menos 160 mil profissionais até 2033 em Portugal, segundo as contas de Miguel Marques, sócio da consultora PwC que realiza anualmente o barómetro da economia do mar, LEME.

Governo quer alargar Zona Piloto para renováveis oceânicas

O Governo decidiu alterar o regime jurídico da Zona Piloto para as energias renováveis offshore. Foi aprovada em Conselho de Ministros uma resolução que define medidas destinadas à actualização do regime jurídico da Zona Piloto para energias renováveis oceânicas. Segundo comunicado oficial, o objectivo é viabilizar o projecto Windfloat de energia eólica offshore, “que implica o alargamento do âmbito da Zona Piloto”.

MADEIRA

Prazo para apresentação de proposta para ferry prolongado por 30 dias

O Governo Regional da Madeira decidiu prolongar por mais 30 dias o prazo para a apresentação de propostas para o ferry que vai fazer a ligação entre o Continente e a Região Autónoma. O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, explica que esta decisão de prolongar o concurso se deve a um pedido de uma empresa.

Total: 3911