Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 18 a 22 de Junho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 30 navios de mercadorias para o período de 18 a 22 de Junho. Por classificação: Ro-Ro: 1 | Porta-Contentores: 4 | Tanque: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 6 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 1 | Navio Submersível: 2

Estudo antecipa futuro do transporte marítimo por contentores

A seguradora TT Club e a consultora McKinsey produziram um relatório denominado «Brave new world? – Container transport in 2043», que resume o que os principais responsáveis da indústria do transporte marítimo pensam sobre o que será o transporte por contentores nos próximos 25 anos.

INÍCIO ESTA SEGUNDA-FEIRA

Maior exercício naval em Portugal envolve mais de 2 mil militares

A Marinha realiza, de 18 a 28 de junho, o exercício naval SWORDFISH 18, na costa Ocidental Portuguesa, que tem como objetivo principal preparar a esquadra para dar resposta em cenários de crise.

Participam neste exercício um total de nove navios nacionais, dois navios espanhóis, um navio francês, um navio italiano, um navio inglês, Forças de Mergulhadores e Fuzileiros Nacionais e Espanholas, e ainda aeronaves da Força Aérea Portuguesa e Espanhola, englobando um total de 2300 militares.

MINISTRA DO MAR ABRIU REUNIÃO MINISTERIAL DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO) NO DIA MARÍTIMO MUNDIAL

No âmbito da Conferência do Dia Marítimo Mundial, organizada pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), com a colaboração do Governo da Polónia, foi concedido à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o papel de liderança da Mesa Redonda sobre o tema Green Shipping.
No evento, que decorreu na cidade polaca de Szczecin até sexta-feira, dia 15 de Junho, Ana Paula Vitorino foi escolhida pela IMO para abrir a sessão e liderar a Mesa Redonda que discutiu o tema Green Shipping. Na sua intervenção, a governante lembrou os grandes desafios que a indústria do transporte marítimo global enfrenta a nível de sustentabilidade e aproveitou para destacar o trabalho e ambição de Portugal em matéria de descarbonização do sector.

ACTUALIZAÇÃO DO TARIFÁRIO DOS PORTOS E MARINAS SOB A JURISDIÇÃO DA PORTOS DOS AÇORES, S.A.

Tendo em conta a conjuntura económica e financeira de então, aliada à necessidade de garantir, durante esse período, alguma estabilidade nos preços dos bens aos cidadãos e às empresas regionais, o tarifário portuário no arquipélago tem-se mantido inalterado desde o ano de 2009.

Presentemente, perante um contexto completamente diferente, a economia dos Açores tem vindo a registar um crescimento relevante e consistente.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Junho

Prevêem-se 28 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de Junho. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 9 navios de contentores, 5 tanques, 4 mistos – carga geral/contentores, 3 carga geral single deck, 3 graneleiros, 2 carga geral multi deck e 1 frigorifico e 1 transporte de veículos.

PROPOSTA DE LEI PARA CRIAÇÃO DO NOVO REGIME DA MARINHA MERCANTE FOI APROVADA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E MAR

A proposta de lei que concede ao Governo autorização para a criação de um novo regime de tributação para a marinha mercante nacional foi esta quinta-feira, dia 14 de junho, aprovada na Comissão de Agricultura e Mar.

A criação de um regime especial para a marinha mercante nacional, conhecido por “Tonnage Tax”, é assumida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, como de extrema importância para tornar a marinha mercante nacional mais competitiva à escala global.

Tarros e Arkas fazem a primeira escala em Leixões

Os armadores Tarros e Arkas fizeram a primeira escala no Porto de Leixões com o Vento di Zéfiro. A estreia ocorreu quarta-feira, 13 de junho, e marca o início de uma ligação regular a partir deste porto com o mercado do Mediterrâneo.

Este é o resultado do serviço Great Pendulum, uma parceira entre os armadores Tarros e Arkas, que decidiram apostar em Leixões e que vão passar a escalar este porto com cinco navios com a capacidade para cerca de 1 100 TEUs cada.

CE propõe novo fundo para mar e pescas com 6,14 mil milhões de euros

A Comissão Europeia (CE) propôs um novo fundo para investimento na economia marítima e apoio às comunidades piscatórias (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas) com uma dotação de 6,14 mil milhões de euros, a inscrever no “próximo orçamento de longo prazo da UE (2021-2027)”, o qual entrará em vigor em 1 de Janeiro de 2021, segundo informou em comunicado.

ASSINATURA DOS CONTRATOS DE REPARAÇÃO DO QUEBRA-MAR DE PROTECÇÃO E DA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO PORTUÁRIA DO PORTO DA ERICEIRA

Ministra do Mar presidiu à cerimónia

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu à Cerimónia de Assinatura dos Contratos de Reparação do Quebra-mar de Proteção e da Dragagem de Manutenção Portuária do Porto da Ericeira, um investimento do Ministério do Mar no montante de 3,3 milhões de euros.

«O porto da Ericeira é um porto importante e o Concelho de Mafra é uma referência em termos de Economia do Mar», admitiu a Ministra do Mar, acrescentando: «Estamos aqui a falar de economia mas também de segurança, de permitir que as atividades económicas e sociais se desenvolvam em condições de segurança».

