Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SÃO MIGUEL, AÇORES

Novo acesso ao Porto de Pescas de Vila Franca do Campo estará concluído em Fevereiro de 2019

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, revelou que a conclusão da empreitada de construção do novo acesso ao Porto de Pescas de Vila Franca do Campo, em São Miguel, está prevista para fevereiro de 2019.

Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, numa visita à empreitada em curso, Ana Cunha falou num investimento global de cerca de dois milhões de euros.

Lisboa, 29 de Novembro

EVENTO FINAL DO PROJECTO

O projeto Med Atlantic Ecobonus Action está a desenvolver uma análise abrangente sobre a possível utilização de medidas de eco-incentivos para estimular os serviços sustentáveis de transporte de mercadorias, tanto no quadro atual das RTE-T, como no do futuro Mecanismo Interligar a Europa (CEF), para o período de 2021-2027, através duma abordagem comum que seja válida para todas as regiões da UE e para todos os modos de transporte.

SINES - Terminal XXI investe em novos equipamentos

Quatro novas gruas de parque e um novo pórtico de cais para entrar em operação no início de 2019

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI, continua a investir na melhoraria das condições operacionais do terminal de contentores do Porto de Sines com a aquisição de novos equipamentos de movimentação de cargas.

Quatro novas gruas de parque “RTG E-one” combinam as tecnologias diesel e elétrica, proporcionando uma otimização do consumo de combustível e baixas emissões de dióxido de carbono. Estes novos equipamentos, que têm capacidade para movimentar contentores até 41 toneladas, iniciam agora uma fase de testes com vista a estarem totalmente operacionais no início de 2019.

Portugal Exportador | 13ª Edição

Novos mercados, mais e melhores produtos - o futuro da exportação

As exportações nacionais estão de boa saúde - até ao fim do ano devem chegar aos 45% do PIB - mas é necessário diversificar mercados e alargar a base exportadora. Foi esta a principal mensagem deixada na 13.ª edição do Portugal Exportador, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa. Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, defendeu a necessidade "de uma nova onda de crescimento das exportações", para que estas alcancem os 50% do PIB até meados da próxima década.

Entre 2006 e 2019

«Economia do Mar em Portugal» destaca «crescimento de 120%» no Porto de Sines

As regiões do Norte, Lisboa e Alentejo representam cerca de 82% do VN e 84% do VAB da fileira em questão. «A Área Metropolitana de Lisboa é a região com maior relevância na fileira em Portugal, encontrando-se num processo de consolidação, marcado por um ligeiro aumento do VAB e contracção do emprego. O Alentejo é marcado quase exclusivamente pela relevância das actividades auxiliares, portos e logística, explicada pela actividade do Porto de Sines, que beneficiou de um crescimento de quase 120% entre 2009 e 2016», explicita o documento.

MADEIRA

Simulacro histórico a bordo do navio Lobo Marinho

Um incêndio a bordo do navio Lobo Marinho envolveu diversas atividades naquele que foi o exercício de socorro pré-hospitalar jamais realizado em Portugal. 102 operacionais estiveram envolvidos no resgate a 116 passageiros, entre estes 103 feridos ligeiros e 13 feridos graves.

AUGUSTO MATEUS:

Economia do mar é «nova fronteira» para reinvenção do crescimento

O antigo ministro da Economia de António Guterres falava durante as jornadas "Economia do Mar em Portugal", promovidas pelo Millenium BCP e dedicadas à apresentação de um estudo sobre a Economia do Mar em Portugal, realizado a pedido do Banco pela equipa de Augusto Mateus.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 19 a 23 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 27 navios de mercadorias para o período de 19 a 23 de Novembro. Por classificação: Porta-Contentores: 1 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 1 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Tanque: 8 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1 | Transporte de Cimento: 1

Associação de Portos Britânica teme efeito do Brexit sobre o tráfego ro-ro com a Europa

A associação considera que tão cedo não ficarão definidas as regras para o sector portuário britânico e lembra que a introdução de controlos alfandegários entre o Reino Unido e o resto da Europa será especialmente grave para o transporte de carga rodada.

