Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Grupo ETE garante expedição nacional e internacional dos Correios de Cabo Verde
A ETE Logística Cabo Verde, empresa do Grupo ETE, passou a assegurar a expedição, por via marítima, de todo o correio nacional e internacional do arquipélago de Cabo Verde. O acordo, assinado pelo grupo português e os Correios de Cabo Verde, irá permitir reduzir o “transit time” da carga expedida, uma vez que será realizado com recurso aos serviços de transporte marítimo inter-ilhas que é assegurado pelo grupo português.
![]() |
COVID-19
PSA Sines cria grupo de trabalho para fazer face à pandemia
A PSA, operadora do terminal de contentores do Porto de Sines, juntamente com o sindicato dos estivadores, o Sindicato XXI, e a Comissão de Trabalhadores, criaram um grupo de trabalho para fazer face à covid-19.
![]() |
Yilport Leixões enfatiza trabalho «em prol de todos» feito pelos «heróis» que operam no TCL
A Yilport Leixões emitiu um comunicado no qual deixa uma palavra de elogio e agradecimento aos profissionais que continuam a laborar no Terminal de Contentores de Leixões, possibilitando o fluxo logístico e o vital abastecimento de produtos em tempos de crise pandémica. Para a concessionária da infra-estrutura nortenha, estes profissionais «são os heróis do momento».
![]() |
Conheça a Convenção HNS
No âmbito dos trabalhos preparatórios que o IMT, I.P. se encontra a desenvolver para a adesão do Estado português à «Convenção internacional sobre a responsabilidade e a indemnização por danos ligados ao transporte por mar de substâncias nocivas e potencialmente perigosas», comummente conhecida como Convenção HNS (em inglês, hazardous and noxious substances - HNS) foi elaborada, para efeitos de divulgação, uma apresentação que visa expor os pontos essenciais desta Convenção.
![]() |
Porto de Aveiro com o melhor primeiro trimestre de sempre
O Porto de Aveiro obteve, em 2020, o seu melhor primeiro trimestre de sempre. Entre janeiro e março movimentou 1.377.139 toneladas de mercadorias, crescendo 4% em relação ao mesmo período de 2019. Março foi o melhor março de sempre, com um crescimento de cerca 19% face a período homólogo.
Em março foram movimentadas cerca de 544 mil toneladas, com destaque para o crescimento dos produtos agroalimentares, químicos e florestais.
![]() |
Shipping de contentores na pior crise de capacidade de sempre
As companhias marítimas de transporte de contentores estão a deparar-se com uma enorme vaga de cancelamento de serviços, no seguimento da pandemia COVID-19. A Alphaliner estima que nas próximas semanas a frota inactiva atinja mais de 3 milhões de TEU.
![]() |
ESTREITA PARCERIA COM O PORTO DE AVEIRO
CEiiA quer posicionar Portugal como referência nas indústrias da mobilidade
O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto mantém estreita parceria com o Porto de Aveiro para desenvolvimento de dois projectos de inovação ligados ao sector do mar.
![]() |
FRUTO DE PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO
No Sado são produzidas ostras planas
O investimento da Marvellous Wave teve a sua génese numa lacuna identificada num projeto de investigação apoiado no anterior período de programação - Programa Promar - relativa à falta de sementes de bivalves, nomeadamente da ostra plana. Considerando a empresa esse vazio como uma oportunidade de negócio a preencher, nasceu assim o projeto de investimento produtivo, financiado pelo Mar2020, que visa a concretização e aplicação, ao setor produtivo, dos resultados obtidos no projeto de investigação. A Marvellous Wave investiu na criação de uma maternidade de ostra plana e numa área de engorda da espécie controlando, com este investimento, todo o ciclo de produção que se inicia na maternidade, passa pelo cultivo e culmina no embalamento.
![]() |
IMT, I.P avança com medida extraordinária destinada às entidades que usam o Método 2 para a obtenção do VGM
No âmbito das medidas de contingência da infecção do novo coronavírus (COVID-19 (SARS-CoV-2) o IMT, IP acaba de publicar uma «Medida extraordinária e temporária para os carregadores e para as empresas que prestam serviços de consolidação de cargas e que utilizam o Método 2 para a obtenção do peso bruto verificado de contentores» .
![]() |
Portos portugueses com mais serviços no primeiro trimestre de 2020
De acordo com o ‘Dinheiro Vivo’, que se baseou em dados da AGEPOR, os portos portugueses detinham, nos primeiros três meses de 2020, mais 14 serviços que no mesmo período do ano passado. Segundo a associação de agentes de navegação, os principais portos lusos serviram 2152 navios. A subida é ligeira, de 0,65%, no grupo que inclui os portos de Leixões, Lisboa, Sines, Setúbal, Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo. Em Janeiro, as escalas subiram +4,2% em termos homólogos (dados da AMT), valor que deverá dissipar-se parcialmente nos meses seguintes, devido ao COVID-19.
![]() |
Comissão quer rede europeia de portos para trocas de tripulação durante COVID-19
A Comissão Europeia (CE) pretende a criação de uma rede europeia de portos onde possam ser feitas as devidas trocas das tripulações dos navios durante a pandemia COVID-19 – tanto para navios da marinha mercante como para navios de passageiros.