CARGA DE PROJECTO

Navex anuncia operação de sucesso no Porto de Leixões

A empresa portuguesa de navegação Navex, que faz parte do Grupo ETE, voltou a demonstrar, dia 11 de Junho, a sua perícia técnica e operacional com nova experiência de carga de projecto – tratou-se de«uma nova operação de sucesso», reportou a empresa.

A operação (cuja fase final foi realizada no TCGL-Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões), consistiu no cumprimento de «todos os requisitos do cliente», tendo sido efectuada «a coordenação do transporte rodoviário, carregamento e amarração de um transformador de 108 toneladas» no motor vessel de seu nome ‘Gulf Blue’.

Macau vai ter papel activo na iniciativa «Uma Faixa, uma Rota»

O chefe do Governo de Macau, Chui Sai On, declarou que o território terá uma participação activa na iniciativa chinesa "Uma Faixa, uma Rota", com base na sua característica de ponte entre a China e o Ocidente.

NRP Mondego hasteou a bandeira de Portugal pela primeira vez

O novo navio patrulha costeiro Mondego hasteou terça-feira a Bandeira Nacional pela primeira vez, na cerimónia de passagem ao estado de armamento normal que se realizou na Base Naval de Lisboa, no Alfeite. A cerimónia representa um dos passos do programa de reativação dos navios de patrulha costeira da classe Tejo, reforçando, assim, a capacidade de Segurança e Autoridade do Estado no Mar.

8ª EDIÇÃO DO BUSINESS2SEA

Fórum do Mar propõe debate sobre «Os Desafios do Mar 2030»

O Business2Sea - Fórum do Mar 2018 realiza-se de 14 a 16 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Dedicada ao tema “Desafios do Mar 2030”, a edição de 2018 é organizada pela Fórum Oceano com a colaboração da Fundação CETMAR, Centro Tecnológico do Mar, com sede na Galiza.

NA CHINA

Ana Paula Vitorino nomeada «Embaixadora Global dos Oceanos»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi distinguida sexta-feira com o prémio "Embaixadora Global dos Oceanos", atribuído pela Administração Estatal Oceânica (SOA) da República Popular da China. Segundo o Ministério do Mar, esta distinção ganha ainda maior relevo tendo em consideração "que esta é a primeira vez que a SOA nomeia uma personalidade à escala mundial, reconhecendo o trabalho realizado pela Ministra do Mar de Portugal em defesa dos Oceanos". A distinção de "Embaixador Global dos Oceanos" reconhece personalidades internacionais que promovam cooperações de grande importância em matérias relacionadas com o mar - com a China e com outras nações oceânicas - e no desenvolvimento da causa global dos Oceanos.

Plataforma logística do Porto de Aveiro garante alargamento da atividade portuária

O projecto de Infraestruturação da Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, cofinanciado pelo COMPETE 2020, anuncia a criação de uma plataforma logística portuária com uma área total de construção de 73,2 ha, onde está já em instalação a unidade da A Silva Matos dedicada à produção de torres eólicas.

ESTA TERÇA-FEIRA, NO MINISTÉRIO DO MAR

Cerimónia de assinatura dos Contratos de Reparação do Quebra-mar de Protecção e da Dragagem de Manutenção Portuária do Porto da Ericeira

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta terça-feira, 12 de Junho, à cerimónia de assinatura dos Contratos de Reparação do Quebra-mar de Protecção e da Dragagem de Manutenção Portuária do Porto da Ericeira, um investimento do Ministério do Mar no montante de 3,3 milhões de euros.

A cerimónia tem início o às 17 horas, nas instalações do Ministério do Mar, Av. Dr. Alfredo Magalhães Ramalho, nº 1, em Algés.

Aprovada ligação ferroviária do Porto de Aveiro a França

Comissão Europeia aprovou a inclusão da linha ferroviária galega entre A Corunha e Palencia no Corredor Atlântico que liga o Porto de Aveiro a Fran­ça, medida que aumentará a competitividade daquela região espanhola, anunciou o Eixo Atlântico. “A importância desta decisão reside não só na competitivida­de dos portos galegos, que podem fazer chegar as suas mercadorias a toda a Europa em tempos competitivos, mas tam­bém no impulso económi­co que levará ao interior da Galiza, região com grandes problemas demográficos pela falta de investimentos e do movimento económico”, refere em comunicado o organismo que congrega 38 municípios portugueses e galegos.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 11 a 15 de Junho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 32 navios de mercadorias para o período de 11 a 15 de Junho. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 4 | Navio Frigorífico: 1 | Tanque: 3 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Transporte Especial: 2 | Transporte de Gás Liquefeito: 1 | Navio Submersível: 2

Infraestruturas são próximo alvo de investimento chinês em Portugal

O responsável pela área de consultoria financeira da EY (Ernst & Young) em Portugal, Miguel Farinha, aponta as infraestruturas como o próximo alvo do investimento chinês no país, no final de uma visita à China.
“A próxima área em que veremos maior interesse dos chineses é infraestruturas. Até porque em Portugal tivemos um período de acalmia neste setor e agora estamos a voltar”, afirmou Farinha à agência Lusa, em Pequim.

O responsável em Portugal pela equipa de consultoria financeira de uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo apontou os portos de Sines e de Leixões, novos hospitais e linha ferroviária Évora-Elvas como potenciais alvos de interesse para o capital chinês.

Total: 4077