CRUZEIROS

Fim de semana em cheio no Porto do Funchal

Este sábado promete ser um dia bastante movimentado no porto da capital madeirense, com três embarcações a fazer escala. Às 7 horas, chegam os navios Saga Sapphire e Oceana, que têm capacidade total para 4 mil passageiros e tripulantes. À tarde, chega o navio The World, que tem a particularidade de ser um navio residencial, uma espécie de 'condomínio' que dá a volta ao mundo. Irá permanecer na ilha por dois dias.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 17 a 23 de Novembro

Prevêem-se 22 escalas de navios de mercadorias para o período de 17 a 23 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 porta-contentores, 6 carga geral single deck, 4 mistos – carga geral/contentores 3 tanques e 1 graneleiro.

APDL promoveu Leixões e Viana do Castelo na 8.ª edição do «Business2Sea : Fórum do Mar»

A 8.ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar (que arrancou dia 14 e terminou esta sexta-feira), contou com a presença da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Ministra do Mar encerrou a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, encerrou a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018, organizada pelo Ministério do Mar no auditório do IPMA, esta quinta-feira.
A sessão contou com diversas apresentações, nomeadamente duas novidades tecnológicas. A de maior impacto foi a apresentação do novo portal BMar (Balcão Eletrónico do Mar - www.bmar.pt), uma nova plataforma online da DGRM que facilita, agiliza e desmaterializa diferentes procedimentos para os cidadãos e empresas.

BUSINESS2SEA - FÓRUM DO MAR 2018

Porto de Aveiro e CPA marcam presença

Integrados no Stand da Região de Aveiro, o Porto de Aveiro, em conjunto com a Comunidade Portuária , marcam presença na Business2Sea - Fórum do Mar 2018.
O certame, que decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, termina esta sexta-feira.

Flash Fiscal da pwc sobre a «Tonnage Tax»

O Decreto-Lei n.º 92/2018, que define um novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional, explicado pela pwc.

Governo dos Açores abre novo concurso para construção de navio de passageiros e carga

O Governo dos Açores vai abrir um novo concurso para a construção de um navio para o transporte marítimo de pessoas, viaturas e carga rodada no arquipélago.
O navio a construir, com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, segundo a resolução do executivo açoriano publicada em Jornal Oficial dos Açores, terá uma despesa até ao máximo de 48 milhões euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
 

«Tonnage Tax»

Publicado o Decreto-Lei que cria novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional

Foi publicado esta terça-feira, dia 13 de novembro, o Decreto-Lei n.º 92/2018, que define um novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional, um tema definido como prioritário pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com o objetivo de reforçar a competitividade da bandeira portuguesa.

Dragagem no Porto do Funchal custa 700 mil euros

Depois do anúncio do investimento de cinco milhões de euros para reforçar o manto de protecção da Pontinha, a APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira vai investir mais de 700 mil euros, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor, para a dragagem entre o cais número seis e o cais número oito.

Secretário de Estado do Ambiente defende dragagens no Sado e Tejo

O Secretário de Estado do Ambiente está convencido de que as novas tecnologias e a capacidade da engenharia portuguesa vão permitir minimizar os impactes ambientais das dragagens previstas para os rios Sado e Tejo.
“Hoje em dia as tecnologias disponíveis permitem fazer esse trabalho” e lidar com “a problemática do risco”, disse Carlos Martins, acrescentando que “os engenheiros portugueses tem mostrado, ao longo dos anos, que tem capacidade para fazer obras de grande envergadura, de as fazer bem, e acautelando os valores ambientais que estão em jogo”.

Uma cidade com 5000 americanos está no meio do Tejo

Porta-aviões USS Harry S. Truman está em Lisboa para a tripulação descansar dos exercícios Trident Juncture da NATO no mar do Norte.
"Adoramos a nossa rotina no mar, e todo o trabalho de equipa, mas agora, depois de uma missão exigente, a tripulação agradece ao povo de Lisboa a oportunidade de conhecer a cultura e história de Portugal", diz o capitão Nick Dienna, comandante do porta-aviões nuclear, um dos dez que os Estados Unidos têm e que lhes dá uma projeção de força única no mundo (a China tem dois porta-aviões, a Rússia só um).

 

Total: 4123