Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 28 de Julho a 3 de Agosto

Prevêem-se 32 escalas de navios de mercadorias para o período de 28 de Julho a 3 de Agosto. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 11 navios de contentores, 11 carga geral single deck, 5 tanques, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 rebocador.

Porto de Sines recebeu navio «LNG CASTILLO DE CALDELAS» em viagem inaugural

O Porto de Sines recebeu, esta quinta-feira, 26 de julho, o “LNG CASTILLO DE CALDELAS” em viagem inaugural. O navio atracou no Terminal de Gás Natural Liquefeito, vindo do porto de Ras Laffan, no Catar, para proceder à descarga de cerca de 63 mil toneladas de gás natural destinado ao mercado nacional.

Porto de Lisboa recebeu visita de representantes da Embaixada da Colômbia

O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação da Embaixada da Colômbia, liderada pela Conselheira Comercial, Maria Cristina Pimiento. A recepção foi encabeçada por Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL).

A visita da delegação da Embaixada da Colômbia acontece no contexto de aprofundamento do «conhecimento sobre o Porto de Lisboa», com o objectivo de «melhor preparar a participação de uma delegação do Porto de Cartagena nos eventos da Portugal Shipping Week, que terá lugar em Lisboa entre os próximos dias 17 a 21 de Setembro» informa a APL.

PEDRO ROCHA VIEIRA:

Objectivos do Bluetech Accelerator são «pilotos concretos, inovação aberta e resultados»

A apresentação do projecto ‘Bluetech Accelerator’, realizada no passado dia 17 de Julho, contou com a presença de Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i.

Ao lado da Ministra do Mar e do Director-geral da DGPM, Pedro Rocha Vieira explicou a iniciativa, os seus fundamentos e os objectivos definidos para a aceleração de projectos, novos modelos de negócios na área portuária e criação de valor num contexto de crescente digitalização, onde as oportunidades ganham contornos inovadores.

MINISTRA DO MAR:

JUL é singular e poderá ser exportada para outros países

Enquadrando Portugal num momento de convergência de oportunidades e de propícias conjunturas (internas e externas), Ana Paula Vitorino enalteceu o carácter singular da JUL e a sua capacidade para marcar a diferença, dentro e fora de portas: «Sabem que a JUL não existe noutro sítio no mundo? É uma tecnologia que podemos vender, seja para Moçambique, para o Quénia, para a China», comentou.

MINISTRA DO MAR NA CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA DA CONSTRUÇÃO DO NOVO QUEBRA-MAR DO PORTO DE ANGEIRAS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará presente, esta quarta-feira, dia 25 de julho, pelas 11h15, na Cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da Construção do Novo Quebra-Mar do Porto de Angeiras.

A cerimónia decorre no Porto de Angeiras.

RÚBEN EIRAS:

Portugal quer criar «cluster competitivo da aplicação digital na área marítima»

A sessão de lançamento do projecto ‘Bluetech Accelerator’ ocorreu ontem, no Auditório do Ministério do Mar – durante cerca de uma hora, Ana Paula Vitorino (Ministra do Mar), Rúben Eiras (Director-Geral da DGPM) e Pedro Rocha Vieira (CEO da Beta-i) discursaram perante uma sala cheia, introduzindo a temática e explicitando o foco e a amplitude da iniciativa, que promete unir múltiplos quadrantes em torno do estabelecimento de uma Economia do Mar digitalizada, eficiente, desmaterializada, rentável e sustentável.

Enquadrando o foco do ‘Bluetech Accelerator’, Rúben Eiras contextualizou o momento actual que Portugal vive, afirmando ser o ‘agora’ a altura ideal para que o país se catapulte e tome as rédeas da digitalização: devemos, assim, «aproveitar a dinâmica endógena do ecossistema digital em Portugal», para «motivar todo o talento digital e orientá-lo para a programação de soluções inovadoras e maior competitividade para o sector portuário».

A.Silva Matos vende 15% da ASM Offshore para alavancar investimento no Porto de Aveiro

A ASM Industries, do grupo A. Silva Matos, com sede em Sever do Vouga, anuncia o fecho de um acordo de investimento de 4,5 milhões de euros para a sua unidade de torres eólicas offshore. A nova Unidade Industrial da ASM Offshore situada no porto de Aveiro entra em funcionamento em março de 2019.

Segundo a empresa, "o reforço financeiro possibilita o cumprimento das metas estratégicas da ASM Industries, que auspicia chegar aos 50 milhões de euros de faturação em 2020. Desde 2014 a empresa tem vindo a crescer a uma média de 20% ao ano, e este ano de 2018 vai alcançar os 100%.
 