A proposta, apresentada pela Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean, pretende que estas trocas de tripulação possam ser feitas em determinados portos, «sem demoras» e «com as instalações adequadas», garantindo a segurança de todos.
![]() |
JOSÉ LUÍS CACHO EM ENTREVISTA AO «DINHEIRO VIVO»
Nova data para terminal Vasco da Gama é 6 de abril de 2021
José Luís Cacho é Presidente dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e também lidera a Associação dos Portos de Portugal (APP).
Em entrevista ao Dinheiro Vivo, garante que os portos nacionais estão a funcionar em pleno e que os investimentos em Sines não abrandaram. Pelo contrário, “seguem dentro da normalidade, cumprindo todos os planos de contingência exigidos pelas autoridades de saúde”. Já o novo terminal Vasco da Gama terá um adiamento no prazo para entrega das propostas, para daqui a um ano. E avança a nova data.
![]() |
Porto da Figueira da Foz cresce 22% no 1.º Trimestre de 2020
No período de janeiro a março de 2020, o Porto da Figueira da Foz movimentou 503.226 toneladas, o que representa um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2019.
Este crescimento teve por base a subida em 57% na movimentação de Carga Geral Fracionada, onde se destaca o tráfego de Pastas Químicas de Madeira e Produtos Florestais com crescimentos, respetivamente, de 79% e 33%. Os Granéis Sólidos surgem também com uma subida de 1%, originada pela movimentação de Produtos de Vidro que atingiram um crescimento de 46%.
![]() |
Porto de Lisboa surpreendido com rapidez de insolvência de ETPL
Presidente Lídia Sequeira assegura que houve incumprimento de serviços mínimos e diz que não foi o Porto de Lisboa a barrar entrada a trabalhadores.
A Presidente da Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, manifesta-se surpreendida com a velocidade a que a justiça decretou a insolvência da Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (ETPL) e foi determinado o fecho da empresa a poucos dias da declaração do estado de emergência no país. A situação determinou o afastamento dos 134 estivadores afetos à empresa, que estavam em greve, e que agora se encontram impedidos de aceder ao porto. “Devo dizer que me surpreendeu a rapidez com que o tribunal, normalmente muito moroso nesta coisas, decretou o estado de falência e que o administrador da massa falida também com tanta rapidez tenha decretado o fecho da ETPL”, afirmou a responsável esta quarta-feira, em declarações na comissão parlamentar de Economia.
![]() |
Governo Regional dos Açores decide anular concurso para construção de navio «ro-ro»
Em nota endereçada aos meios de comunicação, o Governo Regional dos Açores adianta a sua decisão de anular o concurso para a construção de um navio de transporte de passageiros e viaturas, e, ao invés, alocar os 48,2 milhões de euros afectos a tal investimento para o combate à pandemia de covid-19 na região. Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional, vincou que as «prioridades são hoje diferentes e urgentes».
![]() |
Grupo ETE justifica contratação de novos estivadores com a recusa dos anteriores
O Grupo ETE – Empresa de Tráfego e Estiva esclareceu através de comunicado que procedeu à contratação de novos estivadores para o Porto de Lisboa, à margem do SEAL – Sindicato de Estivadores e da Atividade Logística, porque os anteriores, pertencente à A-ETPL – Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa, cuja insolvência já foi declarada, terão rejeitado serem contratados novamente.
![]() |
2 A 6 DE JUNHO, EM LISBOA
Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos 2020
Portugal acolhe em junho deste ano a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, um evento inédito fora de Nova Iorque e de grande dimensão, que terá a presença de numerosas individualidades para debater as melhores formas de atingir as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, passando das palavras aos atos através do maior e melhor envolvimento dos agentes económicos.
![]() |
MAR 2020
Há cada vez mais conhecimento científico a ser transferido para os profissionais do sector
Com o apoio do Mar 2020, o investimento na transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores, eleva-se a 5,9 milhões de euros. A sua concretização passa pela criação de redes, a concretização de estudos, projetos piloto e investigação científica ligada ao sector, tendo em vista a transferência dos resultados da investigação e o conhecimento científico para os profissionais do sector.
Nas parcerias em curso em todo o país, estão envolvidos 4 974 pescadores, diretamente ou através das suas organizações e havendo pescadores envolvidos em mais do que uma parceria, e 118 cientistas.
![]() |
Em 2019, passaram 1,5 milhões de toneladas de alimentos pelo Porto de Leixões
Passaram pelo Porto de Leixões 1,5 milhões de toneladas de produtos alimentares (4 mil toneladas a cada dia do ano), «tais como carne, peixe, cereais, produtos hortícolas frescos, frutas, etc», pode ler-se na missiva divulgadas nas redes sociais.
![]() |
Porlis já contratou 20 estivadores fora do SEAL e quer contratar mais 20
A Porlis, empresa de trabalho portuário do porto de Lisboa pertencente ao grupo turco Yilport, anunciou, em comunicado, que concluiu a contratação de 20 novos estivadores, à margem do SEAL – Sindicato de Estivadores e da Atividade Logística.