Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA SEXTA-FEIRA, 2 DE MARÇO, NO PORTO DE SINES

Ministra do Mar preside ao lançamento da Janela Única Logística (JUL)

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta sexta-feira, 2 de Março, à cerimónia de Lançamento da Janela Única Logística.
A cerimónia tem como objetivo implementar a Janela Única Logística (JUL). A JUL pretende desenvolver e complementar o sistema da Janela Única Portuária (JUP), actualmente em funcionamento em todos os portos nacionais.
A sessão tem início às 11:00, no Auditório do Edifício da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, contando com a presença de várias entidades envolvidas no projecto.
Nesta newsletter temática, destaque para notícias publicadas no portal da APP sobre a JUL e JUP.
 

VIA NAVEGÁVEL DO DOURO

APDL submete plano a consulta pública

O projecto do Plano de Recepção e de Gestão de Resíduos (PRGR) para a Via Navegável do Douro 2018-2020 vai ser submetido a consulta pública pela APDL. Entretanto, a Ministra do Mar adiantou aos jornalistas que o Porto de Leixões terá um investimento de 510 milhões de euros.

É «natural» que nova ligação ferroviária a Espanha esteja aberta a passageiros, diz Pedro Marques

Pedro Marques explica que ligação está a ser feita sobretudo com uma orientação estratégica para reforço do transporte de mercadorias, mas considera "natural" que passem comboios de passageiros.
Pedro Marques conta que, quando chegou ao Governo, deparou-se com a inexistência de qualquer projeto relativo ao investimento numa nova ligação ferroviária a Espanha. Mais, a declaração de impacto ambiental estava prestes a caducar (o que aconteceu no primeiro semestre de 2016). "Tivemos de fazer todo esse trabalho outra vez", enfatiza. Agora, avança o governante, o concurso vai para o terreno e esse investimento vai ser finalmente "uma realidade".
 

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 26 de Fevereiro a 2 de Março

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 30 navios de mercadorias para o período de 26 de Fevereiro a 2 de Março. Por classificação: Porta-Contentores: 6 | Tanque: 1 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 6 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 2 | Transporte Gás Liquefeito: 1

FERROVIA

Comissária europeia presente no lançamento de novas obras

O Governo prepara para a primeira semana de Março três cerimónias, que contarão com a presença da comissária europeia da Mobilidade e Transportes, a eslovena Violeta Bulc. Com as acções, o Governo prova o empenho em recuperar o tempo perdido e sinaliza que o programa ferroviário seguirá agora a todo o vapor. Em todos os casos, são obras de ligação à fronteira, financiadas pelo departamento dirigido por Violeta Bulc.

Assinado o protocolo para a realização da BioMarine 2018

Foi assinado na sexta-feira o protocolo para a realização da BioMarine 2018. Este protocolo decorre da iniciativa da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
A BioMarine é um evento que contribui para a afirmação internacional de Portugal no desenvolvimento da bioeconomia azul, em particular da biotecnologia marinha.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 24 de Fevereiro a 2 de Março

Prevêem-se 22 escalas de navios de mercadorias para o período de 24 de Fevereiro a 2 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 9 navios porta-contentores, 7 navios carga geral single deck, 3 tanques, 1 navio misto – carga geral/contentores, 1 frigorifico e 1 carga geral multi deck.

Bruxelas multa quatro operadoras por cartelização no transporte marítimo de veículos

A Comissão Europeia decidiu multar quatro operadoras marítimas por terem participado num esquema de cartelização ligado ao transporte de veículos, numa clara violação das leis da Concorrência comunitárias. A penalização pecuniária ascendeu aos 395 milhões de euros.

Porto de Setúbal reforça oferta nos contentores

O Porto de Setúbal reforça a oferta nos contentores passando a receber mais uma linha regular, a "UK/IE - ESPT III" da W.E.C. Lines, agenciado pela Iberolinhas, com os navios “Heinz Schepers” (com capacidade para 1.036 TEU*) e “Anna G” (509 TEU*) e escalas quinzenais, ligando com este novo serviço Setúbal aos portos de Huelva, Leixões, Vigo, Liverpool e Dublin.

Embaixador do Bangladesh visitou o Porto de Leixões

O Embaixador da República Popular do Bangladesh, Ruhul Alam Siddique, visitou esta quinta-feira, 22 de fevereiro, o Porto de Leixões e a sua Plataforma Logística. O Embaixador Ruhul Alam Siddique conheceu o funcionamento e dinamismo da atividade portuária em Leixões, aproveitando para salientar a perspetiva de desenvolver acordos de cooperação com o porto.