Transinsular repõe navio na rota dos Açores devido a aumento na movimentação de cargas

A Transinsular coloca, a partir desta quarta-feira, dia 25, o navio Ponta do Sol na rota dos Açores, na tarefa de ligação entre Leixões e o arquipélago açoriano, devido ao aumento constante do movimento de mercadorias para a região.

Ferry para a Madeira poderá também vir a ligar Portimão a Marrocos

Durante a visita ao ferry que tinha acabado de chegar da Madeira e já se preparava para zarpar noutra viagem, Ana Paula Vitorino revelou que «existem ligações que podem vir a existir, apresentadas na Cimeira ao Reino de Marrocos», havendo também contactos com outros potenciais destinos.

CONTENTORES

Porto de Setúbal (+0,7) foi o único a escapar à variação negativa em volume de TEU

O porto sadino foi o único a registar uma variação positiva entre Janeiro e Abril de 2018 em termos de TEU, com um ganho de 0,7% e um total de 49 488 TEU. No final das contas, revela a AMT que «o efeito conjugado de todas estas variações é de uma redução de -14,2% do volume de TEU», para os 926 386 TEU.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 23 a 27 de Julho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 39 navios de mercadorias para o período de 23 a 27 de Julho. Por classificação: Ro-Ro: 3 | Porta-Contentores: 11 | Tanque: 3 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 12 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 2 | Transporte de Cimento: 2

1997-2016 - MAIS 8.470

Embarcações de comércio: total e por principais embarcações

Quantos barcos de transporte de passageiros e carga circulam entre portos, em Portugal? A PORDATA responde.

Volume de cargas movimentadas aumenta 12,4% no Porto da Figueira da Foz

O Porto da Figueira da Foz registou, este ano, um aumento de 12,4 por cento das cargas movimentadas, em comparação com período homólogo de 2017. Quem o afirma é a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

MADEIRA

Prolongamento da Pontinha

O Presidente do Governo Regional da Madeira reafirmou a sua intenção de aumentar o molhe da Pontinha. Esta, segundo o chefe do Executivo madeirense, será a próxima grande obra governamental, a prioridade seguinte, uma vez que esteja concluído o tão ambicionado novo hospital da Madeira.

Miguel Albuquerque falava na Pontinha, no dia que assinalou o aniversário do porto do Funchal, efeméride com direito a bolo e a canções de parabéns.

AMT

Portos de Leixões e Aveiro «atingiram as respectivas melhores marcas de sempre»

Com crescimentos de 0,4% e 8,7%, os portos de Leixões e Aveiro «atingiram as respectivas melhores marcas de sempre» nos primeiros quatro meses do ano refere a AMT. Leixões movimentou um total de 6,2 milhões de toneladas (tendo uma quota de 20,9%) ao passo que Aveiro processou 1,8 milhões (responsabilizando-se por 6% do total nacional).

Portos movimentam 28,9 milhões de toneladas até Abril e recuperam 8,8% face a Março de 2018

Os mais recentes dados da AMT, que compilam a movimentação de mercadorias nos portos portugueses entre os meses de Janeiro e Abril, dão conta que, nessa janela temporal, processaram-se 28,9 milhões de toneladas, um «volume idêntico ao do último quadrimestre de 2017, ainda que inferior em -9,8% ao seu homólogo desse ano». O mês de Abril verificou «uma subida de +8,8% face ao mês anterior, ainda que inferior a -6,8% face a Abril de 2017», sendo processadas 7,9 milhões de toneladas.

ESTA SEXTA-FEIRA

Cerimónia de Baptismo do Navio Patrulha Oceânico «Sines»

Na manhã desta sexta-feira, dia 20 de julho, decorre nos Estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia de Baptismo do NRP Sines que será presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e contará com as presenças do Ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, entre outras entidades. O mais recente navio patrulha oceânico da Marinha terá como madrinha Fernanda Gonçalves Tadeu.

COM O FOCO NA INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA 4.0 NOS PORTOS E TRANSPORTE MARÍTIMO

MINISTRA DO MAR LANÇOU A PRIMEIRA EDIÇÃO DO BLUETECH ACCELERATOR

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, apresentou esta terça-feira a primeira edição do Bluetech Accelerator, destinada à inovação digital e automação nos Portos e Transporte Marítimo (Ports & Shipping 4.0) e inserida no Ocean Portugal Start-Up Program. A iniciativa faz parte do Programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE PORTUGAL

Votação até 30 de Setembro

O OPP - Orçamento Participativo de Portugal é um processo democrático deliberativo, directo e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento, escolhendo também, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 5 milhões de euros.

Total: 4112