Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ENTREVISTA A JOÃO CARVALHO, PRESIDENTE DO IMT

«Têm de ser os privados a comandar uma maior redução da factura»

A factura portuária diminuiu até agora 16%, mas “a partir daqui deixa de ser o poder político” a liderar uma descida adicional, avisa o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. João Carvalho critica os poderes instituídos que têm procurado travar a reforma no sector portuário. Nas renegociações de contratos, diz, Leixões irá avançar mais rapidamente.

Porto da Figueira da Foz quer acesso a verbas comunitárias

A Administração do Porto da Figueira (em conjunto com a Câmara Municipal, Comunidade Portuária e agentes económicos), está a procurar “enquadramento” para que o porto seja contemplado com verbas do novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA). «É algo que nos preocupa, mas acreditamos que a Figueira não fique de fora», disse o presidente do conselho de administração.

Porto de Setúbal cresce 19% até outubro

O Porto de Setúbal registou um movimento de 6,9 milhões de toneladas, até outubro. Um crescimento de cerca de 19%, relativamente ao período homólogo, em 2013, e apenas a 100 mil toneladas do recorde absoluto atingido no final desse ano. A carga de exportação continua a representar cerca de 67% do total das mercadorias movimentadas, superando os 4,5 milhões de toneladas embarcadas, um incremento de perto de 900 mil toneladas, face ao mesmo período, em 2103.

José Pedro Soares representou APS em La Coruña

A Conferência Anual da Sail Training International aconteceu em La Coruña, Espanha, nos dias 14 e 15 de Novembro estando a regata The Tall Ships Races Sines 2017 representado com um pequeno stand promocional para informação aos mais de 400 delegados de todo o mundo presentes.

Terminal de Contentores de Leixões cresce 9% até outubro

Até ao final do mês de outubro, ou seja nos primeiros dez meses do ano, o Terminal de Contentores de Leixões movimentou mais de 550 mil TEU (550.132 TEU), número que representa um crescimento acumulado homólogo de 9% e um recorde para o período em questão. No total, o TCL movimentou 348.152 contentores, mais 10% que em 2013.

Portos dos Açores abre inquérito para apurar causas de acidente fatal no Pico

A Portos dos Açores, S.A. abriu já um processo de inquérito e vai promover a realização de peritagens técnicas para apurar a causa do acidente ocorrido na noite de sexta-feira em São Roque do Pico, que resultou na morte de um passageiro que viajava entre as ilhas São Jorge e Faial a bordo do navio "Gilberto Mariano".

CEO da SVITZER recebe comitiva do Governo Português em visita à Dinamarca

Uma Comitiva composta pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu e o Embaixador de Portugal na Dinamarca visitaram Robert Uggla, CEO da SVITZER e “board member” da Maersk numa visita cujo principal objetivo é fortalecer as relações institucionais entre estas entidades e o Governo nacional.

Movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu 15% em 2013 fixando recorde 10 anos

O movimento de mercadorias nos portos nacionais ascendeu a 78,2 milhões de toneladas (carregadas e descarregadas), «evidenciando um assinalável aumento de 15,1% face ao ano anterior», um incremento que inverteu a desaceleração verifcada em 2012 e que correspondeu a um recorde 10 anos no movimento portuário de mercadorias, indica um relatório publicado nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Governo pondera benefícios fiscais nos portos

Secretário de Estado dos Transportes quer que sejam ponderadas zonas de diferenciação fiscal que promovam criação de emprego, de empresas e de valor.

Nova Plataforma no Terminal Petroleiro do Porto de Leixões

Localizada no Terminal de Petroleiros de Leixões (TPL), a nova plataforma vem substituir o velho guindaste na colocação de tetrápodes com cerca de 40 toneladas. No futuro, esta nova plataforma permitirá colocar peças um pouco diferentes dos tetrápodes e com pesos até 60 toneladas.

Granéis sólidos no Porto de Lisboa crescem 8,5% até ao final Setembro

Os valores acumulados no final de Setembro de 2014, relativos aos granéis sólidos verificaram um aumento na movimentação na ordem dos 8,5%, em comparação com o ano transacto.

Plataforma Logística de Leixões aumentará mercadorias em 3%

A Plataforma Logística de Leixões é a 14ª prioridade do PETI 3+ e as obras já estão em estado muito avançado, sendo que já está mesmo confirmada a entrada de empresas como a Luís Simões ou a Zaldesa.

ESTA QUARTA-FEIRA, DIA 12

Estudo «Revisão do Modelo Contratual e Mecanismos de Regulação do Sector Portuário» apresentado no IMT

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes vai ser palco para a sessão de apresentação do Estudo “Revisão do Modelo Contratual e Mecanismos de Regulação do Setor Portuário”, promovido pelo próprio Instituto e desenvolvido pela Universidade Autónoma de Lisboa.

HOJE, NO GRANDE AUDITÓRIO DA FCT

Sessão temática dedicada à Mobilidade e Transportes

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - GEOTA, organiza hoje, dia 7 de Novembro de 2014, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a sessão temática dedicada à Mobilidade e Transportes, no âmbito da discussão pública da proposta de Compromisso para o Crescimento Verde.

PENICHE

Investimento de 27 milhões cria 400 empregos

Governo anuncia investimento para porto que, além de criar emprego, vai recuperar Estaleiros Navais e impulsionar o nascimento de novas empresas.

Consignada a electrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro

A Refer anunciou esta terça-feira ter consignado à OPWAY - Engenharia, SA, por cerca de 1,6 milhões de euros, a eletrificação do ramal ferroviário de ligação ao Porto de Aveiro, numa extensão de 8,8 quilómetros.
A eletrificação do ramal, que está em exploração desde 2010, visa aumentar a quota de mercado do transporte ferroviário de e para o Porto de Aveiro, e “permitirá, com o recurso à tração elétrica, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, o nível de ruído e os custos de energia, com impacto direto nos custos da operação”.

Porto de Lisboa cresceu 5% na movimentação em Setembro

O Porto de Lisboa, de acordo com números já apurados, registou um crescimento na movimentação de mercadorias durante o mês de Setembro, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, sendo este traduzido num aumento de 5%, o que corresponde a mais 38.000 toneladas movimentadas.

GRUPO DE TRABALHO «TRANSPORTES E LOGÍSTICA» DA MACRO REGIÃO RESOE

Primeira reunião em Valladolid

No dia 24 de outubro decorreu a 1ª reunião do grupo de trabalho “Transportes e Logística” da macro região RESOE, na qual estiveram presentes representantes da Junta de Castela e Leão, da Associação Cylog, dos municípios da Galiza, Astúrias e Cantábria e da APA, S.A..

Porto de Sines movimentou 27,5 milhões de toneladas e cresceu 34% nos contentores

O Porto de Sines fechou o terceiro trimestre com um crescimento expressivo no segmento da carga contentorizada, com um total de 926.531 TEU, correspondendo a cerca de 34% mais do que o conseguido em igual período de 2013, o que levou a que tivesse sido já ultrapassada a barreira de um milhão de TEU no corrente mês de Outubro.

Electrificação da ligação ferroviária ao Porto de Aveiro arranca nos próximos dias

A empreitada de electrificação do ramal ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro deverá arrancar nos próximos dias, prevendo-se que esteja concluída em Agosto de 2015, anunciou esta segunda-feira a REFER. A obra, cujo concurso foi lançado com um preço base de dois milhões de euros, compreende as intervenções necessárias à electrificação do ramal de acesso ao Porto de Aveiro e das linhas da Plataforma Logística de Cacia.

Total: 3523