Estaleiros de Viana do Castelo vão construir dois navios híbridos em 2018

A WestSea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), vai começar a construir este ano dois navios híbridos, equipados com motores elétricos e de combustão, informa fonte da empresa do grupo Martifer.

"Ainda em 2018 estamos em condições de arrancar com os primeiros projetos e construir dois navios híbridos, que depois darão origem a um navio 100% elétrico, que deverá surgir em 2020 ou 2021", disse Vítor Figueiredo, da WestSea.

SINES

O 5.º porto europeu que mais cresceu em 2017 e sem rival na última década

Em 2017 o Porto de Sines manteve a posição número 15 do ranking dos maiores portos europeus no que diz respeito à movimentação de contentores. Com um crescimento de 10,3% neste segmento, o porto português aproximou-se um pouco mais de Southampton, porto que manteve a mesma movimentação do ano anterior. A análise é do especialista Theo Notteboom.

Porto de Leixões receberá investimento «superior a 500 milhões de euros», refere Ministra do Mar

A Ministra do Mar falou esta terça-feira dos investimentos previstos para o Porto de Leixões, conhecidos na estratégia para o aumento da competitividade portuária para o período 2017-2026. As declarações foram prestadas durante o lançamento do Projecto de Literacia do Oceano – Escola Azul.

Numa breve declaração aos jornalistas, Ana Paula Vitorino realçou que o Porto de Leixões receberá um investimento de 510 milhões de euros até 2026, com foco no aumento da competitividade e eficiência.

Ministra do Mar defende aposta na navegabilidade do Tejo

A Ministra do Mar defendeu no sábado, dia 17, uma aposta no transporte marítimo, nomeadamente através da navegabilidade do rio Tejo, apontando-a como uma formas de se alcançar o desenvolvimento sustentável do país.

“É extremamente importante. Não me estou a referir, por enquanto, à navegabilidade de todo o Tejo, refiro-me à navegabilidade até a uma área periférica relativamente a Lisboa. É um passo importante para que se possa ter movimentação de carga no Porto de Lisboa sem que isso represente mais camiões na estrada”, disse Ana Paula Vitorino, na sessão de encerramento do congresso Mais Tejo, mais Futuro — Um compromisso nacional, que decorreu na Rocha Conde D´Óbidos

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 19 a 23 de Fevereiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 27 navios de mercadorias para o período de 19 a 23 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 3 | Tanque: 3 | Ro-Ro: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 5 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte Especial: 2 | Transporte Gás Liquefeito: 1.

CARLOS VASCONCELOS, MSC:

Novas tecnologias vão «aumentar significativamente as potencialidades da logística»

«A gestão da informação (Big Data), a robotização, os sistemas inteligentes de transportes e veículos autónomos, a impressão 3D, são evoluções tecnológicas que irão requerer novas competências profissionais, comportamentais e sociais», admite o Administrador da MSC Portugal e profundo conhecedor da indústria do shipping.

Novo serviço ro-ro da EML escala o Porto de Setúbal semanalmente

A EML – Euro Marine Logistics NV anunciou o lançamento de um novo serviço para carga rolante que escalará semanalmente o Porto de Setúbal, marcando assim o regresso das suas escalas regulares no porto sadino.

Governo quer estratégia para aquicultura em águas de transição

O Governo determinou no dia 15 a elaboração do plano para a aquicultura em águas de transição pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), dando 90 dias a esta entidade para criar a estratégia de ordenamento.

De acordo com a portaria publicada em Diário da República, e assinada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o documento visa "a identificação espacial e temporal, existente e potencial, da utilização das águas de transição para fins aquícolas, estabelecendo os fundamentos legais, técnicos e científicos das respetivas indicações e determinações".

PORTO DE LEIXÕES

TCGL adquire nova grua móvel para reforçar capacidade operacional

Em comunicado, a TCGL (Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões), do Grupo ETE, anunciou a aquisição de uma nova grua móvel, que entrou ao serviço na segunda-feira (dia 5).

Porto de contentores da Castanheira do Ribatejo a funcionar no início de 2019

O porto da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, vai começar a receber contentores até ao princípio de 2019, afirma Pedro Virtuoso, da ETE - Empresa Tráfego e Estiva. "Neste momento estamos na fase de consultar os empreiteiros para começar a obra e esperamos, no final deste ano ou no princípio de 2019, começar a operar o porto", disse.

Total: 3902